DHTML JavaScript Menu By Milonic

barra superior com logos
clique para a página da UERJ clique para a página do Instituto de Letras da UERJ clique para a página inicial English Version Español
BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES

  VOLTAR AO ÍNDICE

| DLC | DLP | MLP | MLG | MLB | MLITP | MLLI | MTLLC |  

DISSERTAÇÕES EM TEORIA DA LITERATURA E LITERATURA COMPARADA

Em ordem alfabética por sobrenome. Se deseja procurar por um assunto, pressione as teclas CONTROL e F para abrir a caixa de busca e, em seguida, digite a palavra que pretende encontrar nesta página.


MESTRADO EM TEORIA DA LITERATURA E LITERATURA COMPARADA
Última atualização: 21/10/2013


 

ALBUQUERQUE, João Paulo Melo

Titulo da Dissertação:
Uma combinação transgressora e delirante: vida e poesia na obra de Roberto Piva
A transgressive and delirious combination: life and poetry in the work of Roberto Piva

Data da Defesa: 30/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Luiz Carlos do Rego Lima (Doutor, UERJ, 2004)
Banca:
- Ana Cristina de Rezende Chiara (Doutora, PUC-RJ, 1996)
- Marcelo dos Santos (Doutor, UERJ, 2010)

Resumo: Este trabalho propõe uma discussão sobre a relação entre vida e poesia na obra do poeta Roberto Piva, cujas influências provém em especial do movimento surrealista e da beat generation que, na obra do poeta, abrange a poética do caos urbano da cidade de São Paulo, as questões relacionadas ao erotismo e, na última etapa, a incursão na esfera sagrada da poesia que conferiu a Piva a designação de poeta-xamã. Situam-se também o autor e a sua obra na literatura brasileira contemporânea, ressaltando-se os aspectos autobiográficos e o diálogo com “a Periferia Rebelde”.

Abstract: This work proposes a discussion on the relationship between life and poetry in the work of the poet Roberto Piva, whose influences come from the surrealist movement in particular and the beat generation that in the poet's work covers the poetic chaos of the city of São Paulo, issues related to eroticism, and the last step, the foray into the sacred sphere of poetry which gave Piva designation of poet-shaman. Lie also the author and his work in contemporary Brazilian literature, emphasizing the autobiographical aspects and dialogue with "the Periphery Rebel".

SUBIR


 

APOLINÁRIO, Débora de Freitas Ramos

Titulo da Dissertação:
Marco Lucchesi e Os olhos do deserto: a experiência poética do caminhante
Marco Lucchesi y los ojos del desierto: la experiencia poética del caminante

Data da Defesa: 22/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Pré-textuais, Introdução e Referências em PDF |
Texto completo retido por direito da autora.

Orientadora: Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
Banca:
- João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
- Eduardo Guerreiro Brito Losso (Doutor, UFRJ, 2007)

Resumo: Marco Lucchesi, em Os olhos do deserto (2000), empreende uma dupla viagem: a primeira é física, pelas altitudes do deserto oriental; a outra é interior, marcada pela sensibilidade e pelo dizer poético. A diversidade de paisagens confrontadas demandou variadas travessias teóricas. De Gaston Bachelard a Néstor Canclini, passando por Georges Bataille, Stuart Hall e Philippe Lejeune, a análise se desenvolveu de forma dialógica, articulando como campos investigativos principais: o diário de viagem, a experiência do viajante pelo deserto e o imaginário oriental que neles se projeta. Tais aproximações levam a Edgar Morin e às margens do pensamento complexo, que admite junções imprevistas pelas epistemologias tradicionais e privilegia a metáfora como referente para o inconceituável e o inefável. Os caminhos errantes e ascéticos da peregrinação relatada nesta narrativa de viagem pelas areias orientais delimitam, pois, o recorte do presente trabalho, trazendo à discussão, em um primeiro momento, a escrita diarística, a errância pelo deserto e a dimensão filosófica da caminhada. A segunda parte do trabalho focaliza a ascese realizada pelo viajante, através das tradições literária (das lailas) e iconográfica (de iluminuras e caligrafias) com que a narrativa se intertextualiza e de que resulta uma poética do narrador-caminhante, etapa de culminância da viagem, do diário e dos efeitos da leitura (ascese estética). A aqui designada, “poética do não”, última questão teórica da pesquisa, reflete uma epistemologia que entende o conhecimento a partir de uma perspectiva negativa. Essa negatividade interessa como possibilidade de abertura para o que ainda é desconhecido. Na verdade, ela se envia ao desconhecido através da negação do conhecido, como que apontando para além do contorno do que está encoberto. O narrador, em sua errância pelo deserto, vislumbra uma satisfação ascética pela imersão interior, capaz de reciclar os tradicionais cadernos de viagem que atravessam a literatura planetária, além de projetar singular aparição epistêmica e redimensionar a própria experiência da caminhada.

Abstract: Marco Lucchesi, en Los ojos del desierto (2000) emprende un doble viaje: el primero es físico, por las altitudes del desierto oriental; y el otro es interior, marcado por la sensibilidad y por el decir poético. La diversidad de paisajes confrontadas demandó variadas travesías teóricas. De Gaston Bachelard hasta Néstor Canclini, y pasando por Georges Bataille, Stuart Hall y Philippe Lejeune, un análisis, se desarrolló de forma dialógica, articulado con los campos investigativos principales: el diario de viaje, una experiencia del viajante por el desierto y lo imaginario oriental que en ellos se proyecta. Tales aproximaciones llevan a Edgar Morin y a las márgenes del pensamiento complejo, que admite uniones imprevistas por la epistemología tradicional y privilegia la metáfora como referente para lo inconceptual y lo inefable. Los caminos errantes y ascéticos de la peregrinación relatada en esta narrativa de viaje por las arenas orientales delimitan, pues, el recorte del presente trabajo, trayendo a discusión, en un primer momento, un escrito diarístico, una errancia por el desierto y una dimensión filosófica de la caminata.Una segunda parte del trabajo focalizado en un ascetismo realizado por el viajante, a través de las tradiciones literarias (de las lailas) e iconografía (de ilustraciones y caligrafías) con que la narrativa se intertextualiza, de la cual resulta una poética de un narrador-caminante, etapa de culminación del viaje, del diario y de los efectos de la lectura (ascetismo estético). Lo designado aquí, “la poética del no”, última cuestión teórica de la investigación, refleja una epistemología que entiende el conocimiento a partir de una perspectiva negativa. Esa negatividad importa, como posibilidad de apertura para lo que aún es desconocido. Verdaderamente, ella se envía a lo desconocido a través de la negación de lo conocido, señalando además del contorno, lo que está encubierto. El narrador errante por el desierto, vislumbra una satisfacción ascética por la inmersión interior, capaz de reciclar los tradicionales cuadernos de viaje que atraviesan la literatura planetaria, además de proyectar la singular aparición epistémica y redimensionar la propia experiencia de una caminata.

SUBIR


 

ARAÚJO, Cristiano Santos

Titulo da Dissertação:
Nem Deus, nem demo: Diadorim. O homem humano no palco polifônico em ‘Grande Sertão: Veredas’
Ni Dieu, ni dèmon: Diadorim. L'homme humain sur scène polyphonique du Grande Sertão: Veredas

Data da Defesa: 31/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Banca:
- Ana Cláudia Coutinho Viegas (Doutora, UFRJ, 1997)
- Antonio Carlos Clemente Mateus (Doutor, UERJ, 2008)

Resumo: Este trabalho se propõe investigar o homem humano rosiano através do personagem figural Diadorim. Seguindo pelas veredas Bakhtinianas e Ricoeurianas chegaremos ao palco polifônico por excelência, o ‘grande sertão’. Nele, analisaremos as vozes da paixão em Diadorim: o corpo, a ‘religio’ e a proclamação do homem humano rosiano no ‘Grande Sertão: Veredas’. Investigaremos as travessias desde o menino, Reinaldo, Diadorim, Deodorina da fé até o nascimento do homem humano: a efetiva travessia nonada. Logo, Diadorim é ‘coincidentia oppositorum’, a reunião dos contrários, que está determinada a eliminar ‘aquele que não é’. Apresentaremos a síntese da modernidade rosiana: Nem Deus, nem demo: Diadorim - o homem humano no palco polifônico do grande sertão, espaço onde “o diabo não há, existe é homem humano”.

Résumé: Ce travail se propose enquêter l'homme humain rosiano à travers le personnage figural Diadorim. En suivant par les trainées Bakhtinienne et Ricoeurienne nous arriverons à la scène polyphoniques par excellence, le ‘grande sertão’. Dans lui, analyserons les voix de la passion dans Diadorim: le corps, la ‘religio’ et l'annonce de l'homme humain rosiano dans le `Grande Sertão: Veredas'. Nous analyserons les passages depuis le garçon, Reinaldo, Diadorim, Deodorina de la foi jusqu'à la naissance de l'homme humain : il accomplit passage nonada. Diadorim est `coincidentia oppositorum', la réunion des contraires est déterminé à éliminer `celui que non est'. Nous faisons la synthèse de la modernité rosiana: Ni Dieu, ni démon: Diadorim - l'homme humain sur scène polyphonique du ‘Grande Sertão: Veredas’, espace où ‘le diable n'a pas, existe est homme humain’.

SUBIR


 

BIZONI, Alessandra Moura

Titulo da Dissertação:
A cicatriz do Tatarana: o sagrado feminino em Grande Sertão: Veredas
The scar of Tatarana – The sacred female in Grande Sertão: Veredas

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
Banca:
- Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (Doutora, UNESP, 1998)
- Amós Coêlho Da Silva (Doutor, UFRJ, 1992)

Resumo: O trabalho analisa, na obra Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa (1956), elementos discursivos indicadores de um modo de narrar que ficcionaliza, tanto na forma quanto no teor de sua mensagem, manifestações do sagrado originárias da Antiguidade grega e da tradição judaico-cristã. A partir da analogia entre a obra de Guimarães Rosa e a Odisseia de Homero, tornam-se evidentes vestígios do épico e de modelos clássicos de narrativa que, revestidos do peculiar trabalho da linguagem rosiana, adensam a complexidade do romance. O paralelismo com as Sagradas Escrituras, mais difuso, projeta as ações num patamar dramático, em que se decidem o destino das personagens e a solenidade do discurso memorável. A fundamentação teórica articula o pensamento de Erich Auerbach, André Jolles, Rudolf Otto e também de estudiosos que se dedicaram à obra do autor mineiro, como Kathrin Rosenfield. Esse recorte mostrou a presença do sagrado em “microcélulas” entretecidas ao emaranhado de histórias e “causos” que costuram a obra prima de Rosa. A cicatriz da Tatarana alude à cicatriz de Ulisses, sinal revelador da identidade do herói grego e que, no caso do jagunço Riobaldo, desoculta um amor negado por meio da purgação do passado, elaborada numa conversa "unilateral” com um suposto interlocutor. Em linguagem mítica e mágica, a figura nebulosa de Diadorim funciona como índice de ambiguidade e, ao mesmo tempo, da revelação alcançada através da morte. A pesquisa, por seu turno, segue as veredas abertas pelo estudo de Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa a respeito das “mulheres vestidas de sol”, metáfora relacionada a Medeia, mas que se projeta na Virgem Maria e numa linhagem de figuras femininas da América Latina ligadas ao sagrado. Verificamos, na perspectiva das transferências culturais do tipo passado místico-mistérico/posteridade fabular, que o discurso de Riobaldo é atravessado por micronarrativas de longa tradição que sincretizam diferentes símbolos exotéricos. O trabalho encerra sua investigação desvendando a dualidade do sertão rosiano, onde impera o embate entre fé e ceticismo, a dúvida e a razão, o amor e o ódio, o masculino e o feminino, que resulta no inacabado, na travessia, a vida como metáfora, no campo das infinitas possibilidades do “homem humano”.

Abstract: The Dissertation analyzes, in the work Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa (1956), speech elements appointing to a narrative format which fictionalizes, both in the form and in the content of its message, expressions of the sacred dated as of the Ancient Greek and the Judeo-Christian tradition. From the analogy between Guimarães Rosa’s work and Homer’s Odyssey, it is clear the traces of the epic and of narrative classic models which, vested by Rosa’s particular language work, thicken the complexity of the novel. The parallelism with the Holy Scriptures, which is more diffuse, casts the actions to a dramatic ground, in which it is decided the fate of the characters and the solemnity of the memorable speech. The theoretical grounding articulates the thoughts of Erich Auerbach, André Jolles, Rudolf Otto and also of great academics who devoted their efforts to study the work of the author from Minas Gerais state, such as Kathrin Rosenfield. This excerpt showed the presence of the sacred in “microcells” interwoven to the entanglement of stories and “tales” which joins Rosa’s masterpiece together. Tatarana’s scar is a reference to Ulysses’ scar, a revealing mark of the Greek hero’s identity and which, in the case of the gunman Riobaldo, exposes a denied love by means of purging of the past, constructed in a "one-sided” conversation with a supposed interlocutor. In a mythical and magic language, Diadorim’s misty figure functions as an indication of ambiguity and, at the same time, the disclosure reached through death. The research, in turn, follows the paths opened by Professor Ribeiro Barbosa’s studies regarding the “women clothed with the sun”, a metaphor related to Medea, but which is projected in the Virgin Mary and in a lineage of Latin America’s female figures who are related to the sacred. It can be observed, under the perspective of cultural transfers of the fable mystical-mysterious/posterity past type, that Riobaldo’s speech is crossed with micro-narratives having a long tradition which combine different exoteric symbols. The Dissertation ends its investigation by disclosing the duality of Rosa’s backlands, where the fight between faith and skepticism, doubt and reason, love and hate, male and female prevails, resulting in the unfinished, in the crossing, life as a metaphor, of the field with countless possibilities for the “human man”.

SUBIR


 

CARAMURU, Anna Carolina de Azevedo

Titulo da Dissertação:
A metrópole em cena: As metáforas do teatro e do cinema em Cidade de Vidro de Paul Auster e Sinédoque Nova York de Charlie Kaufman

The metropolis on the scene: the metaphors of theatre and cinema in City of Glass by Paul Auster and Synecdoche New York by Charlie Kaufman

Data da Defesa: 29/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Carlinda Fragale Pate Nunez (Doutora, UFRJ, 1991)
Banca:
- Eduardo Guerreiro Brito Losso (Doutor, UFRJ, 2007)
- Rita de Cássia Miranda Diogo (Doutora, UFRJ, 2002)
- Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981) – Presidente da Banca

Resumo: A metáfora do mundo como um palco está presente no imaginário humano há muitos séculos, o que se pode ver nas obras artísticas e filosóficas, de Cícero a Shakespeare: o mundo é representação. O presente estudo propõe-se a analisar interdisciplinamente os desdobramentos das metáforas do teatro e do cinema, na exploração do espaço da metrópole, tendo como corpus o romance Cidade de Vidro, de Paul Auster (1999) e a narrativa fílmica Sinédoque Nova York, de Charlie Kaufman (2008). Para tal, procuramos os teóricos da metáfora, tendo como principal deles Hans Blumenberg, fundador da Metaforologia, Paul Ricoeur e Derrida, em estudos especialmente dedicados a essa figura de linguagem. As metáforas, contudo, se realizam em um determinado espaço, o da metrópole, e para nos guiarmos em seus caminhos, elegemos os estudiosos da nova geografia cultural, dentre os quais Paul Claval, Mathias Le Bossé e Denis Cosgrove. Na correlação da cidade com o teatro, apontaremos a própria história da criação do teatro ocidental como o principal ponto de partida para as ramificações de tal mimetismo. Para o estudo específico do espaço da metrópole, contamos com Walter Benjamin e seus seguidores. Os estudos benjaminianos serão também de vital importância para a compreensão da relação entre cinema e metrópole, relação essa que também foi aclarada pelo questionamento de Nietzsche sobre a verdade. Não foi nossa intenção comparar as obras aqui analisadas em seus planos narratológicos, mas articular dois textos regidos por códigos e procedimentos artísticos parecidos, mas, ainda assim diferentes. Buscamos apontar como as relações teatrais e cinemáticas na metrópole, fragmentada como o próprio homem que nela se perde, provocam uma suspensão da fronteira entre realidade e ficção.

Abstract: The metaphor of the world as a stage has been present in human imagination for centuries. This can be seen in the artistic and philosophical works from Cicero to Shakespeare: the world is representation. This study aims to examine, in an interdisciplinary way, the ramifications of the metaphors of the theatre and the cinema, exploring the space of the metropolis. The corpus for the study consists of the novel City of Glass by Paul Auster (1999) and the filmic narrative Synecdoche New York by Charlie Kaufman (2008). To this end, we present theorists of the metaphor, having as the main source Hans Blumenberg, the founder of Metaphorology, Paul Ricoeur and Derrida, especially the studies that focus on this figure of speech. Metaphors, however, take place in a certain space, the metropolis, and to be guided in their ways, we elected the new cultural geography researchers, Paul Claval, Mathias Le Bossé and Denis Cosgrove among them. For the relation between the city and the theatre, we consider the creation story of the western theatre as the main starting point for the ramifications of such mimicry. To study the specific space of the metropolis, we count on Walter Benjamin and his followers. Benjaminian studies will also be of vital importance for our understanding of the relationship between the cinema and the metropolis. That relationship has also been explained in Nietzche’s questioning of the truth. It was not our intention to compare the works analyzed here in their narratology plans and techniques. Rather, we aimed at relating two texts governed by similar but yet different codes and artistic procedures. We seek to show how theatrical and cinematic relations in the metropolis, fragmented as the man lost in it, cause a suspension of the border between reality and fiction.

SUBIR


 

COSTA, Ana Amélia Gonçalves da

Titulo da Dissertação:
Novos territórios da escritura: reflexões sobre exotismo e identidade em Amélie Nothomb e Adriana Lisboa

Des nouveaux territoires de l'écriture: réflexions sur l'exotisme et l'identité en Amélie Nothomb et Adriana Lisboa

Data da Defesa: 29/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Geraldo Ramos Pontes Júnior (Doutor, PUC-RJ, 1998)
Banca:
- Claudia Maria Pereira de Almeida (Doutora, UFRJ, 2004)
- Celina Maria Moreira de Mello (Doutora, UFRJ, 1986)

Resumo: O exotismo, em sua projeção literária, é um conceito relacionado ao imperialismo e ao relato da aventura. Cabe, assim, questionar o emprego de semelhante conceito na produção literária contemporânea, inserida em um mundo mapeado, cosmopolita e de fronteiras fluidas. No esteio da reflexão sobre o exotismo literário no século XXI, os conceitos de alteridade e de identidade ganham peso, expondo um sujeito multifacetado e descentrado, que se equilibra na corda bamba entre realidade e ficção. Está preparado, assim, o terreno para a transgressão de gêneros canônicos, como a autobiografia, gerando novas perspectivas de abordagem do posicionamento do autor no campo literário e ampliando conceitos como os de autoficção e de espaço biográfico. No mesmo movimento, o fenômeno da desterritorialização conduz autores e leitores a novos espaços, nem sempre físicos, mas talvez propícios a inéditas viagens pelo caminho da arte.

SUBIR


 

COUTO, Mayra Lopes Tavares do

Titulo da Dissertação:
Um estudo comparativo de escritas limítrofes em A paixão segundo G.H. de Clarice Lispector e em Malina de Ingebog Bachmann
A comparative study of limitrophe writings in 'A paixão segundo G.H.' by Clarice Lispector and in 'Malina' by Ingeborg Bachmann

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Magali dos Santos Moura (Doutora, USP, 2006)
Banca:
- Fernanda Lemos de Lima (Doutora, UFRJ, 2003)
- Wilma Patrícia Marzari Dinardo Maas (Doutora, USP, 1996)

Resumo: Esta pesquisa analisa os romances A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector e Malina (1971), de Ingeborg Bachmann, detendo-se nos conceitos de narração e identidade, procurando estabelecer um ponto de contato entre os dois, visto que é através da consciência do ato narrativo que as personagens-narradoras dos dois romances podem dispor de elementos que as ajude a construir sua identidade. Os romances serão analisados como sendo exemplos de romance de formação do século XX, assumindo então que o caminho percorrido pelas personagens G.H. e Eu seria uma trajetória formativa na qual conscientizam-se de si mesmas e amadurecem através do enfrentamento de conflitos existenciais. Os corpora desta dissertação foram escritas em um período limítrofe entre a literatura Modernista e Pós-Moderna, agregando em si características de ambas as épocas, destacados por um enredo denso e repleto de artifícios de linguagem que explicitam a consciência narrativa das personagens-narradoras do romance. O objetivo desta dissertação é, portanto, analisar a importância da consciência da narrativa de G.H. e Eu durante o seu processo formativo e porque a narração cede lugar ao silêncio nas obras de ambas as escritoras, ainda que de maneira distinta.

Abstract: This research studies A paixão segundo G.H. (1964), of Clarice Lispector and Malina (1971), of Ingeborg Bachmann, deteining in the concepts of narrative and identity, trying to establishan abutment between the two since it´s through the counsciousness of the narrative act that the characters-narrators of both novels can lay out elements that will help them build their identity. The novels will be analysed as examples of formation novels in the twentieth century, assuming then that the path taken by the characters G.H. and I would be a formative trajectory in which both of them become aware of themselves and mature through the confrontation of existencial conflicts. The corpora of this work were written in a borderline period between Modernist and Postmodern literature, adding to itself features of both times, highlighted by a dense plot and full of artífices of language that explicit the narrative awareness of the characters-narrators of the novels. The aim of this work is, there fore, to analyse the importance of the narrative awareness of G.H. and I throught their formative process and why the narration gives place to silence in the work of both writers, even though in different way.

SUBIR


 

GUENZBURGER, Gustavo

Titulo da Dissertação:
Acendam as luzes, O Mambembe voltou! De Artur Azevedo ao Teatro dos Sete, redenção e idealismo na invenção póstuma da belle époque teatral

Turn on the lights, O Mambembe is back! From Artur Azevedo to Teatro dos Sete, redemption and idealism at theatrical belle époque

Data da Defesa: 23/02/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Banca:
- Geraldo Ramos Pontes Júnior (Doutor, PUC-RJ, 1998)
- Ângela Reis (Doutora, UniRio, 2004)

Resumo: Estudo do texto teatral O Mambembe, a partir dos contextos em que foi criado, em 1904, e depois reabilitado, para o público e para a crítica, 55 anos depois. A ótica da recepção destaca esta peça do conjunto da obra de Artur Azevedo, deixando entrever, principalmente a partir de uma possível ideologia de um teatro educador dos sentidos, as contradições do texto com o mundo da diversão teatral na entrada do século XX carioca, sua tentativa de certa forma de escapar a sua massificação, apelando ao passado e à promessa de um futuro mais artístico para o teatro. Na primeira parte se discutem as ideias inaugurais para o teatro de formação na modernidade, e como estas são catalisadas no Brasil em torno de um teatro que “civiliza” pela formação de almas, até a época de Artur Azevedo. Depois de explorar alguns aspectos históricos da época de O Mambembe, expõe-se um pequeno painel e algumas considerações teóricas sobre a indústria e a estrutura do teatro ligeiro da entrada para o século XX.Na segunda parte do trabalho, ligadas às questões teóricas sobre recepção teatral, são discutidas as noções de teatro e cultura de cada época, através de comentários e críticas de jornais. Depois de uma pequena exposição das mudanças ideológicas e culturais que se passaram no intervalo dos 55 anos entre uma montagem e outra, o trabalho termina com uma proposta de “metaforologia” do texto a partir das informações colhidas e resultados experimentados.

Abstract: The study of theatrical text O Mambembe, viewed from the contexts in which it was first created, at 1904, and then rehabilitated, for public and critique, 55 years later. The reception sight detaches this play from Artur Azevedo’s other work, allowing a glimpse - mostly considering theatre for him as educator of the senses - of the text contradictions to the world of theatrical entertainment at the beginning of XX century in Rio de Janeiro, its attempt to in some way escape from the massification of this world, by appealing to the past, and to a promess of a more artistic future for the theatre. The first part discusses the inaugural ideas for the theatre as education in modernity, and how these ideas were catalyzed in Brazil around a theatre that “civilizes” by soul’s education, until Artur Azevedo’s time. After exploring some historic aspects of O Mambembe epoch, there is a small panel and some theoretical considerations about the comedy-musical theatre structure and industry in the beginning of XX century. In the second part of this work, linked to theoretical enquiring into theatre reception, notions of each of the two epochs are discussed through dailies and magazine’s news and chronicles. After a small exposition about ideological and cultural changes in society during the 55 years between one perform and the other, the work ends with a proposition of a “metaphorology” of the play, taken from collected informations and experimental results.

SUBIR


 

LEAL, Marcelle Ferreira

Titulo da Dissertação:
A literatura de Simone de Beauvoir: por um sexto sentido
Simone de Beauvoir's literature: by a sixth sense

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Deise Quintiliano Pereira (Doutora, UFRJ, 2001)
Banca:
- Pedro Armando de Almeida Magalhães (Doutor, UERJ, 2007)
- Ronaldo Lima Lins (Doutor, Paris III, 1992)

Resumo: Através da visão multidimensional que a Literatura proporciona, acredita-se que a voz de Simone de Beauvoir desperta o pensamento crítico dos leitores sobre a condição da mulher, na segunda metade do século XX. A análise se situa entre os odores que exalam do estudo de Walter Benjamin sobre o conceito de reflexão dos primeiros românticos alemães e os sabores dos desencobrimentos presentes em A Mulher Desiludida, narrativa ficcional de Simone de Beauvoir. O que é a literatura?, ingrediente adicionado por Jean-Paul Sartre, traz consistência ao texto que, em sua finalização, é apimentado pela Teoria Estética, de Theodor Adorno. O autor do Magnum opus a Dialética do esclarecimento demonstra ainda a necessidade de se acrescentar o gosto que incomoda para que saibamos apreciar o alimento que nos é oferecido. Todo o banquete é servido sobre a base fundadora do feminismo: O Segundo Sexo. Agucem todos os sentidos, a iguaria será servida.

Abstract: It is believed that through the multidimensional view provided by literature, Simone de Beauvoir leads the readers to think about women´s conditions in the second half of the twentieth century. The analysis is based on Walter Benjamin´s concept of reflection of the first German romantic writers – the smell it exhales – and what is disclosed in A Mulher Desiludida, fiction written by Simone de Beavouir – the flavor one experience when reading it. An ingredient added to the text and giving it consistency is Jean Paul Sartre´s “What is literature”. The final spice is given by Teoria Estética (Theodor Adorno). The writer of the Magnum Opus Dialetica do Esclarecimento further shows the need to add an unpleasant taste for us to be able to appreciate the food we are given. The whole feast is served on the founding basis of feminism: The Second Sex. Excite every way, the dish will be served.

SUBIR


 

LEAL, Pedro Ivo Zacuur

Titulo da Dissertação:
In me tota ruens Venus: as leituras dos discursos misógino e feminista em Hipólito de Eurípides

In me tota ruens Venus: readings of the misogynistic and the feminist discourse on the Euripides' Hippolytus

Data da Defesa: 29/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Fernanda Lemos de Lima (Doutora, UFRJ, 2003)
Banca:
- Mary Kimiko Guimarães Murashima (Doutora, PUC-RJ, 1998)
- Tania Martins Santos (Doutora, UFRJ, 2004)

Resumo: In me tota ruens Venus – “Vênus derrubando-se inteira sobre mim”, esse verso de Horácio representa claramente a posição dos personagens de Fedra e Hipólito na tragédia Hipólito de Eurípides. Em linhas gerais, Fedra, enfeitiçada por Afrodite, sofre de amor pelo seu enteado Hipólito, que a rejeita veementemente. Enfurecida pelo tratamento dispensado por Hipólito não só a ela, mas às mulheres em geral, Fedra acusa Hipólito de estupro, através de um bilhete e suicida-se logo em seguida. Teseu, pai de Hipólito, ao encontrar a esposa morta, exila o filho e providencia que ele seja morto. As tensões criadas pelos discursos de Fedra e Hipólito têm sido material de inúmeros debates críticos. A análise da fortuna crítica levanta mais perguntas que fornece respostas. De todas as linhas críticas, duas linhas antagônicas merecem ser ressaltadas. A leitura crítica do discurso misógino que irá defender que Eurípides não pregava a misoginia através dos seus textos, mas, muito pelo contrário, a combatia ao fazer mudanças no mito dando voz a personagens femininas tão fortes quanto Fedra. E a leitura do discurso feminista que irá defender que há um discurso misógino presente no texto de Eurípides, fruto de uma imposição ideológica vigente na Grécia do século V a.C.. O presente trabalho irá discutir ambos discursos e demonstrar, que a sua maneira, Eurípides não era misógino.

Abstract:  In me tota ruens Venus – “Venus falling all over me”, this verse of Horace clearly represents the position Phaedra’s and Hippolytus’ characters have in Euripides’ tragedy Hippolytus. In general lines, Phaedra, enchanted by Aphrodite, suffers because she loves her stepson Hippolytus, who rejects her strongly. Enraged for his treatment not only toward her, but to all women, Phaedra accuses Hippolytus, through a plate, of raping her and suicides right after. Theseus, Hippolytus father, while finding his dead wife, exiles his son and makes arrangements for his death. The tensions created by Phaedra’s and Hippolytus’ discourses have been used in countless debates by the critical scholarship. Analyzing Euripides’ critics raises more questions that enlighten answers. Of all critical postures, two opposed lines deserve to have a closer look. The readings of the misogynistic discourse, that will defend that Euripides did not preach the misogyny through his texts, but, on the contrary, stroke it while doing changes on the myths to give voice to female characters as strong as Phaedra. On the other hand, the readings of the feminist discourse that will defend that there is a misogynistic discourse in Euripides’ texts, product of an ideological imposition present in Ancient Greece. The present work will discuss both discourses and demonstrate that, in his own maner, Euripides was not a misogynist.

SUBIR


 

LEMOS, Alessandra Maia de

Titulo da Dissertação:
Guillermo Arriaga, um autor midiático: as fronteiras entre cinema e literatura na pós-modernidade
Guillermo Arriaga, a mediatic author: the boundaries between cinema and literature in postmodernity

Data da Defesa: 31/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Rita de Cássia Miranda Diogo (Doutora, UFRJ, 2002)
Banca:
- Ana Cristina dos Santos (Doutora, UFRJ, 2002)
- Suely Reis Pinheiro (Doutora, USP, 1995)

Resumo: A pós-modernidade é marcada pela dissolução de fronteiras, sejam elas espaciais, culturais, sociais ou artísticas. No campo da arte, percebe-se uma significativa influência mútua entre cinema e literatura, na medida em que as estéticas, os estilos e os recursos são transitáveis entre essas duas artes, a ponto de alguns romances possuírem características da linguagem cinematográfica e de o cinema possuir uma narrativa bem próxima à literária. Por outro lado, a pós-modernidade também é marcada por um grande crescimento das produções fílmicas e literárias para a massa, para um público cujo interesse é o entretenimento, e não a discussão, a crítica ou a reflexão. Nesse sentido, surgem vários autores que se preocuparão em produzir sua arte de forma que atinja o maior número de pessoas, de público, o que inevitavelmente aproxima suas obras das de mercado - ou as converte em obra de mercado. O presente trabalho, portanto, visa fazer uma análise de algumas das produções artísticas do romancista, diretor e roteirista Guillermo Arriaga, cuja obra transita pelo cinema e pela literatura, porém unindo-os a partir de uma estética realista contemporânea, que produz suas obras para o público de massa, caracterizando-se, segundo a definição da profª. Vera de Figueiredo (2010) como um autor midiático.

Abstract: Postmodernity is characterized by the dissolution of boundaries, whether spatial, cultural, social or artistic. In artistic field, it is perceived a significant mutual influence between cinema and literature, to the extent that the aesthetics, styles and resources are passable between these two arts, to the point of some novels have film language characteristics and cinema has a narrative very close to the literary. On the other hand, postmodernity is also characterized by a large growth of filmic and literary productions to the masse, for an audience whose interest is entertainment, not discussion, criticism or reflection. In this sense, there are several authors who will concentrate themselves on producing their art in a way that reaches a bigger amount of people and public, which inevitably brings their works closer to the market ones – or converts them into a work of market. Therefore, the present study aims at analyzing some of the artistic productions of the novelist, cinema director and screenwriter Guillermo Arriaga, whose work goes through cinema and literature, but joining them from a contemporary realistic aesthetics, which makes his works for the masse public, being characterized, as defined by Professor Vera de Figueiredo (2010), as a mediatic author.

SUBIR


 

NAMI, Natália Corrêa

Titulo da Dissertação:
A “palavra-bolha”: um estudo do conto de Lygia Fagundes Telles

The "bubble-word": a study of Lygia Fagundes Telles' short story

Data da Defesa: 24/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Carmen Lúcia Negreiros de Figueiredo (Doutora, UFRJ, 1998)
Banca:
- José Luis Jobim de Sales Fonseca (Doutor, UFRJ, 1986)
- Pascoal Farinaccio (Doutor, UNICAMP, 2004)

Resumo: Neste estudo é analisado o conto da paulistana Lygia Fagundes Telles sob dois enfoques principais: a investigação a respeito do narrador e o exame das técnicas utilizadas na escritura lygiana em si. Em relação ao narrador, examinam-se as inovações trazidas pela escritora a partir do diálogo com a tradição machadiana de narrativa. Toma-se como ponto de partida da análise o conto “Missa do Galo: variações sobre o mesmo tema” (1977), escrito por Lygia Fagundes Telles sobre o conto homônimo de Machado de Assis. No que concerne ao segundo aspecto, a escrita lygiana em si, são examinadas técnicas que resultam no que se chamará de “palavra-bolha”, ou seja, uma escritura na qual a característica primordial é a leveza narrativa, mesmo nos contos onde está presente a tragicidade, e investiga-se, através dessa técnica, o tipo de realismo presente no conto lygiano. A expressão “palavra-bolha” foi escolhida a partir do título de um dos contos da autora, “A estrutura da bolha de sabão”. Com o objetivo de analisar a “palavra-bolha”, ou seja, as técnicas lygianas de escritura, foi realizada uma divisão didática em quatro grupos de temas, nos quais foram encaixados e examinados os contos escolhidos como amostragens.

Abstract: Two are the main viewpoints through which Lygia Fagundes Telles’s short story is analysed in this paper: her narrator and her writing techniques. Concerning the former, we look into similarities between hers and Machado de Assis’s narrator and examine the innovation Lygia has brought. The starting point for Lygia Fagundes Telles’s narrator’s analysis is “Missa do Galo: variações sobre o mesmo tema” (1977), a short story she wrote based on Machado de Assis’s original “Missa do Galo” (“Midnight Mass”). In relation to Lygia Fagundes Telles’s writing itself, we examine the techniques which result in what we here call the “bubble-word”, a way of writing whose main aspect is lightness, even in stories in which there is the traumatic element, and, through this “bubble-word” technique, we try to pinpoint the kind of realism present in Lygia Fagundes Telles’s short story. The term “bubble-word” has been taken from a Lygia Fagundes Telles’s short story called “The structure of the soap bubble” (“A estrutura da bolha de sabão”). For our objective of examining the “bubble-word” - i.e. Lygia Fagundes Telles’s writing techniques - to be met, our study has been divided into four thematic groups, in which we have inserted and analysed the chosen short stories as samples.

SUBIR


 

PALMIERI, Gisele Maria Nascimento

Titulo da Dissertação:
A investigação do crime em O dia da coruja e A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, e em A forma da água e O ladrão de merendas, de Andrea Camilleri

La investigación del crimen en O dia da Coruja y A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, y en A forma da água y O ladrão de merendas, de andrea Camilleri

Data da Defesa: 31/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Delia Cambeiro Praça (Doutora, UFRJ, 1999)
Banca:
- Alcebíades Martins Áreas (Doutor, UFRJ, 1998)
- Regina Céli Alves da Silva (Doutora, UFRJ, 1999)

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar e discutir os romances-ensaios O Dia da Coruja e A Cada um o Seu, de Leonardo Sciascia, em perspectiva comparada com as narrativas policiais A Forma da Água e O Ladrão de Merendas, de Andrea Camilleri, no que diz respeito aos traços estilísticos, históricos e temáticos das obras em foco. Na pesquisa, refletiu-se sobre a utilização da estrutura do romance policial como estratégia de composição empregada pelos dois autores sicilianos, a fim de criticarem a realidade sociopolítica italiana dos últimos 50 anos. Ao final, apontam-se diferenças e identidades existentes entre os citados títulos e se conclui que, L.Sciascia, em tom amargo e incisivo, deu à matéria de seus romances um perfil tanto de narrativa ficcional quanto de ensaio político-filosófico, com o objetivo de denunciar, em seus pseudo-gialli, não apenas crimes, mas, principalmente, a falta de ética no seio da justiça de seu país. Já A.Camilleri eternizou seu perfil de escritor giallista, criando a figura do inspetor Salvo Montalbano e ao lançar mão do recurso do riso sério. Tal artifício não invalidou, ao contrário, sublinhou ironicamente a denúncia a toda forma de criminalidade, de corrupção e de abuso do poder, na fictícia Vigata, espaço imaginário representativo da Sicilia e da Itália.

Resumen: Esta disertación tiene como objetivo analizar y discutir las novelas- ensayos O dia da coruja y A cada um o seu, de Leonardo Sciascia, en perspectiva comparada con las narrativas policíacas A forma da água y O ladrão de merendas, de Andrea Camilleri, en lo que se refiere a los rasgos estilísticos, históricos y temáticos de las obras en enfoque. En la investigación, se reflexionó sobre la utilización de la estructura del romance policíaco como estrategia de composición empleada por los dos autores sicilianos, a fin de criticar la realidad sociopolítica italiana de los últimos 50 anos. Al final, se señalan diferencias e identidades existentes entre los citados títulos y se concluye que, L.Sciascia, en tono amargo y vehemente, dio al contenido de sus romances un perfil tanto de narrativa ficcional como de ensayo político- filosófico, con el objetivo de denunciar, en sus pseudo-gialli, no solo crimines, sino, principalmente, la falta de ética en el seno de la justicia de su país. Ya A.Camilleri eternizó su perfil de escritor giallista, creando la figura del inspector Salvo Montalbano y al usar el recurso de la risa seria. Tal estratagema no invalidó, al revés, señaló irónicamente la denuncia a toda forma de criminalidad, de corrupción y de abuso de autoridad, en la ficticia Vigata, espacio imaginario representativo de Sicilia e Italia.

SUBIR


 

PEREIRA, Juliana Cristina Chagas

Titulo da Dissertação:
Na sala de espelhos – a questão da identidade autoral a partir da figura do duplo em Budapeste e Vom Dorf

In the mirrors' hall - the question of identity and autorship in the double in Budapeste e Vom Dorf

Data da Defesa: 24/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Magali dos Santos Moura (Doutora, USP, 2006)
Banca:
- Silvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
- Claudia Sybille Dornbusch (Doutora, USP, 1997)

Resumo: A problemática da autoria tem ganhado uma nova roupagem na contemporaneidade. Não se pode mais reconhecer o poder e a influência que o autor outrora exercia sobre suas produções artísticas, pois a sua identidade como tal se confunde com a da "pessoa real". Essa questão da identidade autoral será discutida e problematizada através da figura do duplo. O tema do duplo, tão caro à história da literatura será então empregado como elemento desconstrutor da figura do autor. Esse deixará de ser aquele que carrega consigo uma série de expectativas e juízos de valor com relação ao conjunto de suas produções, dando lugar ao um outro - o duplo -, estranho ao leitor. Assim, cabe a questão do que restará quando a marca do autor for esvaziada, quantas serão as vozes que abrirão caminho ao discurso narrativo e o que irá caracterizar a figura do autor contemporâneo. São estas as questões que impulsionaram a redação da presente dissertação. Neste trabalho será analisada a questão da autoria e da identidade a partir da figura do duplo em dois romances contemporâneos, a saber: Budapeste de Chico Buarque de Hollanda e Vom Dorf de Antje Rávic Strubel. A escolha de um romance brasileiro e de outro alemão visa explicitar que a problemática da autoria é uma questão atual e que encontra expressão em diferentes contextos literários, como o alemão e o brasileiro. A questão é complexa e encontra desdobramentos nas novas formas de comunicação e tem relação direta com o processo de globalização. Iremos fazer um recorte transversal abordando a história do desenvolvimento do duplo na literatura, suas origens, os romances nos quais se manifestam suas diferentes expressões. Em seguida adentraremos o terreno movediço da problemática da identidade sempre tendo como foco a visão diacrônica da questão e em por fim apresentaremos a constituição histórica da figura do autor e suas implicações para a crítica literária. Num outro momento verificaremos como esses elementos são expressos nos romances em questão.

Abstract: The issue of authorship has gained a new look nowadays. We can no longer recognize the power and influence that the author once had on their artistic productions, as its identity merges with the "real person". This question of authorial identity is discussed and analyzed through the figure of the double. The theme of the double, so dear to the history of literature is then used as a deconstructive element of the figure of the author. This will no longer be one that carries a lot of expectations and judgments with respect to all of their productions, giving place to another - the double - strange to the reader. Thus, it is the question of what is left when the signature of the author is emptied, how many are the voices that will pave the way to discourse and narrative that will characterize the figure of the contemporary author. These are the issues that prompted the writing of this dissertation. This work will examine the question of authorship and identity from the figure of the double in two contemporary novels, namely: Budapeste by Chico Buarque de Hollanda and Vom Dorf by Antje Rávic Strubel. The choice of a Brazilian novel and other German states explicitly that the issue of authorship is a topical issue which is expressed in different literary contexts, such as Germany and Brazil. The issue is both complex and developments in new forms of communication and is directly related to the globalization process. We will make a cross-sectional addressing the developmental history of the double in literature, its origins, the novels which reveal their different expressions. Then we enter the quagmire of problems of identity always focusing on the diachronic view of the matter and finally introduce the historical figure of the author and its implications for literary criticism. At another time we will check how these elements are expressed in the novels in question.

SUBIR


 

PEREIRA, Suzane Pacheco Martins

Titulo da Dissertação:
Fantomas contra los vampiros multinacionales: o diálogo entre arte e política na narrativa de Julio Cortázar

Fantomas contra los vampiros multinacionales: el dialogo entre arte y política en la narrativa de Julio Cortázar

Data da Defesa: 30/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF | >

Orientadora: Rita de Cássia Miranda Diogo (Doutora, UFRJ, 2002)
Banca:
- Ana Cristina dos Santos (Doutora, UFRJ, 2002)
- Claudia H. Impellizieri Luna Ferreira da Silva (Doutora, UFRJ, 1999)

Resumo: O presente trabalho tem como propósito verificar como Julio Cortázar articula arte e política na obra Fantomas contra los vampiros multinacionales (1975). Considerando a época em que a obra foi escrita, uma época marcada pela ditadura nos países da América do Sul, percebe-se que o intelectual não deve ser aquele preocupado somente com a arte em si, mas sim uma figura pensante capaz de disseminar ideais de luta, de crítica ao sistema através de sua obra,. O aporte teórico está baseado nos estudos acerca do conceito de intelectual, segundo Jean Paul Sartre e Sérgio Paulo Rouanet, e na ideia do antropofagismo criado por Oswald de Andrade, que inaugura o termo, a fim de se referir à “devoração” cultural do que vem de fora em benefício de uma literatura original, e além disso, dissociada da costumeira cópia. Os resultados demonstram que ao se posicionar contra a ditadura, Cortázar tem a intenção de invocar a sociedade a rejeitar todo e qualquer tipo de submissão, não só política mas também cultural. O autor rompe com a narrativa tradicional, fato que se reflete na estética, ao transgredir os limites existentes entre arte popular e arte culta, realidade e ficção, através da construção de uma narrativa fantástica, a qual estudaremos, segundo as teorias de Victor Bravo e de Irène Bessière.

Resumen: El presente trabajo tiene como propósito verificar como Julio Cortázar articula arte y política en su obra Fantomas contra los vampiros multinacionales (1975). Al considerarse la época cuya obra fue escrita, una época marcada por la dictadura en los países da la América del Sur, se percibe en ella una crítica al intelectual tradicional y al mismo tiempo una propuesta a un nuevo concepto de intelectual que no sólo se preocupe con el arte, sino que intente, con su obra, diseminar ideales de lucha, de crítica al sistema. El aporte teorico está basado en los estudios acerca del tema del intelectual, según los conceptos de Jean Paul Sartre y de Sérgio Paulo Rouanet, bien como en la idea del antropofagismo, creado por Oswald de Andrade, que inaugura el término con el objetivo de referirse a la “devoración” cultural de lo que viene de fuera en beneficio de una literatura original, y más que eso, disociada de la habitual copia. Los resultados demuestran que al posicionarse contra la dictadura, Cortázar tiene la intención de invocar la sociedad a rechazar todo y cualquier tipo de sumisión, no sólo política sino cultural. El autor rompe con la narrativa tradicional, hecho que se refleja en la estética, al transgredir los límites entre el arte popular y el arte culto, realidad y ficción, de modo a crear un texto fantástico, el cual estudiaremos según las teorías fantásticas de Victor Bravo e Irène Bessière.

SUBIR


 

PFIFFER, Grace Amiel

Titulo da Dissertação:
No Coração das Trevas: o paraíso e inferno do outro em Bernardo Carvalho e Joseph Conrad
In the heart of darkness

Data da Defesa: 31/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Geraldo Ramos Pontes Júnior (Doutor, PUC-RJ, 1998)
Banca:
- Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
- Eurídice Figueiredo (Doutora, UFRJ, 1988)

Resumo: Esta dissertação estuda o papel do sujeito na literatura e sua relação com a cultura e alteridade através da análise de duas obras: Nove noites, de Bernardo de Carvalho e Coração das Trevas de Joseph Conrad. As obras estudadas mostram a crise que atinge os protagonistas dos dois livros depois do encontro com outras culturas. Em Nove noites o outro é representado pelo índio e em Coração das Trevas pelos africanos. Em Nove noites o antropólogo Buell Quain se suicida depois de uma estada entre os índios Krahô, e em Coração das Trevas vemos a deterioração do homem branco representada pelo personagem de Kurtz. Considerado um homem notável e um altruísta na Europa, Kurtz teria se corrompido no contato com a realidade do Congo e se torna, nas palavras do narrador Marlow, um dos demônios da terra. A dissolução da personalidade e código moral do homem branco, representada pelos dois personagens, será estudada analisando a relação entre personalidade e cultura e como a falta de apoio e controle grupal desarticula valores até então considerados estáveis, assim como o contato com o outro. Esta desarticulação do sujeito causada pelo choque cultural se soma à crise geral do sujeito moderno e ao mal-estar na civilização, como descrito por Freud. A posição paradoxal do antropólogo, que se situa entre duas culturas, faz parte desta análise, do mesmo modo questões pertinentes a posição dos índios e africanos no Congo. No caso específico de Coração das Trevas trabalha-se a interseção entre a análise do sujeito, e suas implicações, e a construção do personagem de Kurtz como símbolo da violência colonial. O trabalho analisa também as semelhanças entre as duas obras, tanto temáticas como em suas técnicas narrativas e a influência da obra de Conrad nos romances de Carvalho.

Abstract: This dissertation studies the role of subject in literature and its relation to culture and alterity through the analysis of two works: Nine Nights by Bernardo Carvalho and Heart of Darkness by Joseph Conrad. This work show the crisis that the protagonists of both books faces after the encounter with other cultures. In Nine nights the Indian and Heart of Darkness by Africans represents the other. Nine nights tells the story of the anthropologist Buell Quain who commits suicide after a stay between the Indians Krahô, and in Heart of Darkness we see the deterioration of the white man represented by the character of Kurtz. Considered a remarkable man and an unselfish in Europe, Kurtz would have been corrupted by contact with the reality of the Congo and becomes, in the words of the narrator Marlow, one of the demons of the land. The dissolution of the personality and moral code of the white man, represented by two characters, will be studied by analyzing the relationship between personality and culture and how the lack of support and control of the group disarticulates values until then considered stable, as well as the contact with other cultures. The disarticulation of the subject caused by culture shock adds to the general crisis of the modern subject and the discontents of civilization, as described by Freud. The paradoxical position of the anthropologist, which is situated between two cultures, is part of this analysis, even as questions regarding the position of Indians and Africans in the Congo. In the specific case of Heart of Darkness will be studied a intersection between the analysis of the subject, and their implications, and the construction of the character of Kurtz as a symbol of colonial violence. The paper also examines the similarities between the two works, both in thematic and in narrative techniques in their work and influence of Conrad's novels Carvalho.

SUBIR


 

PINHEIRO, Bruna Gaio Nardi

Titulo da Dissertação:
Os processos de (des)construção das identidades e suas implicações em O vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa
The process of construction of identities in O vendedor de passados, by José Eduardo Agualusa

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Fernanda Lemos de Lima (Doutora, UFRJ, 2003)
Banca:
- Eleonora Ziller (Doutora, UFRJ, 2001)
- Claudia Amorim (Doutora, UERJ, 2006)

Resumo: A obra O vendedor de passados, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, tem como enredo um homem que tem o estranho ofício de comercializar passados. Os clientes normalmente costumam procurá-lo por questões de ordem financeira e social, tendo os novos passados a função de apresentá-los melhor à sociedade. A trama ganha novos contornos com a chegada de um estrangeiro que se coloca á disposição do vendedor para que este lhe atribuísse a identidade que considerasse a melhor. Questões referentes à identidade e suas implicações emergem. O processo, que a princípio parecia simples, torna-se cada vez mais obscuro. A memória atua como um dos fatores de maior interferência no procedimento, atribuindo a ele maior complexidade. As experiências do indivíduo também sofrem mutações com o procedimento de compra. E por fim, a identidade do sujeito sofre modificações com a obtenção de um novo passado. Tais questões que surgem em decorrência do peculiar comércio de passados serão foco de estudo da presente dissertação.

Abstract: The book The book of chameleons, by the Angolan writer José Eduardo Agualusa, has as story a man who has the estrange job of selling pasts. The costumers generally use to look for him because of financial and social issues, the new pasts have the function of introduce them better for the society. The story obtains new forms when a foreigner arrives. He doesn’t tell de seller who is he, instead of that, he puts himself as a white paper for the seller tell him who he would be. Issues concerned to identity and its implications become very present. The process, which in the beginning seemed to be simple, become more and more complex. The memory acts as one of the factors of major interference on the procedure, making it more difficult. The person’s experiences also changes because of the new past. And the identity has also modifications in the end. Such issues, that occur because of the different shopping of pasts will be focus of research in the present dissertation.

SUBIR


 

RIBEIRO, Rodrigo Petrônio

Titulo da Dissertação:
Cartografia de Orfeu:analogia e assurreição nas Soledades de Luis de Góngora y Argote
Orpheus cartography: analogy and assurrection in Gongora's soledades

Data da Defesa: 18/02/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Banca:
- Marcus Vinicius Nogueira Soares (Doutor, UERJ, 1999)
- Johannes Kretschmer (Doutor, UERJ, 2002)

Resumo: O tema desta Dissertação de Mestrado é a análise dos conceitos de analogia e assurreição (objetos formais) na obra Soledades (objeto material) de Luis de Góngora, bem como suas implicações filosóficas e formais. Pretendi fazer uma análise do poema, tendo em vista perseguir a seguinte hipótese: a desmesura e a desproporção que as Soledades apresentam não são fruto de um mero capricho estilístico. Elas nascem de uma intervenção do furor poético, entendido como furor divino. Góngora teve acesso a essas concepções mediante o influxo de ideias herméticas e neoplatônicas na Península Ibérica. Tais influxos são responsáveis por uma amplificação especialmente aguda da doutrina da analogia. O desdobramento máximo dessa ênfase no princípio da analogia é propriamente a assurreição, tal como definida por Claude-Gilbert Dubois. A partir desses elementos, esta Dissertação de Mestrado pretendeu proceder a uma análise de alguns motivos, cenas e trechos do poema narrativo Soledades, de Luis de Góngora y Argote, mostrando como ele elabora a doutrina da analogia de proporcionalidade e em que momento essa analogia aguda produz a assurreição, ou seja, o corte transversal na hierarquia dos corpos institucionais, movimento este em geral entendido em termos teológicos e políticos como heresia. Por outro lado, há a importante relação entre hermetismo, neoplatonismo e literatura na Renascença, bem como a maneira pela qual a doutrina do furor poético se infiltrou nas artes e na poesia espanholas por via italiana nos séculos XVI e XVII. Concentrei-me no conceito de assurreição e na análise do deslocamento metafísico-teológico das analogias de proporcionalidade presentes nas Soledades, cotejando-as com a distribuição dos lugares naturais de cada elemento do cosmos, fixada sobretudo por Santo Tomás de Aquino, a maior autoridade da teologia católica na Península Ibérica do século XVII.

Abstract: The theme of this Master Thesis is the analysis of the concepts of analogy and assurreição (formal objects) in the work Soledades (material object) of Luis de Góngora, as well as formal and philosophical implications. Wanted to do an analysis of the poem in order to pursue the following hypothesis: the excesses and the disproportion that Soledades have are not the result of a stylistic whim. They are born of an intervention poetic furor, understood as divine wrath. Góngora had access to these conceptions by the influx of Hermetic and Neoplatonic ideas in Iberia. Such inflows are responsible for a particularly acute amplification of the doctrine of analogy. The splitting up of this emphasis on the principle of analogy is properly assurreição as defined by Claude-Gilbert Dubois. From these elements, this Dissertation intended to carry out an analysis of some reasons, scenes and snippets of narrative poem Soledades, Luis de Góngora y Argote, showing how he prepares the doctrine of proportionality and analogy in that moment that analogy acute assurreição produces, ie the cross section in the hierarchy of institutional bodies, this movement generally understood in theological and political terms as heresy. On the other hand, there is the important relationship between Hermeticism, Neoplatonism and literature in the Renaissance, as well as the manner in which the doctrine of poetic fury seeped in arts and poetry by Italian Spanish in the sixteenth and seventeenth centuries. I focused on the concept of assurreição and analysis of the shifting metaphysical and theological analogies of proportionality present in Soledades, comparing them with the distribution of natural places for each element of the cosmos, basically fixed by St. Thomas Aquinas, the greatest authority of Catholic theology in seventeenth-century Iberian Peninsula.

SUBIR


 

SANCHEZ, Tatiana Bernacci

Titulo da Dissertação:
As Bacantes
de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização

Euripides' Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization

Data da Defesa: 27/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Fernanda Lemos de Lima (Doutora, UFRJ, 2003)
Banca:
- Geraldo Ramos Pontes Júnior (Doutor, PUC-RJ, 1998)
- Tania Martins Santos (Doutora, UFRJ, 2004)

Resumo: A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta-se uma pesquisa acerca do momento histórico da tragédia grega, abordando seu intrínseco valor político, discussões teóricas a respeito de suas características, suas origens, os três principais tragediógrafos e sua recepção, bem como um olhar específico sobre Eurípides e seu legado. Na obra de arte em questão, ressaltamos, em especial, a relação entre as personagens Dioniso e Penteu, como indicadoras dos debates acerca do que se considera civilizado, selvagem ou bárbaro. A esse respeito, verificamos, ainda, pelo lugar de cultura tradicionalmente ocupado por Apolo, em – também tradicional – oposição a Dioniso, diferentes considerações sobre civilizado, selvagem e bárbaro, bem como a indissociabilidade entre barbárie e civilização, podendo ser balizados conforme valores políticos preponderantes. Tal indissociabilidade consiste na coexistência de elementos de barbárie e de civilização tanto em Dioniso quanto em Apolo, tomados como parâmetros arquetípicos dentro de uma sociedade.

Abstract: Euripides’ Greek tragedy Bacchae, highly praised for its relevance – not only literary and theatrical, but specifically historical and political – is analyzed throughout this thesis with a mythic-social idiosyncrasy, by perceiving the inter-established dialogs between the aspect of the poet's own cultural mythic past and his living epoch. Thus, presented is a research about Greek’s tragedy historical moment, its intrinsic political value and theoretical discussions upon its characteristics, origins, its three most important play writers and its reception, as well as a specific examination over Euripides and his legacy. In the selected work of art we have mainly observed the relationship between the characters of Dionysos and Pentheus, as debate gauges around what is considered to be civilized, wild or barbaric. In this regard, we uphold, through the position of culture traditionally occupied by Apolo, in – traditional as well – opposition to Dionysos, different considerations about civilized, wild and barbaric, as well as the indissoluble connection between barbarism and civilization, concepts that can be delimited according to ruling political values. Such inseparable connection consists in the coexistence of barbaric and civilized elements, both in Dionysos as in Apolo, taken after archetypal parameters within a society.

SUBIR


 

SANTOS, Anne Caroline de Morais

Titulo da Dissertação:
O périplo da formação de Berardo Viola e de Franz Biberkopf: um estudo do Bildungsroman em Fontamara, de Ignazio Silone, e em Berlin Alexanderplatz, de Alfred Döblin

The journay to formation of Bernardo Viola and of Franz Biberkopf: a study of Bildungsroman in Fontamara, of Ignazio Silone, and in Berlin Alexanderplatz, of Alfred Döblin

Data da Defesa: 30/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Délia Cambeiro Praça (Doutora, UFRJ, 1999)
Banca:
- Deise Quintiliano (Doutora, UFJ, 2001)
- Patrícia Peterle Figueiredo Santurbano (Doutora, UFRJ, 2006)

Resumo: Esta pesquisa analisa Berlin Alexanderplatz (1929), de Alfred Döblin, e Fontamara (1933), de Ignazio Silone, baseada nas novas concepções sobre o Bildungsroman, ou romance de formação, estabelecidas pelos olhares atualizadores de teóricos do século XX. O Bildungsroman, modalidade narrativa surgida no século XVIII, cuja obra paradigma é Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang Von Goethe, ressalta o desenvolvimento humano, seu processo de amadurecimento e conscientização ao longo de sua trajetória existencial. Os corpora desta dissertação são romances escritos no período conflituoso do entreguerras, cujo enredo destaca a luta interior e exterior das personagens em sobreviver àquele período e a consequente tomada de consciência adquirida neste percurso. O périplo metafórico vivenciado pelos protagonistas, de Fontamara, Berardo Viola, e de Berlin Alexanderplatz, Franz Biberkopf, tem como consequência uma nova consciência política, para o primeiro protagonista, e uma nova consciência social, para o segundo. O caminho formativo dos protagonistas constitui-se de maneira diversa. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar como se realiza o processo de formação de Berardo Viola e Franz Biberkopf, apontando identidades e diferenças entre os dois processos, e, por fim, apontando como tais romances podem atualizar o conceito de Bildungsroman na história literária.

Abstract: This research studies Berlin Alexanderplatz (1929), of Alfred Döblin, and Fontamara, of Ignazio Silone, based on new conceptions of the Bildungsroman, or novel of formation, established by the looks updaters theorists of the twentieth century. The Bildungsroman, the narrative form that emerged in the eighteenth century, whose work paradigm is Wilhelm Meister's Apprenticeship (1795-1976) , of Johann Wolfgang von Goethe, emphasizes human development, the process of maturity and awareness along the path of existencial character. The corpora of this work are novels written in the interwar period conflicted, whose plot highlights the struggle within and outside of the characters to survive that period and the consequent awareness gained in this way. The metaphorical journey experienced by the protagonists of Fontamara, Berardo Viola, and Berlin Alexanderplatz, Franz Biberkopf, leads a new political consciousness for the first protagonist, and a new social conscience, for the second. The path of formation oh the protagonist is constituted differently. The aim of this study is there fore to analyze how is the process of forming Berardo Viola and Franz Biberkopf, pointing identities and diferences between the two processes and finally pointing out how such novels can update the concept of Bildungsroman in literary history.

SUBIR


 

SOARES, Marta de Cássia Alves da Silva

Titulo da Dissertação:
Da pedra porosa no meio do caminho à metaficção: um estudo das obras de Adriana Lisboa
The porous stone in the halfway to metafiction: a study of the Adriana Lisboa's works

Data da Defesa: 12/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
- Júlio França (Doutor, UFF, 2006)
- Martha Alkimin (Doutora, PUC/RJ, 2004)

Resumo: Este trabalho se propõe a analisar diferentes ocorrências do fenômeno da metaficção presentes nas obras da escritora Adriana Lisboa e estabelecer conexões existentes entre o fenômeno e o drama da consciência humana, constatando que os impasses derivados da busca de uma identidade expõe a arte a uma representação irônica da realidade. Nesse sentido, analisamos as obras Sinfonia em branco, romance publicado em 2001, Um beijo de colombina, de 2003 e Rakushisha de 2007, visando a interpretação e o estudo do processo de construção dos romances, sobretudo, na sua relação entre ficção, realidade, identidade, dúvida e silêncio. A partir destas perspectivas, verificamos que todas as obras guardam em si uma multiplicidade de olhares e vozes a retratar, nas pequenas coisas do cotidiano, um universo de poesia a refletir tanto a escrita quanto a nossa condição humana.

Abstract: This work intends to analyze different occurrences of the phenomenon of metafiction present in the writings of writer Adriana Lisboa and establish connections existing between the phenomenon and the drama of human consciousness, noting that deadlocks derived search of an identity exposes the art of ironic representation reality. Accordingly, we analyze the works Sinfonia em branco, novel published in 2001, Um beijo de colombina in 2003, Rakushisha in 2007, so the interpretation and study of the construction of the novels, especially in its relationship between fiction, reality, identity , doubt and silence. From these perspectives, we see that all works itself keep a multiplicity of perspectives and voices to portray, in the little things of everyday life, a universe of poetry to reflect both the written and the human condition.

SUBIR


 

VIEIRA, Aline Deyques

Titulo da Dissertação:
O clarim dos marginalizados. A literatura marginal/periférica na Literatura Brasileira Contemporânea
The clarion of the excluded: marginal/peripheral literature in contemporary Brazilian literature

Data da Defesa: 31/03/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)
Banca:
- Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
- José Luis Giovanoni Fornos (Doutor, PUC-SP, 2004)

Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal problematizar a questão da Literatura Marginal / Periférica e apresentá-la no âmbito da Literatura e das Culturas. Para a construção do trabalho, foram utilizados teóricos que trabalham e reveem conceitos de cultura, não cristalizados, tais como, Cultura Popular, Cultura de Elite e Cultura de Massa, tendo em vista uma concepção de mercado e de socialização da arte. Ao mesmo tempo, a fim de inserir este novo movimento literário no âmbito das artes e das instituições, foram feitas entrevistas e utilizadas obras literárias de três autores (Ferréz, Alessandro Buzo e Allan da Rosa) e de uma autora (Elizandra Souza) que atuam na cena literária marginal / periférica. Para sua concretização, o estudo toma como referência as indagações e as recepções diante das culturas e da indústria cultural, ao traçar um panorama de como este movimento vem atuando na Literatura Brasileira Contemporânea.

Abstract: The present dissertation aims at raising issues around the so–called Marginal or Peripheral Literature and at locating it in the field of Literature and Culture. In the organization of the work, intellectuals working and revising culture-related non-crystallized concepts, such as Popular Culture, Culture of the Elites and Mass Culture have been used, taking into consideration conceptions related to the market and to the socializing of art. At the same time, in order to place this new literary movement in the field of the arts and institutions, interviews were made and literary works by four different authors who are active participants in the marginal / peripheral literary scene were used: three male authors (Ferréz, Alessandro Buzo and Allan da Rosa) and one female author (Elizandra Souza). In the background, the present study takes into consideration different questionings and reception to both culture and industrial culture, as it designs a panorama of the way such movement has been presented in Contemporary Brazilian Literature.

SUBIR


Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Centro de Educação e Humanidades | Instituto de Letras
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS
Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 11.144 - Bloco F
Maracanã | Rio de Janeiro | RJ | 20559-900
Tel.: +55(21)2334-0774 | E-mail: secretaria_pgletras@yahoo.com.br