DHTML JavaScript Menu By Milonic

barra superior com logos
clique para a página da UERJ clique para a página do Instituto de Letras da UERJ clique para a página inicial English Version Español
BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES

  VOLTAR AO ÍNDICE

| DLC | DLP | MLP | MLG | MLB | MLITP | MLLI | MTLLC |  

TESES EM LITERATURA COMPARADA

Em ordem alfabética por sobrenome. Se deseja procurar por um assunto, pressione as teclas CONTROL e F para abrir a caixa de busca e, em seguida, digite a palavra que pretende encontrar nesta página.


DOUTORADO EM LITERATURA COMPARADA
Última atualização: 21/10/2013


 

ABI-SÂMARA, Raquel

Título da Tese: Quem sou eu, quem és tu ? Hans-Georg Gadamer: leitor de Paul Celan

Data da defesa : 10/09/2004

Orientador: Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente , UFF, 1975)
Banca:
Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Gustavo Bernardo Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Vera Lúcia de Oliveira Lins (Doutora, UFRJ, 1995)
Mauri Furlan (Doutor, Universidad de Barcelona, 2002)

Resumo: O presente trabalho de doutoramento em Literatura Comparada, intitulado “ Quem sou eu , quem és tu ? Hans-Georg Gadamer: leitor de Paul Celan”, consiste na tradução , do original alemão para o português , da segunda edição revista e ampliada (1986) do livro Wer bin Ich und wer bist Du? Ein Kommentar zu Paul Celas Gedichtfolge ‘Atemkristall’ (Quem sou Eu , quem és Tu ? Um comentário sobre o ciclo de poemas “Hausto-Cristal” de Paul Celan). O texto abrange 21 poemas de coletânea “Atemkristall”, seguidos um a um pelos comentários interpretativos de Hans-Georg Gadamer. Em nsaio introdutório procura-se delinear uma poética de Gadamer assim como uma poética de Celan, o que vai orientar o lugar “ entre ” da tradutora do livro : entre os poemas e Paul Celan e os comentários destes mesmos poemas por Hans-Georg Gadamer. Como anexos , encontram-se carta e entrevista (9 de julho de 2001 e 28 de setembro de 2001 respectivamente) de Hans-Georg Gadamer à tradutora de Wer bin Ich und Wer bist Du?,  fac-símile da obra celaniana Atemkristall (1965), outras versões para o inglês , francês , espanhol e português dos poemas de Atemkristall.

SUBIR


 

AGUIAR, Daniella de

Titulo da Tese:
Da literatura para a dança: a prosa-poética de Gertrude Stein em tradução intersemiótica
From literature to dance: the poetic-prose of Gertrude Stein in intersemiotic translation

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
Banca:
- Luci Maria Dias Collin (Doutora, USP, 2003)
- Alvaro Joao Magalhaes de Queiroz (Doutor, PUC-SP, 2002)
- João Cézar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
- Denise da Costa Oliveira Siqueira (Doutora, USP, 2002)

Resumo: O escopo desta tese é a relação entre a prosa-poética da escritora norte-americana Gertrude Stein, através de seus retratos e peças, e traduções intersemióticas para dança contemporânea. O corpus analítico articula os retratos “Orta or One Dancing”, “If I Told Him: A Completed Portrait of Picasso”, “A Valentine to Sherwood Anderson”, e as peças Four Saints in Three Acts, Listen to Me e Three Sisters Who Are Not Sisters de Gertrude Stein e os espetáculos de dança [5.sobre.o.mesmo], Shutters Shut, Always Now Slowly, ,e[dez episódios sobre a prosa topovisual de gertrude stein]. A natureza dos campos colocados em comparação – literatura & dança – demandou a conjugação de duas vertentes de estudo ligadas às especificidades performática e tradutória dos objetos selecionados: de um lado, seguimos encaminhamentos surgidos de uma derivação específica da Comparatística tradicional, os Estudos Interartes ou Artes Comparativas; de outro, os Estudos de Intermidialidade, relacionados aos Estudos das Mídias. A abordagem dos exemplos analisados sob a perspectiva comparativa baseia-se em Estudos de Tradução, com especial referência à noção de transcriação de Haroldo de Campos, e na semiótica de Charles S.Peirce. No primeiro capítulo, definimos nossa abordagem teórica; a seguir, apresentamos a obra de Gertrude Stein e as principais propriedades que transformaram sua obra em uma das principais referências literárias e estéticas do século XX; e, para finalizar, analisamos as traduções, com especial atenção para a transcriação da percepção do tempo e da construção sintática steineanas. Concluímos sugerindo que as traduções para dança são modos de interpretação e leitura dos textos literários, bem como formas radicais de crítica de arte ou literária.

Abstract: The scope of this dissertation is the relation between the poetic-prose of American writer Gertrude Stein, through her portraits and plays, and its intersemiotic translations to contemporary dance. The analytic corpus articulates Gertrude Stein’s portraits “Orta or One Dancing”, “If I Told Him: A Completed Portrait of Picasso”, “A Valentine to Sherwood Anderson”, and plays Four Saints in Three Acts, Listen to Me and Three Sisters Who Are Not Sisters and the dance performances [5.sobre.o.mesmo], Shutters Shut, Always Now Slowly, ,e[dez episódios sobre a prosa topovisual de gertrude stein]. The nature of the compared fields – literature and dance – demanded the combination of two strands of study related to the performative and translational specificity of the selected objects: on one hand, we follow a derivation from the traditional comparatistic, the Interart Studies or Comparative Arts; on the other hand, Intermediality Studies, related to Media Studies. The approach applied to the examples under a comparatistic perspective is based on Translation Studies, with special reference to Haroldo de Campos’s notion of transcreation, and it is also based on Charles S. Peirce’s semiotics. On the first chapter, we define our theoretical approach; following, we present Gertrude Stein’s oeuvre and its major properties that transformed it in the one of the main literary and aesthetic references of the twentieth century; and, to finish, we analyze the translations, with special regard to the transcreation of Stein’s time perception and syntactic constructions. We conclude suggesting that the translations to dance are interpretation and reading modes of the literary texts, as well as radical forms of literary and artistic critic.

SUBIR


 

ALBERTINO, Orlando Lopes

Título da Tese:
O mundo, e suas máquinas: um estudo sobre propagação temática em “A Máquina do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade

Data da Tese: 18/06/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ-1999)
Banca: 
- Carlinda Fragale Pate Nuñez  (Doutora,  UFRJ-1991)
- Luiz Carlos do Rego Lima  (Doutor,  UERJ-2004)
- Adalberto Muller (Doutor,  USP-2002)
- Wilberth Claython Ferreira Salgueiro  (Doutor,  UFRJ-1996)
- Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ-1999)

Resumo:Este estudo parte de preocupações filosóficas, teóricas e analíticas para promover exercícios de leitura e de interpretação do poema “A Máquina do Mundo” (1951), de Carlos Drummond de Andrade. Estabelecendo pela via ensaística a noção de “ontologia da propagação”, busca localizar a necessidade da ontologia no fundamento pré-paradigmático da ciência. Incorporando referências da Fenomenologia e da Hermenêutica, tenta assumir seus pressupostos e implicações para a constituição do método em Teoria da Literatura e para a definição dos campos básicos para a analítica da existência lógica, empírica e pragmática: os campos que representam as instâncias ontológicas do real, do simbólico e do imaginário. Da assunção fenomenológica e hermenêutica, passa-se a considerações sobre categorias pertencentes ao jargão literário, escolhidas por sua relação com o artefato literário em questão e correspondendo ao âmbito das três instâncias ontológicas: discute-se a Poesia como sendo um fenômeno constituinte, a Literatura como uma manifestação instituinte e o Poema como uma manifestação restituinte do signo literário “A Máquina do Mundo”. Em seguida, considera afetações e interferências de algumas correntes sociológicas, formalistas e antropológicas, buscando participar do diálogo sobre a possibilidade de aceitação da prática literária como uma prática de valor cognitivo, e não apenas ideológico e estético. Em seu terceiro momento, o estudo busca aplicar os pressupostos ontológicos e epistêmicos para estabelecer o limite dos espaços comparativos tornados possíveis ao poema “A Máquina do Mundo” e buscando o pano de fundo histórico e historiográfico do século XX a partir de suas possibilidades de relação com a obra de Drummond e segundo a orientação dos vetores dados no poema: a consolidação do “veio crepuscular” na tópica canônica do Novecentos brasileiro; a implicação da postura ideológica de Drummond na recepção crítica à sua obra; e, por fim, a localização posterior dos topoi cosmológicos e existenciais. Em seu último ensaio, refere-se à questão cosmológica e sua afetação sobre a postura existencial do Caminhante. Recuperam-se pontos de semelhança e de diferença entre as poéticas encontradas em Os Lusíadas, de Luís de Camões e em A Divina Comédia, de Dante Alighieri, para por fim remeter à identificação de uma continuidade temática entre o poema de Drummond e aquele que se costuma designar como “pensamento originário” na tradição da Filosofia ocidental. A seguir, buscam-se referências para alguns dos elementos formais do poema “A Máquina do Mundo” segundo sua origem no contexto da Literatura Ocidental. Consideram-se alguns traços característicos dos três seres representados (A Máquina, o Mundo, o Caminhante) e, encerrando-se a tese, procede-se a um exercício de leitura centrado especificamente no poema.

Abstract: This study derives from philosophical, theoretical and analytical concerns to promote reading and interpretation exercises of the poem “A Máquina do Mundo” (1951), by Carlos Drummond de Andrade. By establishing the notion of “ontology propagation” through essay, it aims at locating the need of ontology in pre-paradigmatic fundamentals of science. Incorporating Phenomenological and Hermeneutical references, it attempts to assume its presuppositions and implications so as to constitute the method in Literature Theory and to define basic fields for analyzing the empirical and pragmatic existence: the fields representing the ontological instances of real, symbolical and imaginary. From the phenomenological and hermeneutical assumption, it moves on to considerations about categories belonging to literary jargon, chosen for their relation to this literary artifact and that correspond to the sphere of three ontological instances: Poetry is discussed as being a constituting phenomenon, Literature as an instituting expression and the Poem as a constituting expression of the literary sign “A Máquina do Mundo”. Next, affections and interferences of some sociological, formalist and anthropological currents are considered, aiming at participating in the dialogue about the possibility of accepting the literary practice as a practice with cognitive value, not only ideological and esthetic values. Thirdly, the study aims at applying ontological and epistemic presuppositions in order to set the limit of comparative spaces made possible to the Poem “A Máquina do Mundo” (The World’s Machine). It also investigates the historical and historiographical background of the 20th century, starting from its possible relations with Drummond’s work and according to the orientation of the vectors given in the poem: the consolidation of “crepuscular vein” in the canon topica of the Brazilian Nine-hundred; the implication of Drummond’s ideological posture in the critical reception of his work; and, finally, the posterior location of the cosmological and existential topoi. In its final essay, it refers to the cosmological question and its affection about the existential posture of the Walker. Similarity and difference points between poetics found in Os Lusíadas, by Luís de Camões, and The Divine Comedy, by Dante Alighieri are recovered so that, in the end, it refers to identifying a thematic continuity between Drummond’s poem and that which is usually addressed as “originary thought” in the western philosophical tradition. Then, references to some formal elements of the poem “A Máquina do Mundo” are sought, according to their origins in the Western Literature context. Typical features of the three beings represented are considered (The Machine, the World, the Walker) and, ending the thesis, a reading exercise focused specifically on the poem is performed.

SUBIR


 

ALMEIDA, Alexandra Vieira de

Título da Tese:
As facetas do sagrado e do literário na poesia mística de San Juan de La Cruz e de Murilo Mendes
The faces of the literary and the sacred in San Juan de la Cruz and in Murilo Mendes' mystic poetry

Data da Defesa: 17/03/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Banca:
- Marcus Vinicius Nogueira Soares (Doutor, UERJ, 1999)
- Maria Clara Lucchetti Bingemer (Doutora, Pontisicia Universidade Gregoriana di Roma, 1989)
- Carlinda Fragale Pate Nunez (Doutora, UFRJ, 1991)
- Eliana Lucia Madeira Yunes Garcia (Doutora, PUC-RJ, 1986)
- João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)

Resumo: Pretendemos analisar nesta tese as semelhanças entre o discurso do literário e o discurso do sagrado em dois poetas místicos: San Juan de la Cruz e Murilo Mendes. Vamos perceber os pontos de junção entre os dois discursos. Apesar de terem obras poéticas tão afastadas no tempo, encontramos como pontos de semelhança nelas a relação entre o humano e o divino, o erotismo, a expressão barroca. Como diferenças, podemos perceber que em San Juan de la Cruz encontramos a expressão da subjetividade, enquanto, em Murilo Mendes, vemos Deus como visão da externalidade. Também veremos como os dois poetas subvertem a teologia escolástica, ao escolherem a via da teologia mística, buscando anelos não-racionais e afetivos na construção poética do sagrado. O diálogo entre amante e Amado será valorizado a partir de uma linguagem carregada de erotismo que faz ressaltar um tributo à forma que permeia os dois poetas em questão. Por sua vez, o jogo entre imanência e transcendência aparecerá na poesia de tais autores como forma de demonstrar uma poesia que não apenas segue um caminho, mas que aponta para a complexidade da pluralidade dos discursos. Portanto, tais poetas escolherão vias próximas e longínquas ao falar do sagrado.

Abstract: We will analyze the resemblances between discourse of literature and discourse of Sacred in two mystic poets: San Juan de La Cruz and Murilo Mendes. We will understand the points of contact between the two works. In spite of the two poetical works be so far in time, we find as points of resemblances in them the relationship of Humane and Divine, Eroticism, the Baroque expression. As a difference, we can understand that in San Juan de La Cruz’s works we find the expression of subjectivity while, in Murilo Mendes’, we see God as a vision of external. We also will see how the two poets overthrow the Scholastic Theology, in choosing the path of mystic theology, searching no-rational but affective desires in the poetical construction of Sacred. The dialogue between lover and beloved will be enriched through a language full of eroticism that makes stand out a tribute to the form that permeates these two poets. Also, the play between immanence and transcendence will appear in the poetry of these authors as a way to demonstrate a poetry that not only follow one path, but indicates a complexity of plural discourses. So, these poets will choose close and distant paths as they speak about the sacred.

SUBIR


 

ALMEIDA, Ana Luiza Penna Buarque de

Título da Tese: Rosa e a rapsódia silenciosa; um estudo sobre a recepção crítica de Tumatéia entre 1967 e 1990

Data da defesa : 03/06/2004

Orientador: José Luís Jobim de Salles Fonseca (Doutor, UFRJ, 1986)
Banca:
Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora,1991, UFRJ)
Alcmeno Bastos (Doutor, UFRJ, 1990)
Evandro Batista do Nascimento (Doutor, UFRJ, 1995)
Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, UFRJ, 1994)  

Resumo: Estudo de recepção crítica de Guimarães Rosa , na mídia e na produção acadêmica brasileiras entre 1967 e 1990. A partir da constatação preliminar do pequeno impacto exercido pelo último livro publicado em vida do autor , o estudo propõe investigar prováveis hipóteses para a sua fraca recepção , destacando-se o motivo do “ livro difícil ”e a revelação da polêmica crítico-ideológica em torno de Rosa.

SUBIR



 

ALMEIDA, Carlos Eduardo de

Título da Tese: Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira

Data da defesa: 13/02/2006

Orientador: Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Banca:
Adauri Silva Bastos (Doutor, UERJ, 1999)
Alcmeno Bastos (Doutor, UFRJ, 1990)
Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)
Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, UFRJ, 1994)

Resumo: No Brasil do século XIX, o nacionalismo foi o espírito diretor que animou a atividade de poetas, ficcionistas, historiadores e críticos literários. Ou, em termos mais precisos: imbuídos de profundo sentimento patriótico, após a independência política de 1822, os intelectuais brasileiros procuraram responder à seguinte interrogação: “afinal, quem somos nós enquanto nacionalidade?” Curiosamente, esse processo de busca da autonomia cultural brasileira se desenvolveu não apenas mediante a valorização de assuntos e tipos nacionais, mas também a partir de referências européias. Partindo da premissa de que a nação é sempre uma construção inacabada, esta tese tem como principal proposta analisar, discutir, questionar de que maneira, no decorrer do século XIX, a poesia, a prosa de ficção e a historiografia contribuíram para a configuração, consolidação e propagação de uma determinada noção de identidade nacional.

SUBIR


 

ALVES, Silvio Cesar dos Santos

Titulo da Tese:
Os paradoxos do niilismo em Antero de Quental, Eça de Queirós e Cesário Verde
The paradoxes of nihilism in Antero de Quental, Eça de Queirós and Cesário Verde

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Sérgio Nazar David (Doutor, UFRJ, 2001)
Banca:
- Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
- Ronaldo Pereira Lima Lins (Doutor, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, 1975)
- Maria Lúcia Dal Farra (Doutora, USP, 1979)
- Maria do Amparo Tavares Maleval (Doutora, USP, 1982)

Resumo: A presente Tese de Doutorado tem como objetivo principal a investigação das ressonâncias do “Niilismo Europeu” na produção literária de Antero de Quental, Eça de Queirós e Cesário Verde. Segundo a teorização nietzschiana, o “Niilismo Europeu” é a história da inserção, da desvalorização e do declínio dos valores cosmológicos do ocidente. Nesta tese, objetivamos demonstrar como as obras desses três autores refletem essa história. Com esse fim, empreendemos uma análise dessas obras a partir destes três eixos temáticos que remetem à desenvolução da história do “Niilismo Europeu” na segunda metade do século XIX: a consciência da “morte de Deus”; a tentativa positivista de substituir o Deus “morto” pela verdade científica; e o crescente sentimento de desvalorização da vida após o fracasso dessa e de outras tentativas de dar-lhe um sentido. Como as obras de Antero, Eça e Cesário representam essa história? Que influência os fatos dessa história exercem sobre tais obras? Se a vida deixa de ter um sentido, e isso se torna a causa de sua desvalorização, poderia a atividade literária manter ainda o seu próprio valor? São essas as perguntas que procuramos responder ao longo desta tese.

Abstract: The main objective of this thesis is to investigate the ressonances of the “European nihilism” in the literary productions of Antero de Quental, Eça de Queirós and Cesário Verde. According to the theoretial thinking of Nietzsche, “European nihilism” means the history of the insertion, then of the devaluation, and finalyy of the decline of Western cosmological values. In this thesis, we aim at demonstrating how, in the works of the three mentioned Portuguese authors, this Nietzschean concept of history is reflected. Therefore, we established an analysis of these three authors according to three main themes connected to the historical development of the “European nihilism” along the second half of the 19th Century: firtly, the cousciousness of the “death of God”; secondly, the Positivist attempt to substitute the recently deceased God by the scientific truth; and thirdly, the aspects concerning the growing feeling of the devaluation of life, as the attempsts to find a meaning for it failed. Thus, based on these themes we propose to answer and discuss the following questions: how can the works of Quental, Queirós and Verde represent this history pressuposed by Nietzsche? What kinds of influence did this history have in the works of these three authors? And, if there is any truth in the fact that life is no more meaninful, and that is the cause for its devaluation, is it possible for the literary activity to advocate values for itself? These are the main questions we aim at answering in the pages of the thesis that follows.

SUBIR


 

ALVES-BEZERRA, Wilson

Título da Tese:
Da Clínica do Deseja a sua Escrita: Incidências do pensamento psicanalítico na obra de alguns autores do Brasil e Caribe (1918 – 1990)
De la clinique du désir son écriture

Data da Defesa: 19/03/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador:  Guilhermo Francisco Giucci Schmidt  (Doutor, Univ. de Stanford-1987)
Banca: 
- Adriana Kanzepoisky  (Doutora, USP-2001)
- Flavia Trocoli Xavier da Silva  (Doutora, Unicamp-2004)
- Carlinda Fragali Pate Nuñez  (Doutora, UFRJ-1991)
- Ana Maria Medeiros da Costa  (Doutora, UERJ-2002)
- Guilhermo Francisco Giucci Schmidt  (Doutor, Univ. de Stanford-1987)

Resumo: Tomando a noção de “traveling theory” de Edward Said como ponto de partida, o presente trabalho propõe analisar os deslocamentos do pensamento psicanalítico – a obra de Sigmund Freud e Jacques Lacan – para o campo da cultura e da literatura na América Latina, ao longo do século vinte. Privilegiam-se, comparativamente, os casos brasileiro (São Paulo, nos anos vinte; Rio de Janeiro, nos anos cinqüenta) e caribenho (Martinica Francesa, anos sessenta; Cuba, a partir dos anos quarenta). Busca-se assim aferir as incidências do pensamento psicanalítico na obra de alguns autores, tratando de pensar o que resta da clínica do desejo em sua escrita literária ou ensaística. Mas também postular as possíveis incidências da escrita literária sobre o pensamento analítico. Sob tal perspectiva, são analisados, principalmente, textos dos seguintes autores: Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Frantz Fanon e Severo Sarduy. A hipótese que mobiliza este trabalho é que na passagem da reflexão sobre a clínica para a literatura, e vice-e-versa, algo se mantém e realimenta os dois campos. Dito de outra forma, é possível pensar – no caso do ensaio e da literatura – na existência de uma escrita que mobiliza o desejo; e tal escrita não se dá necessariamente quando há um estudo apurado por parte dos escritores da teoria psicanalítica; quando a literatura mobiliza o desejo, não raro, são os analistas que se debruçam sobre tal escrita.

sumé: En prenant la notion de “traveling theory” d’Edward Said comme point de départ, ce travail propose d’analyser les déplacements de la pensée psychanalytique – l’œuvre de Sigmund Freud et Jacques Lacan – vers le champs de la culture et de la littérature en Amérique latine, tout au long du XXème siècle. On privilégie, comparativement, les cas brésilien (São Paulo aux années 20 ; Rio de Janeiro, à partir des années 50) et caraïbéen (Martinique française, années 60 ; Cuba, à partir des années 40). Ainsi, on prétend mesurer les incidences de la pensée psychanalytique dans l’œuvre de certains auteurs, tout en cherchant aussi de postuler les incidences possibles de l’écriture littéraire sur la pensée analytique. Sous cette perspective, on analysera surtout des textes des auteurs : Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Frantz Fanon et Severo Sarduy. L’hypothèse qui mobilise ce travail est que dans le passage de la réflexion sur la clinique vers la littérature et vice-versa, quelque chose demeure et nourri les deux champs. Autrement dit, il est possible de penser, dans le cas des essais et de la littérature, à l’existence d’une écriture qui mobilise le désir ; cette écriture n’existe pas forcément quand il y a une étude approfondie de la théorie psychanalytique de la part des écrivains ; quand la littérature mobilise le désir, c’est souvent les analystes qui se penchent sur cette écriture. 

SUBIR


 

AMORIM, Claudia Maria de Souza

Título da Tese:
Estilhaços da guerra na obra de Lobo Antunes e de Pepetela
Astillazos de la guerra en la obra de Lobo Antunes y de Pepetela

Data da Defesa: 01/12/2006
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Nadiá Paulo Ferreira (Doutora, UFRJ, 1989)
Banca:
José Carlos Barcellos (Doutor, USP, 1991)
Denise Maurano (Doutora, PUC-SP, 1997)
Gumercindo Nascimento Gonda (Doutora, UFRJ, 2006)
Rita Maria de Abreu Maia (Doutora, UFRJ, 2001)

Resumo: Esse trabalho desenvolve uma reflexão acerca de três romances do autor português António Lobo Antunes e um romance do autor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela) que tratam da Guerra Colonial (1961-1974), ocorrida entre Portugal e três de suas ex-colônias na África. A reflexão parte da trilogia de guerra de Antunes — Memória de elefante (1979), Os cus de Judas (1979) e Conhecimento do inferno (1980) — nos quais se procura mostrar, através de uma análise apoiada nos conceitos psicanalíticos desenvolvidos por Freud e Lacan, como o personagem-narrador, ao retornar de Angola e assumir seu trabalho como médico psiquiatra em Lisboa, se mostra atormentado pelas lembranças que o impedem de refazer sua vida. No fim, o personagem acaba por abrir mão do desejo e investe no gozo e essa escolha se pauta na experiência traumática que viveu em Angola, ao ser convocado para a guerra. Após a análise de um discurso português sobre a guerra em Angola, representado pela referida trilogia, procede-se à análise de um discurso angolano, representado pelo romance Mayombe (1980), do autor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela). Nesse romance, a guerra em Angola é vista pelos guerrilheiros que se encontram na floresta de Mayombe, em Cabinda. Vários personagens do romance assumem a narração, tecendo um discurso singular sobre os conflitos e sobre suas vidas. Entre os personagens, destaca-se o Comandante Sem Medo — o único que não faz qualquer narração no romance, mas que, ao mesmo tempo em que formula respostas à necessidade e à justeza da guerra contra o colonizador, enfrenta alguns problemas como a luta de prestígio que João, o Comissário Político, a quem considera como filho, começa a travar com ele. A guerra de Angola suscita, então, na trajetória desses personagens um encontro com outras guerras que, paralelamente àquela, ganham relevância nessas ocasiões de grande conflito ou nos momentos imediatamente posteriores a eles. A guerra em Angola e as guerras pessoais que os referidos personagens têm de enfrentar em seu cotidiano acabam por provocar o encontro dos mesmos com a morte — seja a morte do sujeito desejante, seja a morte propriamente dita.

Resumen: Este trabajo desarrolla una reflexión sobre tres novelas del autor portugués António Lobo Antunes y una novela del autor angoleño Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela) que tratan de la Guerra Colonial (1961-1974) entre Portugal y tres de sus ex colonias en África.La reflexión parte de la trilogía de guerra de Antunes — Memória de elefante (1979), Os cus de Judas (1979) y Conhecimento do inferno (1980) — en las cuales se procura mostrar, a través de un análisis apoyado en los conceptos psicoanalíticos desarrollados por Freud y Lacan, cómo el personaje-narrador, al retornar de Angola y asumir su trabajo como médico psiquiatra en Lisboa, se muestra atormentado por los recuerdos que le impiden rehacer su vida. Al final, el personaje acaba por dejar de lado su deseo e invierte en el goce y esa elección se pauta en la experiencia traumática que vivió en Angola, al ser llamado a filas. Tras el análisis de un discurso portugués sobre la guerra en Angola, representado por la referida trilogía, se procede al análisis de un discurso angoleño, representado por la novela Mayombe (1980), del autor angoleño Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela). En esta novela, la guerra en Angola es vista por los guerrilleros que se encuentran en la selva de Mayombe, en Cabinda. Varios personajes de la novela asumen la narración, tejiendo un discurso singular sobre los conflictos y sobre sus vidas. Entre los personajes, se destaca el Comandante Sem Medo — el único que no hace ninguna narración en la novela, pero que, al mismo tiempo que formula respuestas a la necesidad y a la justeza de la guerra contra el colonizador, enfrenta algunos problemas como la lucha de prestigio que João, el Comisario Político, a quien considera como hijo, empieza a trabar con él. La guerra de Angola suscita, entonces, en la trayectoria de estos personajes un encuentro con otras guerras que, paralelamente a aquella, adquieren relevancia en esas ocasiones de gran conflicto o en los momentos inmediatamente posteriores a ellos. La guerra en Angola y las guerras personales que los citados personajes tienen que enfrentar en su día a día acaban provocando el encuentro de los mismos con la muerte — sea la muerte del sujeto deseante, sea la muerte propiamente dicha.

SUBIR


 

AMORIM NETO, Thomaz Pereira de

Título da Tese:
Cavaleiros das trevas: um estudo mítico das histórias em quadrinhos de super-heróis.
Dark knights: mythic study about super-heroes comics

Data da Defesa: 22/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Pré-textuais, Introdução e Cap. 1 em PDF | Cap. 2 em PDF | Cap. 3 em PDF | Cap. 4, Cap. 5, Conclusão e Referências em PDF |

Orientador: João Cezar de Castro Rocha(Doutor,1997, UERJ)
Banca:
Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora,1986, UFRJ)
Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora,UFF, 2000)
Regina Lúcia de Faria (Doutora, 1998, PUC)
Maria Ines Castro Azevedo(Doutora, 1997, PUC)

Resumo: As histórias em quadrinhos são um gênero narrativo que, nos últimos anos, alcançou enorme espaço. Este trabalho aborda, primeiramente, o problema da linguagem dos quadrinhos, a partir de sua articulação híbrida entre texto e imagem. Posteriormente, apresentamos alguns elementos que constituem a estética dos quadrinhos. Estudamos também as estruturas mitológicas imanentes ao gênero super-herói para desenvolver uma história arquetípica das histórias em quadrinhos. Assim, o problema dos arquétipos é abordado de forma mais abrangente, associada a conceitos filosóficos, propriamente narrativos e históricos com relação ao objeto de arte história em quadrinhos. Por último, fazemos uma análise de um caso particular, demonstrando como um arquétipo é trabalhado nesse gênero narrativo.

Abstract: The comic books are a narrative genre which in the last years have reached a wide repercussion. At first, this work approaches the comics’ language problem from its hybrid articulation between text and image. Later, we present some elements that may constitute the comics’ aesthetics. We also discuss the mythological structures immanent from the super hero genre, this discussion is undertaken in order to develop archetypical history of comic books. The archetypical issue is approached in a broad way, while relating with philosophical, properly narrative and historical concepts, as well as relating with the comic book as an object of art. At last, we venture the analysis of a particular case, demonstrating how an archetype is worked in this narrative genre.

SUBIR


 

AZEVEDO, Fernanda Mara de Almeida

Titulo da Tese:
Romance Policial, psicanálise e cultura contemporânea em Luiz Alfredo Garcia-Roza e Dennis Lehane
The detective novel, psychoanalysis and contemporary culture in Luiz Alfredo Garcia-Roza e Dennis Lehane 

Data da Defesa: 05/03/2012
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Pré-textuais, introdução e referências em PDF |
O texto completo está retido por direito da autora.

Orientador: Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, UFRJ, 1994)
Banca:
- Alcmeno Bastos (Doutor, UFRJ, 1990)
- Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)
- Ana Claudia Coutinho Viegas (Doutora, UFRJ, 1997)
- Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)

Resumo: Esta tese traça um estudo comparativo entre o Romance policial contemporâneo e o discurso psicanalítico na produção ficcional de Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936-) e Dennis Lehane (1963-), tomando, por base, relações de aproximação entre os métodos investigativos na literatura e na psicanálise. Para isso, o corpus constitui-se dos romances O silêncio da chuva (1996) e Espinosa sem saída (2006), ambos do escritor brasileiro e Sagrado [Sacred] (2004) e Paciente 67 [Shttter Island] (2005), do ficcionista norte-americano. A análise destas narrativas revela pontos de aproximação entre os dois discursos inseridos no cenário cultural caótico e desajustado. E questiona a emergência deste novo contexto sociocultural, onde personagens sem identidade definida, sendo o principal deles, o detetive, realizam sua flânerie através de deslocamentos constantes associados à paisagem e em busca do desvendamento do crime urbano. Como seres de ficção perdidos, estes private eyes precisam encontrar os desajustes psíquicos de toda espécie de criminosos – daí a representação da cidade, que ora se converte no solo para a flânerie dos investigadores, ora contribui para o apagamento e/ou ocultamento das subjetividades criminais. A relação entre os discursos policial e psicanalítico aponta para a associação entre a obscuridade do texto literário e o da cultura onde estamos inseridos – sem falar do mal-estar de um e de outro campo, que tem a ver com as transformações da esfera da sociedade contemporânea.

Abstract: This dissertation aims at outlining a comparative study between the contemporary detective novel and the psychoanalytical discourse in the fictional production by Luiz Alfredo Garcia Roza (1936- ) and Dennis Lahane (1966- ), approaching particular investigative methods in literature and psychoanalysis. To do so, the corpus consists of four novels altogether: O silêncio da chuva (1996) and Espinosa sem saída (2006) by the Brazilian writer and Sagrado [Sacred] (2004) and Paciente 67 [Shutter Island] (2005) by the American fictionist. The analysis on these narratives points out similarities and idiosyncrasies between two discourses within a conflictive and chaotic cultural environment. Moreover, it highlights this new social and cultural realm where characters with undefined identities (the detective, above all) strive to evade from the atmosphere in which they are set and search for the resolution of urban crimes. As lost subjectivities, these ‘private eyes’ need to decipher psychic dysfunctions of every sort of criminal – thence, the representation of the city, featuring sometimes as the ground on which investigators work for the law and, at other times, as a hiding space for murderers. The relation between detective and psychoanalytic discourses remarks the association between the obscurity of the literary text and our cultural background – not to mention the overall discomfort triggered by changes in contemporary societies.

SUBIR



AZEVEDO, Luciene

Título da Tese: Estratégias para enfrentar o presente: a performance, o segredo e a memória (Literatura contemporânea no Brasil e na Argentina – dos anos 90 aos dias de hoje)

Data da defesa: 14/12/2004

Orientador: Italo Moriconi (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Ana Cláudia Coutinho Viegas (Doutora, PUC-RJ, 1987)
Denilson Lopes (Doutor, Universidade de Brasília, 1997)
Beatriz Resende (Doutora, UFRJ, 1989)
Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)

Resumo: Este trabalho consiste no esforço de caracterizar novas estratégias da literatura contemporânea brasileira e argentina para enfrentar o presente. Identificando duas vertentes, contíguas e contrárias, convivendo na cena literária (literatura do entrave e literatura da delicadeza), nossa hipótese é a de que as diferentes táticas de enfrentamento do presente pelas vertentes aqui apresentadas negociam a reinvenção de uma resistência que redimensiona a capacidade crítica da literatura, lançando mão da leveza e renunciando à pretensão da incomunicabilidade. Nesse sentido, poderíamos afimar que as histórias lidas aqui sugerem a liberação do “peso do mundo” e apostam numa resistência leve, repudiando os diagnósticos apocalípticos do fim da literatura através de estratégias próprias. A ambivalência performática do kúnico-cínico, a elegante delicadeza que vale-se da memória para dizer- não dizer um segredo e a volta ao passado histórico recente que domina as narrativas argentinas constituiriam estratégias que negociam uma resistência em relação ao imaginário globalizado, massificado, e configurariam uma alternativa ao pensamento da negatividade radical.

SUBIR



BAHIA, Mariza Ferreira

Título da Tese: O Legado de uma Linhagem (A literatura memorialística feminina)

Data da defesa : 11/08/2000

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. ( Doutor , PUC-RJ, 1991)
Banca:
Maria Consuelo Campos (Doutora, PUC-RJ,1978)
Marília Rothier Cardoso (Doutora, PUC-RJ, 1990)
Vera Maria Queiroz Costa (Doutora, PUC-RJ,1995)
Ana Cláudia C. Viegas (Doutora, PUC-RJ, 1987)

Resumo: A escolha de quatro autoras de contextos sócio-culturais diversos (Adélia Prado, Isabel Allende, Carolina Maria de Jesus e Rigoberta Menchú) para objeto deste trabalho teve por objetivo estabelecer um paralelo entre suas obras para encontrar aquilo que pudéssemos chamar de legado e linhagem na literatura feminina. Observando o que há de memória coletiva em seus textos, podemos reconstituir a trajetória da história da mulher, bem como sua evolução até os dias atuais, após as conquistas dos movimentos que se ocuparam em libertar a mulher da opressão do regime patriarcal.

SUBIR



BARROS, Kellen Dias de

Título da Tese:
Fiat Lux: Análise do sujeito na sermonística  vieiriana
Fiat lux: subject's analisis on the Vieira's semons

Data da Defesa:  31/05/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora:  Ana Lúcia Machado de Oliveira  (Doutora, UERJ-1999)
Banca: 
- Sabrina Marques Parracho Sant”Anna  (Doutora, UFRJ-2008)
- Cláudia de Cássia Capello  (Doutora, UFF-2002)
- Maria do Amparo Tavares Maleval  (Doutora, USP-1982)
- Luciana Villas Boas Castelo Branco  (Doutora, Columbia University-2005)
- Ana Lúcia Machado de Oliveira  (Doutora, UERJ-1999)

Resumo: Este trabalho, em sua forma de tese de doutorado, pretende investigar as formulações discursivas do orador nos sermões do padre Antônio Vieira, partindo da problematização do conceito de sujeito vigente no século XVII. Entendendo que a noção de sujeito não é transistórica, e, sim, uma noção que veio sendo construída ao longo da história da humanidade, investigamos elementos formadores do que se entende hoje por “eu”. Nesse percurso analisamos, especialmente, os conceitos de “cuidado de si” e de livre-arbítrio. Não poderíamos deixar de estudar, ainda, as particularidades dos procedimentos das produções letradas do século XVII, fatores essenciais para a compreensão do lugar do “eu que fala” na elaboração dos sermões religiosos seiscentistas. Nesse sentido, a função que a imagem ocupava nos seiscentos vem a ser de suma importância para a compreensão do pensamento do período e, consequentemente, para o entendimento da figura do “eu”. Enveredamo-nos também pela teoria de Michel Foucault, investigando a função-autor exercida por Vieira em sua sermonística.

Abstract: This work aims to investigate the discursive formulations of the speaker in the sermons of Father Antonio Vieira, from a questioning of the concept of subject in the seventeenth century. Considering that the notion of subject is not transhistorical, we investigate formative elements of what is meant today by "me." Along the way we look, especially the concepts of "self care" and free will. We studied also the special procedures of literate productions of the seventeenth century, factors essential to understanding the place of "I who speaks" in the development of seventeenth-century religious sermons. Also walked by the theory of Michel Foucault, investigating the role author-function exerted by Vieira his sermonistic.

SUBIR


 

BARROS, Luciana Hidalgo

Título da Tese:
Lima Barreto e a Literatura de urgência: a escrita do extremo no domínio da loucura.
Lima Barreto and the literature of urgency: the writing of the edge and the domain of the insanity.

Data da Defesa: 22/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Krause (Doutor, 1995, UERJ)
Banca:
João Cezar de Castro Rocha(Doutor,1997, UERJ)
Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora,1986, UFRJ)
Adauri Bastos (Doutor,UERJ, 1999)
Godofredo de Oliveira Netto (Doutor, 1989, UFRJ)

Resumo:Nesta tese desenvolve-se o conceito literatura da urgência para definir o tipo de escrita realizado sob estados de emergência, situações-limite: no caso específico de Lima Barreto, serve de base para a análise do Diário do hospício produzido pelo autor em 1919-20, quando esteve internado no hospício Pedro II, no Rio de Janeiro. Demonstra-se como esta literatura nasceu conspurcada, contaminada pela loucura e pela rotina no manicômio, sendo simultaneamente uma escrita de si (conceito de Foucault) criada para defender o eu acuado ante a instituição e um documento de valor histórico capaz de denunciar, pelo viés do paciente, minúcias do dia-a-dia psiquiátrico normalmente ausentes da literatura oficial do hospício. Desvela-se ainda como esta urgência contagiou outros escritos de Lima Barreto, tornando-o autor de uma literatura-alforria que transgrediu códigos e esgarçou limites entre vida e obra, pele branca e negra, pobreza e riqueza, ignorância e cultura, literatura popular e erudita, lucidez e loucura.

Abstract: This thesis develops the concept literature of urgency to define a type of writing produced in some kind of emergency, in situations that are really close to the edge: in Lima Barreto’s specific case this is the basis to the analysis of Diário do hospício (Hospice’s diary) written by the author in 1919-20, while he was a patient in the psychiatric hospital Pedro II, in Rio de Janeiro, Brazil. It demonstrates how this literature has appeared already contaminated by insanity and by the hospital’s routine, constituting simultaneously a self-writting (l’écriture de soi, a Foucault’s concept) created to defend a trapped ego dealing with the institution and a document of historical value that accuses, from de the patient’s point of view, details of the psychiatric routine normally absent from the hospice’s official literature. This thesis shows how this urgency has contaminated other Barreto’s writings, contributing to make him the author of a literature-liberation which violated codes and enlarged the limits between life and work, white and black skin, poverty and wealth, ignorance and culture, popular and scholar literature, lucidity and insanity.

SUBIR


 

BASTOS, Adauri Silva

Título da Tese: Louis-Ferdinand Céline e a ruína do velho mundo

Data da defesa: 10/12/1999

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Ivo Barbieri (Livre Docente, UFF, 1975)
Edson Rosa (Doutor, UFRJ, 1984)
Marcelo Jacques de Moraes (Doutor, UFRJ, 1996)
Paula Glenadel (Doutora, UFRJ, 1996)

Resumo: Esta tese aborda os textos ficcionais e expositivos de Louis-Ferdinand Céline, que forjou sua obra através de um movimento de superposição da própria biografia aos combates planetários de que a Europa foi palco em nosso século. Além de contextualizar historicamente os escritos do romancista francês, o presente trabalho mapeia estilos e idéias que se refletiram em seus livros, da bonacheirice rabelaiseana ao niilismo nietzscheano. Focaliza, além disso, os autores que se deixaram influenciar por sua verve, entre os quais, inimigos históricos como Jean-Paul Sartre. Em sintonia com a própria virulência da prosa célineana, o comparativismo desenvolvido nesta tese expõe os cruzamentos como decorrentes de afinidades inegáveis que, entretanto, resvalaram sempre em conflitos. As querelas que cercaram o escritor se fundamentavam em seu desgarre político, cuja análise é facilitada pelo acompanhamento da recepção de cada um de seus livros e atinge um nível de objetividade passível de apartá-la do campo estético. Assim, sua produção pode ser examinada sem concessões, para se revelar no topo da prosa artística, da qual enfrenta um dos maiores desafios: vencer o aprisionamento imposto pelos significados.

SUBIR


 

BENEVIDES, Ricardo

Título da Tese:
Caminhos de Mia Couto:  Estratégias Narrativas em torno da Paisagem Moçambicana
Ways of Mia Couto

Data da Defesa:  04/02/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador:  Gustavo Bernardo Galvão Krause  (Doutor, UERJ-1995)
Banca: 
- Eleonora Ziller Camenietzki  (Doutora, UFRJ-2001)
- Eduardo de Faria Coutinho  (Doutor, Univ. de Berkeley-1983)
- Gisele de Carvalho  (Doutora, UFF-2002)
- Peônia Viana Guedes  (Doutora, Univ. da Carolina do Norte-1994)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause  (Doutor, UERJ-1995)

Resumo: A obra romanesca de Mia Couto é o objeto da investigação desta tese, ponto de partida para tentar compreender a contribuição do autor na afirmação do romance africano e na reconstrução da identidade de seu país, Moçambique. Para tanto, o estudo discute a importância da revelação de uma paisagem oculta ao leitor, de matriz cultural e complexo entendimento. O capítulo que traz esta análise mostra como a obra retrata as condições históricas e políticas de dominação, desigualdade, identificando aqui e lá um tom levemente engajado na escrita miacoutiana, tanto quanto suas posições ideológicas, suas denúncias. Entre os temas mais destacados na obra está o animismo africano que dá origem a uma série de circunstâncias sobrenaturais nos enredos, como uma lembrança constante: em África, os espíritos estão por toda a parte, mantendo intensa relação com os vivos. Em torno da questão, a tese discute o fato de parte da crítica classificar a obra por gêneros como o Realismo Mágico, o Maravilhoso e o Fantástico. Também são investigadas as estratégias narrativas deste autor, suas opções regulares na composição de enredos, personagens, nomes de personagens e epígrafes. Com base nessas marcas e em outros traços comuns a todos os seus romances – talvez presentes igualmente em seus contos – descobre-se a adequação entre a criação de um sistema de pensamento dicotômico, que atravessa a obra, e estruturas frasais que revelam algo significativo: os romances de Mia Couto são propositivos, especialmente quando convidam o leitor ao movimento constante de questionamento de suas próprias certezas.

Abstract: Mia Couto’s romanesque work is the inquiry object of this thesis, trying to comprehend the author’s contribution in the assertion of the African novel and in the reconstruction of the identity of his country, Mozambique. In order to do this, the study discusses the importance of revealing an occult landscape to the reader, its cultural origin and complex understanding. The chapter that brings this analysis shows how the work reflects the historical and political conditions of domination, social differences, identifying occasionally a slightly engaged accent in Mia Couto’s writing, as much as his ideological position and denouncement. Among the detached subjects in the work is African animism, which originates several supernatural circumstances in the plot, as a constant remembrance: in Africa, spirits are everywhere, keeping intense relationship with the people. Around this issue, the thesis discusses the fact that part of the critics classify the work in genres such as the Magical Realism, the Marvellous and the Fantastic. Also the narrative strategies of this author are investigated, as his regular options in the creation of the plots, characters, names of characters and epigraphs. Based on these marks and in other common traces to all his novels – perhaps equally present in his short stories – we find adequacy between the dichotomic thought system, through the work, and the phrasings that reveal something significant: Mia Couto’s novels are propositive, especially when they invite the reader to the constant movement of questioning their proper certainties.

SUBIR


 

BEZARRA JÚNIOR, Heleno Álvares

Titulo da Tese:
Multiculturalismo e legado literário: a identidade de mestiças em Rhys, Windle e Bernardo Guimarães.
Multiculturalism and literary legacy: miscegenated women's identity in Rhys, Windle and Bernardo Guimarães.

Data da Defesa: 18/02/2011
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
Banca:
- Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
- Leonardo Mendes (Doutor, Universidade do Texas, 1988)
- Shirley de Souza Gomes Carreira (Doutora, UFRJ, 1999)
- Michela Rosa Di Candia (Doutora, USP, 2008)

Resumo: A tese tem por objetivo primordial observar a construção identitária de mestiças fidalgas nos romances Wide Sargasso Sea (1966), de Jean Rhys, True Women (1993), de Janice Windle, e Rosaura: a enjeitada (1883), de Bernardo Guimarães, considerando três fatores distintos: o multiculturalismo e a interracialização no século XIX; a tentativa de as protagonistas se passarem como caucasianas perante elites locais; a reprimida identificação das mestiças escravocratas com classes menos abastadas. Observam-se os pontos de convergência e divergência entre as obras estudadas, uma vez que o autor brasileiro discute a identidade como fator hereditário e nacional, enquanto as demais autoras a interpretam como construto cultural subjetivo. De modo geral, a pesquisa demonstra como estes autores resistem ao cientificismo que vislumbra o mestiço como ser degenerado, metabólica e ontologicamente desequilibrado, procurando advogar-lhe a imagem de modo distinto. Visto que Wide Sargasso Sea e True Women são releituras de obras oitocentistas, o trabalho também contempla relações intertextuais em dois vetores: o primeiro, voltado para relação entre hipertexto e hipotexto, e o segundo, voltado para a eventual relação entre Guimarães e as obras relidas por Rhys e Windle.

Abstract: At first hand, this thesis aims at observing the identitary construction of landowning multiracial women in Jean Rhys’s Wide Sargasso Sea (1966), Janice Windle’s True Women (1993) and Bernardo Guimarães’s Rosaura: a enjeitada (1883), considering three distinct aspects: the emphasis on Multiculturalism in novels concerning interracialization in the 19th century; the protagonists’ attempt to pass as Caucasians before local elites and their repressed identification with the culture from lower classes. In this realm, I highlight interceptive and disjointing points between Bernardo Guimarães and the other authors, once the former discusses identity as a hereditary and national factor, and the latter ones interpret it as a free-willing and cultural construct. On the whole, this research shows how these three authors resist an 18th and 19th-century scientific discursive formation which envisaged the mestizo as a degenerated creature, with metabolic and ontological unbalance, and how they strive to advocate the image of the miscegenated on the world very idiosyncratically. Considering that Wide Sargasso Sea and True Women are rereadings of 19th century novels, the thesis also encompasses intertextuality in two different manners: on the one hand, it focuses on the intrinsic relations between the hypertext and the hypotext; on the other hand, it points out the likely relation between Guimarães and the authors Rhys and Windle revisit

SUBIR


 

BRAGA, Simone de Souza

Titulo da Tese:
A vida que se escreve: a representação da infância nas memórias de Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, José Lins do Rego e Cyro dos Anjos
Writable life: representation of childhood in the memories of Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, José Lins do Rego and Cyro dos Anjos

Data da Defesa: 21/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Fátima Cristina Dias Rocha (Doutora, UFRJ, 2000)
Banca:
- Ana Lúcia M. de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
- Marcus Vinícius Nogueira Soares (Doutor, UERJ, 1999)
- Fátima Maria de Oliveira (Doutora, PUC/RJ, 2004)
- Beatriz dos Santos Damasceno (Doutora, PUC/RJ, 2010)

Resumo: Esta tese tem por objetivo investigar as memórias de infância na escrita autobiográfica de Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, José Lins do Rego e Cyro dos Anjos, privilegiando as estratégias de autorrepresentação adotadas pelos autores nas obras Infância, Um homem sem profissão - sob as ordens de mamãe, Meus verdes anos e A menina do sobrado. Tal abordagem tem como objeto de reflexão os elementos que são relevantes para a configuração de uma identidade narrativa na escrita autobiográfica. Das diferentes formas de autofiguração retiramos as estratégias textuais. As estratégias a que recorre uma escrita de si em certo espaço, em certo tempo e em certa linguagem. Estabelecemos os procedimentos comuns na retórica de nossos autores, tais como a primeira lembrança, a elaboração da crônica familiar, os pais, os lugares da memória, a época de escola e a cena de leitura. Nossa perspectiva se apresenta como uma indagação sobre os procedimentos usados na construção da identidade, considerando que as cenas selecionadas pelo escritor elaboram a autoimagem que ele deseja construir.

Abstract: This dissertation investigates the childhood memories in autobiographical writings of Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Jose Lins do Rego and Cyro dos Anjos, focusing on the self-representation strategies adopted by the authors in the works Infância, Um homem sem profissão - sob as ordens de mamãe, Meus verdes anos and A menina do sobrado. This approach has as an object of reflection the elements that are relevant to the configuration of a narrative identity in autobiographical writing, the strategies that a writing centered on one's self resorts to in a certain area, in a certain time and in a certain language. We have established the common procedures in the rhetoric of our authors, such as the first memory, the family romance creation, the parents, the places of memory, the school days and the reading scene. Our perspective is presented as an inquiry on the procedures used in identity construction, taking into account that the scenes chosen by the writer elaborate the self-image that he wants to build.

SUBIR


 

BRANCO, Lucio Allemand

Titulo da Tese:
A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos
The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco's dramaturgies

Data da Defesa: 29/03/2012
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)

Banca:
- Geraldo Ramos Pontes Junior (Doutor, PUC-RJ, 1998)
- Renato Cordeiro Gomes (Doutor, PUC-RJ, 1993)
- Ana Maria de Bulhões Carvalho (Doutora, UFRJ, 1997)
- Celina Maria Moreira de Mello (Doutora, UFRJ, 1986)

Resumo: A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de “margem”, “borda”, “periferia”, “ex-centricidade”, “dissenso” etc são abordadas neste trabalho para situar a ideia de outro como o referencial ontológico que sustenta a obra teatral de ambos. As respectivas biografias dos autores em questão, direta ou indiretamente, tem relação com a aura de marginalidade artística atribuída (e até assumida por eles próprios) a sua produção em geral (seus romances, poemas, ensaios e contos). Pode-se dizer que muito da persona que ambos assumiram correspondia às expectativas que os círculos intelectuais engajados tinham em adotar uma figura que viesse a encarnar o papel de “autêntico” porta-voz do segmento marginalizado da sociedade na qual cada um deles se criou. Ambos gozam de certo status de vanguardistas – no caso do metateatro de Genet, na sua atribuída vinculação ao “Teatro do Absurdo”, e, no caso do “hipernaturalismo” dramático de Plínio, na sua atribuída (e mesmo confessa) descendência da linhagem criativa de caracteres e motivos do teatro de Nelson Rodrigues. Outro aspecto comum à dramaturgia de Genet e Plínio que abordamos é a problematização de dois espaços alegóricos definidores por excelência do ethos dos tipos humanos que o habitam: a prisão e o prostíbulo. Para tanto, ganham destaque, aqui, Alta vigilância e O Balcão, de Genet, e Barrela e O abajur lilás, de Plínio. Nelas também se verifica a figuração de motivos de inspiração religiosa que, no autor francês, concorrem para uma espécie de sacralização ritual do crime (o que ecoa o ideário de Antonin Artaud) e, no brasileiro, funcionam como um exercício catártico de compaixão – à sombra de uma cristandade de feição primitiva – que se insinua no tratamento que dá à degradação dos “párias sociais” que compõem seu universo dramático. Por fim, analisamos comparativamente três peças brasileiras (Pedro Mico, de Antonio Callado; Gimba, o presidente dos valentes, de Gianfrancesco Guarnieri; e Oração para um pé de chinelo, de Plínio Marcos) tomando como ponto de partida uma situação dramática comum a elas para traçar, assim, as afinidades e distinções de cada qual quanto à abordagem da criminalidade. E, assim, também, poder apontar o tipo de projeto de teatro a que cada uma se vincula, trazendo à tona questões caras ao momento histórico-cultural no qual foram compostas, como a figuração do negro e do favelado na sociedade brasileira.

Abstract: The present doctoral thesis analyses, in comparative perspective, the convergences and divergences between the dramaturgies of french Jean Genet and brazilian Plínio Marcos, through the prism of three topics which are undeniably present in both: violence, revolt and religiousness. The issues of “margin”, “border”, “periphery”, “eccentricity”, “dissent” etc are approached in this work in order to situate the idea of other as the ontological framework that supports the theatrical work of both authors. The biographies of both authors, directly or indirectly, are related to the aura of artistic marginality attributed (and even assumed by them) to their production in general (their novels, poems, essays and short stories). One may say that much of the persona assumed by the authors corresponded to the expectations that the engaged intellectual circles had of adopting a character that could embody the role of “authentic” spokesman of the marginalized segment of society in which each one of them were created. Both authors enjoy a certain avant-garde status – in the case of Genet’s metatheatre, in his assigned binding to the “Theater of the Absurd”, and, in the case of Plínio’s dramatic “hipernaturalism”, in his assigned (and even confessed) ancestry of the creative lineage of characters and motives from Nelson Rodrigues’ theater. Another common aspect of the drama of Genet and Plínio that has been approached is the problematization of two allegorical spaces that perfectly define the ethos of human types that inhabit them: the prison and the whorehouse. Therefore, the highlights here are Deathwatch and The Balcony, by Genet, and Barrela and O abajur lilás, by Plínio. In all of them there is also the figuration of religion-inspired motifs that, in the french author’s case, contribute as a type of ritual consecration of crime (which echoes in Antoin Artaud’s ideas) and, in the case of the brazilian author, function as a cathartic exercise of compassion – in the shade of a primitive Christianity – which is insinuated in the treatment given to the degradation of the “social outcasts” that compose his dramatic universe. Finally, we comparatively analyzed three brazilian plays (Pedro Mico, by Antonio Callado; Gimba, o presidente dos valentes, by Gianfrancesco Guarnieri; and Oração para um pé de chinelo, by Plínio Marcos) using as a starting point a dramatic situation common to them in order to trace the affinities and distinctions of each one regarding the approach to criminality. And thus, also, be able to indicate the type of theater project to which the authors are linked, bringing up issues that are dear to the cultural-historical moment in which they were composed, like the figuration of the black men and the people who lived in slums in brazilian society.

SUBIR


 

CASTRO FILHO, Claudio de Souza

Titulo da tese:
“Eu mesma matei meu filho”: do filicídio materno como poética trágica em Eurípides, Goethe e García Lorca
"J'ai moi-même tué mon fils": du filicide maternel comme poétique tragique chez Euripides, Goethe et García Lorca

Data da Defesa: 29/02/2012
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
- Rafael Haddock Lobo (Doutor, PUC-RJ, 2007)
- Martha Alkimin de Araújo Vieira (Doutora, PUC-RJ, 2004)
- Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ,1991)
- Mário Bruno (Doutor, UFRJ, 1997)

Resumo: A presente tese investiga as poéticas do trágico nas obras teatrais de Eurípides (Grécia, c. 484 – 406 a.C.), Johann Wolfgang von Goethe (Alemanha, 1749 – 1832) e Federico García Lorca (Espanha, 1898 – 1936) e defende que, nos três autores, as concepções estéticas do trágico se constituem principalmente sobre a representação poética do filicídio materno. A antinomia trágica engendrada, metaforicamente, no assassinato da criança pelas mãos daquela que lhe deu a vida é tema de Medeia (431 a.C.), Tragédia de Margarida (1790) e Yerma (1934), obras fundamentais para compreender a visada trágica dos três poetas aqui, em respectivo, estudados. O conflito com o sagrado e com a razão, ao apontar para a afirmação trágica do corpo e do feminino, frequenta as três obras. O paralelismo entre as dimensões política e estética é, por conseguinte, patente nos três dramas, ao mesmo tempo em que cada um dos autores, com contexto e assinatura próprios, configura uma ideia estética acerca do trágico inteiramente singular. O diálogo entre literatura e filosofia, ou entre intuição e conceito, atravessa, nesta tese, a leitura do trágico na metáfora do filicídio. Sob tal perspectiva, a Medeia de Eurípides impõe-se no centro do debate entre socráticos e sofistas, e aborda temas, como o domínio das paixões sobre a razão, que também aliciaram autores como Platão, Aristóteles e Nietzsche. A Gretchentragödie, de Goethe, apresenta-se, por sua vez, como obra poética aonde convergem as mais calorosas discussões estéticas do moderno pensamento alemão, como as questões do ‘sublime’ (Kant, Schiller) e da ‘vontade’ (Schopenhauer). Yerma, de García Lorca, será também uma obra de convergência filosófica, expressando a “nueva manera espiritualista” que marca a última fase da produção lorquiana: a perspectiva trágica de Nietzsche, na afirmação do corpo como ‘grande razão’, assim como o diálogo de Lorca com o pensamento de Miguel de Unamuno sobre “El sentimiento trágico de la vida”, caracteriza uma espécie de tragédia às avessas, que nega o sagrado e afirma o trágico como síntese libertária do eu, do corpo e do feminino.

Résumé: La présente thèse cherche à étudier les poétiques du tragique dans les œuvres d'Euripide (Grèce, v. 484 – 406 av. J.-C.), de Johann Wolfgang von Goethe (Allemagne, 1749 – 1832) et de Federico García Lorca (Espagne, 1898 – 1936) et soutient que, chez les trois auteurs, de telles conceptions esthétiques s'établissent surtout sur la représentation poétique du filicide maternel. L'antinomie tragique engendrée, métaphoriquement, dans le meurtre de l'enfant par les mains de celle qui lui a donné la vie est le thème de Médée (431 av. J.-C.), de la Tragédie de Marguerite (1790) et de Yerma (1934), des œuvres fondamentales pour comprendre la vision tragique des trois poètes respectivement étudiés. Le conflit entre le sacré et la raison, en montrant l'affirmation tragique du corps et du féminin, est présent dans les trois œuvres. Le parallélisme entre les dimensions politique et esthétique est, par conséquent, patent dans les trois drames, alors que chaque auteur, avec leurs propres contexte et signature, élabore une idée esthétique entièrement singulière autour du tragique. Le dialogue entre littérature et philosophie, ou entre intuition et concept, traverse, dans cette thèse, la lecture du tragique dans la métaphore du filicide. Sous une telle perspective, la Médée d'Euripide s'impose dans le centre du débat entre socratiques et sophistes, et aborde des thèmes, comme l'empire des passions sur la raison, qui ont aussi séduit des auteurs comme Platon, Aristote et Nietzsche. La Gretchentragödie, de Goethe, se présente, de sa part, comme une œuvre poétique où convergent les discussions esthétiques les plus chaleureuses de la pensée allemande moderne, comme les questions du "sublime" (Kant, Schiller) et de la "volonté" (Schopenhauer). Yerma, de García Lorca, sera aussi une œuvre de convergence philosophique, en exprimant la "nueva manera espiritualista" qui marque la dernière phase de la production lorquienne. La perspective tragique de Nietzsche, dans l'affirmation du corps comme "grande raison", ainsi que le dialogue de Lorca avec la pensée de Miguel de Unamuno sur "El sentimiento tragico de la vida", caractérisent une espèce de tragédie à l'envers, qui nie le sacré et affirme le tragique comme synthèse libertaire du "je", du corps et du féminin.

SUBIR


 

CAVALCANTI, Sara Alice Costa

Titulo da Tese:
A pedra da lua: contos de Machado de Assis reunidos em Papéis avulsos e Várias histórias
The lunar stone: tales of Machado de Assis gathered in Separate Sheets and Several Stories

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo (Doutora, UFRJ, 1998)
Banca:
- Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
- Fátima Cristina Rocha (Doutora, UFRJ, 2000)
- Sonia Monnerat Barbosa (Doutora, UFF, 2001)
- Pascoal Farinaccio (Doutor, UNICAMP, 2004)

Resumo: Machado de Assis, nas coletâneas de contos intituladas Papéis avulsos e Várias histórias, faz repetidas alusões à ficção e ao fazer ficcional, o que leva a pensar na possibilidade da escolha intencional de um eixo temático que percorra as narrativas, permitindo que sejam lidas na compreensão dessa intencionalidade, o que confere ao conjunto uma característica autorreferencial. As evocações de Diderot, Merimée e Edgar Allan Poe nessas famílias de contos situam literariamente um entendimento da ficção que a distingue do engano e da fraude, ao mesmo tempo em que não nega sua força e variedade de usos, enquanto supõe futuros e por vezes obscuros caminhos para os prazeres da sensação estética. No decorrer desta Tese procuro provar que o autor escolhe a narrativa curta para discorrer sobre o fazer ficcional, sendo esse tema um a mais dentre outros, apuradamente ordenados em camadas que não apenas se superpõem, mas interpenetram e reafirmam variadas vertentes de fios narrativos. Machado conta histórias, enquanto trata do próprio ato de contar, dos efeitos e da necessidade da ficção – enquanto isso, reafirma-a como instrumento para a intelectualidade, num mundo onde a objetividade cartesiana já não supõe os olhos como fiéis receptores da realidade, mas precisa de outras maneiras de ver e de sentir.

Abstract: Machado de Assis, in the series of short stories entitled Separate Sheets and Several Stories, makes repeated allusions to fiction and fictional deeds, which leads us to consider the possibility of intentional choice of a thematic axis which flows through the narratives, allowing the intentionality of the plots to be read and clearly understood, bestowing a referential characteristic on the whole set. The evocations of these clusters of tales done by Diderot, Merimée and Edgar Allan Poe lie literally on the perception that distinguishes between deceit and fraud, at the same time they don’t deny the strength and variety of uses by cluing about future and, sometimes, obscure paths to the pleasure of aesthetic sensations. Throughout this thesis, I try to prove the author chooses the short narrative to discourse upon fictional deeds, and this theme is a plus among others, and accurately arranged in layers that not only overlap, but interpenetrate and reaffirm different strands of the narrative web. Machado tells stories while dealing with the very act of fact-reporting - the effects and necessity of fiction. Meanwhile, he reaffirms it as a tool for the intelligentsia, in a world where the Cartesian objectivity, no longer, regards eyes as faithful receivers of reality, but the fact that we need other ways of seeing and feeling.

SUBIR


 

CHAGAS, Pedro Ramos Dolabela

Título da Tese:
Da impossibilidade da lucidez - a dissolução do século XX em 'O arco-íris da gravidade', de Thomas Pynchon
Of the impossibility of lucidity - the dissolution of the XXth century in Thomas Pynchon's "Gravity's rainbow"

Data da Defesa: 07/08/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
Italo Moriconi Junior (Doutor, PUC-RJ, 1991)
João Adolfo Hansen (Doutor, USP, 2002)
Paulo Henrique Britto (Doutor, PUC-RJ, 2002

Resumo: Esta tese analisa a relação entre a ficcionalização da História Moderna e o desenvolvimento de uma ética da vida cotidiana no romance O arco-íris da gravidade, do norte-americano Thomas Pynchon. Para a sua análise e interpretação, será desenvolvido, no primeiro capítulo, um aporte teórico-metodológico que coteje a complexidade formal da narrativa (que dificulta a sua síntese temática) para se estabelecer, a partir daí, as condições de possibilidade de detecção de núcleos temáticos recorrentes que, numa rede de interconexões não-concêntrica – ou dispersiva –, perspectivizam no romance uma totalização fraturada do sistema-mundo moderno e contemporâneo. No segundo capítulo a ficcionalização do século XX é apresentada em suas configurações metafísica e intra-mundana, e no capítulo final são analisadas as condições que ela impõe para a formação, dentro do “real ficcional”, de rotinas e modos de vida eticamente positivos.

Abstract: This dissertation analyzes the relation between the fictionalization of Modern History and the development of an ethics of daily life in Thomas Pynchon’s Gravity’s rainbow. For the novel’s interpretation, the first chapter develops a theoretical and methodological approach capable of dealing with its formal complexity (one which obscures thematic synthesis) in order to establish, thereby, the conditions of possibility of detection of recurring thematic elements, which in their turn – through a dispersive or non-concentric network of connections – puts into perspective some fractured totalization of the modern and contemporary world-systems. The second chapter presents the novel’s fictionalization of the Twentieth Century in its mundane and metaphysical configurations, whereas the last chapter analyzes the conditions they settle for the formation, within the “fictional reality”, of ethically positive routines and modes of life.

SUBIR


 

CORRÊA, Patrícia Alves Carvalho

Titulo da Tese:
O naturalismo em perspectiva comparada: de Émile Zola a Aluísio Azevedo
Le naturalisme en perspective comparéé: d'Émile Zola à Aluísio Azevedo

Data da Defesa: 18/03/2011
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Pré-textuais, introdução, cap. 1, cap. 2, conclusão e referências em PDF |
O texto completo está retido por direito da autora.

Orientador: Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Banca:
- Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
- Adauri Silva Bastos (Doutor, UERJ, 1999)
- Cláudia Maria Pereira de Almeida (Doutora, UFRJ, 2004)
- Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)

Resumo: Considerado pela maioria da crítica como uma “literatura pútrida” (cf. ULBACH, 1868) ou “torpe” (cf. VERÍSSIMO, 1894), acusado de confundir ingenuamente ciência e literatura, bem como de cientizar a linguagem literária, e em particular no Brasil, além disso, questionado por plágio ou importação de uma moda estrangeira, o naturalismo foi relegado às margens da historiografia literária. Assumindo como ponto de partida esse panorama crítico, a tese propõe uma reavaliação crítica e historiográfica da estética naturalista, começando por descrever e analisar sua origem no decurso da história, a partir do advento do realismo moderno nas obras de Stendhal e de Balzac (cf. AUERBACH, 2004). Enfoca a lenta afirmação dos termos “realismo” e “naturalismo”, bem como a importância da contribuição de diferentes romancistas franceses no processo de consolidação da estética realista e de seu prolongamento no naturalismo. Discute-se também o projeto estético proposto por Zola, assim como se desconstroem mitos corroborados pela historiografia literária a respeito da teoria e do movimento naturalistas. Por fim, correlacionando a estética naturalista com o ideal republicano, aborda-se a aclimatação dos princípios naturalistas no Brasil, na obra daquele que foi seu principal representante, Aluísio Azevedo. A partir de uma abordagem comparativa entre o naturalismo na França e no Brasil, busca-se, em síntese, contribuir para o processo de revisão crítica e historiográfica de um período literário muito produtivo nos dois países, não obstante a tendência para sua desvalorização em geral observada nas manifestações da crítica novecentista.

Résumé: Considéré par la plupart de la critique comme une “littérature putride” (cf. ULBACH, 1868) ou “ignominieuse” (cf. VERISSIMO, 1894), accusé de confondre naïvement la science et la littérature, ainsi que de rendre le langage littéraire scientifique, et surtout au Brésil, en outre, remis en question en tant que plagiat ou importation d’une mode étrangère, le naturalisme a été relégué aux marges de l’historiographie littéraire. Prenant comme point de départ ce panorama critique, la thèse propose une réévaluation critique et historiographique de l’esthétique naturaliste, commençant par décrire et analyser son origine au cours de l’histoire à partir de la constitution du réalisme moderne dans les oeuvres de Stendhal et de Balzac (cf. AUERBACH, 2004). On se concentre notamment sur la lente affirmation des termes “réalisme” et “naturalisme” et sur l’importance de la contribution de différents romanciers français au processus de consolidation de l’esthétique réaliste et de son prolongement dans le naturalisme. On discute également le projet esthétique proposé par Zola, de même qu’on déconstruit des mythes corroborés par l’historiographie littéraire à propos de la théorie et du mouvement naturalistes. Enfin, en établissant les rapports entre l’idéologie esthétique naturaliste et l’idéal républicain, on discute l’acclimatation des principes esthétiques naturalistes au Brésil, dans l’oeuvre de celui qui a été son principal représentant, Aluísio Azevedo. A partir d’une étude comparative entre le naturalisme en France et au Brésil, on cherche, en effet, à contribuer au processus de révision critique et historiographique d’une période littéraire énormément productive dans les deux pays, malgré la tendance à sa dévalorisation généralement observée dans les manifestations de la critique du XXe siècle.

SUBIR



COSTA, Adriana Lisboa Fábregas

Título da Tese: Rakushisha

Data da Defesa: 30/03/2007

Orientador: Gustavo Bernardo Krause (Doutor,1995, UERJ)
Banca:
Ítalo Moriconi (Doutor, 1991, PUC)
Denilson Lopes (Doutor, 1997,UNB)
Raquel Abi-Sâmara (Doutora,2004,UERJ)
Wilberth Clayton Ferreira Salgueiro (Doutor, 1996, UFRJ)

Resumo: Rakushisha é um romance baseado no diário de viagem Saga Nikki, escrito pelo poeta japonês Matsuo Bashõ durante sua estadia na Rakushisha, a Cabana dos caquis caídos, em 1691. Bashõ transformou profundamente o estatuto do haikai, forma breve de 17 sílabas (5-7-5), e foi também prolífico autor de prosa poética, ou haibun. A Rakushisha, reconstruída e preservada até hoje nos arredores da cidade de Kyoto, pertencia a Kyorai, discípulo de Bashõ, que o hospedou em três ocasiões. Neste romance, parte-se de um dos diários menos conhecidos de Bashõ, inédito em língua portuguesa, para narrar a história ficcional de dois brasileiros, Haruki e Celina, que partem para o Japão com necessidades e perspectivas diversas, mas motivados pelo Saga Nikki. O que encontram na terra de Bashõ é uma espécie de ressemantização da viagem, e a sua fusão com a própria experiência da vida. A escrita procurou manter no horizonte alguns princípios estéticos da arte clássica japonesa, como yugen, sutileza e profundidade, tentativa de sugerir a beleza mais do que revelá-Ia, e wabi-sabi, ênfase numa espécie de tristeza apaziguada, na imperfeição e na elegância da simplicidade.

SUBIR



COSTA, Ana Luiza Borralho Martins

Título da Tese: João Guimarães Rosa: Viator

Data da Defesa: 10/12/2002

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente, UFF, 1975)
Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Willi Bolle (Livre Docente,USP,1984)
Eduardo Viveiros de Castro (Doutor, Museu Nacional/UFRJ, 1984)

Resumo: O levantamento das viagens, leituras e escritos de João Guimarães Rosa produzidos durante o processo de elaboração de Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas (1956) constitui o ponto de partida desta tese. Através da análise conjunta dos documentos inéditos – diário, cadernetas de viagem, cadernos de estudos e textos inacabados – e publicações em periódicos que datam do período enfocado, identificando seus principais interlocutores e as relações que estabelecem entre si com aqueles livros, demonstro que as cadernetas da viagem pelo sertão de Minas (1952) ocupam uma posição chave, porque articulam e atualizam suas reflexões sobre viagem e narrativa, os "povos boieiros" e a matéria épica da tradição oral. Veremos que tanto no processo de escrita das cadernetas quanto nos livros de 56, sobretudo no romance, Rosa dialoga com os poemas homéricos (sobre a narrativa oral e o pensamento analógico), com Euclides da Cunha (sobre a cultura boieira e a visão de mundo dos vaqueiros), e com os viajantes naturalistas que descreveram o sertão do Brasil (sobre a viagem como procedimento narrativo e a descrição da natureza). Nesse contexto, proponho uma releitura de Ave, palavra – livro póstumo que reúne escritos de 1947-54, e defendendo a hipótese de que os livros de 56 e a novela "Meu tio o Iauaretê" foram concebidos no bojo de um mesmo projeto de escrita que explora o pensamento analógico, a ambigüidade e o deslocamento de perspectiva para expressar aquilo que não tem voz nem contornos definidos, como o Sertão, Diadorim, a onça e a criança. Partindo de uma sólida base documental, é através de um intenso trabalho de linguagem que Rosa engendra um sertão pela via da metamorfose.

SUBIR



COSTA, José da

Título da Tese: Teatro brasileiro contemporâneo: um estudo da escritura cênico-dramatúrgica atual

Data da Defesa: 24/09/2003

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Ana Cristina de Rezende Chiara (Doutora, PUC/RJ, 1996)
Rogério Luz (Doutor, Universidade Católica de Louvain, 1987)
Angela Materno de Carvalho (Doutora, UFRJ, 1997)
Evando Batista Nascimento (Doutor, UFRJ, 1995)

Resumo: O objeto da investigação é uma vertente específica da produção teatral contemporânea no Brasil, aquela cuja dramaturgia se constrói como roteiro, como script, muitas vezes como teatralização de textos de outros gêneros ou modalidades discursivas (narrativas de ficção, cartas, diários, relatos de viagem, reportagens jornalísticas, etc). Dramaturgia essa trabalhada pelos próprios encenadores e por dramaturgos (ou dramaturgistas e assessores literários) que atuam em colaboração com os diretores, acompanhando, muitas vezes, o processo de criação das companhias, por meio da observação de exercícios e improvisações dos atores, dos quais recebem diversos tipos de contribuição.

SUBIR


 

COSTA, Leda Maria da

Título da Tese:
A trajetória da queda. As narrativas da derrota e os principais vilões da Seleção Brasileira em Copas do Mundo
La trayectoria de la caída: las narrativas de la derrota e los principales villanos de la selección brasileña en Copas del Mundo

Data da defesa: 28/03/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)
Banca:
- Victor Andrade de Melo (Doutor, UFRJ,2004)
- Roberto M. Moura (Doutor, UNIRIO, 2003)
- Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
- Hugo Lovisolo (Doutor, UFRJ, 1987)
- Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)

Resumo: Os vilões do futebol são filhos da derrota. Desde 1950 e a “tragédia do Maracanã”, passamos a sistematicamente tentar encontrar as razões de algum fracasso do selecionado brasileiro, procurando responder à pergunta: “Por que perdemos?” A partir desse questionamento, a derrota é situada no tempo e no espaço, seus mais relevantes acontecimentos são expostos e encadeados numa seqüência. A derrota é então narrada. E nas narrativas da derrota o protagonista é sempre o vilão, ou seja, aquele jogador cujas ações serão compreendidas como a causa fundamental do malogro dentro das quatro linhas. Ao enfocar a figura do vilão do futebol, este trabalho visa abordar o modo pelo qual as principais derrotas do selecionado brasileiro de futebol foram narradas em contos, crônicas, jornais, em produções cinematográficas etc. Através desse percurso, tentar-se-á investigar alguns significados que a derrota assume no Brasil, assim como todo um imaginário do fracasso que se revela por intermédio das narrativas da derrota e deus principais personagens: os vilões.

Resumen: Los villanos del fútbol son hijos de la derrota. Desde 1950 e la “tragedia de Maracana”, de modo sistemático buscamos hallar las razones de alguno fracaso de la selección brasileña, intentando responder a pregunta: “¿Porque perdimos¿” Partindo de este problema, la derrota és situada en el tiempo e espacio, sus más importantes acontecimientos son mostrados e encadenados en una secuencia. La derrota és portanto narrada. E en las narrativas de las derrotas, lo personage principal és lo villano, ou sea, lo jugador cuyas acciones serán consideradas la razón fundamental del malogro en las cuatro líneas. Ao enfocar la figura del villano del fútbol, este trabajo visa pesquisar la menera por la cual las principales derrotas de la selección brasileña fueran narradas en cuentos, crônicas, diarios, películas etc. Por este trayeto, se intentará una búsqueda por algunos de los significados que la derrota tiene en Brasil, como también todo un imaginario del fracaso revelado por las narrativas de la derrota y de sus principales personages: los villones.

SUBIR


 

COSTA, Ricardo Ramos

Titulo da Tese:
Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte
Poetics of visuality in João Cabral de Melo Neto and Joan Miró: poetry as art critic

Data da Defesa: 20/09/2012
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
Banca:
- Eduardo Guerreiro Brito Losso (Doutor, UFRJ, 2007)
- Lino Machado (Doutor, UFMG, 2006)
- Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)
- Luiz Carlos do Rego Lima (Doutor, UERJ, 2004)

Resumo: A tese focaliza alguns dos principais poemas de João Cabral de Melo Neto desenvolvidos como crítica poética. O mote da investigação é a construção de uma lírica crítico-discursiva, uma produção artística que avalia a arte com os termos, os instrumentos da própria arte. Esta perspectiva analítica é deflagrada pelos primeiros românticos (Schlegel e Novalis) e expande-se em duas direções: tanto o poema escrito a partir de uma reflexão sobre a arte ou a natureza (crítico em sua gênese), quanto a crítica, transmutada em poesia. A abordagem comparativa de estâncias do poeta com obras picturais nelas referenciadas evidencia o constante diálogo do poeta com as poéticas da visualidade e com as concepções estéticas da modernidade, mormente com a poética de Joan Miró. Através da abordagem comparativa, materializam-se dois caminhos privilegiados de experimentação estética: o percurso do poético ao plástico, em João Cabral; o caminho inverso, na obra do pintor catalão – do plástico ao poético. Para ambos os artistas, os processos de exploração das linguagens artísticas ocasionam, como consequência extrema, a dissolução do plástico e do poético, rumo ao inefável na pintura e na poesia. Para Miró, os signos plásticos são poéticos, porque guardam em si um universo de possibilidades significativas que transcendem a ordem da própria coisa em si. E o alcance das transformações que a sua poética empreende afetará a poesia de modo análogo: os signos poéticos mostram-se plenamente poéticos, ao transcenderem a forma e o sentido, no âmbito da plasticidade da palavra. Se a palavra pode se tornar matéria (passar da abstração para a concreção), a matéria pintada pode ser poesia. Integram a constelação teórica desta investigação os principais filósofos que discutem o caráter crítico da poesia, desde os filósofos do primeiro romantismo (Schlegel e Novalis), até aqueles cujo pensamento está relacionado à modernidade ou à pós-modernidade (Benjamin, Adorno, Lyotard, Blumenberg e Agamben).

Abastract: This thesis focuses on some major poems João Cabral de Melo Neto developed as poetic criticism. The theme of this research is the construction of a critical-discursive lyric, an artistic production that evaluates art with the terms, the very instruments of art. This analytical perspective is triggered by the early Romantics (Schlegel and Novalis) and expands itself torwards two directions: the poem written from a reflection on art or nature (critical in its genesis), as far as the criticism, transmuted into poetry. The comparative approach of the poet’s stanzas with pictorial works referenced therein demonstrates the poet's constant dialogue with the visuality poetics and the aesthetic conceptions of modernity, particularly with Joan Miró’s poetics. Through comparative approach, two paths full of experimental aesthetics materialize: the route of the poetic to the plastic in João Cabral, and the opposite way, the work of the Catalan painter – from the plastic to the poetic. For both artists, the artistic languages exploration processes cause as extreme consequence, the plastic and poetic dissolving, toward the ineffable in painting and poetry. For Miró, plastic signs are poetic because they keep into themselves a universe of possible meanings that transcend the order of the thing itself. And the scope of the changes that his poetic reaches endeavor the poetry analogously: poetic signs show up fully poetic by transcending the form and the meaning within the plasticity of the word. If the word may become matter (moving from abstraction to concreteness), the matter painted can be poetry. Integrate the theoretical of this research the main philosophers who discuss the critical nature of poetry, from the romanticism of the first philosophers (Schlegel and Novalis), even those whose thinking is related to modernity or postmodernity (Benjamin, Adorno, Lyotard, Blumenberg and Agamben).

SUBIR


 

DE FREITAS, Marcos Roberto Batista

Título da Tese:
A Literatura Comparada como Heterotopologia: Uma Perspectiva Foucaltiana para Os Sertões e O Coração das Trevas
Comparative literature as heterotopology: a Foucaultian's perspective to "Os Sertões" and Heart of Darkness

Data da defesa: 13/03/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
- Luis Carlos de Morais Jr. (Doutor, UFRJ, 1997)
- Solange Mello do Amaral (Doutora, UFF, 2004)
- Carlinda Fragale Pate Nunez (Doutora, UFRJ, 1991)
- Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, UFRJ, 1994)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)

Resumo: No texto “Outros Espaços” (1967), Michel Foucault observa que, desde o século XIX, as humanidades usam métodos excessivamente históricos em seus estudos. Para o pensador supracitado, nossa atualidade seria mais bem entendida pelas ciências humanas através de uma perspectiva espacial, pois nos encontramos na era de fluxo de informações em tempo real, na qual a simultaneidade de eventos e a supressão de fronteiras nacionais, decorrente da globalização, distorcem quaisquer noções temporais outrora tão difundidas no entendimento humano ocidental. (Cf. FOUCAULT, 2001, p. 411). Esta tese para doutoramento tem a proposta de comprovar que a literatura comparada pode efetivamente contribuir para uma mudança metodológica nas humanidades ao adotar os critérios teóricos sugeridos por Foucault em estudos espaciais. Tais critérios direcionam a análise crítica para os espaços diferenciados das sociedades, as heterotopias, que são ‘contraposicionamentos’, lugares que estão em constante tensão com os posicionamentos ‘normais’. No caso específico da literatura, as heterotopias são tanto as reais quanto as ficcionais, na forma de representações dentro do discurso literário. Segundo Foucault, as áreas do saber humanístico que desejam estudar as heterotopias poderiam se chamar Heterotopologias. Para demonstrar a proposta de mudança metodológica em termos práticos, esta tese realiza na sua parte final uma análise heterotopológica de duas obras literárias que se caracterizam por ter o espaço com elemento de grande relevância em suas narrativas: Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, e O Coração das Trevas (1902), de Joseph Conrad.

Abstract: In “Of Other Spaces” (1967), Michel Foucault observes that since the nineteenth century the humanities have used excessively historical methods in their studies. According to aforementioned thinker, our present times would be better understood by the human sciences by means of a spatial perspective, because we live in an epoch of real time information flux, in which the simultaneity of events and the suppression of frontiers, as results of the globalization, distort any timely notion – a notion that was overly diffused in Western understanding in other epochs. (Cf. FOUCAULT, 2001, p. 411). My doctorate thesis proposes to attest that comparative literature can contribute to a methodological change in humanities by adopting Foucault’s theoretical criteria in spatial studies. Such criteria directs the critical analysis to the differentiated spaces of society, the heterotopias, that are ‘counterpositions’, places that are in continual tension with ‘normal’ positions. In the case of literature, the heterotopias are both the real and the fictional ones, in the shape of representations inside literary discourse. According to Foucault, the fields of humanistic knowledge that want to study the heterotopias could be called Heterotopologies. In order to demonstrate the proposal of methodological change in practical terms, The present thesis applies, in its final part, a heterotopological analysis of two literary works, that have the space as an important feature from their narratives: Os Sertões (1902), written by Euclides da Cunha, and Heart of Darkness (1902), by Joseph Conrad.

SUBIR


 

DIAS, Tânia Coeli Sobreira

Título da Tese: Descaminhos da Comunicação (a imprensa e a formação do público leitor no Brasil)

Data da Defesa: 24/08/1998

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Flora Sussekind (Doutora, PUC-RJ,1989)
Hans Ulrich Gumbrecht (Doutor, Universidade de Stanford, 1974)
Ricardo Benzaquen Araújo (Doutor, UFRJ, 1993)

Resumo: Essa tese pretende analisar em que medida o estabelecimento de prelos gráficos no Brasil ajudou a instituir uma rede de comunicação específica. O encaminhamento de nossa argumentação se funda numa hipo-tese que pode ser dividida em dois aspectos: por um lado, trata-se de contestar o fato geralmente aceito como verdade de que a introdução da imprensa poderia ter garantido a circulação do impresso no Brasil. Meios de transportes e outros fatores correlatos dificultaram a circulação do que quer que fosse; e a função oficial por ela desempenhada também colaborou para reduzir o seu espaço de atuação já bastante exíguo. Por outro lado, mostraremos que embora a Impressão Régia (primeira tipografia do Brasil) tenha tido um desempenho bastante limitado no desenvolvimento desse processo, ela chegou a criar um espaço institucional capaz de gerar outros meios divulgadores do impresso, além daqueles já existentes na colônia. Dentre todas as obras produzidas por essa oficina, acreditamos que Gazeta do Rio de Janeiro (primeiro periódico publicado na colônia) representou o único passo efetivo na constituição de um sistema de comunicação impressa na medida em que trouxe para o universo de suas páginas as situações com as quais o habitante da cidade se confrontava no seu dia-a-dia.

SUBIR



DIOP, Amadou Abdoulaye

Título da Tese:
O papel do herói mito na política de assentamento do nacional em povos ‘desterrados’ pelo sistema colonial: uma leitura crítico-textual de viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro e Sundjata ou a Epopéia mandinga, de Djibril Tamsir Niane
Le role de l'héros-mythe dans la politique d'instauration du national dans les peuples "rejeter" par le système colonial: une lecture critico-textuelle de Vive le peuble brésilien de João Ubaldo Ribeiro e Soundjata ou l´epopée mandingue Djibril Tamsir Niane

Data da Defesa: 21/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)
Banca:
- Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, 1994, UFRJ)
- Fernanda Lemos de Lima (Doutora, UFRJ, 2003)
- Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC, 1986)
- Teresa Marques de Oliveira Lima (Doutora, USP, 1997)

Resumo: A Literatura e a História sempre foram determinantes na evolução e afirmação de todos os povos que sofreram dominação estrangeira; o que, tantas vezes, levou os povos subjugados à perda de todas ou de uma boa parte de suas características específicas. Uma situação que ocasionou o questionamento das “histórias” destes povos - elaboradas pelos dominadores da cultura hegemônica à época e que, no nosso trabalho, são identificados como colonizadores. Este trabalho se propõe a visitar e salientar, através de duas obras bem características - a brasileira, Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro e a senegalesa Sundjata ou a Epopéia Mandinga, de Djibril Tamsir Niane - não só o impacto das ocupações no cotidiano desses povos, mas também discutir e contribuir para a destruição da visão estereotipada desses povos espalhada pelos colonizadores antes de projetar a re-construção das identidades nacional e cultural corrompidas pela dependência cultural, uma das conseqüências da colonização. Tal será levado a cabo através de uma atuação de primeiro e segundo planos do Herói-Mito que, ultrapassando o maravilhoso e o fantástico com que se identifica geralmente sua personagem, sublinha com insistência a evolução de uma entidade totalizadora como o povo-nação: o passado, o presente e o futuro. O Senegal e o Brasil, a partir de uma exploração detalhada de suas culturas, têm plena consciência dos laços mais do que estreitos que os definem como meio-irmãos, frutos de um pai...polígamo.

Résumé: La littérature et l´histoire ont toujours été déterminantes dans l´évolution et l´affirmation de tous les peuples qui ont souffert une domination étrangère. Ce qui a amené ces peuples assujetis, plusieurs fois, à la perte de toute ou d´une bonne partie de ses caractéristiques spécifiques. Une situation qui a occasionné la remise en question des “histoires” de ces peuples - élaborées par les dominateurs de la culture hegémonique de l´époque et qui, dans notre travail, sont identifiés comme colonisateurs. Ce travail se propose de rendre visite et mettre em relief, à travers deux oeuvres littéraires bien caractéristiques, une, brésilienne –Vive le Peuple Brésilien, de João Ubaldo Ribeiro et l´autre, sénégalaise, Soundjata ou l´Épopée Mandingue, de Djibril Tamsir Niane, non seulement l´impact des occupations au jour le jour de ces peuples, mais aussi discuter et contribuer à la destruction de la vision stéréotypée coloniale de ces peuples, propagée par les colonisateurs, avant d´envisager la re-construction des identités nationale et culturelle altérées par la dépendance culturelle, une des conséquences de la colonisation. Tout cela sera fait à travers l´action en premier et second plan de l´Héros-Mythe qui, dépassant le merveilleux et le fantastique auquels son personnage s´identifie généralement, souligne avec force l´évolution d´une entité totalisatrice comme le peuple-nation: le passé, le présent et le future. Le Sénégal et le Brésil, à partir d´une exploration profonde de leurs cultures, ont la pleine conscience des liens plus qu´étroits qui les définissent comme des demi-frères, fruits d´un père…polygame.

SUBIR


 

FACCO, Lúcia

Título da Tese:
Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil

Data da defesa: 19/03/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Pré-textual, introdução, cap.1-4 em PDF | Cap 5-7 e referências em PDF |

Orientador: Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
Banca:
- Cyana Maria Leahy-Dios (Doutor, University of London, 1996)
- Ricardo J. Santos (Doutor, University of New York, 2000)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
- Ítalo Moriconi Junior (Doutor, PUC-RJ,1991)
- Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)

Resumo:Nesta tese discuto até que ponto a educação literária de crianças e adolescentes pode ajudar a diminuir os diversos tipos de preconceito e discriminação em relação aos variados estigmas sociais, que marcam determinados indivíduos como “diferentes”. Faço um recorte específico na questão da orientação sexual, pois considero que a mesma é especialmente delicada, por uma série de especificidades. O sexo sempre foi um aspecto privilegiado na questão do controle social. A manutenção do sexo dentro do que a sociedade considera como “normalidade” (heterossexualidade) garante o status quo do qual a mesma não deseja abrir mão. Demonstro que, pelo motivo citado, a escola, que é responsável por uma parte importante da formação de crianças e jovens, prefere manter-se indiferente diante de tal questão, contribuindo, assim, para a manutenção de todos os preconceitos. Discuto ainda as infinitas possibilidades que o ensino da literatura apresenta para tal discussão, concluindo que tal ensino não apenas pode como deve ser aproveitado para ajudar no processo de formação de seres críticos, pensantes e, principalmente, solidários.

Abstract: This thesis examines to what extent children’s and adolescents’ literary education can contribute to reduce the various kinds of prejudice and discrimination towards several social stigmas, which label certain individuals as ‘different’. The study focuses on the children’s sexual orientation as I consider it to be especially sensitive due to its peculiarities. Sex has always been a privileged category for social control. The maintenance of the concept of ‘normal sex’ (heterosexuality), reinforces the status quo, which society is unwilling to renounce. For this same reason, schools, which play an important role in children’s and adolescents’ upbringing, assume a position of indifference to the matter, which contributes to the maintenance of all prejudices. This study also shows the numerous contributions that the teaching of literature can bring to the discussion. Literature at school can and should be used to help the development of critical, mindful and, above all, supportive human beings.

SUBIR


 

FERREIRA, Valéria Rosito

Título da tese: “Traições Mediática da Brasilidade: OS SERTÕES nos TELÕES”

Data da defesa: 24/08/2004

Orientador: Gustavo Bernado Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
Janice Caiafa (Doutora, Cornell University,1991)
Ricardo J. Santos (Doutor, University of New York, 2000)
Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Peônia Viana Guedes ( Doutora, Universidade da Carolina do Norte, 1994)

Resumo: Esta tese parte da ambivalência da figura do narrador em Os Sertões de Euclydes da Cunha para questionar o papel da indústria cinematográfica nacional na crítica cultural contemporânea. Recorre ao paradigma da História de Walter Benjamin pelo qual conceitos e imagens se chocam e deslocam sentidos sedimentados sobre modos de ver e de narrar. O Cinema Marginal de Rogério Sganzerla em Nem Tudo É Verdade dialoga com Orson Welles em It’s All True para infirmar a autoridade e a autoria do filme documentário e de suas representações ‘essencialistas’ de alteridades. Como linguagem ‘de segunda mão’, a estética da colagem expõe fraturas de totalidades harmônicas, côo aquelas expressas na ‘panbrasilidade’ do Estado Novo ou no ‘pan-americanismo’ da Política da Boa Vizinhança. Na atualidade, superproduções como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund encarnam o conflito entre ampliação de mercado e exploração de possibilidades de interlocução entre segmentos médios e amplas camadas da população com aceso precário à ordem simbólica. Finalmente, examinamos a produção de sentido para a História por fruidores empíricos dos filmes A Matadeira, de Jorge Furtado e Guerra de Canudos, de Sérgio Rezende, ambos inspirados em Os Sertões de Euclydes da Cunha. Quatro pesquisas de recepção nos subsidia a reflexão sobre a atualidade e a amplitude das questões tradutórias e mediáticas levantadas pelo ‘correspondente de guerra’ há um século.

SUBIR



FREIRE, José Ribamar Bessa

Título da Tese: Da língua geral ao português: para uma história dos usos sociais das línguas na Amazônia

Data da Defesa: 23/06/2003

Orientador: Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente, UFF, 1975)
Banca:
José Carlos de Azeredo (Doutor, UFRJ, 1988)
Marco Morel (Doutor, Universidade de Paris I, 1995)
Ruth Maria Fonini Monserrat (Doutora, UFRJ, 2000)
Tânia C. Clemente de Souza (Doutora, UNICAMP, 1994)

Resumo: Esta tese aborda a trajetória histórica das línguas na Amazônia brasileira com uma avaliação do contato entre elas, discutindo as tensões entre as línguas indígenas, a Língua Geral Amazônica (LGA) e a língua portuguesa. Busca desenhar o mapa do deslocamento lingüístico ocorrido com a população regional ao longo do período  colonial, quando a LGA desempenhava funções de comunicação interética e se encontrava em pleno processo de expansão. Utiliza dados de demografia histórica para demonstrar como declínio da LGA ocorre somente no século XIX, perdendo então a sua hegemonia para a língua portuguesa. Para dar inteligibilidade a esse processo, o trabalho identifica as linhas gerais das diversas políticas de línguas, analisando como as diferentes instâncias de poder interferiam nos destinos delas. Esta identificação serviu para estabelecer uma proposta de periodização, acompanhando o processo de reordenamento lingüístico da Amazônia, no qual a LGA desempenha um papel fundamental por estar presente em todas as fases do processo. A abordagem s situa no campo da história social da linguagem, uma área transdiciplinar, que trabalha as fontes históricas, usando conceitos formulados pela sociolingüística ... Seu foco central incide sobre a história externa das línguas, de seus usos e de suas funções, buscando identificar as razões do processo de expansão de umas, em detrimento da extinção de outras.

SUBIR


 

FREITAS, Adriana Maria Almeida de

Título da Tese: “O Detetive Cético: as dúvidas de Mandrake e Espinosa

Data da Defesa: 28/03/2006

Orientador: Gustavo Bernardo Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
Lúcia Helena (Doutora, UERJ, 1983)
Wellington de Almeida Santos ( Doutor, UFRJ, 1987)

Resumo: Esta tese objetiva analisar as contemporâneas modalidades do romance policial brasileiro, elegendo como corpus produções de Rubem Fonseca e de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Para tal, lançamos mão de acervo teórico-crítico sobre o gênero policial, de estudos sobre o ceticismo e de investigações sobre as alterações histórico-sociais em curso, naturalmente envolvidas nos debates sobre a contemporaneidade. No pimeiro momento, traçamos um panorama das narativas policiais desde Edgar Allan Poe, passando pelas primeiras manifestações do gênero no Brasil e chegando às produções atuais. No segundo momento, sistematizamos a acepção de ceticismo aqui adotada e os problemas contemporâneos pertinentes ao enfoque deste trabalho. Por fim, cotejamos as etapas anteriores com o corpus; destacamos especificidades das obras de Rubem Fonseca e de Garcia Roza; identificamos a portura cética dos detetives Mandrake e Espinosa e constatamos um crescente ceticismo nas histórias policiais, associando-o aos desafios do mundo contemporâneo.

SUBIR


 

FREITAS, Eduardo da Silva de

Titulo da Tese:
A historiografia literária brasileira: uma análise comparativa das obras de Ferdinand Wolf, Silvio Romero e José Veríssimo
The brazilian literary historiography: a comparative analysis of the works of Ferdinand Wolf, Silvio Romero e José Verissimo

Data da Defesa: 07/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
Banca:
- Roberto Acízelo de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
- Conrado Pires de Castro (Doutor, UNICAMP, 2009)
- Marcus Vinicius Nogueira Soares (Doutor, UERJ, 1999)
- Andréa Portolomeos (Doutora, UFF, 2005)

Resumo: Este trabalho faz uma análise comparativa de algumas das principais obras de história literária do Brasil, publicadas no século XIX e início do século XX, escritas, respectivamente, por Ferdinand Wolf, Sílvio Romero e José Veríssimo. São analisadas as concepções de nacionalismo, de história e de literatura que veiculam, relacionando-as com as ideias que circulavam à época em que foram escritos Le Brésil Littéraire, de Ferdinand Wolf, a História da Literatura Brasileira, de Sílvio Romero, e a obra homônima de José Veríssimo. Sendo assim, além de analisar as obras comparativamente, o presente trabalho recupera o significado histórico que comportam, uma vez que as insere no quadro de referências vigentes no momento em que apareceram. Partindo do pressuposto de que a característica principal desses textos é a ideia de nacionalismo, estudam-se os significados atribuídos a este termo desde meados do século XIX até inícios do século XX, momento em que foram escritas aquelas histórias literárias. Ademais, relacionam-se as narrativas às variadas formas de se pensar a história, enquanto disciplina, nesse período, procurando identificá-las pelo modo como constroem a explicação histórica. Por fim, as ideias que apresentam a respeito da literatura são articuladas não só às concepções de nacionalismo e de história que aqueles textos veiculam, como também à reflexão que então se fazia.

Abstract: This study makes a comparative analysis of some of the major works of literary history of Brazil, published in the nineteenth and early twentieth century, written by Ferdinand Wolf, Silvio Romero and Jose Verissimo. It analyzes the concepts of nationalism, history and literature, relating them to ideas that circulated at the time they were written Le Brésil Littéraire, by Ferdinand Wolf, the History of Brazilian Literature, by Romero, and work namesake, by José Verissimo. Thus, besides analyzing the works together, it recovers the historical significance of these works, since the inserts in the frame of reference current at the time of appearance of the books that comprise the corpus. Assuming that the main characteristic of these texts is the idea of nationalism, it studies the meaning ascribed to this term since the mid-nineteenth through the early twentieth century, when these books were writte. Moreover, the narratives are related to different ways of thinking history, as a discipline, in that period, trying to identify them by how they build the historical explanation. Finally, the ideas we have about the literature are not only articulated the concepts of nationalism and history of those texts convey, but also the thought that it was undertaken.

SUBIR


 

FUENTES, Susana Carneiro

Título da Tese:
Nabokov e Laferrière, memória do Pays Rêvé - Tradução e alteridade na fronteira entre autobiografia e ficção
Nabokov and Laferrière, memoirs of the Pays Rêvé: translation and otherness on the boundary between autobiography and fiction

Data da Defesa: 14/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro
Banca:
Italo Moriconi (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Ana Lucia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
Laura Cavalcanti Padilha (Doutora, UFRJ, 1988)
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)

Resumo:A escolha de contrapor neste estudo os autores Dany Laferrière e Vladimir Nabokov a partir do exílio e da memória, respectivamente em Pays sans chapeau, romance de 1997, e Speak, memory, autobiografia que data de 1947, é feita com o intuito de contribuir para as discussões em Literatura Comparada e participar das novas tendências nos estudos canadenses, levantando, diante das respectivas obras destes autores, questões de tradução entre seus velhos e novos mundos, fronteiras, línguas e a narração sobre eles. Contrapor escritos de autores tão diferentes em suas especificidades, mas que se encontram por conta de uma perspectiva dos estudos culturais, parece-me fazer parte deste processo de quebrar hegemonias e relativizar as hierarquias, conforme seguimos os efeitos das narrativas destes autores, quando o país sonhado força sua presença: à medida em que eliminam-se distâncias e remarcam-se fronteiras, no ato de ler e narrar a realidade. O presente estudo consistiu de um romance e um ensaio, assim como um Prelúdio, apresentado em forma entre a teoria e a ficção.

Abstract: Focusing on memory and exile within Dany Laferièrre’s novel Pays sans chapeau (1997) and Vladimir Nabokov’s autobiography Speak, memory (1947), the aim of this study is to observe the relation of each of these authors with his respective old and new worlds, borders, languages and the narration of them, contributing to the discussion within Comparative Literature and to the new trends in the Canadian studies. Through the concepts of carnivalization and of the act of reading, we follow the rupture of hierarchies in the narratives, to see how memory reinvents reality in new, simple effects. Between fiction and authobiography, between text and reader, the strength of renewed images. The dream country forces its presence, as far as distances are eliminated in the act of reading and narrating reality. The present study consists of a novel and an essay, and a part in-between called Prelude, a form crossing from theory into fiction.

SUBIR


 

FUJIMURA, Calina Miwa

Titulo da Tese:
Reis de paus: Carlos Heitor Cony e Rubem Fonseca
Kings of clubs: Carlos Heitor Cony e Rubem Fonseca

Data da Defesa: 30/03/2011
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Ana Cristina de Rezende Chiara (Doutora, PUC-RJ, 1996)
Banca:
- Ângela Maria Dias de Brito Gomes (Doutora, UFRJ, 1989)
- João Camilo Barros de Oliveira Penna (Doutor, Universidade de Berkeley, 1993)
- Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
- Marcus Alexandre Motta (Doutor, UFRJ, 1997)

Resumo: Este trabalho investiga o que chamamos crimes da literatura, no livro de Carlos Heitor Cony, Pilatos (1974), em perspectiva comparada com o livro de contos Secreções, excreções e desatinos (2001), de Rubem Fonseca. Cony, famoso autor e jornalista, com histórico de prisões políticas na época da ditadura, publicou Pilatos – obra de linguagem considerada pornográfica – ainda na vigência da censura. Rubem Fonseca, perseguido pelos censores desde Feliz ano novo (1975), devido às suas narrativas também consideradas contrárias à moral e aos bons costumes, publicou Secreções, excreções e desatinos livre de censura. Este estudo, a partir das análises dos textos referidos, questiona o que é o crime da literatura? E, se não há mais a conjunção de censura política e repressão moral, se está esgotado o embate entre argumentos moralistas e liberais, como podem ser lidos os novos códigos de controle desse imaginário? O objetivo desta tese é, sobretudo, discutir a possibilidade da permanência ou não destes livros como transgressores em relação ao tratamento dado ao corpo no panorama contemporâneo. Para tanto, serão analisadas as diferentes formas de representação do corpo nesses livros, a partir de conceitos, como castração, pornografia e obscenidade, investigados em campos de estudo sobre as representações do corpo nas áreas de psicologia, sociologia e da crítica literária.

Abstract: This paper investigates what we call of “crimes of Literature” in Carlos Heitor Cony’s book, Pilatos (1974) in a comparative perspective with the story telling book Secreções, excreções e desatinos (2001), written by Rubem Fonseca. Cony, the famous author and journalist, with a history of political prisons during the Brazilian dictatorial period, has published Pilatos – a work of language that was considered pornographic – even in the presence of censorship. Rubem Fonseca was perused by the censors since the release of Feliz Ano Novo (1975), narrative also considered contradictory to the moral and good manners, he published Secreções, excreções e desatinos, free from the censorship. From these analyses, this paper questions what is the crime of literature? And, if there are no more links between political censorship and moral repressions, if the arguments between the moralistic and the liberals are vanishing, how the new codes of the imaginary control can be read?The objective of this thesis is to mainly discuss the possibility of the permanence or not, of these books like transgressors, related to the treatment given of the body in a contemporary perspective. Therefore this paper will analyze the different forms of body representations on these books, considering concepts like ‘castration’, 'pornography', 'obscenity', investigated in study fields about body representations in the psychology, sociology and literary criticism area.

SUBIR


 

GABRIELLI, Murilo Garcia

Título da Tese: A obstrução ao fantástico como proscrição da incerteza na literatura brasileira

Data da Defesa: 12/02/2004

Orientador: Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Banca:
Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)
Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
Ivone da Silva Ramos Maya (Doutora, Universidade de Paris III, 1986)
Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)

Resumo: A literatura fantástica, apontada como importante espaço de questionamento de realidades extra-ficcionais, pela via da incerteza, por pensadores como Jean-Paul Sartre e Irène Bassière, tem sido sistematicamente ignorada pela crítica e historiografia literária brasileiras. Entretanto, é possível dizer que autores como Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Nestor Vítor, Rosário Fusco, Murilo Rubião, José J. Veiga e Flávio Moreira da Costa produziam uma sofisticada e inovadora ficção fantástica nos últimos dois séculos no Brasil. A obra de Murilo Rubião chega mesmo a antecipar, com a disseminação da estranheza que apresenta, nos anos 1940, um dos procedimentos ficcionais pelos quais o “realismo mágico” de um Gabriel García Márques viria a ser consagrado internacionalmente. O descaso da crítica em relação ao mérito e ao interesse da produção fantástica brasileira pode estar relacionado à predominância, entre nós, de uma concepção de literatura que atribui ao texto ficcional o papel de veículo de certezas doutrinárias. Tal concepção, originada em um momento histórico em que a militância política em favor da independência nacional se superpôs às motivações estéticas da literatura, atravessou os séculos XIX e XX, adaptando-se aos diversos movimentos literários brasileiros. A representação ficcional da sobrenaturalidade foi, desse modo, melhor aceita quando se pôde atribuir-lhe função alegórica. Assim, o que vem sendo proscrito pelo segmento hegemônico da crítica e da historiografia literária brasileira é, poder-se-ia propor, menos a “irrealidade” do fantástico que a incerteza construída por ele.

SUBIR


 

GALVÃO, Carlos Tadeu de Andrade

Título da Tese:
Narrativas de Campos e Espaços: Ecos multiculturalistas nas ficções de Silviano Santiago.

Data da Defesa: 30/05/2006
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
Banca:
Fátima Cristina Dias Rocha (Doutora, UFRJ, 2000)
Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
Lenivaldo Gomes de Almeida (Doutor, PUC-RJ, 2000)
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)

Resumo: Este estudo realiza uma leitura de obras de ficção do escritor Silviano Santiago. Tal leitura aponta para as relações que podem ser observadas entre sua ficção e uma noção e uma prática multiculturalistas na contemporaneidade. Para tanto, investigam-se as relações entre os imaginários do corpo e da cidade e suas possibilidades e condições de representação. Além disso, verifica-se o impacto que as noções contemporâneas de espaço causam em tais obras ficcionais. A pesquisa toma como corpus de análise literária as mais recentes obras publicadas pelo escritor em questão.

Résumé: Cette étude entreprend une lecture des oeuvres fictionneles de l'écrivain Silviano Santiago. Telle lecture signale les relations que nos pouvons observer entre la fiction de l'auteur et une notion et une pratique multiculturalistes dans le cadre de la contemporanéité. Pour autant, nous examinerons les rapports entre les imaginaires du corps et de la ville, et encore leurs possibilités et leurs conditions de représentation. En outre, nous vérifierons l'impact causé par les notions contemporaines d'espace en ces oeuvres fictionnelles. La recherche que nous avons menée recouvre les oeuvres les plus récentes de cet auteur comme corpus de l'analyse littéraire.

SUBIR


 

GALVÃO, Paulo Roberto Costa

Título da Tese: Lucíola & Tess of the D' Urbervilles: dimensão ética do ceticismo religioso

Data da Defesa: 29/05/2002

Orientador: José Luís Jobim de Salles Fonseca (Doutor, UFRJ, 1986)
Banca:
Gustavo Bernardo Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Luís Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)
Maria Lúcia Mexias Simon (Doutora, UFRJ, 1994)
Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Doutor, PUC-RJ, 1999)

Resumo: Este trabalho compara Lucíola, personagem de José de Alencar, com Tess of the D'Ubervilles, personagem de Thomas Hardy. Procura-se identificar nas personagens ser caráter romântico, as relações entre elas e as sociedades brasileira e inglesa do século XIX, sociedades que compõem o pano de fundo para o desenvolvimento das tramas. O principal aspecto a ser desenvolvido é a influência da religião nos costumes e na maneira de pensar das personagens, avaliando esta influência em relação aos conceitos, preconceitos e ao esquema moral nos quais Lucíola e Tess of the D' Ubervilles levaram suas vidas.

SUBIR


 

GARCIA, Gabriel Cid de

Titulo da Tese:
A eloquência do mundo: A heteronímia como potência retórica impessoal.
The eloquence of the world: heteronimy as a rhetorical impersonal power

Data da Defesa: 22/03/2011
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
Banca:
- Madalena Simões de Almeida Vaz Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2007)
- Jorge Vasconcellos (Doutor, UFRJ, 2002)
- Marcus Alexandre Motta (Doutor, UFRJ, 1997)
- Maria Cristina Franco Ferraz (Doutora, Paris I, 1992)

Resumo: A partir da suspeita de que o pensamento e sua expressão não se limitam a uma única forma, o presente trabalho investiga de que modo podemos pensar, a partir de Fernando Pessoa, uma relação possível entre filosofia e literatura. Quais os pressupostos que permitem considerar o fenômeno heteronímico pessoano como um expediente trágico que diz respeito ao próprio pensamento, ou ainda, como entrever, no projeto pessoano, o lugar de embate – trágico, por excelência – entre aquilo que somos, enquanto sujeitos, e os processos que franqueiam à escrita a constituição de uma subjetividade outra? Desdobrada em heterônimos, a obra de Pessoa comportaria em si a justaposição de formas diversas de ver e compreender o mundo, mas o processo pelo qual este desdobramento se dá poderia ser tomado como anterior às formas constituídas das personalidades particulares, apresentando-se como uma disposição anti-dialética do pensamento. Privilegiando como ponto de partida os escritos do heterônimo louco e filósofo de Fernando Pessoa, António Mora, nosso intuito é analisar de que modo sua crítica à tradição metafísica ocidental, em ressonância com a filosofia francesa contemporânea de inspiração nietzschiana, pode se constituir como um intercessor capaz de dar a ver uma potência impessoal atuando entre a filosofia e a literatura, representada pelo verso de Alberto Caeiro: “a natureza é partes sem um todo".

Abstract: Based on the suspicion that thought and its expression are not bound by a unique form, the present work makes use of Fernando Pessoa’s writings to investigate by which way we could come to terms with a possible relation between philosophy and literature. What are the presuppositions that allow us to consider the heteronymical pessoan phenomenon as a tragic procedure of thought, or yet, how to detect, in the pessoan project, the place of a tragic clash between the condition that we embody, as a subject, and the processes that unveil, through writing, the constitution of an alternative subjectivity? Spread through different heteronyms, Pessoa’s oeuvre could admit in itself the juxtaposition of diverse ways of seeing and comprehending the world, although the process by which this movement is activated could be taken as anterior to the finished forms of particular personalities, appearing as an anti-dialectical disposition of thought. Privileging as a starting point the writings of António Mora, the mad and philosopher heteronym of Fernando Pessoa, our aim is to analyze by which way its critique on the metaphysical Western tradition – through the resonance with contemporary French philosophy inspired by Nietzsche – can constitute itself as a powerful intercessor that is able to foresee an impersonal power flowing through philosophy and literature, and which can be apprehended by Alberto Caeiro’s verse: “nature is parts without a whole".

SUBIR


GERHEIM, Fernando Souza

Título da Tese: Linguagem e materialidade: Questões de estética contemporânea

Data da Defesa: 20/05/2003

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Vera Lúcia de Oliveira Lins (Doutora, UFRJ, 1995)
Paulo Venâncio Filho (Doutor, UFRJ, 1998)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: La Invención de Morel, de Bioy Casares, narra a história de uma máquina de fazer reproduções vivas. Desta obra são puxados os fios que tecem a reflexão sobre a linguagem: suas várias relações entre a representação, o sujeito e o mundo, tendo como foco central a questão da materialidade. A linguagem, do ponto de vista de geradora de conceitos, lida com operações abstratas, mas possui materialidade como alguma coisa concreta, que afeta os sentidos. De acordo com o ponto de vista aqui desenvolvido, o conceito e a percepção convergem na linguagem. São abordados aspectos diversos da materialidade da linguagem como a escrita, a interseção entre literatura e artes plásticas, os processos e ritmos de formação de sentido e constituição de identidades e reprodutibilidade da imagem na cultura contemporânea.

SUBIR


 

GOLDBERG, Aline

Título da tese: “Noir à brasileira no cardápio do mercado: as origens do gênero policial no Brasil e sua manifestação na contemporaneidade”

Data da defesa: 14/09/2004

Orientador: Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
Banca:
Beatriz Resende (Doutora, UFRJ, 1989)
Dau Bastos (Doutor, UERJ, 1999)
Gustavo Bernado Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Ítalo Moriconi Junior (Doutor, PUC-RJ, 1991)

Resumo: Esta tese procura analisar as narrativas policiais brasileiras em suas origens, desdobramento e manifestações na contemporaneidade. E como não há tradição no gênero no Brasil, no primeiro momento foi preciso traçar um breve panorama dos romances policiais de enigma. Destacamos, também, algumas especificidades das narrativas policiais de Simenon, evidenciando a filosofia detetivesca de Maigret. Fechando este panorama literário, traçamos algumas considerações sobre o noir americano. No segundo momento, verificamos a possibilidade de Aluísio Azevedo ter sido o precursor do gênero no Brasil, pautando-se em sua experiência de folhetinista, de onde retirou os ingredientes para a composição de suas narrativas policiais. Coube a Pagu, a Medeiros e Albuquerque e a Luiz Lopes Coelho um diálogo mais próximo e direto com os autores das narrativas de enigma. No terceiro momento, percebemos quatro tendências flagrantes na cena literária policial contemporânea: o romance-reportagem seus desdobramentos na década de 90, o romance psicológico e o jogo metalingüístico proposto por Rubem Fonseca e Georges Lamazière, quando revisitam os detetives de enigma, colocando em xeque sua lógica racional. Por fim, relativizamos os conceitos de valor e propriedade, tendo em vista as coleções policiais e sua inserção no mercado.

SUBIR


 

HENRIQUES, Cláudio Cezar

Título da Tese: A literatura como objeto comum do desejo: quando as visões lingüístico-gramatical e teórico-literária se encontram

Data da Defesa: 10/10/1995

Orientador: Roberto Acízelo de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Banca:
Evanildo Cavalcanti Bechara (Doutor, UERJ, 1962)
José Luís Jobim (Doutor, UFRJ,1986)
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)
Walmírio Macedo (Doutor, PUC-RS, 1973)

Resumo: Esta tese desenvolve considerações transdisciplinares sobre a visão da Literatura pelos recortes lingüístico e literário da crítica acadêmica e jornalística, enriquecidas pelas intervenções teóricas dos próprios agentes do texto literário. Explicita um tom de crítica da crítica e desenvolve conceitos que abordam a questão da língua literária, da norma gramatical, da estética da recepção e dos cânones da literatura. Refere-se também à problemática da compartimentação do conhecimento e alerta para a influência que essa prática tem exercido sobre os atuais profissionais de Letras.

SUBIR


 

KHÉDE, Raphael Salomão

Titulo da Tese:
Em busca de uma poesia universal: Murilo Mendes na Itália (1957-1975)
Murilo Mendes in Italy (1957-1975): in search of an universal poetry

Data da Defesa: 09/04/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: José Luís Jobim de Salles Fonseca (Doutor, UFRJ, 1986)
Banca:
- Opázia Chain Feres (Doutora, USP, 2010)
- Júlio Castañon Guimarães (Doutor, UFRJ, 1993)
- Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
- Alcebíades Martins Arêas (Doutor, UFRJ, 1998)

Resumo: Este trabalho é o resultado da análise de cinco livros da fase italiana (1957-1975) do poeta Murilo Mendes (1901-1975), com a intenção principal de se extrair deles a presença e a influência da Literatura e da História da arte italianas na produção do poeta mineiro. Murilo Mendes, que na Itália se tornou professor universitário e praticou a crítica de arte com intensidade, chegou a escrever dois livros em italiano. As duas primeiras obras aqui analisadas, Retratos-relâmpago e L’occhio del poeta, recolhem textos em prosa sobre artistas de contextos, épocas e países diferentes: da música à literatura às artes plásticas. Esses textos escritos entre prosa e poesia são o resultado de uma maior aproximação à reflexão crítico-teórica por parte de Murilo, que, ao analisar um artista, recorre aos mesmos recursos, motivos e técnicas que irá colocar em prática na própria obra poética. Nos últimos livros de poesia do poeta mineiro (Siciliana, Convergência e Ipotesi), encontram-se de fato alguns desses elementos, como, sobretudo, o lírico-autobiográfico e o crítico-social. Na Itália, a poesia de Murilo se universaliza ao superar, segundo o impulso do Essencialismo, as fronteiras de espaço e tempo. A rede de citações se multiplica, parecendo representar uma última e desesperada tentativa de salvar a Arte e sua Tradição da catástrofe geral da sociedade moderna.

Abstract: This doctoral dissertation is the result of an analysis of five books published during poet Murilo Mendes’s Italian phase (1957-1975). The goal was to identify influences of Italian Literature and Art in the poet’s work. While in Italy, the poet worked as a university teacher and wrote quite profusely as an art critic. He also wrote two books in Italian. The first two books analyzed (Retratos-relâmpago and L’occhio del poeta) are collections of his writings on artists of different contexts, times and countries, from music to the fine arts. These texts are a mixture of poetry and prose and the result of Murilo’s greater intimacy with critique and theory. In his poetry, he would use the same tools, motifs and techniques, and some of these elements (especially lyricism, autobiography and social critique) can be found in his last poetry books (Siciliana, Convergência and Ipotesi). In Italy, Murilo’s poetry becomes universal, following the ideas of Essencialism to break the barriers of space and time. His network of references explodes, and it seems like a last and desperate measure to save Art and Tradition from the catastrophe brought about by the modern society.

SUBIR


 

KIFFER, Ana Paula Veiga

Título da Tese: Antonin Artaud - Poética do Pensamento

Data da Defesa: 10/04/2002

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Guillermo Giucci (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)
Alexandre Belfort (Doutor, PUC-RJ, 1986)
Karl-Erik Scholhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)
Evelyne Grossmann ( Doutora, Universidade de Paris VII, 1994)

Resumo: O trabalho visa percorrer a obra do escritor francês Antonin Artaud (1896-1948), centrando-se, sobretudo nos seus últimos escritos a partir de 1945 até sua morte. A questão fundamental nos coloca diante de uma poética do pensamento que se propõe a destituir um pensamento descarnado em proveito da experiência de um pensamento do corpo. O desdobramento da questão impôs trabalhar com as novas experiências da linguagem em Artaud, na produção de seus "desenhos-escritos". Analisa-se assim a relação intrínseca entre o traço do desenho e o traço escrito.

SUBIR


 

KLINGER, Diana Irene

Título da Tese:
Escritas de si, escritas do outro : autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea.
Escritura de sí, escritura del otro: autoficción y etnografía en la narrativa latinoamericana contemporánea.

Data da Defesa: 14/03/2006
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Ítalo Moriconi (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Ana Cristina de Rezende Chiara (Doutora, PUC-RJ, 1996)
Victor Hugo Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Beatriz Rezende (Doutora, UFRJ, 1989)
Maria Antonieta Pereira (Doutora, 1997, UFMG)

Resumo: Este trabalho consiste na identificação de duas problemáticas estéticas que atravessam a ficção brasileira e latino-americana contemporânea: o "retorno do autor" e a "virada etnográfica". Nossa hipótese é que o cruzamento de ambas perspectivas (a auto-ficção e a etnografia) em alguns romances contemporâneos, permite pensar as múltiplas relações entre a literatura e a antropologia, em particular, e entre a literatura e a epistemologia num sentido mais amplo. As ficções abordadas participam da condição de estarem nas fronteiras culturais e nas fronteiras da ficção. Assim, elas apresentam pontos de contato com as premissas da chamada antropologia pós-moderna, enquanto proposta de re-considerar o lugar do autor e da linguagem na representação do outro culturalmente afastado. Nesses romances, a representação da alteridade se inscreve num paradoxo, entre a hermenêutica do outro e a tautologia de uma linguagem que se dobra sobre si própria. Na auto-reflexão sobre o conceito de representação, que também caracteriza um momento recente das disciplinas humanísticas, a narrativa contemporânea se situa numa posição ambivalente entre a ficção e a não-ficção.

Resumen: Este trabajo consiste en la identificación de dos problemáticas estéticas que atraviesan la ficción latinoamericana contemporánea: la escritura de autoficción y la ficción etnográfica. Nuestra hipótesis es que el cruce de ambas perspectivas en algunas novelas contemporáneas, permite pensar las múltiples relaciones entre literatura y antropología, en particular, y entre literatura y epistemología en un sentido más amplio. Asi, podemos afirmar que los textos leídos aquí presentan una semejanza con las premisas de la llamada antropología posmoderna, en cuanto propuesta de reconsiderar el lugar del autor y del lenguaje en la representación del otro culturalmente distante. En las novelas, la representación de la alteridad se inscribe en una paradoja, entre la hermenéutica del otro y la tautología de un lenguaje que se dobla sobre si mismo. En la autorreflexión sobre la representación, que caracteriza un momento reciente de las disciplinas humanísticas, la narrativa contemporánea al mismo tiempo re-dimensiona la categoría de narrador y se sitúa en una posición ambivalente entre la ficción y la no-ficción.

SUBIR


 

KORACAKIS, Teodoro

Título da Tese: "A companhia e as letras: um estudo sobre o papel do editor na literatura"

Data da Defesa: 22/03/2006

Orientador: Ítalo Moriconi (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, UFRJ, 1994)
Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Aníbal Francisco A. Bragança (Doutor, USP, 2001)
Adauri Silva Bastos (Doutor, UERJ, 1999)

Resumo: Esta tese pretende se inserir no âmbito de estudos sobre a vida literária brasileira. O aspecto da vida literária no qual ela vai se deter é o papel do editor na produção cultural, e mais especificamente na ficção. A tese pretende, portanto, olhar a produção literária iluminando a figura do editor, entendendo a empresa editorial como elemento constitutivo e decisivo do sistema literário. Dentro da totalidade das editoras brasileiras do período final do século XX e início do século XXI escolhemos nos deter com mais cuidado nas atividades da editora paulista Companhia das Letras, comandada por Luiz Schwarcz.

SUBIR


 

KRAUSE, Gustavo Bernardo

Título da Tese: A Traição Pertinente: ensaio grave, porém ilustrado, de ética e literatura.

Data da Defesa: 30/05/1995

Orientador: Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Banca:
Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)
Leandro Konder  (Doutor, UFRJ, 1987)

Resumo: Os campos da ética e da teoria da literatura se remetem diretamente: essa é a pressuposição básica. Por sua vez, a hipótese inicial assim se desenha: a verdade que se deseja saber pode ser a verdade que se forja, de modo explícito ou implícito, consciente ou inconsciente. A partir dessa hipótese, modificada no decorrer da tese, define-se certo tipo de curiosidade impertinente, que permite estabelecer alguma forma de traição pertinente. Desenvolve-se, então, teoria concomitantemente ética e estética, aproximando os imperativos categóricos, de Kant, e os conceitos de eterno retorno e do Übermensch, de Nietzsche, dos textos de José de Alencar e Choderlos de Laclos. À guisa de conclusão, explora-se o conceito derivado do Untermensch no trabalho de Nelson Rodrigues. A partir desse ponto, levantam-se as suposições conseqüentes, redesenhando a hipótese inicial: a verdade que se deseja saber deve-se saber não toda. Dessa forma, confirma-se a pressuposição básica: os campos da ética e da teoria da literatura se remetem diretamente.

SUBIR


 

KRETSCHMER, Johannes

Título da Tese: Hans Vaihinger: o texto do como se

Data da Defesa: 20/06/2002

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente,UFF, 1975)
João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)
Ricardo Benzaquén de Araújo (Doutor, UFRJ, 1993)

Resumo: A tese visa a elaborar uma tradução para o português da Filosofia do Como Se, de Hans Vaihinger. Para tanto, tornou-se necessário fixar um texto e acrescentar notas, textos complementares, um índice onomástico e uma introdução. A obra do neokantiano Vaihinger representa um marco histórico na discussão sobre o estatuto da ficção. Diante do desafio de redefinir o par de conceitos de ficção e hipótese, o filósofo apresenta uma sistematização da primeira, analisando textos históricos, e ainda procedimentos considerados fictícios em outras áreas do saber, como na matemática. Um livro influente na época de sua publicação (pouco antes da Primeira Grande Guerra), a Filosofia do Como Se volta a despertar o interesse da teoria da literatura por ter posto em xeque a concepção substancialista de verdade e remarcado as fronteiras entre ficção e realidade.

SUBIR


 

LABRIOLA, Rodrigo Fernández

Título da Tese:
Iguarias Barrocas: ficção, comida e política na América Latina.
Baroque custards: fiction, food and politics in Latin America.

Data da Defesa: 31/03/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (Doutora, UFRJ-1994)
Banca: 
- Vera Lúcia Follain de Figueiredo (Doutora,  PUC/RJ-1993)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ-1995)
- Silvia Inês Cárcamo (Doutora, UFRJ-1993)
- Livia Maria de Freitas Reis Teixeira (Doutora, USP-1997)
- Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (Doutora, UFRJ-1994)

Resumo: Na diversidade das postulações do (neo?) barroco latino-americano ensaiadas no século XX existe uma constante: o discurso político que é sobre-impresso à recepção das teorias européias do Barroco. A tese examina as relações entre essa politização, veiculada principalmente nos debates sobre a historiografia literária, e as representações da comida que aparecem em múltiplos textos ficcionais desde meados do século XIX até a década de 1970, sob a hipótese de que tal vinculação teria construído um complexo dispositivo retórico: uma “retórica da comida” que operaria politicamente no âmago da ficção. O objetivo não é demonstrar a hipótese, mas procurar estabelecer a possibilidade teórica dessa demonstração. A recepção na América Latina do “barroco” (como termo e como teoria) é examinada sob uma ótica heterodoxa, que tenta avaliar o papel do barroco na historiografia e nas leituras críticas do século XX. A proposta de análise das obras avança em torno de quatro tipos de representações da comida: a alimentação, a antropofagia, a fome e os banquetes. Trata-se, enfim, de uma leitura que, sem rejeitar totalmente as contribuições da historiografia nem as interpretações tradicionais, propõe conexões alternativas e singulares entre variadas obras de autores latino-americanos, por fora das limitações impostas nos modelos da literatura nacional ou da literatura continental.  

Abstract: Within the diversity of “new” baroque Latin American postulations existing during the 20th century there is a constant: their political speech is submitted to the reception of European baroque theories. This paper analyzes the relationship between this politization diffused mainly throughout debates about literary historiography and the representation of food that appeared in different fictional texts since the middle of 19th century up to the seventieth of the 20th. That hypothesis sustained that such a linkage would erect a complex rhetorical mechanism --rhetoric of food-- which would politically act inside the essence of fiction. This paper aims to establish the theoretical possibility of this statement developing the topic in two parts. The first part refers to baroque reception in Latin America as a term and theory from a point of view of a heterodox perspective that tries to evaluate the roll of baroque in the historiography as well as in the critical readings all over the 20th. In the second part, the analysis of works proceeds around four types of food representation: alimentation, anthropophagi, starvation and banquets. Consequently, this paper is about a reading, which without refusing contributions made by historiography and traditional interpretations, proposes alternative and singular connections among a variety of works written by Latin American writers beyond the boundaries imposed in the patterns of national or continental literature

SUBIR


 


LIMA, Leonila Maria Murinelly

Título da Tese:
O Amadis de Gaula entre as fendas de dois códigos: o da cavalaria (Livro de Ordem da cavalaria de Ramon Llull) e o amor cortês (Tratado do Amor Cortês de André Capelão)
Amadis de Gaula between the gaps of two codes: the one of the chivalry (O Livro da Ordem de Cavalaria by Ramon Llull) and the one of the courteous love (Tratado do Amor Cortês by André Capelão)

Data da Defesa: 26/06/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Maria do Amparo Tavares Maleval (Doutora, USP, 1982)
Banca:
Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
Iremar Maciel de Brito (Doutor, UFF, 1999)
Leila Rodrigues da Silva (Doutora, UFRJ, 1996)
Maria de Lourdes Cavalcanti Martini (Doutora, Universidade Central de Madri – Universidade Complutense de Madri, 1961)

Resumo: A partir dos pressupostos teóricos dos pesquisadores da Nova História e dos estudos literários do comparativismo, este trabalho analisa o Amadis de Gaula entre os dois códigos: o da cavalaria de Ramon Llull — expressão do ideal cristão do cavaleiro virtuoso e perfeito —, e o do amor cortês, de André Capelão, que expressa os ensinamentos do refinado amor cortesão, dentro de uma ética feudo-vassálica. Entre os interstícios desses códigos e numa Península Ibérica marcada por uma ascese cristã, erige uma história de amor que se constitui num paradigma da expressão do desejo carnal e da busca do re(encontro) com o feminino. É na via oposta ao contexto peninsular da Reconquista ibérica que se efetua a caminhada de Amadis rumo à perfeição amorosa — ao encontro do Amor.

Abastract: The theoretical presuppositions of the researchers of the New History and the literary studies of comparativism are the starting point of this paper to analyze the Amadis de Gaula between the two codes: the chivalry by Ramon Llull – the expression of the christian ideal of the virtuous and perfect knight –, and the courteous love, by André Capelão, the schooling of the refined courteous love, inserted in a feud-vassal ethics. A love story is put up between the gaps of these codes in an Iberian Peninsula encarved by a christian ascese. It is compounded in an instance of the carnal desire and the search for the (re)encounter with the feminine. It is in the opposite way to the peninsular context of the Iberian Reconquest that Amadis enhances his way towards the loving perfection – to meet Love.

SUBIR



LIMA, Luiz Carlos do Rego

Título da Tese: Para uma Genealogia Dialética da Utopia

Data da defesa: 31/08/2004

Orientador: Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente, UFF, 1975)
Banca:
Roberto Acízelo de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Nelson Rodrigues Filho (Doutor, 1981)
Márcia Cavendish Wanderley (Doutora, PUC, 1987)
Wilton Barroso Filho (Doutor, Universidade de Paris VII, 1992)

Resumo: O objetivo do presente trabalho é a utopia. A vida melhor, um mundo melhor é o seu fundamento. O ponto de partida é o primeiro utópico exposto por Ernst Bloch no seu livro O Princípio Esperança. É principalmente dentro do universo conceitual desse autor que estruturamos o desenvolvimento desta pesquisa. Mas também no rastro de outros autores, como György Lukács, Walter Benjamin e Theodor Adorno, que buscaram, com uma dialética desesperada, esse caminho sem fronteiras para uma terra de todos e que é, ao mesmo tempo, uma terra de ninguém, pois é a terra do desejo de um mundo humano do homem-humano. Inicialmente, expomos o conceito de utopia a uma dialetização, com base no seu étimo, e verificamos o desvio etimológico ocorrido, constituindo-se, portanto, uma aporia. Esta aporia apenas foi superada pela sua condução ao extremo, através da negação da negação, chegando-se a uma tensão conceitual para uma redefinição do conceito. Utopia passa a ser definida como outopos, ou seja, negação do lugar, lugar-outro, sem nada perder da sua radicalidade. E não como a tradição equivocadamente denominou: nenhum-lugar, lugar-nenhum. Por meio da metáfora de três navegadores, fizemos uma revisão crítica dos paradigmas utópicos. Na primeira navegação, analisamos o paradigma da utopia abstrata em Platão e em Aristóteles. Na segunda, verificamos a renovação do paradigma utópico em Thomas Morus, configurando-se como um gênero literário, e em Thomas Münzer, a partir das guerras camponesas na Alemanha, definindo-se como a utopia da terra. Na terceira navegação, estruturamos o paradigma da utopia concreta em Rousseau como a utopia do cidadão, e em Marx como a utopia da emancipação do homem.  

SUBIR



MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida

Título da Tese:
Repensar o romance histórico: leituras de Esaú e Jacó de Machado de Assis e L’Œuvre au Noir de Marguerite Yourcenar.
Repenser le roman historique: lectures de Esaú e Jacó de Machado de Assis et L'Œuvre au noir de Marguerite Yourcenar.

Data da Defesa: 23/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Banca:
Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ 1995) )
Marcus Vinicius Nogueira Soares (Doutor, UERJ, 1999)
Marcelo Jacques de Moraes (Doutor, UFRJ, 1996)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: Estudo das relações entre literatura e história: leituras dos romances Esaú e Jacó de Machado de Assis e L'œuvre au noir de Marguerite Yourcenar. Com base no conceito de romance histórico lukacsiano, análise da estruturação destas obras e de suas remissões às correntes historiográficas francesas de seus tempos. Se Esaú e Jacó apresenta características que evocam as reflexões metodológicas do historiador Fustel de Coulanges (século XIX), a estrutura de L’œuvre au noir remete às concepções de Fernand Braudel e ao movimento oriundo da Ecole des Annales.

Résumé: Etude des rapports entre littérature et histoire: lectures des romans Esaú e Jacó de Machado de Assis et L’œuvre au noir de Marguerite Yourcenar. Partant du concept de roman historique cher à Georges Lukacs, l’analyse porte sur la structure des œuvres pour mieux les situer vis-à-vis des courants historiographiques français contemporains. Tandis que Esaú e Jacó présente des caractéristiques qui se rapportent aux réflexions méthodologiques de l’historien Fustel de Coulanges (XIXe siècle), la structure de L’œuvre au noir revoie aux conceptions de Fernand Braudel et au mouvement originaire de l’Ecole des Annales.

SUBIR



MARTINS, Cláudio Luís Serra

Título da Tese:
Desmanchando Preconceitos: A “Estética da Mancha” nas peças Angels in America, O Homem e a Mancha e A Mancha Roxa
Dismantling prejudice: AIDS an the aesthetics of stain in the plays Angels in America, O Homem e a mancha and Mancha roxa

Data da Defesa: 31/03/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ-1995)
Banca:
- Cyana Maria Leahy-Dios (Doutora, University of London-1996
- Luiz Manoel da Silva Oliveira (Doutor, UFRJ-2007)
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University-1990)
- Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF-2000)
- Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ-1995)

Resumo: O surgimento da AIDS em meados da década de oitenta do século passado traz à tona, mais uma vez, a discussão do binarismo doença e culpa. Para o imaginário dessa época, a mancha estampada no corpo do aidético perde o caráter patológico como causa da ação virulenta do HIV e é substituída por outra mancha que vai revestir não só a pele do doente, mas, principalmente, os olhos acusatórios daqueles que vêem a realidade “manchada” pelo preconceito. Para “tratar” desse “glaucoma imaginário”, abordarei o símbolo da “mancha” nas três peças que fazem parte de minha pesquisa: Angels in America (1990) de Tony Kushner, O Homem e a Mancha (1997) de Caio Fernando Abreu e A Mancha Roxa (1988) de Plínio Marcos. O objetivo é demonstrar como a mancha é objeto/signo adequado, usado por todos e cada um dos três dramaturgos, na representação do doente de AIDS; para, finalmente, refletir no palco o esboroamento da realidade, através de seu sentido impreciso e sem uma fronteira delimitável. Em O Homem e a Mancha, por exemplo, a personagem, para se libertar da visão dessa mancha estampada em seu corpo, desenvolve um comportamento esquizofrênico, criando um mundo fictício ao seu redor e se isolando do mundo real para viver em sua ilha de solidão. Em Angels in America, o corpo lesionado de Prior Walter provoca mais estupor ao seu companheiro Louis do que ao próprio protagonista. Enquanto Louis tenta fugir da imagem emblemática da culpa, Prior se transforma, não em um marcado para a morte, mas em um escolhido, um novo “eleito” que desafia o Anjo, pedindo por “mais vida”. E por último, na peça A Mancha Roxa de Plínio Marcos, diferentemente de Caio e Kushner, o símbolo da mancha aparece de modo mais realista e, acima de tudo, de maneira mais fatalista, pois as presidiárias não estão somente presas fisicamente, mas mentalmente, sem possibilidades para escapismos imaginários. 

Abstract: The appearance of AIDS in the first half of the 1980s brings back to surface the discussion of the illness and guilt binarism. According to the imaginary of that age, the stain stamped on the seropositive body loses its pathological caracter as a virulent action caused by the HIV, replaced by another stain, covering not only the skin of the infected but, principally, the accusing eyes of those who see reality stained by prejudice. In order to treat this imaginary glaucoma, I will analyze the metaphor of the stain in the three plays that make part of my research: Angels in America (1990) by Tony Kushner, The man and the skin lesion (1997) by Caio Fernando Abreu and The Purple stain (1988) by Plinio Marcos. It aims at showing how the stain becomes an appropriate object/sign used by the three playwrights in the representation of the seropositive; and to reflect on stage the blurring of reality, through its imprecise meaning without a delimited frontier. In The Man and the skin lesion, for example, one of the characters, in order to free himself from the vision of a stain stamped on his body, develops a sort of esquizofrenic behavior: he creates a sorrounded fictitious world, provoking his isolation from reality, so that he can inhabit on his solitude island. In Angels in America, Prior Walter´s skin lesion body causes much more fear to his partner Louis than to the protagonist himself. While Louis tries to escape from the emblematic imagery of guilt, Prior transforms himself not into someone marked to die, but as a chosen one, a new “elect”, who challenges the Angel asking for “more life”. And finally The Purple stain presents the metaphor of the stain in a more realistic and fatalistic way: female prisoners are not only physically imprisoned, but mentally, without the possibilities of imaginary escapisms.

SUBIR


 

MATEUS, Antônio Carlos Clemente

Título da Tese: Ser extraordinário ou homem de negócios?

Data da defesa: 28/03/2008

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Banca:
- Claudete Daflon dos Santos (Doutora, PUC-RJ, 2002)
- Eleonora Ziller Camenietzei (Doutora, UFRJ, 2001)
- Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
- Mário Bruno (Doutor, UFRJ, 1997)
- Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)

Resumo: No texto Crime e Castigo de Dostoiévski, destacamos a antítese entre o “ordinário” e o “extraordinário”. Acompanhamos, em seguida, a releitura promovida pelo cinema em torno dessa antítese em Nina, filme dirigido por Heitor Dhalia, e Match point, de Woody Allen. Enquanto Nina faz uma opção pelo lado sombrio da antítese, Match point opta por enfocar o universo dos empreendedores. Posteriormente, estudamos a união do sombrio com o empreendedor, em narrativas e filmes contemporâneos, onde os homens de negócios, uma apropriação atual do “extraordinário”, são protagonistas da razão cínica capitalista.

SUBIR


 

MATTA, Carmen de Fátima Henriques da

Título da Tese: Gilberto Freyre e a literatura: em torno de seu ensaísmo, ficções e método interpretativo

Data da Defesa: 31/05/2007

Orientador: Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)
Banca:
Márcia Cavendish Wanderley (Doutora, PUC, 1987)
Luiz Carlos do Rego Lima (Doutor, UERJ, 2004)
Antonio Edmilson Martins Rodrigues (Doutor, UFF, 1986)
Vilma Costa (Doutora, PUC-RJ, 2001)

Resumo: Tem-se como objeto de estudo central desta tese a relação de Gilberto Freyre com a literatura. Serão recortados três eixos essenciais: o manancial romanesco do ensaísta; sua produção ficcional em mediações com o pensamento hispânico; a crítica voltada para literatura, observando influxos e impactos de interpretações do autor sobre o sistema literário nacional. Perceber, enfim, algumas tipologias construídas que propiciaram elucidações de aspectos culturais marcantes para a vida literária brasileira.

SUBIR


 

MELO, Luísa Chaves de

Título da Tese:
Memórias póstumas e romance: um estudo sobre gênero, ficcionalidade e vazio.
Memorias Postumas and novel: a study about genre, fictionality and nothingness.

Data da defesa: 31/03/2006
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor,USP,1972
Banca:
Ana Maria de Bulhões Carvalho Edelweiss (Doutora,UFRJ,1997)
Cristiane Brasileiro Mazocoli Silva (Doutora,PUC-RJ,2001)
Maria Antonieta Jordão Borba (Doutora,UFRJ,1994)

Resumo: Na primeira parte desta tese, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em 1881, serve de ponto de partida para se desenvolver a idéia de que no romance de ficção assumida, quando o leitor começa a ler a obra o personagem já está morto, uma vez que ele não tem vida para além da ficção. Ou seja, romances que desnudam sua ficcionalidade serão sempre memórias póstumas daquele ou daqueles personagens. Assim, o romance de Machado configura-se como alegoria do gênero romanesco. E na experiência da leitura, a morte anunciada do personagem ajuda o leitor a se preparar para a sua própria, pois vive um pouco como sua essa morte. Em seguida, argumenta-se que o gênero romanesco, por sua vez, é alegoria da tragicidade da existência humana. A recorrente metáfora da vida como um livro, usada no romance de Machado, possibilita transpor a categorização do ato de leitura, elaborada pelo teórico alemão Wolfgang Iser, para a relação que temos com os fatos de nossa existência. Assim, pela analogia construída, o vazio do romance a ser lido realça o vazio existencial a que todos nós somos sujeitos.Na segunda parte, a pesquisa se detém em dois momentos da abordagem do vazio na literatura do século XX, para perceber como os vazios e as indeterminações do texto se relacionam com o vazio existencial dos personagens. Em São Bernardo, de Graciliano Ramos, a perda da esposa detona a crise que faz o narrador questionar a própria vida; em Que pensam vocês que ele fez, de Carlos Sussekind, a obsessão do pratagonista pelo diário escrito por seu desaparecido pai leva o leitor a questionar o sentido da sua vida.

Abstract: In the first part of this thesis, Machado de Assis’ Memórias Póstumas de Brás Cubas, published in 1881, serve as a starting point to develop the idea that in novels wich do not disguise their fictional nature, when the reader begins to read it the character is already dead, as it has no life beyond fiction. That is, novels that bluntly manifest their fictional aspect will always be posthumous memories of this or those characters. Therefore, Machado’s novel becomes an allegory of the Romanesque gender. In the reading experience, the character’s announced death aids the reader to be prepared for its own, as he or she live such death as their own. Afterwards, the thesis raise the argument that the Romanesque gender by its turn is an allegory of the tragic human existence. The recurring metaphor of picturing life as a book, used in Machado’s novel, enables one to hurdle the categorization of the act of reading, elaborated by the German theorist Wolfgang Iser, towards the relation we maintain with the facts of our own existence. Therefore, through that analogy, the emptiness of the novel to be read highlights the existential emptiness we are all subject to. In the second part, the research is focused in two moments of the approach of emptiness by the 20th Century literature, to realize how the emptiness and the indeterminations of the text relate to the characters’ existential emptiness. In Graciliano Ramos’ São Bernardo, the loss of the wife triggers the crisis that make the storyteller question his own life; In Carlos Sussekind’s Que pensam vocês que ele fez, the protagonist’s obsession for the diary written by his late father leads the reader to question the sense of life itself.

SUBIR


 

MOURA, Sueli Cavendish

Título da Tese: O Jagunço e o Fidalgo: Avessos e Anversos em Grande Sertão: Veredas e O Som e A Fúria

Data da defesa: 30/08/1999

Orientador: Jorge Eduardo Wanderley (Doutor, PUC-RJ, 1988)
Banca:
Ana Resende Chiara (Doutora, PUC-RJ,1996)
Lúcia Helena Viana (Doutora, USP, 1991
Luís Fernando Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)

Resumo: Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, e O Som e a Fúria, de William Faulkner, são analisados como cartas resposta ao conto A Carta Roubada, de Edgar Allan Poe. As duas obras compartilham com o conto de Poe o traço de tratarem de um segredo que se esconde à vista. O estudo compreende uma visada aos reflexos e contra reflexos dessa triangulação, aos modos pelos quais, constituindo-se como resposta, constituem-se os romances, a si mesmos, como objetos do próprio pensar. Uma seqüência de olhares que duplica, portanto, a mesma série encontrada no conto de Poe, da qual resulta a tematização do eu, em metamorfose e em fuga. Algumas nuances desse processo são abordadas por esta análise.

SUBIR


 

NASCIMENTO, Heloísa do

Título da Tese:
Com quantos retalhos se faz um quilt? – Costurando a narrativa de três escritoras negras contemporâneas
How many patches make a quilt?

Data da Defesa: 30/05/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2003)
Banca:
- Robson Lacerda Dutra (Doutor, UFRJ, 2007)
- Luiz Manoel da Silva Oliveira (Doutor, UFRJ, 2007)
- Maria Consuelo Cunha Campos (Doutora, PUC-RJ, 1978)
- Fernanda Lemos de Lima (Doutora, UFRJ, 2003)
- Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2003)

Resumo: A presente tese pretende estabelecer as confluências entre romances de três autoras distintas. Partindo de um viés womanista, dois romances de cada escritora foram analisados e suas similaridades enfocadas, principalmente no que concerne ao tratamento dado às personagens femininas. A tese é composta de cinco capítulos. O primeiro lida com conceitos e temas subjacentes ao debate em torno das literaturas produzidas pelas chamadas minorias. Já o segundo, mergulha no universo literário de Conceição Evaristo, nossa autora afro-brasileira. O terceiro segmento aborda a literatura da afro-americana Toni Morrison. No quarto capítulo, enfocamos a obra da moçambicana Paulina Chiziane. A costura do texto é alinhavada no quinto capítulo, quando tecemos considerações finais sobre as semelhanças e particularidades de cada autora.

Abstract: The present thesis intends to establish the confluences between novels by three distinct authors. From a womanist perspective, two novels by each author were analyzed and their similarities were highlighted, especially concerning the treatment provided to the female characters. The thesis is made up of five chapters. The first one deals with concepts and themes underlying the debate about the literatures produced by the so-called minorities. The second chapter dives into the literary universe of our Afro-Brazilian writer, Conceição Evaristo. The third segment of the thesis focuses on the literature of the Afro-American Toni Morrison. The fourth sheds light on the works of the Mozambican Paulina Chiziane. The sewing of the text receives its finishing touches in the fifth chapter, where we elaborate final considerations on the similarities and peculiarities of each author.

SUBIR


 

NORONHA, Viviane de Lamare

Título da Tese: Schopenhauer e Machado – Encontros e desencontros

Data da Defesa: 31/03/2003

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Gustavo Bernardo Krause (Doutor, UERJ, 1995
Roberto Acízelo de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Jean Robert Weisshaupt (Doutor, UFRJ, 2002)
Beth Bernardo Fuks (Doutora, UFRJ, 1998)

Resumo: Este trabalho mostra como, de modo sutil e não-aparente, a filosofia de Schopenhauer permeia a obra de Machado de Assis. Para tanto, o ponto de partida é o pensamento do filósofo, com ênfase em sua concepção estética da vida enquanto trágica. Na seqüência, é apresentada a visão de críticos que aproximaram os dois autores. Analisando a relação entre a literatura de um e a filosofia do outro, sugere-se que, ao pessimismo de Schopenhauer, para quem, diante dos males da existência, haveria apenas a possibilidade de se buscar um paliativo provisório – através da arte –, e/ou um definitivo – via ascentismo e compaixão –, contrapõe-se, em Machado, o trágico, que, ao afirmar a vida como ela é, constata ao mesmo tempo a inexistência de qualquer espécie de consolo.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Alexandre de Amorim

Título da Tese:
Inventores de asas, arquitetos de labirintos: Raduan Nassar, Guimarães Rosa e a Estética da Recepção
Inventors of wings, architects of labyrinths:Raduan Nassar, Guimarães Rosa and the aesthetic effect of reception

Data da Defesa: 31/03/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
Banca:
- Rafael Haddock Lobo (Doutor, PUC-RJ, 2007)
- Lenivaldo Gomes de Almeida (Doutor, UFRJ, 2006)
- Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (Doutora, UFRJ, 1994)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
- Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)

Resumo: Este trabalho visa analisar os livros Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, autores conscientes da abertura interpretativa de sua criação ficcional. A presença permanente de novas interpretações em suas obras se traduz na recriação de realidades, como se entrássemos em um labirinto em constante expansão. A mímesis ocorrida é o processo de construção do labirinto, e as direções que esse labirinto vai tomar são imprevisíveis. Para que esse evento possa ser analisado nas obras de Nassar e Rosa, é indispensável que se identifique o efeito estético da recepção proposto por Hans Robert Jauss: uma compreensão da obra ligada ao horizonte estético do leitor, que também pode ser expandido através da interação entre obra e receptor. Assim, o labirinto passa a ser construído também pelo leitor da obra, sendo a interpretação um constante devir através dessa interação.

Abstract: This work aims at analyzing Grande Sertão: Veredas, by João Guimarães Rosa and Lavoura Arcaica, by Raduan Nassar, two authors aware of their texts being open to different interpretations. The continuous presentations of new interpretations of their books are translated in the recreation of many different realities, as if one enters a labyrinth while it is being expanded. Mimesis occurs as a process of building of a labyrinth, and the directions of this labyrinth are unpredictable. This event can only be analyzed happen if the aesthetic effect of reception – proposed by Hans Roberto Jauss – is identified as an occurence. An understanding of the literary work connected to the aesthetic background of the reader, which can also be expanded through the interaction between the text and the reader. Thus, the labyrinth is also built by the reader, and interpretation becomes an eternal devenir through this interaction.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Ana Lúcia Machado de

Título da Tese: Por quem os signos dobram: uma abordagem das letras jesuíticas

Data da Defesa: 07/10/1999

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca: Roberto Acízelo de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Ricardo Benzaquén (Doutor, UFRJ, 1993)
Maria Cristina Franco Ferraz (Doutora, Paris I, 1992)
Vera Lúcia Lins (Doutora, UFRJ, 1995)

Resumo: Este trabalho pretende abordar as letras jesuíticas ibéricas do século XVII, segundo os próprios critérios retóricos vigentes na época, e não a partir do conceito moderno de literatura, que nesse caso seria anacrônico. Em uma primeira etapa, examinam-se alguns textos capitais para a formação retórica dos inacianos portugueses, bem como o Sermão da Sexagésima, de Antônio Vieira, para discutir a questão do ornamento decoroso, compatível com a ortodoxia católica. Em seguida, a análise do paradigmático tratado de Baltasar Gracián, Agudeza y arte de ingenio, desvela os estreitos e artificiosos laços que unem a codificação retórico-poética a um sistema de verdade preexistente. Como ponto de liga dos temas anteriormente enfocados, a narrativa alegórica gracianesca, El Criticón, permite a tematização do delicado equilíbrio estabelecido entre uma elaboração engenhosa da linguagem, visando ao deleite dos receptores, e um propósito pedagógico de confirmar a moral cristã.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Erick Felinto de

Título da Tese: Silêncio de Deus, Silêncio dos Homens – Resistências Teológicas, Míticas e Gnósticas na Literatura Moderna

Data da Defesa: 03/04/1998

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
André Lázaro (Doutor, UFRJ, 1996)
Claudia Neiva Matos (Doutora, PUC-RJ,1991)
Nizia Villaça (Doutora, UFRJ,1983)
Vera Lúcia Lins (Doutora,UFRJ,1995)

Resumo: Este trabalho parte da premissa de que a modernidade não deve ser caracterizada como negadora, como se tem freqüentemente afirmado, mas antes paradoxal. Trata-se de um movimento irresolúvel de negação e afirmação simultâneas, que afasta das obras modernas a possibilidade de uma interpretação definitiva e a aproxima, por um lado, da experiência mística e por outro, do pensamento esotérico. O discurso moderno já foi caracterizado como “hermético”, por sua natureza anti-hermenêutica e sua defesa de um “silêncio” fundamental (Mallarmé). Essa negação do sentido é característica da mística, na qual a linguagem aponta para um além de si fora da esfera da descridibilidade. Na experiência moderna, essa “transcendência” aponta, porém, para a própria linguagem, para dentro de si, numa estrutura circular que não permite o repouso do movimento hermenêutico. Paralelamente a isso, os autores modernos fazem uso de um vocabulário e de um universo conceitual decalcado dos campos da mística, da teologia e do esoterismo, fato surpreendente numa época em que a morte de Deus (Nietzsche) foi declarada com tanto vigor. Para entender essas contradições, propomos uma nova leitura de uma narrativa mítica inaugural: o relato bíblico da Torre de Babel. Simbolicamente, o texto bíblico pode ser considerado como ponto de partida de toda tradição literária do Ocidente (Frye); a narrativa de Babel, por sua vez, aparece como símbolo fundamental (de forma explícita ou implícita) em vários autores representativos da literatura moderna (pensamos especialmente em Borges, Kafka e Benjamin). Babel oferece um modelo narrativo capaz de iluminar certos paradoxos da modernidade. Propomos uma leitura do mito sob três aspectos: teólogo, ético e lingüístico, representando respectivamente as ações de Deus e do homem, acompanhadas por seus resultados no campo da linguagem. Essa estrutura tripartida é análoga àquilo que denominamos como “as três mortes do mundo moderno”: morte de Deus, morte do homem e morte da linguagem como impossibilidade do sentido ou interpretação. Cremos que essa figura triádica representa uma topologia fundamental do imaginário moderno, situado num espaço paradoxal entre os universos do sagrado e do profano, do espírito e da materialidade. O paradoxo surge quando se identifica os pontos de reação a cada uma dessas “mortes”. Se por um lado, a literatura moderna decreta as mortes de Deus, do sujeito e da linguagem, por outro lado manifesta-se uma tríade contrária na afirmação de um modelo gnóstico de divindade do poder demiúrgico do autor, e da possibilidade de uma “magia da linguagem” (Benjamin, Borges...), baseada numa pureza original do verbo. Nesse sentido, uma de nossas principais tarefas seria buscar a compreensão do mecanismo segundo o qual os modernos convertem conceitos oriundos do campo teológico ou místico em conceitos estéticos. Nesse movimento de conversão (que, em Benjamin, por exemplo, W. Menninghaus definiu como “apropriação secularizada”), os novos conceitos constituem entidades sincréticas habitantes de dois mundos diversos, paradoxais e, portanto, infensos à interpretação.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Leopoldo Osório Carvalho de

Título da Tese:
A Estranha Nação De Moacyr Scliar: A ficcionalização de lugares, identidades e imaginários judaicos e brasileiros
A strange nation Moacyr Scliar: the fictionalization of Jewish and Brazilian identities, places and collective imaginary

Data da Defesa: 14/02/2006
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Maria Consuelo Cunha Campos (Doutora, PUC-RJ, 1978)
Banca:
Bella Josef (Doutor, Universidade do Brasil, 1957)
Berta Waldman (Livre Docente, USP, 2001)
Fátima Cristina Dias Rocha (Doutora, UFRJ, 2000)
Helena Lewin (Doutora, USP, 1982)

Resumo: Esta tese trata da ficcionalização das questões de identidades, lugares e imaginários judaicos e brasileiros nos romances contos e novelas de temática judaica escritos pelo gaúcho Moacyr Scliar. Na introdução, apresento os objetivos e pressupostos gerais do trabalho, bem como proponho uma divisão da obra em questão em duas fases. No primeiro capítulo, analiso os romances A Guerra no Bom Fim (1972) e O Exército de um Homem Só (1973), sob o ponto de vista da testagem de lugares judaicos clássicos enquanto fontes de inspiração para a resolução dos dilemas que emergem na diáspora brasileira e o início de um processo de dotação de legitimidade ao viver judaico na diáspora sul-americana. No segundo capítulo, analiso o conto “A Balada do Falso Messias” (1976) e o romance Os Voluntários (1979), sob o ponto de vista da tematização do Messianismo, do Sionismo e do papel que Jerusalém exerce no imaginário judaico moderno e de sua adequação ou não para alimentar o imaginário judaico na contemporaneidade. No terceiro capítulo, trato da ficcionalização das construções identitárias das personagens judias da primeira fase da obra scliariana (1972 a 1980), sob o ponto de vista das noções de hibridismo, aculturação e assimilação. Neste capítulo, analiso as personagens centrais dos romances A Guerra no Bom Fim, O Exército de um Homem Só, Os Deuses de Raquel (1975), (O Ciclo das Águas) (1975), Os Voluntários e O Centauro no Jardim (1980). No quarto capítulo, analiso o romance A Estranha Nação de Rafael Mendes (1983), tentando demonstrar que esta narrativa representa um divisor de águas na obra do autor, por tematizar as raízes judaicas da cultura brasileira através dos marranos, cristãos-novos e cripto-judeus que aqui aportaram com os portugueses em 1500. No quinto e último capítulo, analiso os romances da Segunda fase scliariana: Cenas da Vida Minúscula (1991), A Majestade do Xingu (1997) e A Mulher que Escreveu a Bíblia (1999). Neste capítulo, tento demonstrar que nestas narrativas dá-se o início de uma tentativa de construção de um imaginário judaico-brasileiro próprio, formado por uma fusão de motivos tipicamente brasileiros e outros especificamente judaicos, o que seria o corolário do já mencionado processo de dotação de legitimidade e viabilidade da diáspora judaico-brasileira frente à concretude e a reificação do Israel moderno. Na conclusão, teço algumas considerações sobre o todo do trabalho e levanto algumas questões relativas à construções de imaginários coletivos nas diásporas judaicas, mais especificamente na brasileira.

Abstract: This dissertation examines the fictionalization of Jewish and Brazilian identities, places and collective imaginary, as portrayed in Moacyr Scliar’s Jewish theme novels and short stories. In the introduction section there is a presentation of the general objectives and presuppositions of the work, as well as a suggestion for the division of the literary works in question into 2 phases. Chapter I comprises an analysis of the novels A Guerra no Bom Fim (1972) [“The War at Bom Fim”] and O Exército de um Homem Só (1973) [“The One-Man Army”], assuming that the classical Jewish places are tested in these narratives as sources of inspiration for possible resolutions of the dilemmas aroused in the Brazilian Diaspora and that here there is the beginning of a process of legitimization of the Jewish life in South America. Chapter II comprises an analysis of the short story “A Balada do Falso Messias” (1976) [“The Ballad of the False Messiah”] and the novel Os Voluntários (1979) [“The Volunteers”], in which the presence of the themes of Messiahnism, Zionism and the role played by Jerusalem in the modern Jewish imagination are examined, testing if the city is still able to supersede the Jewish contemporary imaginary. Chapter III comprises the fictionalization of the Jewish main characters’ identitarian constructions in the first phase of Scliar’s narratives (from 1972 to 1980), based on the notions of hybridism, acculturation and assimilation. In this chapter, the analyses are focused on the main characters of the following novels: A Guerra no Bom Fim, O Exército de um Homem Só, Os Deuses de Raquel (1975) [“The Gods of Raquel”], (O Ciclo das Águas) (1975) [“(The Cycle of the Waters)”], Os Voluntários e O Centauro no Jardim (1980) [“The Centaur in the Garden”]. Chapter IV comprises an analysis of the novel A Estranha Nação de Rafael Mendes (1983) [“The Strange Nation of Rafael Mendes”], attempting to demonstrate that this narrative represents a landmark in Scliar’s fictional work, since it is structured in the examination of the Jewish roots of Brazilian culture through the “marranos”, New-Christians and Cripto-Jews who disembarked in Brazilian lands along with Portuguese people in 1500. The last chapter comprises an analysis of Scliar’s second phase narratives, constituted by the novels Cenas da Vida Minúscula (1991) [“Scenes of the Minuscule Life”], A Majestade do Xingu (1997) [“The Majesty of Xingu”] e A Mulher que Escreveu a Bíblia (1999) [“The Woman that Wrote the Bible”]. In this chapter, there is a speculation about the beginning of a construction of a specific Jewish-Brazilian imaginary, embodied by a fusion of typical Brazilian themes and specific Jewish ones; which would be the climax of the process of legitimacy and viability of the Diaspora, opposed to the concrete and reified status acquired by contemporary Israel. In the conclusion section, there is a general evaluation of the dissertation and some considerations about the construction of collective imaginary in Jewish Diaspora in general and in the Brazilian Diaspora specificall.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Renata Luzia Feital de

Titulo da Tese:
Histórias desenraizadas: identidade e dupla consciência na literatura e no Facebook
Displaced stories: identity and double consciousness in literature and on Facebook

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)
Banca:
- Ana Cristina dos Santos (Doutora, UFRJ, 2002)
- Wedenclay Alves Santana (Doutor, UNICAMP, 2007)
- Luiza Cruz (Doutora, UFRJ, 2005)
- Renato Nunes Bittencourt (Doutor, UFRJ, 2010)

Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo central discutir a situação de pessoas que se encontram em trânsito, desterritorializadas, vivendo intensos deslocamentos e que, por meio de relatos literários ou das novas narrativas digitais nas redes sociais, exteriorizaram um sentimento de duplicidade, denominado dupla consciência. Nesse sentido, o contraponto é a autobiografia do escritor chileno-americano Ariel Dorfman, escolhida como o referencial literário e comparada às narrativas produzidas em blogs ou, mais especificamente, na interface do Facebook, uma rede social que estimula relacionamentos virtuais e trocas de informações simultâneas. Outros escritores biculturais, que explicitaram sua biculturalidade e, consequentemente, sua dupla consciência, também foram contemplados no trabalho, tais como Todorov, Gloria Anzaldúa e Garcilaso de La Vega. Para tanto, além de uma revisão bibliográfica, contextualizando uma sociedade em movimento, cada vez mais desterritorializada, fluida, hipermoderna, que sofreu impactos em sua dinâmica interna, foi realizada também uma observação participante em alguns perfis no Facebook e em determinados posts, comentários que denotavam o sentimento de dupla consciência e outras manifestações sobre um estado de duplicidade interior. As narrativas propostas pelos escritores foram comparadas às novas narrativas produzidas em ambientes digitais. Se, antes, a literatura e a imprensa caracterizavam-se como meios de produção e propagação do discurso sobre dilemas culturais em razão de deslocamentos constantes, atualmente, as redes sociais somaram-se a esses meios e estão à disposição do cidadão comum, que pode ter sua cultura de origem, seus parentes e amigos aproximados no ciberespaço.

Abstract: The main objective of the present PhD thesis is to discuss the condition of people who have been in transit, deterritorialized, living intense displacements and have externalized a feeling of duplicity, known as double consciousness, through literary accounts or through the new digital narratives on the social networks. In this sense, the counterpoint is the autobiography by Ariel Dorfman, a Chilean American writer, whose writings were singled out as the literary reference, and were also compared to the narratives found in blogs or, more specifically, in the interface of the Facebook, a social network that encourages virtual relationships and simultaneous exchange of information. Other bicultural writers, who have expressed their biculturality and, consequently, their double consciousness, were contemplated as well. In order to achieve our goal, we conducted a through literature review, contextualizing a society in movement. Such society has been more deterritorialized, fluid, hypermodern, and has undergone impacts in its internal dynamics. Moreover, it was conducted a participant observation in some profiles in the Facebook. The selected comments and posts denoted the feeling of double consciousness and other manifestations on an internal duplicity state of mind. The narratives proposed by the selected authors were compared to the new narratives produced in digital environments. Earlier in time, both literature and the press were characterized as means of production and transmission of the discourse on cultural dilemmas in view of the constant displacements. However, nowadays, the social networks have been added to those means and have been at hand for the common citizen, who can have his/her culture of origin, his/her relatives and friends at a close range in the cyberspace.

SUBIR


 

OLIVEIRA NETO, Ulysses Maciel de

Título da Tese:
O cinema trágico-poético de Pier Paolo Pasolini: Appunti per un’Orestiade africana, Édipo Rei, Medeia
The cinema tragic-poetic of Pier Paolo Pasolini: Appunti per un’Orestiade africana, Oedipus Rex, Medeia

Data da Defesa: 30/03/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ-1991)
Banca:
- Andrea Lombardi (Doutor, USP-1994)
- Silvia Costa Damasceno (Doutora, UFRJ-1989)
- Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford-1987)
- Luiz Carlos do Rego Lima (Doutor, UERJ-2004)
- Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ-1991)

Resumo: Esta tese tem por objeto textos que se voltam para o homem: o cinema trágico- poético de Pier Paolo Pasolini e as tragédias gregas clássicas. Este autor de cinema se debruçou sobre os textos trágicos, pois via neles um fundamento político, ou seja, a superação pela razão de um passado arcaico do homem, que gerava sua incerteza existencial. Primeiramente, tendo traduzido a Oréstia, de Ésquilo, o diretor italiano identificou nesse texto aquilo que ele, como humanista que era, desejava fosse alcançado pelo homem moderno: a superação do medo causado pelo irracional que sempre habitou a mente humana. Esta interpretação da Oréstia, aliada às convicções previamente firmadas pelo diretor e poeta – a capacidade dos ingênuos de formar uma nova ideologia e a persistência no homem moderno de certa irracionalidade domada pela razão – levou à realização do filme Appunti per un’Orestiade africana (1967), um filme otimista quanto ao triunfo da razão. Tendo feito esses apontamentos, Pasolini jamais rodaria seu filme sobre a Oréstia, passando a uma perspectiva pessimista, com a filmagem de Medeia (1969), cuja frase final da personagem- título – “Nada mais é possível doravante” – aponta para Salò, o último filme que ele realizou, marcado pela desesperança, pouco antes de morrer assassinado. Édipo Rei (1967) foi o primeiro dos filmes trágicos e o mais mítico deles. Neste último ainda persistem as convicções de Pasolini apontadas acima, o que o identifica com Accattone (1961), conforme declarou o próprio diretor, e indica também a linha da análise crítica realizada nesta tese. Com base na crítica especializada (Canevacci e Fusillo) foi possível demonstrar a peculiar adaptação do trágico ancestral ao “cinema de poesia” pasoliniano, através de uma filmografia ideologicamente infensa a concessões à indústria cultural.

Abastract: The objects of the present work are texts about Man: the tragic-poetic cinema of Pier Paolo Pasolini and the classical Greek tragedies. That cinema author dedicated much attention to tragic texts, in which he saw a political foundation: the overcoming, by reason, of man’s archaic past, which caused his existential uncertainty. After having translated Aeschylus’s Oresteia, the Italian director identified in this text what he, as a humanist, hoped that modern man would achieve: the overcoming of the fear caused by the irrational that has always dwelt in the human mind. This interpretation of the Oresteia, coupled with other convictions held by the poet/director – that the naïve could form a new ideology, and the persistency, in modern man, of rationally-tamed irrationality – led him to film Appunti per un’Orestiade africana (1967), an optimistic film as concerns the triumph of reason. After having taken down the notes, Pasolini would never come to make the Oresteia film, but moved on towards a pessimistic perspective my filming Medea (1969), the last sentence of which, said by the protagonist – “Nothing is possible any longer” – points towards Salò, his last film, as he was murdered shortly afterwards. Oedipus Rex (1967) was the first of his tragic films, and the most mythical of all. In it, some of Pasolini’s early convictions mentioned above can be seen to persist, so that, in a sense, Oedipus Rex is evocative of Accattone (1961), as, in fact, has been confirmed by the director himself. The critical approach taken in the present work has been inspired on this. By resorting to specialized criticism (Canevacci, Fusillo) it was possible to demonstrate the peculiar adaptation of the ancestral tragic that takes place in Pasolini’s “poetry cinema” by means of a filmography that remained ideologically contrary to concessions to the culture industry.

SUBIR


 

PAIM, Gilberto Ramos

Título da Tese: Contaminação decorativa/fertilização ornamental: o debate moderno sobre o ornamento entre 1850 e 1950

Data da defesa: 26/03/1999

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Lauro Cavalcanti (Doutor, UFRJ, 1993)
Ieda Tucherman (Doutora, UFRJ, 1991)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: Procuramos compreender as múltiplas significações atribuídas ao ornamento através da análise de textos críticos de arquitetos, designers, artistas-artesãos, historiadores e filósofos da arte escritos entre 1850 e 1950, período de fermentação, eclosão e consolidação do modernismo. Interessamo-nos pelo compromisso dessas significações com a transformação das práticas ornamentais e com a reavaliação do papel dos diferentes profissionais envolvidos na sua produção. Através do jogo surpreendente de valorização e desvalorização do ornamento, a modernidade formulou hipo-dissertações sucessivas e conflitantes a propósito do que é intrínseco e extrínseco à experiência da arte. Os ornamentos não foram reconhecidos em oposição mas em contínua negociação com a representação, com o sentido, com a expressão e com a construção. A perseguição do grau zero do ornamento estimulou o desenvolvimento de novos regimes ornamentais em perfeita harmonia com as exigências ascéticas do modernismo.

SUBIR


 

PASSINI, Marici O. do Nascimento

Título da Tese: Hamlet: Uma teoria da reescritura

Data da Defesa: 14/04/2000

Orientador: Guillermo Giucci (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)
Banca:
Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Ieda Tucheman (Doutora, UFRJ, 1991)
Júlio César P. Pinto Filho (Doutor, USP, 1995)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: Essa tese é uma reescritura da novela de Jules Laforgue “Hamlet ou les suites de la piété filiale”, que faz parte da sua obra Moralités légendaires. Além deste, utilizamos também, como textos-base, a peça de William Shakespeare – The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark – e o relato de Saxo Grammaticus, extraído dos Gesta Danorum, sobre os feitos do lendário herói dinamarquês Amleth. Através deste trabalho, procuraremos refletir sobre os possíveis modos de relação entre a teoria da literatura e a criação literária, e estender este questionamento aos conceitos de originalidade e autoria.

SUBIR


 

PEREIRA, Cristina Monteiro de Castro

Título da Tese:
Estrelas dantescas nas galáxias de Haroldo de Campos
Étoiles dantésques dans les galaxies de Haroldo de Campos

Data da Defesa: 20/12/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Carlinda Fragale Pate Nunez (Doutora, UFRJ, 1991)
Vera Lúcia de Oliveira Lins (Doutora, UFRJ, 1995)
Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (Doutora, UFRJ, 1994)
Olgária Mattos (Doutora, USP, 1995)

Resumo: Uma constante no trabalho plural de Haroldo de Campos é o apreço pela intertextualidade. Em um percurso que toca as mais distantes e distintas galáxias, destacamos uma constelação: quatro textos literários (“Finismundo: a última viagem”, Signância quase céu, Galáxias e A máquina do mundo repensada) que entram em diálogo com a Commedia, de Dante Alighieri, e uma tradução de Haroldo de seis cantos do paraíso. Desdobrando o interesse de Haroldo de Campos pelo “concreto” da obra, partimos de algumas soluções formais dos textos em questão para pensar a experiência estética e a diferença entre as visões de mundo das obras comparadas.O estudo da Commedia permite perceber configurações formais que aproximam o leitor da experiência mística da personagem ao apresentá-la como experiência estética. O interesse de Haroldo de Campos está no potencial estético da obra de Dante. Confrontando o texto do poeta italiano com a tradução e com os quatro poemas citados acima, mostramos as semelhanças e diferenças dos processos de tradução e mimesis nas diversas metamorfoses pelas quais a Commedia passa nas criações de Haroldo de Campos.

Résumé: Une caractéristique constante du travail pluriel de Haroldo de Campos est son goût pour l’intertextualité. Dans un parcours qui touche les galaxies les plus lointaines et les plus différentes, nous faisons ressortir une constellation: quatre textes littéraires (“Finismundo: a última viagem”, Signância quase céu, Galáxias e A máquina do mundo repensada) qui dialoguent avec la Commedia de Dante Aliguieri, et la traduction qu’a fait Haroldo de six chants du Paradis. En développant l’íntérêt de Haroldo de Campos pour ce qui est “concret” dans l’oeuvre, nous prenons dans ces textes quelques solutions formelles comme point de départ pour penser l’expérience esthétique et la différence des visions du monde propres à chacune des oeuvres comparées. L’étude de la Commedia nous fait apercevoir des configurations formelles qui approchent le lecteur de l’expérience mystique du personnage, en la présentant comme une expérience esthétique. L’intérêt de Haroldo concerne le potentiel esthétique de l’oeuvre de Dante. Par des comparaisons du texte du poète italien avec la traduction et les quatre poèmes de Haroldo, nous montrons les ressemblances et les différences qui marquent les procès de traduction et de mimesis propres aux nombreuses métamorphoses de la Commedia opérées par Haroldo de Campos

SUBIR


 

PEREIRA, Marcelo de Souza

Titulo da Tese:
Fingidores em cena: a metaficção em Sérgio Sant’Anna e Rubens Figueiredo
Liars on stage: metafiction in the works of Sérgio Sant'Anna and Rubens Figueiredo

Data da Defesa: 27/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
- Ana Cláudia Coutinho Viegas (Doutora, UFRJ, 1997)
- Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
- Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)
- Martha Alkimin de Araújo Vieira (Doutora, PUC-RJ, 2004)

Resumo: A partir de uma proposta de ampliação do conceito de metaficção, a tese tem como objetivo investigar os usos metaficcionais nas obras de dois autores da literatura brasileira contemporânea: Sérgio Sant’Anna e Rubens Figueiredo. No caso de Sérgio Sant’Anna, são investigadas as relações que a metaficção estabelece com o controle do imaginário, com a reflexão estética feita no interior dos textos ficcionais e com a polêmica em torno das vanguardas. No caso de Rubens Figueiredo, a discussão sobre o uso do discurso metaficcional levará em conta os três ciclos pelos quais passa a obra do autor, ciclos esses marcados pela ênfase em determinadas questões, tais como a parodização de romances policiais, a questão da identidade e a problemática do social. O olhar panorâmico lançado para a obra ficcional dos dois autores deverá mostrar como os diferentes usos metaficcionais − ao atribuírem valores diferenciados à ligação que a literatura tem com o chamado mundo real − sinalizam duas concepções quase antagônicas do fenômeno literário.

Abstract: This thesis proposes the idea of amplifying the concept of metafiction and aims at investigating the functions of metafictional discourse in the works of two authors in contemporary Brazilian literature: Sérgio Sant’Anna and Rubens Figueiredo. Regarding Sérgio Sant’Anna, we investigate the relationship between metafiction and the following issues: the control of imagination; the aesthetic reflection explored inside fictional texts; and the debate concerning the avant-garde. As for Rubens Figueiredo, the discussion about the usage of metafictional discourse takes into account the three cycles which the writer’s work goes through. These cycles are singled out by the emphasis put upon issues like the following: the parady of detective stories, the problem of identity and last but not least the problem of social issues. The panoramic view of the works of both writers intends to throw light on how the different metafictional usages − as they attribute different values to the relationship that literature establishes with the so-called real world − signpost two almost antagonistic conceptions of the literary phenomenon.

SUBIR


 

PEREIRA, Marcílio Machado

Título da Tese:
Caminhos Contemporâneos – Cortázar  e outros destruidores de bússolas
Contemporany ways - Cortázar and other destroyers of compasses

Data da Defesa:  30/03/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora:  Silvia Regina Pinto  (Doutora, PUC/RJ-2000)
Banca: 
- Eleonora Ziller Camenietzki  (Doutora, UFRJ-2001)
- Martha Alkimin de Araújo Vieira  (Doutora, PUC/RJ-2004)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause  (Doutor, UERJ-1995)
- Italo Moriconi Junior  (Doutor, PUC/RJ-1991)
- Silvia Regina Pinto  (Doutora, PUC/RJ-2000)

Resumo: A presente tese se ocupa de uma vertente da literatura e do cinema contemporâneos, especialmente do escritor Julio Cortázar e do cineasta David Lynch, que: busca um novo tratamento para a realidade, não esconde os artifícios discursivos das obras, joga com estratégias ilusionistas e antiilusionistas, debate a própria ficção por meio de recursos metaficcionais, que se utiliza da metáfora do teatro como espaço diferenciado e como palco de ilusões e que trabalha com a questão do fantástico (ou absurdo). Grande parte do trabalho é dedicada ao estudo da obra do escritor argentino Julio Cortázar. Estudo esse que se constrói a partir das correspondências entre as produções ficcionais e teóricas de Cortázar, além de suas próprias entrevistas. Cortázar é nosso foco principal e dele, acreditamos, brotou um veio dos mais significativos na narrativa contemporânea, que estabelece novos modos de se lidar com a representação e com as referências. É devido a esses aspectos, apontados anteriormente, que estabelecemos relações com outros autores, inclusive do cinema, como é o caso de David Lynch.

Abastract: This thesis deals with one aspect of literature and contemporary cinema, especially the writer Julio Cortázar and filmmaker David Lynch, that: a search for new treatment really does not hide the artifice of the discursive works, plays with illusionist and anti-illusionist strategies, debate the fiction itself through metaficcionais resources, which uses the metaphor of the theater as a space variable and to stage illusions and working with the issue of the fantastic (or nonsense). Much of the work is devoted to the study of the work of Argentine writer Julio Cortázar. Study which is constructed from the correspondence between the fictional and theoretical productions of Cortázar, and his own interviews. Cortázar is our main focus and goals, we came a shaft of the most significant in contemporary novels, establishing new ways of dealing with the representation and referrals. It is because of these issues, previously mentioned, we have established relationships with other authors, including the cinema, as is the case of David Lynch.

SUBIR


 

PINA, Patrícia Kátia da Costa

Título da Tese: Nos tempos do impresso, o receptor é o rei – Uma investigação das estratégias dos produtores de cultura no século XIX brasileiro

Data da Defesa: 22/03/2000

Orientador: Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Banca:
Marília Rothier Cardoso (Doutora, PUC-RJ,1990)
Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Maria Elizabeth C. de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)
Laura Cavalcanti Padilha (Doutora, UFRJ, 1988)

Resumo: Este trabalho consiste na detecção e na análise de estratégias dos produtores de cultura no oitocentos brasileiro, de maneira que conseguissem formar e manter um público consumidor para a letra impressa. Para tanto, lido com a textualidade em si e com a materialidade do papel-e-tinta. Em um primeiro momento, discuto a questão da oralidade enquanto parte de nossa cultura: entendo que a manutenção de tal traço tornou-se, para os escritores e editores da época, uma espécie de estratégia-mãe, a fim de que pudessem fazer com que o papel impresso circulasse até entre muitos analfabetos que por aqui viviam. Através dessa permanência da oralidade, ouvintes e leitores poderiam usufruir os benefícios da cultura escrita e multiplicada pelas prensas. Na segunda parte da tese, trabalho com grupos básicos de estratégias de cooptação de receptores: o leitor-ficcionalizado ou leitor-estratégia; o layout das páginas e a natureza dos textos e seções que as folhas femininas, joco-sérias, políticas e acadêmicas apresentavam, e as polêmicas, analisadas como expedientes de estabelecimento e manutenção de consumidores para jornais e livros. Dessa forma, procurei resgatar o receptor em geral no processo de constituição de nossa cultura: o ouvinte, aqui é estudado como elemento previsto pelos produtores culturais, a fim de que pudessem divulgar as mercadorias que produziam, criando e mantendo condições para que circulassem o mais amplamente possível.

SUBIR


 

PINTO, Luzinete Menezes

Título da Tese: Um ver e um desver no olhar (Dinâmica cromática das poesias de Wallace Stevens e João Cabral)

Data da Defesa: 30/03/2001

Orientador: Luiz Costa Lima (Doutor, USP, 1972)
Banca:
Ana Lúcia M. de Oliveira (Doutora, UERJ,1999)
Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Paulo Venâncio Filho (Doutor, UFRJ, 1998)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o uso da cor na poesia do americano Wallace Stevens e do brasileiro João Cabral de Melo Neto. A hipótese aqui testada consistiu em focalizar ambos os campos cromáticos tendo em mente duas possibilidades diversas de tratamento da cor verbal: o predomínio de uma cor "retiniana", correspondente à tentativa de traduzir uma sensação cromática prévia ao poema , e solicitante de maior participação da memória visual do leitor, o predomínio de uma cor "semântica" que, mais atenta às prerrogativas da própria palavra, buscaria deslocar da órbita do sensível para a do inteligível o aproveitamento poético do signo cromático verbal. No tocante a Stevens, o trabalho empreendido permitiu-nos constatar, em primeiro lugar, sua ênfase em uma cor "retiniana" (sem que isso o tenha impedido de mesclá-la, em vários poemas, à cor "semântica"); e, em segundo lugar, o predomínio de singularíssima cor "semântica" em restrita, mas importante, parcela da sua produção. Considerando-se que em Cabral o uso quase absoluto da cor "semântica" revela-se surpreendentemente distinto daquele verificável em Stevens, concluiu-se que a produtividade de tais parâmetros (cor "retiniana" e cor "semântica") estaria não só em permitir uma avaliação objetiva do desempenho da cor em dada poética, como em revelar, à luz da comparação, o alcance cromático de sua singularidade.

SUBIR


 

PIRES, Maria Carlota de Alencar

Título da tese:
Autobiografia de ficção como matéria de historicidade em João do Rio e João Gilberto Noll
Ficcional autobiography as a matter of historicity in João do Rio and in João Gilberto Noll

Data da defesa: 26/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Francisco Venceslau dos Santos (Doutor, UFRJ, 1994)
Banca:
Carlinda Fragale Pate Nuñez (Doutora, UFRJ, 1991)
Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)
Marília Rothier Cardoso (Doutora, PUC-RJ, 1990)

Resumo: A análise de arquivos jornalísticos para a formação do conceito de historicidade em torno das obras Memórias de um rato de hotel (1912), de João do Rio, e Bandoleiros (1985), de João Gilberto Noll, foi a nossa primeira contribuição para a formação do objeto autobiografia de ficção, ou autoficção, como também denominamos. A partir desses arquivos de memórias, relativos a dois contextos finisseculares, o XIX e o XX respectivamente, pudemos compreender a historicidade como matriz do nosso objeto autoficção, permeada pelo que Foucault chama de efetividade cotidiana. Essa efetividade do cotidiano é costurada pelo fio da oralidade, que se refere ao elenco das atividades humanas no todo social, tendo como principal característica a ação comunicativa entre os sujeitos. Assim, ligamos a oralidade à historicidade em duas perspectivas complementares: os ditos e os escritos. A primeira diz respeito aos processos da comunicação humana e suas trocas simbólicas, que são projetadas na cultura: os ditos. A segunda se refere ao produto das representações literais do sujeito, grafadas no dorso impresso da memória: os escritos. A memória é a chave de acesso à escrita do si, que se distingue do que chamamos de autoficção, porque nessa última prevalecem as experiências do tempo presente para o futuro. Memórias de um rato de hotel é a escrita de um Eu-autor, contando do cárcere as suas experiências de gatuno no contexto da belle époque carioca. Por meio da memória, ele reconstrói o contexto finissecular, enfatizando a degradação urbana e a decadência ética da burguesia em ascensão, nos tempos da recém-inaugurada República. Na autoficção Bandoleiros, temos o relato vertiginoso de um Eu-narrador, contando do seus fracassos literários e conjugais. Ele é um escritor decadente, transitando nos espaços degradados da pós-modernidade, retirando dessa perambulação o material vivo de seu livro Sol macabro. Nessa autoficção, Noll registra as impressões sobre a realidade dos 1980, focalizando as subjetividades agônicas à margem do capitalismo tardio, num trânsito indômito entre Porto Alegre, Rio de Janeiro e os Estados Unidos. Na nossa tese, compreendemos a realidade como a matéria plástica da autobiografia de ficção. A experiência mundana do escritor é também forte aliada na composição de uma estética subjetiva, ou subjestética, que está para além do auto-retrato narcísico da autobiografia, em suas formas tradicionais.

Abstract: The analysis of journalistic files for the construction of the historicity concept around the works of João do Rio: Memórias de um rato de hotel (1912), and of João Gilberto Noll: Bandoleiros (1985) was our first contribution for the formation of the fictional autobiography object, also called auto-fiction. Starting from these two memory archives, pertaining, respectively, to the 19th and 20th turn-of-the-century contexts, we can acknowledge historicity as the matrix of our auto-fiction object, permeated by what Foucault labeled everyday effectiveness. This effectiveness of our every-days is seamed with the thread of orality, concerning to the set of human activities in the social wholeness, and which main characteristic is the communicative action among the subjects. Thus we can link orality to historicity in two complementary perspectives: the said and the written. The first one concerns to the human communication processes and their sign swaps, which are projected on the culture: the sayings. The second one refers to the literal representations output of a subject, spelled upon the printed surface of memory: the writings. Memory is the access key to the writing of the self, that differs from what we call auto-fiction, for in the last prevail the present time experiences to the future. Memórias de um rato de hotel is the writing of a Me-author, telling us from jail his experiences as a thief in Rio’s belle époque context. Through memory, he rebuilds the turn-of-the-century ambience, emphasizing the urban degradation and ethical decay of the ascending bourgeoisie of the just inaugurated Republic. In the auto-fiction Bandoleiros we find the vertiginous account of a Me-narrator telling of his literary and matrimonial failures. He is a decadent writer, wandering in the decayed spaces of post-modernity, saving from this perambulation the live material of his book Sol macabro. In this auto-fiction Noll records his impressions about the reality of the 1980’s, focusing the agonic subjectivities by sides of the late-capitalism, in untamed transit between Porto Alegre, Rio de Janeiro and USA. In our thesis we acknowledge reality as the plastic matter for fictional autobiography. The writer’s mundane experience is also a strong support for the building of a subjective aesthetic – or ‘subjaesthetic’ – that stands beyond the narcissist self-portrait of autobiography in its traditional forms.

SUBIR


 

PONZIO, Maria Fernanda Garbero de Aragão

Título da Tese:
Las Madres de Plaza de Mayo: à memória do sangue, o legado ao revés
Las Madres de Plaza de Mayo: a la memoria de la sangre, el legado al revés

Data da Defesa: 23/03/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)
Banca:
- Terezinha Maria Scher Pereira (Doutora, UFRJ, 1994)
- Andrea Lombardi (Doutor, UFRJ, 1994)
- Carlinda Fragale Pate Nunez (Doutora, UFRJ, 1991)
- Ítalo Moriconi Junior (Doutor, PUC-RJ, 1991)
- Guillermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford, 1987)

Resumo: O contexto da Argentina da década de setenta é o cenário de personagens e narrativas que emergem do medo e permanecem, até os dias atuais, em posições de resistência e enfrentamento. Nessa paisagem marcada pela opressão do Estado militar, nascem as Madres de Plaza de Mayo, originadas pela tragédia do desaparecimento forçado de seus filhos. Investidas pela maternidade, elas rompem com a esfera privada para desestabilizar a esfera pública e questionar a memória de um país maculado pelo silenciamento, alcançando um protagonismo viável à reelaboração da dor, em mais de três décadas de luta em defesa de seus filhos. Paralelo às performances na Plaza de Mayo, elas esboçam um intento literário e publicam, durante a ditadura militar, seus primeiros poemas. O desejo anunciado de um encontro com a literatura ganha força no projeto das oficinas literárias, do qual são produzidos cinco livros, restando também um material inédito que servirá de base para publicações futuras. O encontro com a ficção viabiliza um processo narrativo empreendido rumo à reconstrução biográfica do ser responsável pelo nascimento do ator político Madre, quem se torna personagem de si mesma, recriando-se na escritura e propondo novos olhares à memória, ao testemunho. A reelaboração do trauma e o surgimento de uma discursividade capaz de ressignificar a ausência compõem os principais elementos desses textos. Em analogia a personagens como Antígona (de Sófocles), Hécuba (de Eurípides) e Pelagea Wlassowa (de Gorki- Brecht), elas confirmam uma postura de enfrentamento e se projetam como herdeiras de uma linhagem de mulheres que convulsionaram o público, a partir da entoação de um páthos coletivo. Em devoção aos seus desaparecidos insepultos, as Madres recriam um legado ao revés, presente na escritura e na reinvenção de personagens que encontram o caminho da sobrevivência na memória do filho.

Resumen: El contexto de la Argentina de los años setenta es el escenario de personajes y narrativas que provienen del miedo y permanecen hasta la actualidad en posiciones de resistencia y enfrentamiento. En este paisaje escrito por la opresión del Estado militar, nacen las Madres de Plaza de Mayo, originadas por la tragedia de la desaparición forzada de sus hijos. Investidas por la maternidad, ellas rompen con la esfera privada para desestabilizar la esfera pública y cuestionar la memoria de un país maculado por el silencio, alcanzando una situación de protagonismo viable a la reelaboración del dolor, en más de tres décadas de lucha por la defensa de sus hijos. Paralelo a las performances en la Plaza de Mayo, ellas esbozan un intento literario y publican durante la dictadura sus primeros poemas. El deseo anunciado de un encuentro con la literatura crece en el proyecto de las oficinas literarias, del cual son publicados cinco libros, quedando además material inédito que servirá de base para publicaciones futuras. El encuentro con la ficción viabiliza un proceso narrativo emprendido rumbo a la reconstrucción biográfica del ser responsable por el nacimiento del actor político Madre, quien se transforma en personaje de sí misma, recreándose en la escritura y proponiendo nuevas miradas hacia la memoria y el testimonio. La reelaboración del trauma y el surgimiento de una discursividad capaz de resignificar la ausencia componen los principales elementos de estos textos. En analogía a personajes como Antígona (de Sófocles), Hécuba (de Eurípides) y Pelagea Wlassowa (de Gorki-Brecht), ellas confirman una postura de enfrentamiento y se proyectan como herederas de un linaje de mujeres que convulsionaron al público a partir de la entonación de un páthos colectivo. En devoción a sus desaparecidos insepultos, las Madres recrean un legado al revés, presente en la escritura y en la reinvención de personajes que encuentran el camino de la supervivencia en la memoria del hijo.

SUBIR


 

QUEIROZ, Bluma Waddington Vilar de

Título da Tese: Escrita e leitura: citação e autobiografia em Murilo Mendes e Machado de Assis

Data da defesa: 07/12/2001

Orientador: Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Co-orientador: Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Banca:
Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente, UFF, 1975)
Ana Lúcia de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC, 1993)
Karl Erik Scholhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: Esta tese de Doutorado pretende discutir as relações entre escrita e leitura, entre produção e recepção de textos literários, tomando como ponto de partida os conceitos de influência e citação. Concede-se especial atenção a esta última forma de presença de um texto em outro, uma vez que o seu estudo permite evidenciar certas imbricações entre leitura e escrita, além de constituir um procedimento discursivo recorrente na autobiografia em prosa poética A idade do serrote (1968), de Murilo Mendes, e na ficção de autobiografia Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, analisadas nos três últimos capítulos deste estudo. É a notável freqüência do fragmento citacional em ambos os livros que se busca explicar, identificando possíveis articulações entre citação e gênero autobiográfico tanto num quanto noutro. As citações mostram-se uma instância particularmente propícia para se compreender como essas duas obras se estruturam e, com base nessa compreensão, interpretá-las, propondo uma hipótese de leitura para cada uma delas independentemente. Mediante a análise do tratamento dado à citação, este estudo procura destacar, na poética dos dois autores, a ligação primordial entre vida e leitura, vida e livro, entre experiência do mundo e experiência do texto e do livro.

SUBIR


 

RIBEIRO FILHO, Joaquim Branco

Título da Tese:
Uma província com o selo da poesia - A trajetória do grupo literário “Totem”, de Cataguases, e o experimentalismo poético - décadas de 1960 e 70
A province with poetry label: trajectory of "Totem" literary group, from Cataguases, and its experimentalism in decades of 1960's and 70's.

Data da Defesa: 01/11/2006
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF | Anexo 10 em PDF | Anexo 11 em PDF |

Orientador: José Luís Jobim (Doutor, UFRJ, 1986)
Banca:
João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Fernando Fábio Fiorese Furtado (Doutor, UFRJ, 2001)
Francis Paulina Lopes da Silva (Doutora , UFRJ, 1996)
Maria de Lourdes Abreu de Oliveira (Doutora, UFRJ, 1987)

Resumo: Trajetória do grupo de literatura “Totem”, que se formou na cidade mineira de Cataguases e, no período dos anos de 1960 a 80, projetou sua obra no seu estado, atingiu muitas regiões do país e chegou ao exterior, por meio da edição de jornais, cartões-poemas, revistas e livros, bem como através de volumosa correspondência. Sua contribuição, principalmente na área da poesia experimental e da abertura para outros grupos, procurou sempre a pesquisa e a reformulação da linguagem poética. Buscou-se aqui o registro da experiência de uma equipe de jovens poetas, da qual participou o autor desta dissertação, e que, a partir de uma cidade do interior de Minas Gerais, conseguiu se situar bem no meio desse caldeirão de idéias que teve início na década de 60.

Abstract: The trajectory of Totem literature group, formed in Cataguases, a small town located in Minas Gerais, Brazil. From the 1960´s to the 1980´s, Totem circulated its work in this State, reached a lot of parts of the country and abroad, through newspapers issues, poem-cards, magazines and books, as well as a great amount of correspondence. Its contribution, specially in the area of experimental poetry and the opening of other groups, “Totem” was always focused in poetry language reformulation and research. This paper aimed to record the experience of a group of young poets to which the author of this thesis belonged, describing how from that small town in Minas Gerais that group succeeded in including itself among the other groups and ideas of the early 1960’s.

SUBIR


 

ROCHA, João Cezar de Castro

Título da Tese: Ao pé da letra: a literatura do homem cordial

Data da Defesa: 18/09/1997

Orientador: Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Banca:
José Luís Jobim (Doutor, UFRJ, 1986)
Maria Helena Werneck (Doutora, UFRJ, 1994)
Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)
Karl Erik Scholhammer (Doutor, Universidade de Aarhus, 1989)

Resumo: Esta tese desenvolve uma abordagem teórica para a análise da literatura brasileira oitocentista. Abordagem esta baseada principalmente numa releitura do conceito de homem cordial, tal como proposto por Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil (1936).

SUBIR


 
ROCHA, Márcia Nahu da

Título da Tese: Moisés e o monoteísmo: do real, da realidade e da phantasie no mito-fundador

Data da Defesa: 09/07/2001

Orientador: Ivo Biasio Barbieri (Livre Docente, UFF, 1975)
Banca:
Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Carlos Alberto Plastino (Doutor, PUC-RJ, 1993)
Maria Helena Werneck (Doutora, UFRJ, 1994)
Rita Maria Manso de Barros (Doutora, UFRJ, 2000)

Resumo: Esta tese de doutorado em Literatura Comparada trata da questão da Phantasie, seus percalços na Antigüidade Clássica, com os filósofos Platão e Aristóteles e na contemporaneidade, com Cornelius Castoriadis, formalizando os diversos tipos de tratamento dado ao tema. No capítulo VI, passa-se a analisar a obra Moisés e o monoteísmo de Sigmund Freud, sob o prisma dos novos paradigmas da ficção, do ficcional e do imaginário [Phantasie], a partir das colocações do ensaísta alemão Wolfgang Iser.

SUBIR


 

SALGADO, Ilma de Castro Barros e

Título da Tese:
Formas Inter-comunicacionais em Pedro Nava: o signo verbal e o pictórico
Inter-communicational forms in Pedro Nava: word and image

Data da defesa: 09/12/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Pré-textuais, Cap. 1 pág. 1-41 em PDF | Cap. 2 pág. 42-85 em PDF | Cap. 2 pág. 86-112 em PDF | Cap. 2 pág. 113-141 em PDF | Cap. 2, Cap. 3 e Referências pág. 142-169 em PDF |

Orientadora: Maria Consuelo Cunha Campos (Doutora, PUC-RJ, 1978)
Banca:
- Thereza C. A. Domingues (Doutora, UFRJ, 1987)
- Francis Paulina Lopes da Silva (Doutora, UFRJ, 1996)
- Fátima Cristina Dias Rocha (Doutora, UFRJ, 2000)
- Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
- Maria Consuelo Cunha Campos (Doutora, PUC-RJ, 1978)

Resumo: Esta pesquisa, contribuindo para os estudos em Literatura Comparada, evidencia a correlação entre Literatura e Artes Plásticas, que tem sido vista desde a Antigüidade quando ícones da analogia entre o verbal e o pictórico deixaram suas marcas na correspondência entre as artes. Tal correlação atravessou vários períodos da História e continua presente em inúmeras pesquisas, na época contemporânea. Este trabalho examina a especificação teórica de vários escritores relacionados ao tema e enfoca principalmente as formas como Pedro Nava (1903-1984) utilizou os artifícios verbal e pictórico ao lidar com duas artes distintas.

Abstract: This research, as a contribution to the studies in Comparative Literature, makes evident a correlation between Literature and Plasticart. It has been seen since Antiquity when icons of the analogy between word and image left their marks in the arts correspondence. Such correlation has passed through several History periods and has been present in a number of researches in the contemporary age. This work examines the theoretical specification of several writers in relation to the theme and focuses mainly on the ways as Pedro Nava (1903-1984) made use of verbal and pictorial devices in dealing with two different arts.

SUBIR


 

SAMYN, Henrique Marques

Título da Tese:
A pastora e a alegoria: A pastora alegórica, da lírica occitânia aos Carmina Burana e ao trovadorismo galego-português
The shepherdess and the allegory: the allegorical pastourelle, from the Occitan lyric to the Carmina Burana and to the Galician-Portuguese troubadour lyrics

Data da Defesa:  15/03/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora:  Maria do Amparo Tavares Malieval  (Doutora, USP-1982)
Banca: 
- Mary Kimiko Guimarães Murashima  (Doutora, PUC/RJ-1998)
- Yara Frateschi Vieira  (Doutora, USP-1972)
- Carlinda Fragale Pate Nuñez  (Doutora, UFRJ-1991)
- Ida Maria Santos Ferreira Alves  (Doutora, UFRJ-2000)
- Maria do Amparo Tavares Malieval  (Doutora, USP-1982)

Resumo: Este trabalho tenciona investigar o conceito de pastorela alegórica, desde sua emergência na obra do trovador occitânico Marcabru – mais precisamente, em sua obra L’autrier jost’ una sebissa – até seus desenvolvimentos nos corpora líricos occitânico, médio-latino e galego-português. Nosso trabalho compreende, assim, um estudo comparativista sobre a poesia medieval composta nos séculos XII e XIII, por intermédio do qual tencionamos abordar a relação entre discurso literário e alegoria no âmbito medieval.

Abstract: This thesis aims to investigate the concept of allegorical pastourelle, from its emergence in the poetry of the Occitan troubadour Marcabru – more precisely, in his lyric L’autrier jost’ una sebissa – until its developments in the Occitan, Medieval Latin and Galician-Portuguese lyric corpora. Through a Comparative Study of the medieval lyric of the XII and XIII centuries, this work aims to examine the relation between literary discourse and allegory in the medieval period.

SUBIR


 

SANTOS, Camila de Mello

Título da Tese:
Representações da família na narrativa gótica contemporânea
Family representations in contemporary gothic fiction

Data da Defesa: 26/11/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
Banca:
- Magda Velloso Fernandes de Tolentino (Doutor, UFMG, 1999)
- Neil Besner (Doutor, Universidade de Winnipeg, 1983)
- Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
- Roberto Aízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)

Resumo:A tese se insere nos estudos sobre o gótico literário. Seu objetivo principal é mostrar o lar como lugar crucial para o desenvolvimento das temáticas caras ao gênero, destacando o corpo feminino como pivô. Na primeira parte, foram analisados estudos teóricos sobre o romance inglês, apontando para uma possível mudança na maneira como o gótico vem sendo tratado. Na segunda parte, obras ficcionais importantes para a discussão do lar e do corpo feminino dentro da tradição gótica foram analisadas, promovendo a articulação de tais obras com as diretrizes teóricas pertinentes. Finalmente, a terceira e última parte terá os romances Ciranda de Pedra, Daughters of the House e Lady Oracle como foco, a fim de apontar o modo como a narrativa gótica contemporânea assimilou as questões tratadas anteriormente.

Abstract: The present work is a study about the literary Gothic. Its main objective is to show the house as a crucial place for the development of themes related to the Gothic, highlighting the female body as a central figure. In the first part, theoretical studies related to the English novel are analyzed and a possible shift in the way the Gothic is dealt with is described. In the second part, relevant fictional works for the discussion of the house and of the female body in the Gothic tradition are analyzed in dialogue with pertinent theoretical ideas. Finally, the third and last part brings forth the novels Ciranda de Pedra, Daughters of the House and Lady Oracle in order to show how contemporary Gothic fiction deals with the issues previously discussed.

SUBIR


 

SANTOS, Daniele Ribeiro dos

Título da Tese:
Do realismo sujo ao realismo vazio: um estudo comparativo entre a ficção de Rubem Fonseca e Pedro Juan Gutiérrez
From dirty realism to empty realism: a comparative study between Rubem Fonseca and Pedro Juan Gutiérrez's fiction

Data da Defesa: 09/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Ana Cristina de Rezende Chiara (Doutora, 1996, PUC)
Banca:
Vera Lucia Follain de Figueiredo (Doutora, UERJ)
Karl Erik Schollhammer (Doutor, Univ. AARHUS, 1989)
Ana Cláudia Viegas (Doutora, 1997, UFRJ)
Maria Aparecida da Silva (Doutora, 1992, UFRJ)

Resumo:A tese analisa a obra de Rubem Fonseca e Pedro Juan Gutiérrez sob o ponto de vista da abjeção, do nojo, do choque e do trauma, suas aproximações e diferenças, partindo das várias noções de realismo até chegar ao realismo sujo, termo cunhado para designar toda uma a geração de jovens escritores americanos e latino-americanos, surgidos a partir dos anos 80. Aborda ainda as estratégias utilizadas por Fonseca (nas décadas de 60, 70 e 80) e Gutiérrez (nos anos 90 e 00) para lidar com a ditadura, respectivamente no Brasil e em Cuba, traçando um breve panorama do cenário literário cubano contemporâneo. Por fim, o trabalho discute o realismo vazio, que se caracteriza pela perda da fé nas utopias. O trabalho se apóia nas categorias teóricas utilizadas por Hal Foster, Julia Kristeva e Mário Perniola.

Abstract: The thesis analyses Rubem Fonseca´s and Pedro Juan Gutiérrez´s fiction under the point of view of abjection, disgust, shock and trauma, their similarities and differences, starting with the different notions of Realism and reaching dirty realism — expression used to identify a generation of young American and Latinamerican writers that started to publish in the 1980s. It also broaches the strategies to deal with dictatorship in Brazil and in Cuba, drawing a brief map of the contemporary Cuban literary scenario. Finally, the work discusses the empty realism, which is marked by the loss of the faith in the Utopia. The project is supported by the theoretical categories used by Hal Foster, Julia Kristeva and Mário Perniola.

SUBIR


 

SANTOS, Marcelo dos

Título da Tese: 
Vidas em Arquivo:  Cicatriz e Memória em Rosângela Rennó e Silviano Santiago

Vies en archive: cicatrice et mémoire chez Rosângela Rennó et Silviano Santiago

Data da Defesa:  31/03/2010
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora:  Ana Cristina  Rezende Chiara  (Doutora, PUC-RJ-1996)
Banca: 
- Eneida Maria de Souza  (Doutora, Univ. de Paris-1982)
- João Camilo Barros de Oliveira Penna  (Doutor, Univ. Berkeley-1993)
- Marília Rothier Cardoso  (Doutora, PUC/RJ-1990)
- Ana Lúcia Machado de Oliveira  (Doutora, UERJ-1999)
- Ana Cristina  Rezende Chiara  (Doutora, PUC-RJ-1996)

Resumo: A partir da discussão recente em torno da memória (anos 1980/90) e, particularmente, dos arquivos de artistas, quando esses documentos exercem a função de material de acesso à produção artística, à vida artística, aos dados exteriores e/ou transversais às obras, tomei como objetos de pesquisa a produção de dois artistas que dialogam estreitamente com o assunto: Rosângela Rennó, artista visual, e Silviano Santiago, escritor, poeta, crítico e teórico de literatura. A pesquisa tem, portanto, por objetivo, discutir de que forma a questão da memória, do arquivo e do corpo como lugar do arquivo de sensações e experiências percorre a obra dos dois artistas, abordando questões que pontuam a diversidade de suas produções. Para entender a direção das respostas, tento conceituar a ideia de cicatriz, nascida de um trabalho de Rennó, "Cicatriz", que, em dípticos, dispunha as fotos de tatuagens de presos – extraídas do arquivo do Museu Penitenciário do Carandiru – juntamente a textos em torno do registro fotográfico. Na obra de Rennó, a fissura está presente na relação de suplementaridade entre texto e imagem, quando ambos funcionam a favor de uma abertura de sentido, ao rasurar a coincidência entre eles. A ideia de cicatriz, ainda, está presente em acepções diferentes, como pretendo defender na tese, nas questões de identidade, interpretação, vida, corpo e memória na obra de Silviano Santiago, nas questões do personagem/livro dobradiça (do romance Stella Manhattan), do corpo escrito (de Em liberdade e De cócoras), da memória partida em fotogramas (Uma história de família) e na busca de um conceito-fissura, conceito-cicatriz na investigação da hermenêutica da identidade latino-americana (Uma literatura nos trópicos, As raízes e o labirinto da América Latina, Viagem ao México).

Résumé: En partant de la discussion sur la mémoire (années 1980/90) et, particulierment, sur des archives de artistes, quand ils ont la fonction d’accès à la production et à la vie artistique, aux données extérieures et/or transversées des oeuvres, on a essayé de analiser deux artistes qui posent ce problème: Rosângela Rennó, artiste visuelle, et Silviano Santiago, écrivain, poète, critique et théoricien de litterature. La recherche veut provoquer la discussion sur la question de la mémoire, de l’archive et de le corps comme lieu d’archive de sensations et d’éxpériences. Pour compreendre les directions de réponses, on propose le concept de cicatrice, dont la source c’est l’oeuvre « Cicatrice », qui présent les photos de tatouages de prisonniers – de l’archive du Museu Penitenciário do Carandiru – combinées avec textes sur le enregistrement photographique. Chez Rennó, la blessure est présente dans la rélation de suplemmentarité entre texte et image, où ils produisent une ouverture de sens à cause de rasurer leur coincidence. L’idée de cicatrice est présente en plusiers sens, comment on peut démontrer, dans les quéstions d’identité, d’interprétation, de la vie, du corps et de la mémoire chez Silviano Santiago, dans les quéstions de personnage/livre pliés (chez le roman Stella Manhattan), de la mémoire fragmentée en photogrammes (Uma história de família) e dans la recherche d’un concept-blessure, concept-cicatrice dans la invéstigation de l’hermeneutique de l’identité latino-américaine (Uma literatura nos trópicos, As raízes e o labirinto da América Latina, Viagem ao México).

SUBIR


 

SANTOS, Messias Tadeu Capistrano dos

Título da tese:
O cinema em transe: a percepção cinematográfica à luz das metáforas do autômato e dos fenômenos da dissociação
The cinema in trance: the cinematographic perception through the metaphors of the spectator and by dissociation phenomenon

Data da defesa: 26/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Guilhermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford,1987)
Banca:
Flávio Martins Carneiro (Doutor, PUC-RJ, 1996)
Wilberth Claython Ferreira (Doutor, UFRJ, 1996)
Erik Felinto de Oliveira (Doutor, UERJ, 1998)
Maria Paula Sibila (Doutora, UFRJ, 2007)

Resumo:Os poderes hipnóticos e sensoriais do cinema foram encenados em vários filmes e teorizados, de diferentes modos, por diversos pensadores e cineastas. Desde seu início, o cinema tem sido assombrado por vampiros, fantasmas, duplos, sonâmbulos, loucos e alucinados que metaforizam a experiência espectatorial e suas metamorfoses. A partir deste tema, o trabalho consiste em discutir as relações entre cinema e percepção através de uma analise das metáforas do espectador como autômato e da experiência cinematográfica como fenômeno dissociativo, ligada à hipnose, a alucinação e a telepatia. Para investigar estas conexões, parte-se de um estudo da modernização da percepção e do espetáculo ocorridos na sociedade industrial. Neste contexto, a imaginação cinematográfica esteve vinculada ao imaginário óptico de um modo ambíguo: por um lado, com a “automatização da percepção” através dos atos reflexos propagados pelos choques espaço-temporais da modernidade; e por outro, com a emergência de uma “cultura espectral” que fez a imagem técnica dialogar com os debates psicofísicos acerca dos fenômenos da dissociação e com a imaginação fantástica da segunda metade do Século XIX. A partir deste quadro as metáforas do autômato e dos fenômenos dissociativos servirão como instrumentos teóricos para a análise de alguns filmes que abordam as transformações do dispositivo cinematográfico sob o de novas tecnologias, processos de automação e demandas perceptivas.

Abstract: Various films have staged the hypnotic and sensorial power cinema has, just as several thinkers and film directors have theorized about it in many different ways. Since the very beginning, cinema has been haunted by vampires, ghosts, ‘doppelgangers’, sleepwalkers, insane and hallucinated people who turn the audience’s experience and its metamorphoses into metaphors. These issues have been taken as the leading theme for this work which will deal with the exploitation of the connection between cinema and perception through the analysis of both the metaphors of the spectator seen as an automaton and of the cinematographic experience seen as a dissociating phenomenon, linked to hypnosis, hallucination and telepathy. The starting point for the exploitation of these connections is the study of the modernizing trend as to perception and performance in the industrial society. In this context the bond between the cinematographic imagination and the optical imaginary activity is an ambiguous one: on one side the bond goes with the ‘automation of perception’ through reflexive acts spread by spatial-temporal clashes of modernity; on the other side, the bond goes with the emergency of a ‘ ghostly culture’ which led the technical image into a dialogue with psycho-physical debates on dissociation phenomena and with the fantasizing imagination of the second half of the 19th century. In this setting the metaphors of the automaton and of the dissociating phenomena will supply a theoretical device to analyze some films that deal with the transformations of the cinematographic tool under the impact of new technologies, automation processes and perceptive demands.

SUBIR


 

SENDER, Toba

Título da tese:
Até agora: Tradução e reflexão do modo-de-significar o universo literário de Agnon
Until now: translation and reflection of the way-of-meaning Agnon literary universe

Data da defesa: 12/08/2008
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
- Rosana Kohl Bines (Doutora, Universidade de Chicago, 2001)
- Adauri Bastos (Doutor, UERJ, 1999)
- Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
- Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
- Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)

Resumo: Considerando as dificuldades e implicações da tradução de obras literárias, a proposta da tese é apresentar o ato da tradução como uma forma de criação/recriação no novo idioma, mantendo-se, muito além do conteúdo narrativo, a impressão, a forma, o estilo, o tom e a estética do texto original. A tese contém a tradução hebraico-português de uma novela de Shai Agnon (Prêmio Nobel de Literatura, 1966) e um prefácio em que a obra é contextualizada em termos do autor e em termos histórico-culturais da época e lugar a que se refere. O prefácio inclui também uma reflexão a respeito de algumas teorias da tradução, num diálogo comparativo entre Benjamin e Flusser, e um argumento de Haroldo de Campos a respeito da tradução como criação literária. Por fim, mas não nessa ordem, uma análise da novela traduzida, indicando traços do estilo do autor, suas fontes de inspiração e sua inserção na obra como um todo.

Abstract: Considering the difficulties and implications of translating literary compositions, the proposal of this thesis is to present the act of translation as a mean of creation/re-creation in the new language, keeping impression, form, style, tone and aesthetic of the original text, beyond the narrative content. The thesis is the hebrew-portuguese translation of a Shai Agnon (Literature Nobel Prize Award winner, 1966) novel and a preface in which the composition is contextualized in author terms and in historic-cultural of that time and place terms. The preface also includes a reflection regarding some translation theories, in a comparative dialogue between Benjamin and Flusser, and an argument of Haroldo de Campos regarding translation as a literary creation. In the end, but not in this order, an analysis of the translated novel, indicating traces of the author style, his inspiration sources and his insertion in the composition as a whole.

SUBIR


 

SILVA, Aline Cristine Xavier da

Título da Tese:
Figurações da Realidade na Literatura e no Cinema Brasileiro Contemporâneos
Representation of reality in literature and Brazilian cinema contemporary

Data da Defesa: 31/03/2009
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Banca:
- Katia Paranhos (Doutora, Unicamp, 2002)
- Giovanna Ferreira Dealtry (Doutora, PUC/RJ, 2003)
- Ana Cláudia Coutinho Viegas (Doutora, UFRJ, 1997)
- Renato Cordeiro Gomes (Doutor, PUC-RJ, 1993)
- Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)

Resumo: A literatura contemporânea e o cinema no Brasil tangenciam-se de tal modo que é necessário haver estudos que analisem essas trocas. A partir dessa relação, a tese buscou discutir questões que explicam a aproximação das duas linguagens – o cinema e a literatura – na contemporaneidade. Um tema que permeia tanto o campo do cinema quanto o da literatura é a figuração da realidade e a discussão sobre a eficiência dos meios de representação e as implicações técnicas e estéticas de seus usos. O debate presente neste estudo levou em conta, também, as questões políticas e éticas que envolvem as produções recentes cujo foco é a representação da realidade.

Abstract: The contemporary literature and the cinema in Brazil present a tangent line which shows the need to develop studies that analyze these swaps. From this relation on, the thesis has searched to discuss matters that explain the approximate between the two languages – cinema and literature – in the contemporaneity. An issue that permeates as much the cinema field as in literature is the figuration of reality and the discussion on the effective of the means of representation and the technical and aesthetic implications of their use. The present debate has also taken into account the political and ethical matters that turn around the recent productions whose focus is the representation of reality.

SUBIR


 

SILVA, André Luiz de Barros da

Título da Tese:
Sensibilidade, coquetismo e libertinagem - A Pamela inglesa, as Pamelas francesas e as mudanças estéticas e éticas no século XVIII.
Sensibilité, coquetterie et libertinage

Data da Defesa: 23/03/2007
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Banca:
Ítalo Moriconi (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos (Doutora, USP, 2000)
Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)
Deise Quintiliano (Doutora, UFRJ, 2001)

Resumo: O trabalho examina a recepção de Pamela; or Virtue rewarded, de Richardson, na França do século XVIII. O romance de 1740 é analisado a partir de suas ambigüidades constitutivas: a erótica e a individual-subjetiva. Começa sendo comparado a antecessores franceses influentes: Lettres portugaises, atribuído a Guillerages (1669), e La Princesse de Clèves, de Madame de Lafayette (1678). Destaca-se, por um lado, a nova figuração da resistência feminina e classista por meio da escrita e, por outro, a mudança na percepção dos domínios público e privado (só se persegue a criada Pamela porque há o espaço secreto, anterior à instauração do domínio público burguês). Três peças baseadas no romance, escritas por Boissy, La Chaussée e D’Aucour (que em 1743 foram fracassos e hoje são desconhecidas), são objeto de leitura cuidada, ensejando o retrato do panorama histórico do teatro parisiense, eixo cultural da França naquele momento. Nessa trilha, analisam-se as peças Mélanide, sucesso de La Chaussée (1741), e Le méchant, de Gresset (1747). A sensibilité surge como traço cultural de base à época, a justificar uma mudança no pacto estético entre o leitor-espectador e as obras. Trata-se do surgimento de uma nova verossimilhança, que Diderot será o primeiro a descrever. O romance de libertinagem, fruto da licenciosidade nas letras, licenciosidade patente na prepotência de Mr. B., patrão de Pamela, é flagrado como contraponto aristocrático e cerebral à sensibilité. O coquetismo seria a terceira forma de realismo do momento, aproximando a narrativa do coloquialismo da conversation mundana. Os três novos tipos de prosa ficcional agravam o momento presente vivido com intensidade, o qual, em nosso ponto de vista, é um traço fundamental do novo realismo da “mistura de estilos” (Auerbach). Entre os três, a voga de Pamela e da sensibilité determinará um tipo novo de patético não-clássico, exigindo do leitor-espectador uma postura ética e estética inédita. Por fim, a análise de Nanine, a “Pamela de Voltaire” (1749), mostra um autor experimentado no ambiente mundano e teatral do Antigo Regime, perseguindo essa nova ordem ética e estética, em que a condition (classe social, sexo, profissão, posição na família etc.) serve para agravar a ilusão do leitor-espectador, deixando de ser, de uma vez por todas, fundamento imutável de regras clássicas.

Résumé: La thèse examine la réception de Pamela; or Virtue rewarded, de Richardson, dans la France du XVIIIè siècle. Le roman de 1740 est analysé à partir de ses ambiguïtés constitutives: l’érotique et la individuel-subjective. Au commencement, il est comparé aux prédécesseurs français influents: Lettres portugaises, atribué à Guillerages (1669), et La Princesse de Clèves, de Madame de Lafayette (1678). On relève, premièrement, la nouvelle figuration de la résistance feminine et classiste à travers l’écriture et, après, la transformation de la perception des domaines public et privé (la persécution de Pamela est justifiée seulement par l’existence de l’espace du secret, avant l’instauration du domaine public bourgeois). Trois spectacles adaptées à partir du roman, écrites par Boissy, La Chaussée et D’Aucour (trois échecs en 1743 et aujourd’hui inconus), sont object d’analyse, en stimulant une description du panorama historique du théâtre parisien, axe culturel de la France dans ce moment-là. Ainsi, nous analysons le spectacle Mélanide, succés de La Chaussée (1741), et Le méchant, de Gresset (1747). La “sensibilité” est vue comme caractéristique culturel de l’époque, en justifiant un changement du pacte estéthique entre le lecteur-spectateur et les œuvres. C’est le surgissement d’une nouvelle vraisemblance, que Diderot sera le premier à bien décrire. Le roman de libertinage, fruit de la licenciosité dans les lettres, évidente comme caractéristique de Mr. B., patron de Pamela, est vu comme l’opposé aristocratique et cérébral à la “sensibilité”. Le coquettisme serait la troisième forme de réalisme en ce moment-là, en approchant le récit du ton familier de la conversation mondaine. Les trois nouveaux types de prose fictionelle alourdent le moment présent vécu avec intensité, caractéristique fondamentale du nouveau réalisme du “mélange de styles” (Auerbach). Parmi les trois, la vogue de Pamela et de la “sensibilité” déterminera un type nouveau de pathétique non-classique, en exigeant du lecteur-spectateur une attitude étique et esthétique inédite. Finalement, l’analyse de Nanine, la “Pamela de Voltaire” (1749), montre un auteur expérimenté dans les ambients mondain et théâtral du Ancien Régime qui cherche cette nouvelle ordre étique et esthétique, dans laquelle la “condition” (classe sociale, sexe, profession, position dans la famille etc.) aggrave l’ilusion du lecteur-spectateur, en changeant son finalité pour toujours – elle ne sera plus le fondement immuable des règles classiques.

SUBIR


 

SILVA, Eliezer Moreira da

Título da Tese: "Outras reflexões sobre o terrorismo: comentários e tradução a Réflexions sur le terrorisme"

Data da Defesa: 11/07/2006

Orientador: Gustavo Bernardo Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
Ana Lúcia Machado de Oliveira (Doutora, UERJ, 1999)
Adauri Bastos (Doutor, UERJ, 1999)
Décio Orlando Rocha (Doutor, PUC-RJ, 1993)
Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)

Resumo: Este trabalho, dividido em duas partes, propõe na primeira delas uma reflexão sobre o terrorismo, pensado e comentado a partir de extratos de obras de Camus, em cotejo com textos de Debord, Baudrillard e Chomsky. Seu ponto de partida foram os textos de Camus reunidos e editados por Jaqueline Lévi-Valensi sob o título Réflexions sur le terrorisme. Como os escritos de Camus nos dão suas reflexões concernentes a um tipo de terrorismo que termina com sua morte, em 1960, as "outras reflexões" referidas no título correspondem às reflexões posteriores de Debord, Baudrillard e Chomsky. O argumento principal propõe que o terrorismo no global se tornou uma maquina de produção de discursos, expondo de modo sumário o processo evolutivo pelo qual o terrorismo se transformou nessa máquina. Discute-se a presença do tema do terrorismo na obra de Camus, pondo em paralelo a questão da violência e da revolta em confronto com o sentido da arte. A segunda parte do trabalho consiste exclusivamente da tradução para o português do livro Réflexions sur le terrorisme, que deu origem a estes comentários.

SUBIR


SILVA, Felipe Bastos Mansur da

Titulo da Tese:
O bruxo e o ilusionista: Machado de Assis e seu leitor Woody Allen.
The wizard and the ilusionist: Machado de Assis and his reader Woody Allen.

Data da Defesa: 21/03/2011
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Banca:
- Sílvia Regina Pinto (Doutora, PUC-RJ, 2000)
- Luciana Hidalgo Barros (Doutora, UERJ, 2007)
- Martha Alkimin de Araújo Vieira (Doutora, PUC-RJ, 2004)
- Marta Ribeiro Rocha e Silva de Senna (Doutora, Universidade de Londres, 1978)

Resumo: A presente tese tem como intuito investigar as relações entre as narrativas de Machado de Assis e de Woody Allen, autores de épocas e culturas bastante distintas. No entanto, através da análise do papel da ironia na obra de ambos tornou-se possível aproximar Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de 1881 de Machado, e Stardust Memories, filme lançado em 1980 pelo diretor Woody Allen. A investigação divide-se em três etapas. No primeiro capítulo, analisa-se a aproximação entre os dois autores através de uma mesma visão sobre a ficção presente tanto na obra de Machado quanto na de Allen. Esta visão encontra-se fundamentada através de uma tradição literária burlesca que rompe com o primado realista na narrativa ficcional. No segundo capítulo, procura-se demonstrar como a perspectiva não realista escapa a uma regra moralizante na ficção, para valorizar uma postura ética, isto é, para se definir o ethos da narrativa. A ironia, assim, será a morada da ficção de ambos os autores, que problematizam o mundo incluindo nele a própria narrativa. E no terceiro e último capítulo, analisa-se a relação ficcional nas duas obras com a memória. A memória, elemento constituinte da identidade humana, revela-se uma linguagem própria e opressora aos narradores memorialistas, impondo-lhes a inexorabilidade do tempo. Dessa forma, suas ficções seriam uma luta incessante do homem contra o seu caminhar para a morte.

SUBIR


 

SILVA, Marcelo Barbosa da

Titulo da Tese:
Como inventar uma nação: o ensaio de interpretação do Brasil em Varnhagen, Joaquim Nabuco e Euclides da Cunha
How to invent a nation: the essay of interpretation of Brazil in Varnhagen, Joaquim Nabuco and Euclides da Cunha

Data da Defesa: 31/03/2011
Tese disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientador: Ana Cristina de Rezende Chiara (Doutora, PUC-RJ, 1996)
Banca:
- Regina Lúcia de Faria (Doutora, PUC-RJ, 1998)
- Luiz Werneck Vianna (Doutor, USP, 1976)
- João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
- Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)

Resumo: A presente tese representa um esforço no sentido de contextualizar a caminhada do ensaio de interpretação do Brasil, durante o século XIX, com base em três aspectos: a construção do tema nacional, em Varnhagen; a aquisição de uma linguagem de corte subjetivo, em Joaquim Nabuco; e o relacionamento entre ciência e literatura, em Euclides da Cunha. Na introdução, ocorrem aproximações de natureza conceitual acerca das características mais salientes do ensaio como gênero na literatura e da noção de identidade nacional. No primeiro capítulo, os objetivos se transferem para a investigação dos antecedentes da interpretação do Brasil, principalmente aqueles localizados nos textos de não ficção, a exemplo da carta de Pero Vaz Caminha e dos relatos de viagem durante o período colonial. O segundo capítulo descreve os esforços para a criação de uma língua literária correspondente ao novo estatuto de independência política, tendências inventariadas pela prosa e poesia do período, em textos como a História Geral do Brasil, de Francisco Adolfo de Varnhagen. O influxo de uma nova subjetividade sobre a linguagem constitui o escopo do terceiro capítulo que também reproduz parte da fortuna crítica do ensaio O Abolicionismo, de Joaquim Nabuco. Em quarto, o diálogo entre ciências sociais e a interpretação do Brasil servem de contraponto ao levantamento de obras que já aproximam a questão social (o caso de Os Sertões, de Euclides da Cunha). No quinto capítulo, uma breve reconstituição da passagem do ensaio de interpretação do Brasil no século XX. Por último, na coda, a trajetória do ensaio de interpretação do Brasil, até meados de 1900.

Abstract: This study is focused in the interpretation of Brazil, in the period time of the XIX century, based on three aspects: the building of the nationalist matter, in Varnhagen; the acquisition of subjective language, in Joaquim Nabuco and the relationship between science and literature, in Euclides da cunha. The introduction, presents the conceptual nature about the more visible traces of the essay in the literature e and notion of national identity. In it’s first chapter, the narrative follow the roots of Brazil’s interpretation, especially in those non fictional texts like the letter of Pero Vaz Caminha and the journey reports during the colonial period. The second chapter describes the creation of a literary language after the process of political independence. It can be found in written productions such as poetry and novel, but mostly in texts like História Geral do Brasil, by Francisco Adolfo de Varnhagen. The uprise of this new subjectivity in the language concerns the matter of the fourth chapter that also brings the criticism about the essay O Abolicionismo, de Joaquim Nabuco. In the coda, there is a brief reconstitution of Brazil’s way of interpretation, until near 1900.

SUBIR


 

SILVEIRA, José Roberto

Titulo da Tese:
O ir-remediável da invenção autobiográfica: desdobramentos do eu na escrita de Caio Fernando Abreu
The on going recover of the autobiographical invention: reveiling the self in Caio Fernando Abreu

Data da Defesa: 19/03/2013
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Fátima Cristina Dias Rocha (Doutora, UFRJ, 2000)
Banca:
- Suely Da Fonseca Quintana (Doutora, UFMG, 2001)
- Beatriz Damasceno (Doutora, PUC-RJ, 2010)
- Ana Claudia  Coutinho Viegas (Doutora, UFRJ, 1997)
- Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)

Resumo: O trabalho envereda pelos modos e artifícios de construção da subjetividade nos gêneros autobiográficos e nos textos ficcionais, investigando como se dá a escrita que versa sobre o eu. Dos textos abertamente autobiográficos de Caio Fernando Abreu, como a correspondência, passa-se às formas tênues como a crônica e o conto, nos quais se entrecruzam ficção e subjetividade, experiência e invenção. Nesse sentido, estudamos como o sujeito torna-se o centro dos acontecimentos e passa a escrever sobre aquilo que lhe acomete o espírito, o corpo, os sentimentos e pensamentos, seja no registro “pontual” e objetivo dos acontecimentos ou no “floreamento” do vivido e do inventado. A intenção é explorar, nos espaços biográficos e literários de Caio Fernando Abreu, o entrelaçamento de vida e grafia, e as possibilidades de escritura de si mesmo em sua correspondência, organizada por Ítalo Moriconi, em Cartas (2002), na coletânea de crônicas Pequenas Epifanias (2006), e nos contos de Ovelhas negras (1995).

Abstract: This study is about the ways and devices of the construction of subjectivity in autobiographical genres and fictional texts, investigating how it is the writing about the self. From plain autobiographical texts by Caio Fernando Abreu such as letters, we go to tenuous forms such as the essays and short stories, which intertwine fiction and subjectivity, experience and invention. This way, we studied how the subject becomes the center of events and starts writing about what affects his mind, body, feelings and thoughts, either in a “real” or objective report of events or in a "embellishment” of what was lived and invented. The intention is to explore, in Caio Fernando Abreu´s biographical and literary spaces, the intertwining of life and writing, and the possibilities of writing himself in his letters, organized by Italo Moriconi, in Cartas (2002), in the compilation of essays Pequenas Epifanias (2006), and in the short stories in Ovelhas Negras (1995).

SUBIR


 

SILVEIRA, Leonardo Augusto da

Título da tese: “ A liberdade em jogo: percurso crítico de Julio Cortazar ”

Data da defesa: 13/02/2004

Orientador: Guilhermo Francisco Giucci Schmidt (Doutor, Universidade de Stanford,1987)
Banca:
Erick Felinto de Oliveira (Doutor, UERJ, 1998)
Ana Cristina Chiara (Doutora, PUC-RJ, 1996)
Karl Erick Strohemer (Doutor, Universidade de Sarhus, 1989)
Dau Bastos (Doutor, UERJ, 1996)

Resumo: O objetivo central do trabalho em curso é estudar o conjunto de escritos críticos de Julio Cortazar, buscando mapear suas orientações teóricas de um ponto de vista comparatístico, pelo qual se avalie a participação e a ressonância desse escritos em seu contexto de produção. Cumpre explicar aqui o que entendemos pelas expressões “ponto de vista comparatístico” e “contexto de produção”, recorrendo a um certo repertório de conceitos estéticos e filosóficos que contribuam para situar a questão central da tese: o ludismo formal do texto crítico cortazariano, pautado pela elaboração permanente da idéia de liberdade.   O esclarecimento acerca do “ponto de vista comparatístico” se faz necessário, antes de mais nada, para que se possa compreender o trabalho crítico de Cortazar em relação ao campo de estudos da literatura comparada. Tomando este campo antes como uma rede de tensões discursivas ( com a qual a obra em questão interage, direta ou indiretamente) do que como uma sucessão cronológica de correntes e tendências, o que se quer é valorizar a singularidade da reflexão cortazariana, examinando suas modulações teóricas, estéticas e políticas. Modulações que constituem, enfim, o horizonte crítico do autor, a partir do qual toda uma tradição cultural e literária é posta em cheque, em proveito de uma atitude radicalmente subversiva.

SUBIR


 

SOARES, Marcus Vinícius Nogueira

Título da Tese: Literatura e Imprensa no Brasil do século XIX

Data da Defesa: 15/09/1999

Orientador: Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Banca:
Marília Rothier Cardoso (Doutora, PUC-RJ, 1990)
João Cezar de Castro Rocha (Doutor, UERJ, 1997)
Maria Elizabeth Chaves de Mello (Doutora, PUC-RJ, 1993)
Hans Ulrich Gumbrecht (Doutor, Universidade de Stanford, 1974)

Resumo: Este trabalho consiste na análise das condições de produção e divulgação de textos de ficção em prosa e periódicos brasileiros do século XIX. A perspectiva adotada está baseada na consideração dos aspectos materiais de um texto, através dos quais este se torna legível para um determinado público de leitores. Assim, inicialmente, procurei avaliar as condições de circulação de textos impressos na primeira metade do século passado, tomando como ponto de partida os primeiros anos após o advento da tipografia no Brasil. Num segundo momento, busquei caracterizar determinados aspectos decisivos para veiculação de textos de ficção em prosa na imprensa brasileira, aspectos estes relacionados principalmente à adoção da seção “Folhetim”. Por fim, a análise se deteve em um estudo de caso – o romance Memórias de um sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida – no qual procurei entender as possíveis implicações de legibilidade de texto decorrentes de seu modo específico de divulgação: o modo periódico.

SUBIR


 

TRAVANCAS, Isabel Siqueira

Título da Tese: O livro no Jornal: os suplementos literários dos jornais franceses e brasileiros nos anos 90.

Data da Defesa: 20/05/1998

Orientador: Ítalo Moriconi Jr. (Doutor, PUC-RJ, 1991)
Banca:
Maria Helena Rouanet (Doutora, PUC-RJ, 1989)
Ana Arruda Callado (Doutora, UFRJ, 1985)
Pina Arnoldi Coco (Doutora, PUC-RJ, 1990)
Everaldo Guimarães Rocha (Doutor, UFRJ, 1989)

Resumo: Este trabalho é o resultado de cinco anos de investigação sobre um objeto específico dentro do universo jornalístico francês e brasileiro: os suplementos literários. Nesta pesquisa procurei descrever os cadernos de livros, nos anos 90, dos seguintes jornais: Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, Le Monde e Libération, buscando entender suas formas de construção, suas escolhas, semelhanças e particularidades. Para tal, foi elaborado um pequeno histórico da imprensa e de sua relação com a literatura ao longo do tempo. Foi feita também uma análise dos quatro cadernos a partir de quatro temas-chave: a defesa do livro e o papel do romance, o lugar dos escritores, a questão dos cânones e os eventos do mercado editorial. Além disso, foi realizada uma série de entrevistas na França e no Brasil com jornalistas, editores, resenhistas, acadêmicos, assessores de imprensa e personalidades do mundo editorial. O foco central do trabalho foi avaliar em que medida os suplementos são um retrato do campo editorial nos dois países ou se são também o resultado de uma visão de mundo de seus editores. Esta pesquisa se insere num conjunto de trabalhos produzidos com uma perspectiva antropológica, mas dentro de uma visão interdisciplinar, estabelecendo um diálogo com a literatura comparada, a história e os estudos na área de comunicação de massa.

SUBIR


 

VALLE, Cléa Fernandes Ramos

Título da Tese: O Cânone Teatral Norte-Americano e o Moderno Teatro Brasileiro

Data da Defesa: 03/08/2004

Orientador: Victor Hugo Adler Pereira (Doutor, UFRJ, 1995)
Banca:
Leila Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
Renato Cordeiro Gomes (Doutor, PUC-RJ, 1993)
Tereza Marques de Oliveira Lima (Doutora, USP, 1997)
Ronaldo Lima Lins (Doutor, Paris III, 1992)

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo entender a relação do teatro brasileiro das décadas de 40, 50 e 60 com o teatro norte-americano representado pelas peças aqui encenadas nesse período, através principalmente do enfoque dado pela crítica teatral brasileira. Além da análise das críticas, foi elaborado um histórico social e político das relações entre os Estados Unidos e o Brasil, nesse período, e levantamento de depoimentos de pessoas envolvidas com atividades teatrais em nosso país. Tendo por base uma comparação entre os textos originais e as traduções realizadas para as encenações, procurei identificar de modo concreto traços de adaptação dessas obras à cultura brasileira quanto à escolha do discurso utilizado e o que essa escolha significou em termos de recepção teatral. A partir do estudo comparativo das críticas jornalísticas e nacionais procurei encontrar indícios da formação do pensamento da crítica teatral brasileira.

SUBIR


 


VIANNA, Thereza Cristina Vicente

Título da Tese: Carpeaux e o futuro da crítica

Data da Defesa : 30/08/1999

Orientador: Luiz Costa Lima ( Doutor , USP, 1972)
Banca:
Ítalo Moriconi ( Doutor, PUC-RJ, 1991)
Beatriz Rezende (Doutora, UFRJ, 1989)
Luiz Fernando Medeiros ( Doutor , PUC-RJ 1986)
Vera Lúcia Lins (Doutora, UFRJ, 1995)

Resumo : A tese é dedicada à análise das posições assumidas por Otto Maria Carpeaux frente à crítica literária geral , e à brasileira , em particular , no período imediatamente posterior à sua chegada ao Brasil. A partir da leitura de um conjunto de cartas enviadas por Carpeaux a Álvaro Lins, pôde-se perceber que , muito rapidamente, o crítico austríaco familiarizou-se coma literatura brasileira , formulando juízos freqüentemente díspares , quando não radicalmente opostos , acerca do valor estético e cultural de diversas obras incorporadas e excluídas no que era então concebido como o cânone da história da literatura no Brasil. Tais juízos , por sua vez , remetem a um esforço , nem sempre sistemático , de entender a história e a história da literatura , bem como o valor da obra literária , segundo paradigmas diferenciados daqueles que eram então formulados, consolidando-se estes últimos , ao longo dos anos posteriores , como referência fundamental da crítica literária brasileira .   

SUBIR


 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Centro de Educação e Humanidades | Instituto de Letras
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS
Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 11.144 - Bloco F
Maracanã | Rio de Janeiro | RJ | 20559-900
Tel.: +55(21)2334-0774 | E-mail: secretaria_pgletras@yahoo.com.br