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Produção Acadêmica
Publicações
Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (4)
Organização: Marina R.A. Augusto; Zinda Vasconcellos; Sandra Bernardo; Cristina Vergnano-Junger
Rio de Janeiro: Letra Capital, 2006.
ISBN: 978-85-7785-053-2
©Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJTEXTOS EM PDF
Sumário
Introdução: Apresentação pelas Organizadoras
Capítulo 1: Vários olhares sobre a linguagem
Marina R.A. Augusto (UERJ/PUC-Rio); Zinda Vasconcellos (UERJ); Sandra Bernardo
(UERJ/PUC-Rio) & Cristina Vergnano-Junger (UERJ)Primeira parte: Contribuições de alguns professores do Mestrado em Lingüística da UERJ
Capítulo 2: Questões de processamento sintático na síndrome afásica do agramatismo: uma possível aplicação dos conceitos de competição e complexidade
Ricardo Joseh Lima (UERJ)Capítulo 3: Breve esquema de idéias sobre inatismo e a natureza da linguagem
Zinda Vasconcellos (UERJ)Capítulo 4: Sinalizadores olha só, aqui, ali, lá: uma abordagem sociocognitiva
Sandra Bernardo (UERJ/PUC-Rio)Capítulo 5: Leitura e leitores virtuais em língua espanhola: um estudo a partir de inquéritos e protocolos
Cristina de Souza Vergnano-Junger (UERJ)Segunda parte: Sobre língua, ensino de línguas e o trabalho docente
Capítulo 6: O sujeito pronominal na gramática italiana e o seu ensino para falantes do português brasileiro
Aline Fernanda Alves Dias (UERJ-Fapesp)Capítulo 7: Jornal popular x tradicional: análise léxico-gramatical da notícia baseada em corpus
Márcia Regina Alves Ribeiro Oliveira (UERJ)Capítulo 8: Aspectos Morfológicos na Aquisição da Linguagem: o plural dos nomes aos 3, 5 e 7 anos
Marina R.A. Augusto (UERJ/PUC-Rio), Paula da Assunção Azevedo Silva (UERJ), Priscila
Pires Gonçalves (UERJ) & Tatiana de Oliveira Miguez (UERJ)Capítulo 9: Analisando a fala de professores de inglês 'nativos' e 'não-nativos' em um fórum de discussão online
Luciana Simioni (UERJ) & Marcio Chrisostimo (UERJ)Capítulo 10: Investigando o Processo de Leitura na Sala de Aula de ILE: Conceitos em Xeque
Luciana Leitão da Silva (UFRJ)Capítulo 11: Professores de língua: o outro em um centro de educação tecnológica
Cristina Giorgi (CEFET-RJ/PG UFF)Capítulo 12: Prescrição e Trabalho docente: análise de orientações para o preenchimento do relatório escolar em perspectiva discursiva
Monique Moura (UERJ) & Bruno Deusdará (UERJ)Terceira parte: Análises do discurso político, midiático e da cultura de massas
Capítulo 13: Eleições à reitoria da UERJ 2008/2011: análise do discurso político em contexto acadêmico
Ana Carolina Pinto (UERJ) & Kelly Martins (UERJ)Capítulo 14: A vale é nossa: práticas de linguagem e produção de sentidos sobre democracia
Andreza Alves da Silva Bandeira (UERJ), Luiza Lamotte (UERJ), Stefânio Tomas da Silva (UERJ) & Suzana Dias Vieira (UERJ)Capítulo 15: Feito para você: Análise da produção de sentido no discurso publicitário
Clara Pontes (UERJ), Igor de Oliveira (UERJ), Ingrid Matos (UERJ) & Bruno Deusdará (UERJ)Capítulo 16: O discurso textualizado nas legendas do jornal Brasil de Fato
Jonathan Raphael Bertassi da Silva (USP-Fapesp)Capítulo 17: Gritos da periferia urbana: Racionais MC´s e a “missão rap”
Meichelle Souza Candido (UERJ)Capítulo 18: ‘Novos Olhares’: uma visão alternativas dos discursos sobre identidades raciais
Natalia de Andrade Raymundo (UFRJ-CNPq)Capítulo 19: “É dos metros que elas gostam mais” – construção de identidades de gênero em um texto midiático
Douglas Roberto Knupp Sanque (UFRJ)Capítulo 20: Os “reis da vaidade” e as mulheres: a construção discursiva dos gêneros
Victor Brandão Schultz (UFRJ)Capítulo 21: Posicionando-se expondo pontos de vista através da prática discursiva de explicações
Líllian Márcia Ferreira Divan (UFJF)Quarta parte: Uma abordagem filosófica da enunciação
Capítulo 22: A Escrita Fragmentária em Fernando Pessoa/António Mora
Gabriel Cid de Garcia (UERJ)