APRESENTAÇÃO    PRODUÇÃO    CORPO DOCENTE    LINHAS DE PESQUISA






   Apresentação e Histórico

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UERJ na subárea de Linguística iniciou suas atividades em 1999, com o curso de Mestrado, tendo sua primeira dissertação sido defendida em 18 de dezembro de 2001. Intitulava-se “Um estudo de caso de afasia na infância: questões conceituais e parâmetros linguísticos”, tendo por autora Cláudia Márcia Nacif Drummond Fonseca e por orientadora a professora Eulália Fernandes. Ao longo dos últimos 12 anos, vem contribuindo para a formação de profissionais que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade: professores da rede pública e privada, psicólogos, fonoaudiólogos, jornalistas, tradutores, profissionais que usam a linguagem como mediadora da construção do conhecimento e de suas ações sociais e cognitivas.

Nesse intuito, traz para o fórum de discussão temas como discurso, sociedade e interação; linguagem, sociedade e cognição; aquisição de linguagem; déficits de linguagem; linguagem em situações diferenciadas; linguagem, ensino e tecnologia, abordados segundo vertentes como a Gramática Sistêmico Funcional, Linguística Gerativa, Sociolinguística, Linguística Cognitiva, Linguística de Corpus, Análise do Discurso para citar alguns dos percursos que estão presentes nas linhas de pesquisa, projetos, eventos e publicações da área.

Sustentando conceito 5 da CAPES, a subárea de Linguística registra 109 dissertações defendidas ao longo de sua história. Somente em 2011, formou 16 mestres. Para melhor conhecer o que se faz na subárea, convidamos os interessados a visitar não apenas as dissertações defendidas em Linguística (acessíveis a partir do banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ no endereço http://www.bdtd.uerj.br/) mas também as publicações disponibilizadas no nosso site.

Juntamente com seus domínios conexos - Língua Portuguesa e Literatura - a subárea de Linguística publica a revista Palimpsesto, voltada para os alunos de pós-graduação em Letras, e a Revista Matraga, classificada como Qualis A1 pela CAPES. Além dessas publicações, a subárea de Linguística disponibiliza em seu site informações sobre o corpo docente, suas áreas de atuação, eventos realizados e os trabalhos completos selecionados pelo comitê científico em sistema de avaliação cega por pares.

 

topo