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SESSÕES DE COMUNICAÇÃO COORDENADA (SCC)


QUINTA-FEIRA, 02 DE DEZEMBRO DE 2010
10:15 – 12:10 SESSÕES DE COMUNICAÇÃO COORDENADA - 1
(SCC-1)
20 min p/ cada apresentação + 15 min debate
LOCAL: Laboratórios de Ensino de Línguas, LIDIL e RAV 114

Sessão Coordenada I - História das Ideias Linguísticas
Local: RAV 114
Coordenação: Profa. Bethânia Mariani (UFF)

1. Historicização e sentidos de Língua Portuguesa em Moçambique  |  resumo
Bethânia Mariani (UFF) 
2. Os sentidos da expressão língua materna na Idade Média  |  resumo
José Edicarlos de Aquino (UNICAMP)
3. A instituição do francês como língua nacional: uma política republicana  |  resumo
Felipe Barbosa Dezerto (UFF)
4. A reescrituração e a metáfora no estudo da designação do nome “português” no espaço de enunciação argentino  |  resumo
Gabriel Leopoldino dos Santos (UNICAMP)
5. Língua nacional e sujeito nacional: a constituição dos sentidos sobre língua e sujeito no Paraguai  |  resumo
Joyce Palha Colaça

Sessão Coordenada II - Análise do Discurso: Subjetividade e Historicidade
Local: LIDIL 3
Coordenação: Profa. Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)

1. O lugar do sujeito nos editoriais da revista Ciência Hoje das Crianças   | resumo
Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)
2. Produção de Sentidos no Jornalismo sobre as UPPs  | resumo  
Alessandra Vieira Affonso (UFF)
3. A charge escolar: trabalhando os deslimites do sentido  | resumo
Marcos Sá Costa (UFF)
4. Considerações introdutórias acerca do discurso de resistência como projeto do hip hop brasileiro  | resumo
Mariana Linhares Pereira Resende (UFF)
5. Paráfrase e polissemia: os sentidos possíveis da palavra "sistema" no discurso das cotas de acesso à universidade pública  | resumo  
Isabel Cristina Rodrigues (UERJ/UFF)

Sessão Coordenada III - Análises linguísticas: do léxico à sintaxe
Local: LIDIL 1
Coordenação: Profa. Sandra Bernardo (UERJ / PUC-Rio)

1. As mudanças no PE da fase prosódica a sintática: uma proposta para explicar a colocação de clíticos nas subordinadas  |  resumo
Ana Luiza Araújo Lopes (UFMG)
2. Uma proposta de descrição para as orações sem sujeito em língua portuguesa, a partir da variedade brasileira  |  resumo
Anderson Ulisses S. Nascimento (UERJ)
3. A interface morfologia-semântica: a fusão no português  |  resumo
Vítor de Moura Vivas (UFRJ)
4. Advérbios em –mente em estruturas parentéticas  |  resumo
Filipa Cunha & Mara Moita (ILTEC)
5. Uma abordagem morfossemântica das formações tele- x no português brasileiro  |  resumo
Rosângela Gomes Ferreira (UFRJ)  

Sessão Coordenada IV – Ensino e Novas Tecnologias
Local: LIDIL 2
Coordenação: Profa. Cristina Haguenauer (UFRJ-Coppe)

1. As Tecnologias da Informação e Comunicação como possibilidades de aprendizagem significativa da língua inglesa e como fortalecimento das relações socioafetivas entre professor e aluno  |  resumo
Julia Moraes (UERJ)
2. Supernovas na web: a leitura, construção do conhecimento e a representação linguística no universo virtual  |  resumo
Valéria Mendonça de Oliveira (UFF-Capes)
3. As tecnologias da informação e da comunicação nas políticas educacionais: uma análise crítica de discurso  |  resumo
Raquel Goulart Barreto (UERJ) & Elizabeth Menezes Teixeira Leher (UFRJ)
4. Integrando Texto e Contexto na Leitura de Estruturas Visuais  |  resumo
Danielle Almeida (UFPB)
5. Variações de registro linguístico em ambiente virtual de aprendizagem bilíngue  |  resumo
Carmem Lúcia Pereira Praxedes (UERJ/USP) & Alcebíades Martins Arêas (UERJ)

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QUINTA-FEIRA, 02 DE DEZEMBRO DE 2010
14:15 – 16:10 - SESSÕES DE COMUNICAÇÃO COORDENADA - 2 (SCC-2)
20 min p/ cada apresentação + 15 min debate
LOCAL: Laboratórios de Ensino de Línguas, LIDIL e RAV 114

Sessão Coordenada V - Processos de Representação à luz da ACD e da LSF
Loal: RAV 112
Coordenação: Prof. Carlos Gouveia (Universidade de Lisboa)

1. A Ideologia e suas representações na perspectiva da ACD e da LSF: uma análise do discurso do aluno enquanto sujeito curricular  |  resumo
Silvia Adélia Henrique Guimarães (UERJ)
2. A construção das identidades e as representações de mundo retratadas no livro “Graduado em marginalidade” : um olhar Sistêmico-Funcional  |  resumo
Fábio Ferreira Goes Torres (PUC-SP)
3. Masculinidade e identidade em textos midiáticos: gramática sistêmico-funcional e multimodalidade  |  resumo
Sônia Maria de Oliveira Pimenta (UFMG)
4. Sim, todos somos técnicos da seleção brasileira de futebol: uma análise dos tweets referentes à estréia da seleção na Copa do Mundo de 2010 sob a perspectiva da Teoria da Valoração  |  resumo
Marcela da Silva Amaral (UERJ)
5. Nós e eles: a representação dos atores sociais em um texto multimodal  |  resumo
Carla Cristina de Souza (UERJ)

Sessão Coordenada VI- Gramática e processos de categorização
Local: LIDIL 3
Coordenação: Profa. Lilian Ferrari (UFRJ)

1. Gramática e categorias radiais: propostas fundadoras  |  resumo
Lilian Ferrari (UFRJ)
2. Mesclagem e categorização da polissemia na expressão dêitica “a gente”  |  resumo
Viviane da Fonseca Moura Fontes (UFRJ)
3. Radialidade na gramática: por uma abordagem construcional da ordem VS no português brasileiro  |  resumo 
Diogo Pinheiro (UFRJ)
4. Linguagem e gramática nos estudos formais  |  resumo
Livy Maria Real Coelho (UFRP) & Ricardo Luiz de Andrade Abrantes (USP/Capes)

Sessão Coordenada VII - Alfabetização e Letramento
Local: LIDIL 4
Coordenação: Profa. Tânia Saliés

1. A instabilidadade do conceito de palavra na escrita segmentada de alunos de EJA  |  resumo
Carmen Regina Gonçalves Ferreira (UFPel)
2. Reinvenção ou Retrocesso? Refletindo sobre Alfabetização  |  resumo
Raquel Oliveira do Nascimento (UERJ)
3. Emprego de vírgulas em textos de alunos de quinta série do ensino fundamental  |  resumo
Ana Carolina Araújo-Chiuchi (UNESP)
4. As concepções de leitura na Prova Brasil e no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA : Uma análise comparativa  |  resumo
Talita da Silva Campos (UERJ)
5. Variação linguística e o ensino de língua portuguesa: o panorama das escolas com ensino fundamental II e médio do agreste meridional pernambucano  |  resumo
Marcio Vieira Silva & Marcelo Machado Martins (UFRPernambuco)

Sessão Coordenada VIII - Estudos da Tradução
Local: LIDIL 2
Coordenação:Profa. Maria Alice Gonçalves Antunes (UERJ)

1. Normas que governam as traduções para a língua inglesa  |  resumo
Maria Alice Antunes (UERJ)
2. Normas e a internacionalização da Universidade: contribuição para a formação de glossários de termos institucionais universitários em língua inglesa  |  resumo
Rosane Augusta Fernandez (UERJ)
3. A tradução de artigos científicos: uma abordagem por meio do estudo de gêneros e norma  |  resumo
Simone Vieira Resende (UERJ)
4. A Literatura Infanto-Juvenil Brasileira nos Estados Unidos: Análise do Efeito da Tradução dos Itens de Especificidade Cultural em From Another World de Ana Maria Machado  |  resumo
Verônica Suhett do Nascimento (UERJ)
5. Léxico e cultura: alguns apontamentos a partir da tradução de “Foi Assim” de Natalia Ginzburg  |  resumo
Edson Roberto Bogas Garcia & Claudia Zavaglia (UNESP)

Sessão Coordenada IX - História das Ideias Linguísticas: saberes e discursividades sobre a língua portuguesa
Local: RAV 114
Coordenação: Profa. Beatriz Fernandes Caldas (Universidade Gama Filho)

1. Língua portuguesa e tradução  |  resumo
Beatriz F. Caldas (Universidade Gama Filho)
2. Sentidos em disputa: o nome "lusofonia" e os nomes das línguas nos países da CPLP  |  resumo
Luiza Katia Castelo Branco (UNICAMP)
3. Mattoso Câmara, crítico de livros: circulação de ideias linguísticas na revista “A Cigarra”  |  resumo
Tatiana Freire de Moura (UNICAMP)
4. A (super)competência discursiva de uEbal Sant’Annam (do) enunciador lusófono: uma análise sobre política linguística para a difusão do português  |   resumo
Diego Barbosa da Silva (UERJ)
5. Discursos sobre a língua na gramatiquinha de Mário de Andrade  |   resumo
Lívia Letícia Belmiro Buscácio (UFF)

Sessão Coordenada X - Múltiplos olhares sobre a linguagem
Local: LIDIL 5
Coordenadora: Profa. Zinda Vasconcellos

1. O novo jornalismo e as mudanças no trabalho do jornalista: uma abordagem discursiva  |  resumo
Marília Giselda Rodrigues (LAEL PUC-SP/CNPq)
2. Aspectos morfossintáticos das construções correlatas aditivas – uma perspectiva funcional  |  resumo
Ivo da Costa do Rosário (UFF/UFRJ)
3. “Enfermagem é perfumaria”: a (re)construção da identidade social de gênero em um curso técnico de enfermagem  |  resumo
Aline Provedel Dib (CEFET/RJ - UFF)
4. Territorialidade e a construção da identidade de professores de inglês na escola fundamental regular  |  resumo
Gladys de Sousa (UFMG)

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SEXTA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO DE 2010
10:15 – 12:10 - SESSÕES DE COMUNICAÇÃO COORDENADA - 3
(SCC-3)
20 min p/ cada apresentação + 15 min debate
LOCAL: Laboratórios de Ensino de Línguas, LIDIL e RAV 114

Sessão Coordenada XI - Análise de Discurso: a questão do sujeito em diferentes materialidades
local: LIDIL 2
Coordenação: Vanise Medeiros (UFF)

1. "Ônibus 174": silêncio e subjetivação no cinema brasileiro  |  resumo
Eduardo Alves Rodrigues (UNICAMP)
2. As suspensões do dizer em A Hora da Estrela  |  resumo
Fátima Almeida da Silva (UERJ)
3. Tradução e subjetividade: pensando o sujeito-tradutor  |  resumo
Giovana Cordeiro Campos de Mello (PUC-Rio/UFRJ)
4. A posse das terras brasileiras no jornalismo on line: sujeito, processos de subjetivação  |  resumo
Maria do Socorro Pereira Leal (UFRR/UFF)
5. Discurso sobre a comida no Brasil: discutindo a noção de cultura do lugar da AD  |  resumo
Phellipe Marcel da Silva Esteves (UFF)

Sessão Coordenada XII - Psicolinguística: aquisição e processamento
Local: LIDIL 3
Coordenação: Érica dos Santos Rodrigues (PUC-Rio)

1. Propriedades linguístico-textuais de livros acadêmicos introdutórios: subsídios para identificação de habilidades de leitura requeridas para alunos universitários  |  resumo
Erica dos Santos Rodrigues & Juliana da Silva Neto ( PUC-Rio)
2. O emprego de estratégias de conhecimento lexical no processo de leitura: um estudo com alunos-universitários  |  resumo
Claudia Finger-Kratochvil (UFFS)
3. O Rastreamento ocular na pesquisa Psicolinguística e a integração de informações contextuais no processamento de orações relativas restritivas  |  resumo
Renê Forster (PUC-Rio/Faperj)
4. Análise de aspectos da concordância verbal por crianças falantes do português brasileiro: produções escritas induzidas  |  resumo
Queila de Castro Martins & Raquel Oliveira do Nascimento (UERJ)
5. O escopo da negação em sentenças com predicados factivos: dados da aquisição  |  resumo
Sammy Cardozo Dias (UERJ)

Sessão Coordenada XIII: A poesia musical brasileira: aspectos léxico-discursivos
Local: RAV 114
Coordenação: André Valente (UERJ)

1. O português do Brasil na poesia musical de Noel Rosa e Nei Lopes: inovação e atualidade  |  resumo
André Valente (UERJ)
2. Letras de samba: metalinguagem, metadiscurso e conceitos afins  |  resumo
André N. Conforte (UERJ)
3. O léxico da letra de samba: um estudo baseado em corpus  |  resumo
Flávio de A. Barbosa (UERJ)
4. A poesia de Candeia  |  resumo
João Baptista M. Vargens (UERJ)
5- Detalhes de Roberto e Erasmo Carlos: a polifonia na argumentação  |  resumo
Paulo César da C. Rosa (UERJ)

Sessão Coordenada XIV - Construções identitárias e políticas de ensino em situações de contato
Local: LIDIL 4
Coordenação: Mônica Savedra

1. A negação do outro-índio no espaço da cidade  |  resumo
Águeda Aparecida da Cruz Borges (UFMT-DINTER)
2. “KAMIYË YANOMAMI KËYA YAI”(ORGULHO EM SER YANOMAMI): verdades e mitos sobre o povo Yanomami considerando-se sua língua como fator determinante de definição da identidade étnica em um mundo globalizado e o mito do monolinguísmo no Brasil  |  resumo
Roberta Enir Faria Neves de Lima (Univ. Gama Filho)
3. A internet como espaço de dizer indígena: funcionamento discursivo dos blogs  |  resumo
Lucimar Luisa Ferreira (UNICAMP)
4. Identidade, Representação linguística e educação bilíngue: um estudo sociolinguístico em situação de contato Português –Tikuna  |  resumo
Edson Santos da Silva Júnior & Mônica Maria Guimarães Savedra (UFF)
5. Representações linguísticas na fronteira anglófona do Brasil: políticas de ensino de Língua Estrangeira nas escolas de Bonfim e Lethem  |  resumo
Débora Amaral da Costa (UFF)

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SEXTA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO DE 2010
14:15 – 16:10 - SESSÕES DE COORDENAÇÃO COORDENADA - 4
(SCC-4)
20 min p/ cada apresentação + 15 min debate
LOCAL: Laboratórios de Ensino de Línguas, LIDIL e RAV 114

Sessão Coordenada XV– Gramaticalização, conectores e o contexto à luz do Funcionalismo
Local: LIDIL 3
Coordenação: Profa. Maria Lúcia Leitão (UFRJ)

1. A importância do contexto na gramaticalização das micro-construções “vá lá” e “vamos lá”  |  resumo
Ana Cláudia Machado Teixeira (UFF)
2. Gramaticalização do verbo “pegar” em construções perifrásticas [pegar + (e) + v2] – uma abordagem formalista  |  resumo
Christiane Miranda Buthers de Almeida & Maria José de Oliveira (UFMG)
3. Análise funcionalista do “onde” no português arcaico  |  resumo
Ianaê de Oliveira (UFU)
4. Uso(s) de QUE NEM como conector  |  resumo
Violeta Virginia Rodrigues (UFRJ)

Sessão Coordenada XVI– Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Local: RAV 114
Coordenação: Profa. Josefina Zeitune (Universidad Nacional de Tucúman)

1. Research, Development and Application of a Learning Resource for Enhancing Listening and Spoken Skills in Spanish  |  resumo
Elena Paz Vizcaya (Dublin Institute of Technology, Ireland)
2. A Formação de Professores de Alemão como Língua Estrangeira: Autonomia, Motivação, Currículo  |  resumo
Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke (UERJ)
3. Desenvolvimento da autonomia leitora em francês língua estrangeira  |  resumo
Joanna Barrão Ferreira (UERJ)
4. Adquisición de la partícula “se” por estudiantes lusófonos. Una propuesta didáctica  |  resumo
Cristina María Puertas Hernández (ISLA-Lisboa)
5. Concatenações lexicais ativadas por atividades de brainstorm: facilitadores de leitura em língua inglesa para iniciantes  |  resumo
Lesliê Vieira Mulico (IFRJ)

Sessão Coordenada XVII – Linguagem e representações identitárias em contextos profissionais
Local: LIDIL 4
Coordenação: Maria das Graças Pereira (PUC-Rio)

1. Que copa é essa? Um breve olhar discursivo sobre a imagem da África do Sul construída pela mídia em 2010  |  resumo
Fernando França Mendanha (UFOP)
2. Reflexões sobre a representação dos atores sociais nos gritos de guerra militares  |  resumo
Marcelo João Naves (UERJ)
3. A materialização da subjetividade no discurso jurídico: a linguagem do magistrado  |  resumo
Valdeciliana da Silva Ramos Andrade
4. As Imagens dos coenunciadores da cartilha do movimento “O Petróleo Tem Que Ser Nosso”  |  resumo
Fábio Carlos de Mattos da Fonseca (UERJ)

Sessão Coordenada XVIII - Múltiplos olhares sobre a linguagem
Local: LIDIL 2
Coordenação: Profa. Carmelita Dias de Pádua

1. A representação temático-ideológica e imagética do negro em livros didáticos de Língua Portuguesa  |  resumo
Sílvio Ribeiro da Silva (UFG)
2. A organização dos glides no PB  |  resumo
Evilazia Ferreira Martins (UFMG)
3. Variação fonológica das vogais pretônicas /e/ e /o/ dos verbos na variedade do interior paulista  |  resumo
Márcia Cristina do Carmo (UNESP)
4. As disfluências da fala em foco: descrevendo um caso, desvendando mecanismos  |  resumo
Antônio Marcos Vieira de Oliveira; Sammy Cardozo Dias & Thiago Quintanilha da Silva (UERJ)
5. Subjetividade/objetividade das narrativas em sustentações da fala opinativa de profissionais de uma empresa brasileira da área de energia  |  resumo
Amitza Torres Vieira (FAFISM)

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SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO DE 2010
08:30 – 10:25 - SESSÕES DE COORDENAÇÃO COORDENADA - 5
(SCC-5)
20 min p/ cada apresentação + 15 min debate
LOCAL: Laboratórios de Ensino de Línguas, LIDIL e RAV 114

Sessão Coordenada XIX - Gêneros e produção de texto
Local: RAV 114
Coordenação: Profa. Bárbara Hemais (PUC-Rio)

1. Gêneros do discurso e progressão curricular: uma análise a partir do livro didático  |  resumo
Terezinha Toledo Melquíades de Melo (UFJF) & Juliana Clara Pinton (UFJF)
2. Charge e Notícia: paródia ou paráfrase  |  resumo
Juliana dos Santos Ferreira (UERJ)
3. A categorização do gênero textual “anúncio”: uma análise histórica  |  resumo
Anderson Godinho Silva (UFRJ)
4. O conceito de gênero e a concepção de linguagem presente nas Orientações Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Médio  |  resumo
Sandra Mara Moraes Lima (PUC-SP)
5. A imagem do jornal e a produção do texto jornalístico - entre o impresso e o digital  |  resumo
Telma Domingues da Silva (UNIVAS)

Sessão Coordenada XX - Plurilinguismos e outras Interfaces no Ensino de LE
Local: LIDIL 3
Coordenação: Profa. Sílvia Becher (PUC-Rio / UFRJ)

1. A abordagem plurilinguística de ensino de LE: integrando os desafios da globalização e a interculturalidade  |  resumo
Victor Ernesto Silveira Silva (UFBa)
2. “Desestrangeirizar” a aula de leitura em E/LE nos ciclos de formação humana da rede municipal de ensino de Itabuna-Ba: uma proposta possível?  |  resumo
Juliana Ferreira Chaves & Maria d’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC)
3. Uma reflexão sobre a terapia wittgensteiniana e a pedagogia de línguas estrangeiras na escola  |  resumo
Cristiane Cerdera (Colégio Pedro II – RJ)
4. Português Brasileiro Falado – um caso de gramática high-context?  |  resumo
Ebal Sant’Anna Bolacio Filho (UERJ/PUC-Rio)
5. Reconstruindo identidades discursivas de raça na sala de aula de língua estrangeira  |  resumo
Aline da Silva Azevedo (UFRJ)

Sessão coordenada XXI - Metáfora e mesclagem na cognição
Local: LIDIL 4
Coordenação: Sandra Bernardo (UERJ / PUC-Rio)

1. Mesclagem conceptual na compreensão de cartum  |  resumo
Sandra Bernardo (UERJ)
2. Extensões da metáfora literária  |  resumo
Antonio Marcos Vieira de Oliveira & Luciano Oliveira Câmara (UERJ)
3. O artifício de extensão na metáfora da “luta”  |  resumo
Naira de Almeida Velozo (UERJ)
4. Uma análise da Metáfora Conceptual na Língua Brasileira de Sinais  |  resumo
Paula Helouise Oliveira (UERJ)
5. O discurso midiático acerca dos relacionamentos amorosos juvenis  |  resumo
Ana Paula Ferreira (UERJ)

Sessão coordenada XXII - Sociolinguística
Local: LIDIL 02
Coordenação: Valéria Chiavegatto (UGF / UERJ)

1. Mais do Menas: onde a Exposição jamais esteve!  |  resumo
Thayane Santos Antunes & Ricardo Joseh Lima (UERJ)
2. As estratégias de relativização padrão e não padrão no português culto carioca na década de 1990  |  resumo
Elaine Alves Santos Melo (UFRJ)
3. “Ocê percisa di vê”! Chico Bento e a variação linguística  |  resumo
Luciana da Costa Quintal
4. A presença de unidades fraseológicas no Atlas Linguístico do Ceará (2010)  |  resumo
Vicente Martins (UVA/ UFC/FUNCAP)
5. Repetições e perguntas como estratégias de processamento discursivo no português falado na região de Muriaé, MG  |  resumo
Amitza Torres Vieira; Alessandra Maria Custódio & Vinícius Martins Galvão (FAFISM)

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SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO DE 2010
13:30 - 16:25 - SESSÕES DE COORDENAÇÃO COORDENADA - 6
(SCC-6)
20 min p/ cada apresentação + 15 min debate
LOCAL: Laboratórios de Ensino de Línguas, LIDIL e RAV 114

Sessão Coordenada XXIII - Estratégias argumentativas no discurso jornalístico, político e religioso
Local: LIDIL 3
Coordenação: Profa.Tânia Conceição Pereira

1. Por uma gestão emocional sustentável – a metáfora como recurso persuasivo em uma reportagem sobre ecologia emocional  |  resumo
Ana Maria de Carvalho Leite (UFMG)
2. Metáforas em tempos de crise: o discurso de Franklin Roosevelt e Barack Obama  |  resumo
Cristiane Craveiro de Azeredo Mendes (UFF)
3. Um estudo de cartas de leitores de jornal para o trabalho com argumentação na escola  |  resumo
Solange Nascimento da Silva (UERJ)
4. O documentário como acontecimento discursivo no discurso sobre a fé  |  resumo
Luciana Leão Brasil (UNIVAS)

Sessão Coordenada XXIV - Análise do Discurso e trabalho
Local: RAV 114
Coordenação: Profa. Maísa Aparecida Requena (Grupo Atelier/LAEL PUC-SP/CNPq)

1. “Esse é o legítimo tá pessoal”: o discurso dos vendedores informais em situação de Trabalho  |  resumo
Maísa Aparecida Requena (Grupo Atelier/LAEL PUC-SP/CNPq)
2. O conceito de exercício profissional no PPP do IL/UERJ |  resumo
Alice Moraes Rego de Souza (UERJ) & Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)
3. Entrevistas com o Colegiado das Licenciaturas da UERJ: que perfil de formação do professor de espanhol surge a partir desse diálogo?  |  resumo
Giselle da Motta Gil (UERJ) & Vera Lúcia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)
4. Competências, renormalizações e trabalho impedido: uma análise discursiva do dizer sobre o trabalho docente  |  resumo
Raphaela Dexheimer Mokodsi

Sessão Coordenada XXV - Discurso no contexto pedagógico
Local: LIDIL 2
Coordenação: Profa. Cláudia Bokel (UFRJ)

1. Aplicando a linguística ao livro didático de biologia: uma análise crítica  |  resumo
Antonio Fernando de Souza (UFRJ)
2. “E por falar em Ideologia, e por falar em Poder... Professor de periferia: Leão de Chácara ou Prisioneiro?”  |  resumo
Silvia Adélia Henrique Guimarães
3. Representações narrativas no livro de inglês: uma abordagem semiótico-funcional  |  resumo
Adriana Baptista de Souza (UERJ)
4. A (in)utilidade de fichas de segurança de laboratório questionada nas aulas de inglês para fins específicos  |  resumo
Ana Paula Marques Beato-Canato (IFRJ-Maracanã/UEL)

Sessão Coordenada XXVI – Análise do Discurso e Ethos
Local: LIDIL 1
Coordenação: Prof. Bruno Deusdará (UERJ)

1. Análise discursiva de canções: “meus tempos de criança” e “minha infância” (ataulfo alves) – interdiscurso, cenas de enunciação e ethos  |  resumo
Profa. Fabiana Castro Carvalho
2. Discurso político: humor, programa infantil, baile caipira? - o ethos discursivo do PT e DEM em spots da campanha à prefeitura de São Paulo em 2008  |  resumo
Alice Pasqualina Vitorino Ribeiro (Grupo Atelier/LAEL PUC-SP/CAPES)
3. A aplicação do ethos discursivo no cenário jurídico trabalhista  |  resumo
Nayanne Neves Spessimilli & Paola Marcarini Boldrini (FDV)
4. Ficar e namorar: Um olhar bakhtiniano sobre enunciados do vestibular da UFRN  |  resumo
Kassios Cley Costa de Araújo (UFRN)
5. “Caritas in Veritate”: o éthos da Doutrina Social da Igreja  |  resumo
Sueli Maria Ramos da Silva (USP/ CNPq)

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Sumário

SCC-1
SCC-2
SCC-3
SCC-4
SCC-5
SCC-6

Sessão de Pôsteres