DHTML JavaScript Menu By Milonic

barra superior com logos
clique para a página da UERJ clique para a página do Instituto de Letras da UERJ clique para a página inicial English Version Español
BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES

  VOLTAR AO ÍNDICE

| DLC | DLP | MLP | MLG | MLB | MLITP | MLLI | MTLLC |  

DISSERTAÇÕES EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

Se deseja procurar por um assunto, pressione as teclas CONTROL e F para abrir a caixa de busca e, em seguida, digite a palavra que pretende encontrar nesta página.


MESTRADO EM LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA


ABRANTES, Elisa Lima

Título da Dissertação: A Celtificação da Escócia por Walter Scott

Data da defesa : 14/12/2005

Orientador : Ana Lucia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)
Daniela Gianna Claudia Beccaccia (Doutora, PUC-RJ, 2002)

Resumo : Essa dissertação pretende mostrar de que forma os Romances de Waverley, do escritor escocês Walter Scott (1771-1832), aqui representados pelos romances Waverley e Rob Roy, contribuíram para o processo de “celtificação” da Escócia no século XIX, quando a nacionalidade escocesa estava sendo construída. Na busca por uma identidade nacional distinta da inglesa, e enfraquecida por mais de um século de apagamento cultural, a Escócia precisou resgatar, e muitas vezes reinventar a sua cultura e a sua tradição. Scott desempenhou um papel determinante naquele momento histórico. Seus romances históricos se mesclaram com a própria história, reescrevendo-a, subvertendo-a e criando novos sentidos. A ficção scotiana contribuiu decisivamente para a criação de símbolos nacionais que fizeram a Escócia visível, aos olhos do mundo, como aterra do romance, povoada por highlanders vestidos com saiotes e tocando gaitas-de-fole.

SUBIR


 

ALCANTARA, Christiane Fontinha de

Título da Dissertação: A Legacy of Violence and Trauma in the Diasporic Literature from Hispaniola

Data da Defesa: 04/03/2009

Orientadora: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
- Antonio Dwayne Tillis (Doutor, University of Missouri, 2000)
- Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Resumo: Análise dos romances Geographies of  Home(1999) da escritora dominicana-americana Loida Martiza Pérez e Breath, Eyes, Memory (1994), da escritora haitiana-americana Edwidge Danticat. Em ambos os romances, famílias Caribenhas migram para os Estados Unidos por razões econômicas ou políticas, e personagens femininas são vítimas de abuso sexual. Análise do pano de fundo histórico e político da República Dominicana e do Haiti. Discussão das motivações que levaram aos estupros retratados nos romances e das conseqüências físicas e psicológicas das memórias traumáticas causadas pela violência sexual. Análise da relação entre a violência dirigida aos corpos de personagens femininas e a violência contra a nação.

SUBIR


 

ALVA, Rodrigo Carvalho

Título da dissertação: Zora Neale Hurston & Their Eyes Were Watching God: The Construction of an African-American Female Identity. and the Translation Turn in Brazilian Portuguese

Data da defesa: 28/03/2007

Orientador: Maria Aparecida Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)

Banca:
Peônia Viana Guedes (Doctora, Universidade da Carolina do Norte, 1994)
Heloisa Gonçalves Barbosa (Doutora, Warwick, 1994)

Resumo: A presente dissertação possui dois objetivos principais. O primeiro, presente na parte I, é analisar a construção identitária feminina da personagem principal da obra Their Eyes Were Watching God, de Zora Neale Hurston. Sendo assim, a primeira parte desta dissertação é composta de quatro capítulos, sendo que ao longo dos três primeiros, antes da discussão propriamente dita, o trabalho busca aproximar o leitor da discussão. Para isso, os três capítulos iniciais têm o intuito de deixar o leitor familiarizado primeiro com a autora, depois com suas obras e, por último, com o momento histórico vivido pelos Estados Unidos no período do movimento cultural afro-americano conhecido como Harlem Renaissance. O segundo objetivo deste trabalho é analisar a tradução da obra, Seus Olhos Viam Deus, para o português e, se possível, fazer sugestões para as encruzilhadas e obstáculos tradutórios que porventura tenham sido enfrentados pelo tradutor. Esta dissertação visa com isso apresentar soluções que possam ser utilizadas em futuras traduções de obras de escritoras afro-americanas para o português do Brasil. Portanto, para isso, a segunda e a terceira parte deste trabalho, compostas de mais três capítulos, trazem uma revisão sobre as teorias tradutórias recentes e, em perspectiva inovadora, destacam pontos a serem abordados na discussão.

SUBIR


 

BORGES, Vanessa Parisi Teixeira e

Título da dissertação: History is about story: Only a matter of point of view in Graham Swift's Waterland and Margaret Atwood's Alias Grace

Data da Defesa : 25/03/2004

Orientador:
Peônia Viana Guedes (Doutora,
Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
Heloísa Gonçalves Barbosa (Doutora, UFRJ, 1994)

Resumo: O objetivo desta dissertação é uma análise das estratégias narrativas de dois romances contemporâneos: Waterland, de Graham Swift e Alias Grace, de Margaret Atwood, obras que podem ser classificadas dentro do gênero de metaficção historiográfica. Como romances desse tipo costumam questionar a possibilidade do conhecimento histórico, buscou-se estudar o mecanismo através do qual tal questionamento é produzido nas obras literárias em foco. A dissertação concentra-se, então, na análise dos tipos de  narradores encontrados nas obras e de suas estratégias narrativas, mecanismos indispensáveis da historiografia. Para tal análise, foi necessário verificar a consonância de tal questionamento com as principais propostas o pós-modernismo, o que se desenvolveu dentro de um estuo introdutório do movimento. O segundo passo foi um exame detalhado dos narradores de cada romance, onde se voltou a atenção para suas formas de desenvolver a narrativa. Por fim, uma análise comparativa das duas obras conclui que diversos tipos diferentes de narradores e narrativas podem, embora trilhando caminhos diversos, chegar a um mesmo fim: a problematização da possibilidade do conhecimento histórico.

SUBIR


 

CALABRE, Roberta Ventura

Título da Dissertação: Fighting the Strai(gh)tjacket:  African-American Women Bonding in Loving her and the Color Purple

Data da Defesa:  08/03/2010

Orientadora:  Eliane Borges Berutti  (Doutora, UFF-1997)

Banca
- Maria Conceição Monteiro  (Doutora, UFF-1998)
- Jorge Luís Pinto Rodrigues  (Doutor, UFF-2007)
- Eliane Borges Berutti  (Doutora, UFF-1997)

Resumo:  O objetivo deste trabalho é analisar como as relações lésbicas são retratadas nas obras Loving Her e The Color Purple. Ao analisar as relações entre homens/mulheres e mulheres/mulheres, este estudo também revê e critica o “golpe triplo” sofrido por lésbicas negras, por serem, ao mesmo tempo, negras, afro-americanas e homossexuais. Utilizando fatos históricos para situar as obras em um contexto social, além da teoria do lesbian continuum afim de atestar a riqueza e diversidade do laço afetivo entre mulheres, este trabalho vem por desmistificar as noções simplistas em relação à literatura lésbica Afro-Americana, afugentando a sombra que pairava sobre o “tabu” e elevando a mulher negra, lésbica ou não, a seu lugar de direito na sociedade.  

SUBIR


 

CRUZ, Paula do Amaral de Sousa.

Titulo da Dissertação: Can the dead speak? Appropriation and rewriting of the canon in Angela Carter’s Nights at the circus and in Margaret Atwood’s The Penelopiad.

Data da Defesa: 26/03/2012

Orientadora: Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
- Luiz Manoel da Silva Oliveira (Doutor, UFRJ, 2007)

Resumo:
Esta dissertação visa estudar como autoras pós-modernas se apropriam e reescrevem textos canônicos em uma tentativa de trazer à tona e desconstruir as metanarrativas patriarcais, que informam tais textos. Tal objetivo pretende ser alcançado através de um estudo sobre a formação do cânone literário, dos conceitos de mito e principalmente das estratégias narrativas utilizadas por essas autoras em seu processo criativo. Para tal, um estudo sobre intertextualidade, a paródia e a intertextualidade paródica é levado a cabo nesta dissertação. Dois romances figuram como objeto de investigação neste trabalho. O romance Nights at the Circus, da escritora inglesa Angela Carter, é o primeiro a ser analisado. Nesse romance, as estratégias de apagamento das fronteiras entre os gêneros e a intertextualidade paródica entre textos e mitos clássicos como formas de apropriação e subversão do cânone, são privilegiadas. O outro romance que se faz presente nesta dissertação é a obra da autora canadense Margaret Atwood intitulada The Penelopiad. Nesse romance, personagens que antes eram marginalizados ou não tinham voz figuram como personagens principais, como é o caso de Penélope e de suas doze criadas. Esta dissertação visa, assim, mostrar como essas apropriações de textos canônicos exercem um papel fundamental no questionamento da artificialidade de discursos que são naturalizados e dos valores propagados pelos mesmos.

Palavras-chave: Cânone. Apropriação. Reescritura. Feminino.

SUBIR


 

CRUZ, Tarso do Amaral de Sousa

Titulo da Dissertação: Why Brush Up Your Shakespeare And Your Theory? An Angela Carter Companion.

Data da Defesa: 22/03/2011

Orientadora: Peonia Viana Guedes (Doutora, Uni. Da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
- Sandra Regina Goulart Almeida (Doutora, University of North Carolina at Chapel Hill, 1994)

Resumo:
Essa dissertação visa estudar a formação do que veio a ser conhecido como o mito shakespeariano e sua relação com a produção literária contemporânea, exemplificada pelo romance Wise Children, da romancista inglesa Angela Carter. Tal objetivo pretende ser alcançado por meio uma revisão teórica de elementos relacionados à concepção de mito desenvolvida pelo filósofo francês Roland Barthes, como a concepção tradicional de mito, o Estruturalismo, o Pós-estruturalismo, a crítica ideológica marxista e os Estudos Culturais. Um estudo dos processos históricos que deram origem ao e ajudaram a propagar o mito shakespeariano também é levado a cabo nessa dissertação: a apropriação da figura e da obra de William Shakespeare feita pelos pré-românticos e pelos românticos em geral; a associação da figura de Shakespeare com a identidade nacional do Império Britânico; o advento da industria shakespeariana e o papel das adaptações das peças de Shakespeare na propagação do mito shakespeariano.

Palavras-Chave: Mito shakespeariano, Angela Carter; intertextualidade paródica.

SUBIR


 

CUNHA, Kátia Cilene Cruz

Título da dissertação: Kaleidoscopic Visions: Transgressing and Transcending the Boundaries of Genre and Gender in Angela Carter's Nights at the Circus and in Jeanette Winterson's The Passion

Data da Defesa: 27/03/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Maria Aparecida Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)
Heloísa Gonçalves Barbosa (Doutora, University of Warwick, 1994)

Resumo: O objetivo deste trabalho é examinar e discutir nos romances Nights at the Circus, de Angela Carter, e The Passion, de Jeanette Winterson, o apagamento e transgressão de fronteiras de genre como "categoria narrativa" e de gênero (gender) como "determinação sexual". Percebe-se que as narrativas contemporâneas, a transgressão dos limites formais de gênero (como determinação sexual) tornam a relação entre genre e gender um aspecto importante da ficção contemporânea. A correspondência entre romances femininos recentes e a estética pós-moderna, como ocorre nas obras aqui analisadas, não apenas transgridem as fronteiras de gênero (genre), questionam os estereótipos de gênero (gender), mas também apresentam interrogações que desafiam algumas noções nas quais as tendências pós-modernas têm se fundamentado.

SUBIR


 

DESCHAMPS, André Luiz Lacerda

Título da dissertação: Fragmentados e convertidos - Uma leitura de T.S. Eliot à luz das confissões de Santo Agostinho

Data da Defesa: 18/03/2005

Orientador: Fernanda Teixeira de Medeiros (Doutora, 2002, UFF)

Banca:
Peonia Viana Guedes (Doutora, 1994, Universidade da Carolina do Norte)
Paulo Henriques Britto ( Doutor, 2002 ,PUC )

Resumo: Esta dissertação se propõe a oferecer uma leitura da obra poética de T.S. Eliot - através dos poemas mais representativos de cada uma de suas fases, the waste land, Ash Wednesday e Four Quartets - à luz das Confissões de Santo Agostinho. Na análise dessas obras distintas percebe-se o mesmo movimento compreendido como a trajetória da fragmentação à reconciliação através da conversão religiosa. Ambos os autores são homens do pensamento que ofereceram projetos de unificação de suas sociedades fragmentadas. Após a conversão ao cristianismo, decidem investigar esse processo em suas obras. Além de analisar cada poema de Eliot em comparação com as Confissões de Agostinho, essa dissertação pretende discutir a relação entre literatura e religião e conversão e criação literária.

SUBIR


 

DIAS, Marcelo de Souza

Título da dissertação: Bakhtinian Carnivalization and its Literary Appropriation by Angela Carter in Nights at the Circus and Wise Children

Data da Defesa: 25/03/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Anna Elizabeth Balocco (Doutora, UFRJ, 2000)
Teresa Marques de Oliveira Lima (Doutora, USP, 1997)

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar o conceito de carnavalização proposto por Bakhtin e seus principais postulados teóricos. Esta dissertação analisa a apropriação literária da carnavalização bakhtiniana feita pela escritora Angela Carter e seu uso nos romances Nights at the Circus e Wise Children. Esta dissertação também investiga as estratégias transgressoras e subversivas usadas por Carter para desconstruir conceitos e instituições patriarcais tradicionais.

SUBIR


 

DOMINGUES, Teresa Barreto.

Titulo da Dissertação: Michelle Cliff’s Abeng and No telephone to heaven: a call for resistance

Data da Defesa: 20/03/2012

Orientadora: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
- Michela Rosa Di Candia (Doutora, USP, 2008)
- Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)

Resumo:
Escritores/as pós-coloniais têm se engajado em denunciar o doloroso legado da escravidão e do colonialismo, através da recuperação de histórias previamente apropriadas e distorcidas por narrativas mestras. A investigação e a narrativização do passado esquecido de ex-colônias têm sido uma estratégia empregada no sentido de se reconstruir identidades que foram fragmentadas devido às múltiplas opressões sofridas ou testemunhadas por autores. Michelle Cliff é uma romancista, poeta, e ensaísta diaspórica, nascida na Jamaica e que vive nos Estados Unidos. Ela é uma das muitas vozes pós-coloniais comprometidas com uma literatura de resistência que luta pela descolonização cultural e encoraja o sentimento de pertencimento. O objetivo dessa dissertação é analisar os romances de cunho autobiográfico de Cliff, Abeng (1984) e No Telephone to Heaven (1987), que lidam com questões relacionadas às práticas coloniais e pós-coloniais. Os dois romances retratam a saga da protagonista Clare Savage, através da qual Cliff revela o impacto da colonização no Caribe, denuncia as configurações de poder geradas a partir dos imbricamentos entre raça, gênero e classe, e critica a maneira deturpada como a história da Jamaica é transmitida e disseminada através da educação colonial à qual os Jamaicanos são submetidos. A autora também explora os efeitos que as diásporas exercem no processo de construção identitária e o movimento de resgate e recriação de uma história própria por parte dos sujeitos diaspóricos.

Palavras-chave: Literatura caribenha pós-colonial. Descolonização. Diáspora. Raça. Gênero. Classe.

SUBIR


 

FARIAS, Adriana Merly.

Titulo da Dissertação:
Female slave narratives: consistency and permanence – a study of two texts from the XIXth and XXth centuries

Data da Defesa: 30/03/2012
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)

Banca:
- Lúcia de La Rocque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)
- Luiz Carlos Moreira Rocha (Doutor, UFRJ, 2000)

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar o papel das “slave narratives” como poderoso gênero literário na denúncia da escravidão africana e na representação do homem negro e da mulher negra nos séculos dezoito e dezenove. Este trabalho também se propõe a investigar o papel das “neo-slave narratives” no estudo do passado e a representação da identidade negra no século vinte. Ambos os gêneros desafiam seus tempos presentes ao discutirem questões de etnia e subjugação humana, em uma abordagem crítica.  Em Incidents in the Life of a Slave Girl (1861), Harriet Jacobs narra sua experiência na escravidão, deixando um importante legado não somente para a História mas também para a Literatura Afro-Americana. Em Dessa Rose (1986), Sherley Anne Williams, revisa o passado para resgatar a memória da escravidão e reescrever a história para examinar seu tempo presente. Além disso, as duas autoras apresentam questões de gênero, levantando questões feministas em suas obras.
Palavras-chave: Literatura Afro-Americana. Gênero. Identidade negra.

Abstract: This dissertation aims to investigate the role of slave narratives as a powerful literary genre in the denouncement of African slavery and in the representation of the black man/woman in the eighteenth and nineteenth centuries. It also aims to analyze the role of neo-slave narratives in the revision of the past and the representation of black identity in the twentieth-century. Both genres challenge their present times by discussing issues of ethnicity and human bondage through a critical approach. In Incidents in the Life of s Slave Girl (1861), Harriet Jacobs narrates her experience in slavery, leaving an important legacy not only to History but also to African-American Literature. In Dessa Rose (1986), Sherley Anne Williams revises the past in order to recover slavery memory and rewrite history to examine her present time. Besides, these two authors present matters of gender, bringing feminist issues in their works.

SUBIR


 

FERREIRA, Diego Santos.

Titulo da Dissertação: Holding mirrors up to Hamlet:  what Franco Zeffirelli’s and Michael Almereyda’s filmic adaptations of the play tell us about it

Data da Defesa: 30/03/2012

Orientadora: Fernanda Teixeira de Medeiros (Doutora, UFF, 2002)

Banca:
- André Cardoso (Doutor, New York University, 2009)
- Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)

Resumo:
Hamlet (1601), de William Shakespeare, é, desde o Fólio de 1623, circundada por um enorme e variado volume de leituras, que abrangem desde textos críticos e teóricos até as mais diversas adaptações teatrais e cinematográficas. Desde o final do  século 19, o cinema vem adaptando peças de Shakespeare, fornecendo novos pontos de vista e sugestões para a encenação dessa obra ao levá-la inúmeras vezes para as telas. Dentre uma longa lista de adaptações fílmicas de Hamlet, o Hamlet  mainstream de Franco Zeffirelli (1990) e o Hamlet 2000 (2000), filme independente de Michael Almereyda, compõem o corpus eleito para análise nesta dissertação. Dialogando com noções de críticos e teóricos que desenvolveram estudos sobre o conceito de adaptação, tais como André Bazin, Robert Stam e Linda Hutcheon, sugiro uma desierarquização entre a peça shakespeariana e os filmes – logo, entre literatura/teatro e cinema. O objetivo final deste trabalho encontra-se na proposta de uma reflexão sobre esses filmes enquanto potenciais materiais críticos elucidativos para o estudo da peça, úteis na discussão de alguns de seus mais importantes temas e/ou questões.

Palavras chave: Literatura e Cinema. Estudos da Adaptação. Hamlet. Shakespeare.

SUBIR


 

FONTENLA, Janine de Oliveira

Título da Dissertação: Transgenders or Transsexuals?  Identities, Sexualities and Genders in The Well of Loneliness and  Stone Butch Blues

Data da Defesa:  29/09/2009

Orientadora:  Eliane Borges Berutti (Doutora,  UFF-1997)

Banca
- Ana Lúcia de Souza Henriques  (Doutora,  UFF-1998)
- Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani  (Doutora,  PUC/RJ-2002)
- Eliane Borges Berutti (Doutora,  UFF-1997)

Resumo:  Este trabalho tem como propósito analisar as questões de identidade, gênero e sexualidade nos romances The Well of Loneliness, de Radclyffe Hall, e Stone Butch Blues, de Leslie Feinberg. O foco desta analise recai nas personagens principais dos romances, Stephen Gordon e Jess Goldberg, que vivem múltiplos conflitos por conta de sua expressão e identidade de gênero não estarem em consonância com seu sexo biológico. A  dissertação fundamenta-se nos conceitos teórico-metodológicos da teoria do corpo, na conceituação pós-moderna de identidade e nos conceitos de gênero e sexualidade, assim como seus desdobramentos. Dentre os conceitos considerados relevantes desenvolvidos para essa análise estão  os transgenders e transsexuais, uma vez que as protagonistas apresentam características congruentes com ambas as categorias. Considerando-se o desenvolvimento das personagens Jess e Stephen, pode-se perceber o caráter múltiplo e processual da identidade pós-moderna, tendo toda a gama de aspectos relacionados a gênero e sexualidade como elementos (trans) formadores.

SUBIR


 

FREITAS, Daniela Silva de.

Titulo da Dissertação: The content of the form of Julia Alvarez’s In the Time of the Butterflies

Data da Defesa: 30/03/2012

Orientadora: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
- Claudio Luis Serra Martins (Doutor, UERJ, 2009)
- Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)

Resumo:
In the Time of the Butterflies é um romance da escritora dominicana-americana Julia Alvarez sobre a vida e a morte das Borboletas, Las Mariposas, codinome das irmãs Mirabal, membros de um movimento clandestino contra o regime ditatorial de Rafael Leonidas Trujillo na República Dominicana, que se tornaram símbolos da luta contra o Trujillato depois de serem assassinadas a mando do ditador. Essa dissertação tem como objetivo expor como forma literária e contexto social estão diretamente relacionados nesse romance. Ela defende a ideia de que o borramento de três gêneros literários distintos – metaficção historiográfica, autobiografia e bildungsroman – reflete o questionamento das fronteiras entre o privado e o público, o pessoal e o político, o eu e o outro, o individual e o coletivo, a literatura e a história, fato e ficção e história e subjetividade. Ela também tenta mostrar como a problematização dessas dicotomias implica na contestação de noções pré-concebidas de identidade, história e nação.

Palavras-chave: Borramento dos gêneros. Metaficção historiográfica. Práticas  autobiográficas. Bildungsroman. História.

SUBIR


 

FREITAS, Marcos Roberto B. de

Título da dissertação: Hamlet: The Rupturing Delay

Data da Defesa: 13/03/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Gustavo Bernardo Krause (Doutor, UERJ, 1995)
Márcia do Amaral Peixoto Martins (Doutora, PUC - SP, 1998)

Resumo: Essa dissertação pretende analisar uma possível explicação para uma das questões mais intrigantes da tragédia Hamlet, de William Shakespeare, que é a hesitação do personagem-título. Para tal explicação, essa dissertação propõe um abordagem que considera o momento intelectual do Renascimento como fator que ao mesmo tempo influencia e é contestado pela peça teatral em questão. A influência dos padrões estéticos e intelectuais renascentistas é detectada em Hamlet nos aspectos formais da peça e nas palavras do Príncipe da Dinamarca. Essa dissertação pretende demonstrar que a hesitação de Hamlet é um recurso que Shakespeare criou (de maneira consciente ou não) dentro de sua arte, para criticar os padrões renascentistas, que estão diretamente vinculados a uma intensa valorização dos antigos pensadores e escritores gregos e latinos, especialmente Aristóteles e sua Poética.

SUBIR


 

FREITAS, Rosângela da Rocha

Título da disertação: A Study of Madness, Gender and Ethnicity in Toni Morrison's The Bluest Eye and Sula

Data da defesa: 17/03/2005

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
Heloisa Gonçalves Barbosa (Doutora, Warwick University, 1994)
Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as representações de loucura feminina presentes em dois romances pós-coloniais contemporâneos: The Blues Eye e Sula escritos pela autora afro-americana Toni Morrison. Como a teoria feminista vem há algumas décadas denunciando a associação ideológica entre a mulher e a loucura, nestas obras abordada a partir da experi~encia afro-americana, este estudo busca investigar como as questões de gênero e etnia se relacionam com a representação da loucura das protagonistas. A análise foi feita a partir de um perspectiva sociocultural e se baseia nos estudos pós-coloniais e feministas e na teoria de Michel Foucault. Na inrodução faz-se um breve histórico da representação cultural da loucura e dos aspectos mais relevantes da psicologia eminina e étnica. O primeiro capítulo explora conceitos essenciais da teoria foucaudiana, como a noção de discurso, da formação da subjetividade e do próprio conceito de loucura; ea leitura feminista desses conceitos. A seguir apresenta-se um panorama da literatura afro-americana e da importância da autora na criação do cânone literário negro. Os capítulos seguintes apresentam análises detalhadas das obras, focando principalmente a formação da subjetividade da mulher negra e processo de alienação dentro de sua comunidade. Por fim, uma análise comparativa das obras conclui que a loucura feminina nos romances é representada como tanto como resultado e como instrumento de opressão recial e sexual.

SUBIR


 

GONÇALVES, Adriana de Souza Jordão

Titulo da Dissertação:
Silenced  Women in Joan Riley’s fiction.

Data da Defesa: 14/02/2011
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
- Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)
- Magda Velloso Fernandes de Tolentino (Doutora, UFMG, 1999)

Resumo: Esta dissertação busca analisar como Joan Riley, escritora jamaicana que vive na Inglaterra, expõe e denuncia em suas obras a submissão feminina diante da opressão e violência sexual sofridas por mulheres negras. Objetivamos apontar a crítica ao papel dos discursos patriarcal e pós-colonial, práticas de poder que tornam o contexto social das mulheres representadas em seus romances, propício para o exercício do jugo masculino, através da exploração do silêncio de mulheres vítimas de abusos sexuais. O necessário recorte do objeto restringiu a análise às duas personagens centrais dos romances The Unbelonging (1985) e A Kindness to the Children (1992), mulheres cujas subjetividades foram anuladas pela objetivação de seus corpos e a desumanização de suas identidades. Palavras-chave: Discurso patriarcal. Silêncio. Corpo. Sexualidade.

Abstract: The present work aims at analyzing how Joan Riley, Jamaican writer who lives in England, exposes and denounces in her work the female submission in face of the oppression and sexual violence suffered by black women. The objective of the study is to point out the author’s criticism of patriarchal and post-colonial discourses, power practices which insert the women represented in her fiction into the proper social context for the exercise of male domination, through her exploration of silence of women who are victims of sexual abuse. The necessary cut of the object restricted the analysis to the two central characters in the novels The Unbelonging (1985) and A Kindness to the Children (1992), women whose subjectivities were made null by the objectification of their bodies and the dehumanization of their identities.

SUBIR


 

GUARISCHI, Rafael Machado

Título da Dissertação:  A Study of Three African-American Works Within Their Backgrounds

Data da Defesa:  22/03/2010

Orientadores:  Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro  (Doutora, UFF-2000)

Banca
- Peônia Viana Guedes  (Doutora, Univ. da Carolina do Norte-1994)
- Antonio Dwayne Tillis  (Doutor, Univ. of Missouri-2000)
- Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro  (Doutora, UFF-2000)

Resumo:  O objetivo desta dissertação é apresentar, discutir e analisar a relação que CANE, de Jean Toomer, DUTCHMAN, de Amiri Baraka e PLAYING IN THE DARK, de Toni Morrison possuem com seus contextos no século XX em manifestações artísticas em três gêneros literários distintos. Após construir e eliminar o pano de fundo vivido pelos Afro-Americanos ao longo do século, objetiva-se relacionar cada obra ao período em que foram escritas. Desta forma, a questão central da dissertação é como a Literatura produzida pelos Afro-Americanos (representada pelos três textos literários em pauta) dialoga com a realidade vivida por essas pessoas dentro da sociedade estadunidense ao longo do século XX, e como essa literatura funciona como um poderoso instrumento de expressão da ideologia, das questões raciais e dos sentimentos Afro-Americanos.

SUBIR


 

HORN, Sonia Regina Nascimento

Título da dissertação: Mapping out the space of fantasy in contemporary children’s literature: The case of the merlin conspiracy

Data da Defesa: 21/03/2005

Orientador: Gisele de Carvalho (Doutora, UFF, 2002)

Banca:
Tania Maria Granja Shepherd (Doutora, Universidade de Briminghan, 1993)
Sonia Zyngier (Doutora, University of Birmingham, 1994)

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a espaço da fantasia discursivamente em um livro infanto-juvenil da literatura contemporânea britânica, The Merlin Conspiracy (2003), escrito por Diana Wynne Joness. Os pressupostos teóricos utilizados na análise do espaço da fantasia no corpus em questão encontram-se em Sincliar(1986), que introduz as definições de ‘fato’, ‘do ato de asseverar’ e de ‘correspondência’ em mundos ficcionais e parte da premissa que para estes mundos ficcionais existirem, é necessário que sejam nomeados e descritos. A pesquisa também toma como referência o conceito de transitividade fundamentada na gramática sistêmico-funcional proposta por Halliday (1985,1994,2004) a fim de interpretar os processos produzidos pelos narradores. Por fim, as categorias de análise de Reuter (2002) sobre a construção do espaço em narrativas também servem de suporte para a investigação da função do espaço. A pesquisa é transdisciplinar, porém a perspectiva teórica está baseada nos princípios da Análise do Discurso (DA), qualitativa e de cunho interpretativo. A análise buscou investigar como os dois narradores representam seus mundos, Roddy, de um mundo alternativo, Blest e Nick, da londres de nosso mundo. Podemos observar que o espaço da fantasia em The Merlin Conspiracy é construído através das formas pelas quais os narradores asseveram seus mundos, sejam de forma assertiva ou não.

SUBIR


 

ILDEFONSO, Carlos Eduardo Sousa

Título da dissertação: Revisiting a Genre: The Ideological Politics of Contemporary Fairy Tales

Data da Defesa: 17/03/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
Shirley de Souza Gomes Carreira (Doutora, UFRJ, 2000)

Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar a política ideológica por trás das reescrituras contemporâneas de contos de fada, isto é, releituras de contos de fadas tradicionais no fim do século XX. O espaço discursivo e narrativo destas histórias podem servir ao propósito de abordar questões latentes nas fontes originais, vistas assim por seus autores, ou abordar questões contemporâneas. Altamente influenciado pelos movimentos feministas nos anos sessenta, os contos de fadas de autoria feminina e masculina têm passado por um processo de revitalização. Assim, o gênero do conto de fada pode ser constantemente reciclado e refletir as realidades sociais de diferentes épocas. Estabelece-se uma comparação entre as reescrituras contemporâneas e suas fontes originais, considerando os temas e estruturas narrativas do primeiro. A principal contribuição desta dissertação se encontra na tentativa de aliar discurso narrativo e estudos literários e, assim, estimular futuras pesquisas em contos de fadas contemporâneos.

SUBIR


 

JUNIOR, Heleno Alvares Bezerra

Título da dissertação: Madness or mask of prejudice? - Representations of woman’s miscegenation and sexuality in Wide Sargasso Sea and Jane Eyre

Data da Defesa: 16/12/2005

Orientador: Maria Conceição Monteiro ( Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Ana Lúcia de Souza Henriques ( Doutora, UFF, 1998)
Magda Velloso Fernandes de Tolentino ( Doutora, UFMG, 1999)

Resumo: Sob o título de “ Madness or Mask of Prejudice? - Representations of Woman’s Miscegenation and Sexuality in Wide Sargasso Sea and Jane Eyre”, esta dissertação mostra como Jean Rhys, autora do primeiro romance, questiona verdades científicas presentes no romance de Charlote Brontë através da paródia, sobretudo a forma com que a loucura é retratada em Jane Eyre. Através da intertextualidade, o trabalho enfoca a crítica da autora caribenha a pensamentos eurocêntricos e a forma com que a mesma transforma hereditariedade feminina em opressão patriarcal, depravação em liberdade sexual, hibridismo biológico em hibridismo cultural, degenaração racial em identificação com o negro.

SUBIR


 

JÚNIOR, Paulo Henrique de Sá

Título da dissertação: Palimpsests: A Bildung Reading of Angela Carter's Wise Children

Data da Defesa: 11/03/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
José Carlos Barcelos (Doutor, USP, 1991)

Resumo: Angela Carter em Wise Children faz uso de técnicas pós-modernas de narração, tais como intertextualidade e paródia, contribuindo estas para a construção de uma narrativa de alta complexidade e unidade. Seu romance constitui o corpus para o estudo da intertextualidade paródica, termo cunhado por Linda Hutcheon. Esta dissertação visa examinar a aplicabilidade de tais conceitos no romance em questão através dos textual blanks que nos remetem à Teoria da Recepção de Wolfgang Iser. Esta aponta para os diferentes níveis de significado de uma narrativa de alta complexidade e unidade. Apropriando e parodiando Shakespeare, Carter descortina um universo simples, criticando a cultura patriarcal através de questões de identidade e gênero. A autora também produz uma narrativa na qual elementos intertextuais e paródicos contribuem para a construção do complexo palimpsesto que é Wise Children. Para uma melhor apreciação do romance em questão e um melhor entendimento do termo cunhado por Hutcheon, um entrecruzamento entre as teorias de Gérard Genette e Wolfgang Iser é de extrema importância, uma vez que tal união reforça o processo de leitura aqui denominado de bildung reading process.

SUBIR


 

JUNIOR, Valdemir Pinto da Silva

Título da dissertação: Transgression in Carson McCullers' The Ballad of the Sad Café

Data da Defesa: 30/04/2007

Orientador: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
Teresa Marques de Oliveira Lima (Doutora, USP, 1997)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal discutir a obra The Ballad of the Sad Café, publicada em 1951, pela escritora norte-americana Carson McCullers, que abordou temas polêmicos, como a sexualidade, papéis sociais e suas respectivas e muitas vezes concomitantes transgressões. Em tal discussão serão analisadas as presenças do Gótico, do Grotesco e de outros elementos literários que se mostram eficazes ao lidarmos com a subversão dos valores patriarcais construídos socialmente. Como pontos cruciais deste trabalho, será traçado um paralelo entre a sociedade vitoriana e a sociedade do Sul norte-americano de meados do século XX, enfocando também a protagonista Miss Amelia Evans, que desafia o modelo da heroína gótica tradicional.

SUBIR


 

LACERDA, Maira Primo de Medeiros

Título da dissertação: Life and Writing in Works by Lee Maracle: A Native Canadian Woman’s Search for Development.

Data da defesa: 29/03/2007

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
Sandra Regina Goulart Allmeida ( Doutora, University of Chapel Hill, 1994)
Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)

Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar três livros de Lee Maracle, autora canadense de origem indígena, com base nas teorias autobiográficas, pós-coloniais e feministas, visitando brevemente a história canadense, para contextualizar a produção literária desta autora. A primeira publicação de Maracle ocorreu em 1975, com o lançamento de sua autobiografia Bobbi Lee - Indian Rebel. Esta dissertação, entretanto, visa discutir a segunda edição desse livro, ampliada em 1990. A narrativa autobiográfica permite-nos conhecer as lutas, dificuldades e corrente situação dos povos indígenas canadenses, para que, no próximo momento possamos analisar a evolução da escrita de Maracle, na publicação de seus romances. Sundogs (1992) foi o primeiro romance da autora. Por meio de sua narradora em primeira pessoa, Marianne, Sundogs desdobra a trilha da jovem protagonista na busca de sua identidade indígena. O mais recente romance de Maracle, Daughters are Forever (2002), apresenta uma introdução mitológica da formação de “Turtle Island”, a América, baseada nas tradições orais indígenas. O romance narra a trajetória de Marilyn, uma assistente social, por volta de seus quarenta e cinco anos, que sofre pelo seu distanciamento de suas filhas, causado por sua própria maternidade inadequada. O nítido aperfeiçoamento das técnicas literárias ao longo dos anos, transforma Lee Maracle em uma das vozes de uma minoria oprimida que quebra o silêncio através da literatura indígena, denunciando a realidade de seu povo marginalizado há séculos.

SUBIR


 

LIMA, Bárbara Santos

Título da dissertação: Once Upon a Now: Postmodern Fairy Tales in Emma Donoghue's Kissing the Witch: Old Tales in New Skins

Data da Defesa: 26/02/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
Lúcia Helena de Azevedo Vilela (Doutora, UFMG, 1996)

Resumo: Este trabalho discute a questão da re-escritura de contos de fada por meio da análise de um caso específico: a coletânea Kissing the Witch: Old Tales in New Skins, publicada em 1997 pela escritora irlandesa Emma Donoghue. Ele busca perceber o sentido que a re-escritura de contos de fadas tem dentro do âmbito maior da literatura pós-moderna, por desdobramento levantando questões como a tradição literária feminina e a inclusão de grupos politicamente minoritários dentro de um discurso canônico patriarcal, branco e heterossexual. O discurso político de Emma Donoghue, explícito nos seus contos, promove a inclusão de grupos marginais à sociedade, ainda que isto só ocorra utopicamente na esfera social.

SUBIR


 

LIMA, Paulo Lúcio Scheffer

Título da Dissertação: Till Death Do Us Part: Love and the Representation of the Individual in Four Tragedies by William Shakespeare

Data da Defesa: 27/03/2008

Orientadora: Fernanda Teixeira de Medeiros (Doutora, UFRJ, 2002)

Banca:
- Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)
- Roberto Ferreira da Rocha (Doutor, UFSC, 2003)
- Fernanda Teixeira de Medeiros (Doutora, UFRJ, 2002)

Resumo: A presente pesquisa focaliza as maneiras através das quais a experiência amorosa faz parte da trama de quatro tragédias shakesperianas: Romeu e Julieta, Otelo, Hamlet e Macbeth. Trata do herói trágico como indivíduo autônomo, liberto da força do destino e do controle dos deuses, diferentemente do que acontecia na tragédia clássica. O herói – ou a heroína – é um ser que se considera livre para fazer escolhas, sendo porém responsável pelas decisões tomadas, principalmente ante os poderes superiores dos quais ainda não se encontra totalmente desvencilhado, como família e estado. Entre as escolhas feitas está a escolha amorosa que, devido ao seu caráter pessoal, torna-se obstáculo para o herói trágico, já que é normalmente um indivíduo de vida pública, cujos atos particulares tendem a ganhar uma dimensão ampliada. Suas escolhas tornam-se trágicas quando rompem com a convenção, na busca de um valor individual que ainda está em formação durante o Renascimento. Desta maneira, percebe-se o quanto a experiência amorosa virá a fazer parte da representação deste indivíduo.

SUBIR


 

LIPORAGI, Roberta da Fonseca

Título da Dissertação:  Transgressive Elements in the Monk:  Social Taboos

Data da defesa:  12/03/2010

Orientadora:  Maria Conceição Monteiro  (Doutora,  UFF-1998)

Banca
Michela Rosa Di Candia  (Doutora,  USP-2008)
Ana Lúcia de Souza Henriques  (Doutora,  UFF-1998)
Maria Conceição Monteiro  (Doutora,  UFF-1998)

Resumo:  A presente dissertação tem como objetivo mostrar como a literatura gótica pode ser atemporal, subvertendo as mentes e conceitos de seus leitores. Partindo do contexto histórico e cultural em que The Monk se inseriu, esse trabalho visa levantar as questões e elementos tão fortemente reprimidos em nossa sociedade desde o final do século XVIII, como as idéias de mal, abjeção e expressão do eu, em um diálogo permanente com a teoria de Michel Foucault. David Punter, Julia Kristeva, entre outros. Desta forma, a análise do romance se dá paralelamente a uma crítica social, visto que a obra gótica tem por um de seus fins denunciar a realidade social. Em última instância, será  feita a análise de algumas personagens do romance e sua respectiva importância na obra.

SUBIR


 

LOPES, Tatiana de Castro

Título da Dissertação: Sexual Mandacity in David Henry Hwang`s M Butterfly

Data da Defesa:23/03/2007

Orientadora: Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)

Banca:
Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
João Luiz Vieira (Doutor, New York University, 1984)

Resumo: O Objetivo desta dissertação é questionar a legitimidade de convicções sexuais e de gênero profundamente arraigadas, através da análise de M. Butterfly de David Henry Hwang e Cat on a Hot Tin Roof de Tenesse Willians. Argüindo a respeito do determinismo biológico imposto e do sistema binário restritivo, eu tento testar o valor e o significado de antigos dualismos construídos, tais como mentira e verdade, masculino e feminino. Nesta tarefa, sou auxiliada pela existência de personagens enriquecedores como Brick Pollitt, Maggie, René Gallimard e Song Liling, cujas subjetividades são centrais para minha dissertação. Enquanto os dois primeiros são cruciais para a discussão sobre a mentira, os outros são fundamentais para exemplificar as possibilidades de sexualidades e expressões de gênero transgressoras.

SUBIR


 

MARTINS, Cláudio Luís Serra

Título da dissertação: O que os Homens Querem? "A Mulher Perfeita": Subvertendo estereótipos em M. Butterfly de David Henry Hwang

Data da Defesa: 31/03/2003

Orientador: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
Maria Aparecida Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)
Walder Gervásio Virgulino de Souza (Doutor, Sorbonne /Paris III, 2001)

Resumo: Discussão das implicações políticas, econômicas e sociais que limitam o Oriente a uma visão estereotipada do Ocidente por meio da análise da peça M. Butterfly, publicada em 1988 pelo dramaturgo americano David Henry Hwang. Levantamento de questões sobre a crença na superioridade Ocidental em relação ao Oriente através da fabricação de conceitos de feminilidade, sexualidade, identidade e fantasia. Hwang subverte estereótipos incorporados no imaginário cultural do Ocidente, desconstruindo no decorrer da peça uma série de oposições binárias tais como Oriente/Ocidente, Comunismo/Capitalismo, Masculino/Feminino, Corpo/Mente, Realidade/Fantasia.

SUBIR


 

MELO, Sérgio Nunes

Título da dissertação: A Stylistic Study of Strategies of Suspense Construction: The Case of Harry Portter

Data da Defesa: 02/04/2003

Orientador: Tânia Maria Granja Shepherd (Doutora, Universidade de Oklahoma,1993)

Banca:
Gisele de Carvalho (Doutora, UFF, 2002)
David Shepherd (Doutor, Duhham University, 1992)

Resumo: A narrativa seriada escrita vem sendo discutida sob vários enfoques. Eco (1990), Hayward (1997), e Hughes (1991), por exemplo, discorreram sobre esses textos, sob o ponto de vista do gênero, da organização e de sua gênese e desenvolvimento. Contudo, até a presente data, poucos estudos analisaram os seriados escritos sob a perspectiva das estratégias narrativas empregadas para manter o leitor interessado. Esta dissertação lida com uma destas estratégias narrativas, o suspense. A dissertação pode ser vista como um estudo estilístico de suspense, pois lança mão de Wulff (1996), que vê suspense como antecipação, ou seja como a experiência que "reside fundamentalmente tanto em esperar quanto em avaliar um evento que está por vir". A calcada em uma combinação de padrões de suspense. Esses padrões se formam através de itens lexicais recorrentes bem como de seus sinônimos. É sugerido que, apesar de o estudo estar circunscrito à série Harry Portter, esta pode ser vista como representativa de estratégias que promovem a manutenção da atenção do leitor, tanto no que tange ao âmbito de cada um dos livros que a compõem, como na justaposição dos livros como um todo. Por fim, esta dissertação argumenta que a série Harry Porter e as histórias seriadas em geral recorrem a lacunas táticas na informação, a fim de suscitar a expectativa do leitor pelo que vem a seguir bem como por explicações.

SUBIR


 

MENEZES, Simone Lima Caldas de

Título da dissertação: The stigma of madness in women: a study of ‘new hysterians’ in Margaret Atwood’s The Edible Woman and Lady Oracle

Data da Defesa: 31/03/2005

Orientador: Anna Elizabeth Balocco (Doutora, UFRJ, 2000)

Banca:
Myriam Brito Corrêa Nunes (Doutora, PUC-SP, 2000)
Peônia Viana Guedes (Doutora, University of North Carolina at Chapel Hill, 1994)

Resumo: Análise das obra contemporâneas The Edible Woman e Lady Oracle da escritora canadense Margaret Atwood, tendo como base estudos sobre a loucura feminina, histeria e novas manifestações de histeria na mulher atual, à luz de teorias feministas, bem como de quadro teórico de Michel Foucault sobre o discurso como uma prática social e do sujeito produzido através do discurso de sua época e cultura.

SUBIR


 

MIGUEZ, Ricardo Correia

Título da dissertação: The Simpsons takes the United States: Postmodernism and (de)construction of the American Dream

Data da Defesa: 06/08/2002

Orientador: Heloísa Toller Gomes (Doutora, PUC-RJ, 1983)

Banca:
Ana Lúcia Henriques (Doutora, UFF, 1998)
Ruth Persice Nogueira (Doutora, UFRJ, 1994)

Resumo: Esta dissertação analisa diversas facetas do desenho Os Simpsons à luz de algumas teorias tratando da condição pós-moderna na produção artística do final do século XX, de alguns estudos sobre as teorias da recepção, assim como faz um breve comentário histórico sobre a evolução do termo "Sonho Americano". Ela avalia a afirmação inicial de que Os Simpsons pode ser entendido como um divulgador de ideologias políticas e sociais e também como uma poderosa arma da mídia tanto para consolidar como para criticar a atual crença dos norte-americanos no "Sonho Americano".

SUBIR


 

MONTEIRO, Ana Claudia de Lemos

Título da Dissertação:  Não se pode  Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo: Casamento e Tragédia em  Otelo de William Shakespeare e A Mulher Sem Pecado de Nelson Rodrigues

Data da Defesa:  25/03/2009

Orientadora:  Fernanda Teixeira de Medeiros  (Doutora, UFF-2002)

Banca
- Maria Conceição Monteiro  (Doutora,  UFF-1998)
- Roberto Ferreira da Rocha  (Doutor,  UFSC-2003)
- Fernanda Teixeira de Medeiros  (Doutora, UFF-2002)

Resumo:  Este trabalho pretende realizar uma leitura comparativa entre as peças Otelo, de William Shakespeare, e A mulher Sem Pecado,  de Nelson Rodrigues, a partir da hipótese de o casamento ser um cenário profícuo para a precipitação da tragédia.  Analisaremos a idéia da tragédia  dentro do casamento como a tensão entre o discurso de auto-definição do indivíduo e a confluência entre os diferentes discursos que constituem o código matrimonial.  A essência da tragédia, portanto, se manteria no conflito entre o indivíduo e alguma instância que lhe seja superior.

SUBIR


 

MOREIRA, Lidia da Cruz Cordeiro

Título da Dissertação: Of Dogs and Men: Strategies of Control and Resistance in the Fiction of Helena Maria Viramontes

Data da Defesa: 05/03/2009

Orientadora: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
- Antonio Dwayne Tillis (Doutor, University of Missouri, 2000)
- Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Resumo: Estudo sobre espaço e poder no romance Their Dogs Came With Them e nos contos “Neighbors” e “The Cariboo Café”, da escritora Chicana contemporânea Helena Maria Viramontes. Investigação das estratégias utilizadas pela escritora, especialmente a fragmentação e a focalização. Análise baseada em estudos pós-modernos assim como em teorias pós-coloniais.

SUBIR


 

NASCIMENTO, Heloísa do

Título da dissertação: Activism & Literature: a Possible Combination? - A Critical Survey Departing From Works by Alice Walker

Data da Defesa: 03/04/2003

Orientador: Maria Aparecida Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)

Banca:
Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill,
1994)
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, École des Hautes Études, 1997)

Resumo: A presente dissertação visa examinar obras da escritora afro-americana Alice Walker sob a ótica do caráter ativista que elas contêm. O romance mais famoso da autora, A Cor Púrpura é o foco principal do trabalho. Porém, para que a análise fosse mais abrangente, contos e ensaios foram também incluídos. A dissertação é composta de quatro capítulos. O primeiro introduz o tema e apresenta conceitos teóricos relacionados diretamente com os tópicos abordados por Alice Walker em suas obras. O segundo lida com a questão do olhar do outro, tratando de sexualidade e identidade e etnicidade e racismo. O terceiro engloba temas presentes nas obras analisadas e que fazem parte do universo de ativista política da autora, entre eles o conceito de literatura "womanista", a loucura das personagens femininas e o tratamento dado pela autora a questões religiosas. O último capítulo, destaca o talento da autora em se expressar através de diferentes gêneros literários, sempre mantendo aparentes suas convicções ideológicas.

SUBIR


 

NEVES, Bárbara Maia das

Título da dissertação: Visions of an Imperfect Future: Manipulating Media, History and Lives in Ray Bradbury’s Fahrenheit 451 and Margaret Atwood’s the Handmaid’s Tale

Data da Defesa: 09/03/2005

Orientador: Lucia de La Rocque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)

Banca:
Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University,1990)
Vivian Rumjanek (Doutora, University of London, 1976)

Resumo: Considerando as distopias Fahrenheit 451 e The Handmaid’s tale, escritas respectivamente por Ray Bradbury e Margaret Atwood, trabalho questões relacionadas às manipulações sofridas por grupos sociais que se encontram subjugados em âmbitos sociais, educacionais, religiosos e pessoais. Em particular abordo a censura sendo aplicada à mídia e à história, influenciando na vida pessoal dos personagens principais. Também trato de forma mais detalhada a opressão sofrida pelas principais personagens femininas das duas distopias e termino por debater como realidade e ficção não estão tão distante assim uma da outra como se pensa inicialmente.

SUBIR


 

NOGUEIRA, Arlene Lopes Suarte

Título da dissertação: The Weaving of History and Fiction in Postcolonial Female Versions of Journeys to Selfhood: A Study of Nadine Gordimer’s burger’s Daughter and the pickup

Data da Defesa: 28/03/2005

Orientador: Peônia Viana Guedes ( Doutora, University of North Carolina at Chapel Hill, 1994)

Banca:
Shirley de Souza Gomes Carreira ( Doutora, UFRJ,2000)
Gisele de Carvalho (Doutora, UFF, 2002)

Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a busca da identidade feminina em dois romances da escritora sul-africana Nadine Gordimer: Burger’s Daughter, escrito no auge da resistência contra o apartheid na África do Sul, e The pickup, um romance da era pós-apartheid. Para a investigação do assunto escolhido foi necessário, primeiramente, realizar uma abordagem da história da África do Sul devido a sua influência e reconhecidamente marcante na obra de Nadine Gordimer. Em seguida, procedeu-se à análise de cada romance em separado onde a trajetória das personagens foi constantemente examinada em relação ao seu contexto histórico, social e político. Em Burger’s Daughter, tornou-se indispensável entrelaçar a busca da personagem com os conflitos locais da África do Sul, uma nação também em busca de sua própria identidade. Em The Pickup a busca da personagem por identidade necessitou estar atrelada a sua posição híbrida, pós-colonial e diaspórica, que reflete a condição do sujeito pós-moderno e seus conflitos ao se mover em uma sociedade global.

SUBIR


 

NETO, Amaury Garcia dos Santos

Título da dissertação: Brave clockwork worlds: Utopia, education and Free will in Aldous Huxley´s Brave new World and Anthony Burgess´s A Clockwork Orange

Data da Defesa: 16/12/2005

Orientador: Ana Lucia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Lucia de la Roque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)
Luis Fernando Medeiros de Carvalho (Doutor, PUC-RJ, 1986)

Resumo: A presente dissertação é uma análise a respeito da função da educação em comunidades utópicas e sua relação com o novo conceito de livre-arbítrio da forma como são apresentadas em diferentes instâncias: o primeiro apresenta os efeitos de um sistema de educação utópico sobe o livre-arbítrio num âmbito macro, isto é, na sociedade como um todo; já o segundo apresenta tais efeitos num âmbito micro, isto é, sobre o indivíduo. Intentamos, neste trabalho, estabelecer um diálogo entre os dois romances, com o objetivo de mostrar as conseqüências negativas que um sistema educacional utópico produz sobre a habilidade de um indivíduo em exercitar seu livre-arbítrio.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Luiz Manoel da Silva

Título da dissertação: From Shadow to Self: Resistence, Survival and Empowerment of The Post-Colonial Female Subjetc in Bharati Mukherjee's Jasmine

Data da Defesa: 27/03/2003

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill, 1994)

Banca:
Maria Aparecida Salgueiro (Doutora, UFF, 2000)
Ruth Persice Nogueira (Doutora, UFRJ, 1994)

Resumo: O objetivo desta dissertação é a análise do romance Jasmine, de Bharati Mukherjee, visando à busca de evidências que sugiram o processo de aquisição de poder do sujeito pós-colonial na condição de mulher. Para que tal propósito fosse atingido, tornou-se necessário escolher algumas estratégias de abordagem do assunto, dentre as várias possibilidades de interpretação que se oferecem, uma vez que o romance é muito rico neste ponto, visto se tratar de uma obra literária com marcantes características pós-modernas. Graças à complexidade proporcionada pela falta de linearidade narrativa e às personalidades multifaceadas da protagonista, tornou-se indispensável uma breve análise das especificidades da narrativa para se constatar a extensão das estratégicas desconstrutivas ali empregadas pela autora, assim como para verificar como tais estratégias se mesclam com apresentação fragmentada das personalidades da protagonista. Por fim, foi igualmente necessário analisar as características pós-coloniais do romance e a natureza das diferentes personalidades da protagonista para que se tornasse mais fácil vislumbrar o peculiar processo de formação de subjetividade então em curso.

SUBIR


 

OLIVEIRA, Priscilla Pellegrino de

Título da Dissertação:  A Ordem e o Caos:  Diferentes momentos da literatura distópica de ficção científica

Data da defesa:  03/03/2010

Orientadora:  Ana Lúcia de Souza Henriques  (Doutora, UFF-1998)

Banca
- Lúcia de La Rocque Rodrigues  (Doutora, UFRJ-1995)
- Rogério de Souza Sérgio Ferreira  (Doutor, UFRJ-2004)
- Ana Lúcia de Souza Henriques  (Doutora, UFF-1998)

Resumo:  Esta dissertação objetiva discutir a importância do momento histórico na construção da narrativa de um romance de ficção científica, tomando como base as obras Admirável Mundo Novo (1932), do escritor inglês Aldous Huxley, e O Canal de Execução (2007), do romancista escocês Ken MacLeod. A primeira obra descreve uma sociedade distópica em um futuro distante, revelando, porém, aspectos obviamente evidentes das décadas de 1920 e 1930.  A segunda, tratando de um plausível futuro próximo da humanidade, apesar de apresentar uma alternativa à História do período entre os anos 2000 e 2007, refere-se claramente a preocupações presentes  nas mentes do indivíduo pós-moderno. Os diferentes momentos em que se inserem as obras analisadas – o período entreguerras e o início do século XXI, respectivamente – permitem que sejam tecidas considerações a partir de definições de utopia e distopia concebidas ao longo da história do pensamento utópico, principalmente através de perspectivas sociopolíticas relevantes para os períodos em questão, procurando destacar de que maneira a História se faz presente nas narrativas de Huxley e de MacLeod em tela.

SUBIR


 

PEÇANHA, Jorge Luiz Monteiro.

Titulo da Dissertação: Living on the hyphen: diaspora, identity and memory in Jamaica Kincaid’s Annie John/ Lucy and Esmeralda Santiago’s When I was Puerto Rican/ Almost a woman

Data da Defesa: 22/03/2012

Orientadora: Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
- Claudio Luis Serra Martins (Doutor, UERJ, 2009)

Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo investigar o desenvolvimento de identidades de sujeitos diaspóricos em formas de narrativas nas quais a memória tem um papel crucial. As autobiografias e os memoirs têm despertado a curiosidade de muitas pessoas interessadas nos processos de construção de identidade de indivíduos que vivem em realidades singulares e nos relatos que dão sobre suas próprias vidas. Assim, o crescente interesse em diásporas e nos decorrentes deslocamentos fragmentários, provocados pelo distanciamento de raízes individuais e pelo contato com diferentes códigos culturais, poderiam legitimar as narrativas autobiográficas como maneiras estratégicas de sintetizar os nichos de identificação de autores e autoras que experimentaram uma ruptura diaspórica. Desta forma, ao analisar estes tipos de narrativas, deve-se estar atento às especificidades de algumas escritoras que passaram por processos diaspóricos e a como elas recorreram as suas memórias pessoais para, em termos literários, expressar suas subjetividades. Considerando todas essas idéias, tenciono usar Annie John e Lucy, de Jamaica Kincaid e When I Was Puero Rican e Almost a Woman, de Esmeralda Santiago como fontes de análise e amostras do desenvolvimento de identidades diaspóricas em narrativas autobiográficas.

Palavras-chave: Diáspora. Identidade. Memória.

SUBIR


 

PEREIRA, Sílvia Maria

Título da dissertação: Narrative Stance in Kate Chopin's The Awakening: Questions of Sexuality and Identity

Data da Defesa: 16/04/2003

Orientador: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
Lucia de la Rocque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)
Teresa Marques de Oliveira Lima (Doutora, USP, 1997)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal discutir o romance The Awakening publicado em 1899 pela escritora norte-americana Kate Chopin que abordou temas polêmicos como a sexualidade e auto-conhecimento femininos, considerados audaciosos demais para finais do século dezenove. O presente trabalho também discutirá como o foco narrativo possibilitou que Chopin lidasse com temas como adultério e desobediência às regras de comportamento estabelecidas por um mundo estritamente patriarcal, minimizando assim o impacto que temas desta natureza pudesse causar no leitor de fim de século. Partindo do ponto de vista da crítica feminista, este trabalho também mostrará como uma escritora de fins do século dezenove teve uma visão crítica e avant-garde dos papéis desempenhados por mulheres na sociedade americana da qual ela também fazia parte, e tentou conscientizar seus leitores do real lugar que estas mulheres ocupavam numa sociedade dominada por homens.

SUBIR


 

PEREIRA, Pilar Castro

Título da Dissertação: Re-memory and Construction of the Romani Identity: a reading of The Eighth Sin by Kanfer and Zoli by Colum McCann.

Data da Defesa: 09/12/2010

Orientadora: Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF – 1998)

Banca: 
- Henriqueta de Couto Prado Valladares (Doutora, UFF – 2004)
- Anderson Soares Gomes (Doutor, PUC/RJ – 2008)

Resumo: Os romances The Eighth Sin (1978) e Zoli (2005) lidam de diferentes maneiras com este momento específico da história, oferecendo uma outra imagem dos Romás, diferente daqueles esterótipos tão comumente encontrados na literatura mundial. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar como os protagonistas das obras indicadas foram construídos e como a herança cultural do povo cigano é descrita e transmitida por Stefan Kanfer e Colum McCann, respectivamente, com base em canções, poemas, tradições, memórias e relatos de sobreviventes que atestam a perseguição e o genocídio do povo Romá durante a Segunda Guerra.

SUBIR


 

PINHEIRO, Maximiliano Martins

Titulo da Dissertação:
Romance Moderno: um estudo da protagonista feminina nos romances Middlemarch, de George Eliot, e The Portrait of a Lady, de Henry James
Towards the Modern Novel: a Study of the Female Protagonist in George Eliot’s Middlemarch and Henry James’s The Portrait of a Lady.

Data da Defesa: 21/03/2006
Dissertação disponível na BDTD/UERJ: | Texto completo em PDF |

Orientadora: Fernanda Teixeira de Medeiros (Doutora, UFF, 2002)

Banca:
- Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)
- Jorge Vicente Valentim (Doutor, UFRJ, 2004)

Resumo: Análise da construção da personagem feminina nos romances Middlemarch, de George Eliot (1871-72), e The Portrait of a Lady (1881), de Henry James, observando como a exploração da subjetividade das protagonistas ao longo de suas trajetórias interfere no enredo e na concepção do romance como um todo. A finalidade última é verificar como esses autores contribuem para o nascimento do romance moderno.

Abstract:Analysis of the female character’s design in George Eliot’s Middlemarch (1871-72) and Henry James’s The Portrait of a Lady (1881) regarding the exploration of the female protagonists’ subjectivity along their trajectories interfere with plot and the conception of the novels. The final aim is to discuss how these novelists contribute to the beginning of the modern novel.


 

PINHO, Davi Ferreira de

Titulo da Dissertação: of Angels and Demons – Virginia Woolf’s Homicidal Legacy in The Bell Jar.

Data da Defesa: 14/02/2011

Orientadora: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
- Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)
- Magda Velloso Fernandes de Tolentino (Doutora, UFMG, 1999)

Resumo:
Esta dissertação é um estudo comparativo do legado vitoriano deixado para as escritoras do século XX, Virginia Woolf e Sylvia Plath. Primeiro discutem-se as agências controladoras do corpo feminino na era vitoriana e a formação de um ideal de feminilidade que chamamos de Anjo do Lar. Em seguida, discute-se como Virginia Woolf apreende essa imagem e a subverte, craiando seu Duplo, que chamamos de Demônio do Lar. Por fim, promovemos o diálogo entre Sylvia Plath e Virginia Woolf. Plath parece escrever aos moldes de Woolf, criando uma literatura de morte, feita para assassinar o Anjo do Lar. Usamos para tal estudo o conceito de écriture fémine, criado pelas francófonas Helene Cixous, Luce Irigaray, Julia Kristeva, entre outras, para traçar os paralelos entre um lugar feminino para a escrita e a busca de uma tradição por Woolf. A abjeção de Kristeva, a dinâmica de poder entre Alama e Corpo de Foucaulte o conceito de Duplo de Otto Rank nos ajudarão, por, fim, a entender como se dá a morte do Anjo na literatura, especificamente no romance A redoma de vidro (1963) de Sylvia Plath.

Palavras-Chave: Anjo do lar. Demônio do lar. Morte.

SUBIR


 

PONTES, Renata Thiago

Título da dissertação: Diasporization and Family Relations in Nella Larsen’s Quicksand and Jamaica Kincaid’s Lucy: The Construction of female identity

Data da Defesa: 26/02/2008

Orientador: GUEDES, Peonia Viana (Doutora, Univ. da Carolina do Norte,1994)

Banca:
ROCQUE, Lucia de La (Doutora, UFRJ, 1995)
CARVALHO, Luiz Fernando Medeiros de (Doutor, PUC-RJ, 1986)

Resumo: O principal objetivo desta dissertação é investigar e anlisar como os movimentos diaspórico e as relações familiares influenciam na construção das identidades das mulheres em Quicksand de Nella Larsen e Lucy de jamaica Kincaid. As questões que pretendo responder são: “ Como as personagens principais, Helga Crane e Lucy, lidam com as diferentes culturas que encontarm nessas obras?”; “Como essas diferentes culturas lidam com essas mesmas personagens?” e “ Como o encontro entre essas diferentes culturas e as relações familiares são descritos e influenciam na construção da identidade feminina nessas obras?”. Minha hipótese é que encontraremos nas obras selecionadas duas jornadas, com aspectos similares e diferentes, que começam com o desejo das personagens principais de escapar da opressão patriarcal, passam por um período de muitas descobertas sobre elas mesmas e as sociedades que encontam, e terminam com dois produtos diferentes: a construção das identidades híbridas de Lucy em meio a sua solidão, na obra de Kincaid, e a construção e o sufocamento das identidades híbridas de Helga pela religião, o patriarcalismo e as relações familiares, na obra de Larsen.

SUBIR


 

QUEIROZ, Leda Lucia Reis Falcão de

Título da dissertação: Subversive Hope in the Borderlands: Space and Identity in Sandra Cisneros’s The House on Mango Street

Data da Defesa: 22/03/2005

Orientador: Peônia Viana Guedes ( Doutora, University of North Carolina at Chapel Hill, 1994)

Banca:
Eduardo de Faria Coutinho ( Doutor, University of Califórnia - Berkeley, 1983)
Leila Assumpção Harris ( Doutora, Texas Tech University, 1990)

Resumo: Essa dissertação objetiva analisar côo Sandra Cisneros representa a relação ente espaço e identidade em sua obra The House on Mango street. A dissertação focaliza o processo de construção da identidade da narradora-protagonista Esperanza Cordero, relacionando-o com os espaços vividos e imaginados por ela. Primeiro, este trabalho discute como o espaço vem sendo tratado no pós-modernismo; segundo, como identidade vem sendo tratada no pós-colonialismo. Finalmente, baseada em conceitos debatidos e constrídos na discussão teórica prévia, esta dissertação focaliza o processo de amadurecimento de Esperanza, considerando a representação deste processo na narrativa da menina. Como se vê, Speranza entrelaça seus espaços vividos e imaginados, elaborando gradualmente a possibilidade de construir uma identidade forte, a despeito das limitações de seu ambiente social e cultural, a fronteira chicana. Cisneros termina por indicar a transformação da identidade da protagonista em uma esperança subversiva.

SUBIR


 

RAMALHO, Roberto Gonçalves

Título da dissertação: Transgressive "Monsters" in Angels in America

Data da Defesa: 06/12/2007

Orientadora: Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)

Banca:
Mario Cesar Lugarinho (Doutor, PUC-RJ, 1996)
Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir por que indivíduos homoeroticamente inclinados, em especial gays, são socialmente interpretados como "monstros" . Através da análise de dois personagens gays da pela Angels in America, de Tony Kushner (Joe e Prior) e apoiado por um clássico "monstro" literário, o personagem sem nome de Mary Shelley em Frankeinstein, busco demonstrar os mecanismos sociais que transformam os gays em seres abjetos. Entrementes, conduzo minha análise por dogmas cuidadosamente construídos e pelas instituições de poder que escrutinam e tentam controlar aas sexualidades desviantes. Em última instância, vejo a transgressão como um passo necessário que garante aos gays o direito à realização pessoal (que deveria ser inalienável para todos os indivíduos), e a única saída para a expressão de suas verdadeiras subjetividades sexuais.

SUBIR


 

RANGEL, Priscila Viana

Título da Dissertação: O Retrato de Oscar Wilde – uma análise de sua obra crítica: conferências e ensaios

Data da Defesa: 25/03/2011

Orientadora: Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
- Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)
- Valéria da Silva Medeiros (Doutora, PUC-RJ, 2002)

Resumo:
A presente dissertação pretende analisar a visão do autor irlandês Oscar Wilde sobre diferentes expressões artísticas, e discutir como ele relacionava tais formas de arte com a vida cotidiana. Para tanto, o primeiro capítulo é dedicado à vida de Wilde por entendermos que a sua vida foi, igualmente com os seus textos, uma obra de arte. No segundo capítulo, foram analisadas as conferências proferidas pelo escritor em uma turnê que ele fez pelos Estados Unidos e Canadá no ano de 1882. No terceiro, e último capítulo, foram selecionados três ensaios nos quais os temas debatidos sempre convergem para a discussão sobre a arte e sua relação com a vida.

Palavras-chave: Arte. Crítica.Vida.

SUBIR


 

ROSA, Débora Souza da.

Titulo da Dissertação: Silenced Angels: An Obscure Saint Teresa in George Eliot’s Middlemarch

Data da Defesa: 10/02/2012

Orientadora: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
- Roberto Acízelo Quelha de Souza (Doutor, UFRJ, 1981)
- Magda Velloso Fernandes de Tolentino (Doutora, UFMG, 1999)

Resumo:
A presente dissertação objetiva a comparação proposta no Prelúdio do romance Middlemarch por sua autora George Eliot entre a protagonista da obra, Dorothea Brooke, e a figura histórica Teresa d’ Ávila. A partir de tal estudo, busca-se compreender de que modo a situação específica da mulher na Era Vitoriana é articulada no romance de modo a espelhar a crise ontológica e epistemológica do próprio ser humano diante das transformações consolidadas com o iluminismo e as revoluções liberais do século XVIII – que culminariam na “morte de Deus”. Dorothea mostra-se uma cristã tão fervorosa quanto a Teresa quinhentista, mas faltam-lhe certezas e a resolução para concretizar as reformas sociais que defende, pois ela encarna o mito de feminilidade oitocentista batizado de Anjo do Lar – ideal de sujeição feminina à ordem burguesa e a substituição de elementos cristãos no universo do sagrado a uma sociedade cada vez mais materialista e insegura de valores absolutos. As aflições de Dorothea representaram as aflições da mulher vitoriana, mas o momento crítico desta mulher reflete, em Middlemarch, uma crise muito maior do Ocidente, que teve início com a Era da Razão.

Palavras-chave: Literatura Inglesa. Literatura Comparada. Era Vitoriana. Feminino. Feminismo.

SUBIR


 

SANDOVAL, Tatiana Moura

Título da Dissertação: Queer Couples in Straight America: A Study of Representations of Straight Woman/Gay Man Relationships in A Home at the End of the World and Will and Grace

Data da Defesa: 31/03/2009

Orientadora: Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)

Banca:
- Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
- Jorge Luís Pinto Rodrigues (Doutor, UFF, 2007)
- Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)

Resumo: Este trabalho tem como propósitos estudar a queerness de relacionamentos entre mulheres heterossexuais e homens gays no romance A Home at the End of the World, de Michael Cunningham, e no seriado de televisão Will & Grace. O objetivo é analisar tais relacionamentos do ponto de vista das personagens femininas principais- Clare e Grace, respectivamente-, comparando e contrastando os textos literário e televisual. A dissertação fundamenta-se nos conceitos teórico-metodológicos da teoria queer, nos quais se baseia a análise das personagens e de seus relacionamentos. Contudo, à medida que estabelece um diálogo entre um romance e um programa televisual, foi adicionado um capítulo sobre teoria da televisão. Além de fornecer uma visão geral sobre tal teoria, o capítulo mostrou-se relevante na discussão de Will & Grace. Por meio do estudo mais aprofundado da teoria queer, percebe-se que queerness, ao invés de uma identidade fixa, pode ser mais bem compreendida como uma atitude de resistência às normas sociais heteropatriarcas. Portanto, apesar das aspirações convencionais de Grace e Clare, ambas agem de forma queer em várias situações, provando que queerness é um posicionamento que todos podem assumir até mesmo os heterossexuais.

SUBIR


 

SANT'ANNA, Ariel Barroso de

Título da dissertação: The Vampire in Nineteenth-Century English Fiction: the various faces of the Other

Data da defesa: 15/12/2005

Orientador: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)
Magda Velloso Fernandes de Tolentino (Doutora, UFMG, 1999)

Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as várias identidades que a figura do vampiro adquiriu no curso de sua existência, a sua evolução de uma figura folclórica a um personagem literário, e as transformações que sofreu à medida que o século dezenove avançou e diferentes histórias vampirescas surgiram. Conforme constatamos, a figura marginal e transgressora do morto-vivo torma-o um "Outro" ameaçador em diversos níveis: social, cultural, político e mesmo pessoal. Nesse estudo objetivamos também apontar que medos e preconceitos, que pairavam sobre a Inglaterra no século dezenove, foram encarnados na figura do vampiro, bem como examinar os mecanismos psicossociais envolvidos na construção desses preconceitos e temores. Como base para a discussão dos temas escolhidos, utilizo-me de duas das mais importantes obras produzidas no período, a saber, "The Vampyre" (1819) de John Polidori, o primeiro conto sobre vampiros a mostrar o morto-vivo como um homem de estirpe nobre, e "Drácula" (1897), de Bram Stoker, a última e mais importante obra vampírica do século.

SUBIR


 

SANTO, Marina Job Vasques de Freitas Espirito

Título da dissertação: Being Cuban and American - Differently: Assimilation and Tradition in the Novels of Cristina García.

Data da defesa: 30/03/2007

Orientador: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Banca:
Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte, 1994)
Sandra Regina Goulart Almeida (Doutora, University of North Carolina at Chapel Hill, 1994)

Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar os romances Dreaming in Cuban e The Agüero Sisters, da escritora cubano-americana contemporânea Cristina García, focalizando nos personagens femininos vivendo no exílio. Pretendo examinar as variadas reações à experiência de viver-em-deslocamento exibidas por estes personagens e explorar as transformações em suas identidades diaspóricas, incluindo processos de assimilação, atitudes em relação à herança cultural e a negociação permanente entre culturas que leva ao hibridismo. Também pretendo mostrar que a Santería e o realismo mágico são utilizados por Cristina García para destacar as conexões entes os personagens e seu lugar de origem.

SUBIR


 

SANTOS, Camila de Mello

Título da dissertação: Margaret Atwood’s Lady Oracle: Gothicism and Feminism

Data da Defesa: 18/11/2005

Orientador: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Eliane Borges Berutti (Doutora,UFF, 1997)
Neil Besner ( Doutor, Universidade de Winnipeg, 1983)

Resumo: Esta dissertação é um testemunho da vivacidade do gótico literário. Existente desde o século XVIII, este gênero continua invadindo os cantos obscuros da perplexidade humana. Através do romance Madame Oráculo ( Lady Oracle,1976) de Margaret Atwood, o imaginário gótico é ativado no conflito entre Joan Foster e sua mãe. Partindo da história do gótico desde seu nascimento na Inglaterra, discuto a importância da mulher para este gênero e reflito sobre sua situação, em um diálogo com as teóricas feminista Simone de Beauvoir, Judith Butler e Toril Moi, entre outras. Ao fim, compartilho uma análise do romance de Atwood, indicando como a autora trabalha a situação da mulher e de que forma infiltra o gênero gótico em sua narrativa.

SUBIR


 

SERENO, Julia Goulart

Título da Dissertação: A Tale of Two Cities, or How Nazneen Left her Fate

Data da Defesa: 21/03/2011

Orientadora: Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University-1990)

Banca:
- Sandra Regina Goulart Almeida (Doutora, UFMG - 1994)
- Peonia Viana Guedes (Doutora, UERJ – 1994)

Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar o romance Brick Lane (2003), da escritora Monica Ali, focalizando o processo de empoderamento da protagonista Nazneen. Usando os conceitos de lugar e não-lugar propostos por Marc Augé, pretendo examinar passagens do romance que caracterizem a sensação de não-pertencimento vivida pela personagem. Nazneen recorre às memórias de sua infância com a irmã Hasina em Bangladesh para tentar se distanciar do espaço físico de Brick Lane (a comunidade onde reside em Londres), que se constitui em um “não-lugar”, pois ali não é possível reconstruir sua identidade fragmentada pelo deslocamento de uma cultura para outra. Considerando aspectos históricos e culturais de Bangladesh, terra natal de Nazneen, este trabalho pretende discutir as experiências da protagonista e de outros sujeitos diaspóricos do romance, além de analisar o papel crucial que Hasina (e suas cartas) desempenham na narrativa. O atual contexto multicultural e cosmopolita da cidade de Londres também será investigado, com a discussão de situações que afetam os imigrantes e suas representações no romance. Esta dissertação também considera o caráter gendrado dos movimentos migratórios contemporâneos que possibilitam novas perspectivas acerca das consequências da diáspora. A análise de passagens selecionadas do romance ratifica o processo gradual de autonomia de Nazneen que, por fim, consegue se sentir “em casa” novamente.

Palavras-chave: Diáspora. Memória. Lar. Lugar. Não-lugar. Pertencimento. Gênero.

SUBIR


 

SILVA, Alexander Meireles da

Título da dissertação: Sobrevivendo ao Inferno: Contra-narrativas Utópicas nas Distopias de Margaret Atwood e Octavia E. Butler

Data da Defesa: 07/04/2003

Orientador: Lúcia de la Rocque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)

Banca:
Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)
Ruth Persice Nogueira (Doutora, UFRJ, 1994)

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar como a figura do sobrevivente, um personagem recorrente na literatura de distopia, canadense e afro-americana articula a contra-narrativa utópica nas distopias críticas The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood e Parable of the Sower, de Octavia E. Butler, subvertendo e renovando as convenções dessa ficção. Após uma introdução que traça o desenvolvimento histórico das utopias e distopias literárias, com foco na influência da ideologia científica sobre suas estruturas narrativas, foi mostrada como a literatura de distopia reflete a discussão de temas abordados por pensadores e filósofos preocupados com as tendências da sociedade. Atenção especial foi dada às utopias e distopias femininas, tendo sido apresentadas algumas das obras mais representativas dentro dessa linha. Enfatizou-se, particularmente, as estratégias literárias veiculadas nas narrativas das protagonistas dos romances The Handmaid's Tale e Parable of the Sower que, nas suas posições como sobreviventes do mundo distópico, souberam criar um locus utópico dentro do pesadelo.

SUBIR


 

SILVA, Lilian Maria Araujo da

Título da Dissertaçao: The Body of the Condemned im Anne Rice’s The Vampire Chronicles: interview with the Vampire

Data da Defesa: 16/01/2009

Orientadora: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UERJ-1998)

Banca
- Cléa Fernandes Ramos Valle (Doutora, UERJ-2005)
- Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF-1997)
- Maria Conceição Monteiro (Doutora, UERJ-1998)

Resumo: Esta dissertação trata do gótico literário, especialmente nas literaturas de língua inglesa. O tema principal gira em torno da figura do vampiro. A escolha do tema é resultado de minhas leituras sobre a primeira aparição do vampiro na prosa literária, figura oriunda das lendas na Europa Oriental e Central. Partindo do século XVIII, chego até a contemporaneidade, em solo norte-americano, onde se passa a narrativa de “Entrevista com o Vampiro”, romance este que será o foco principal de meus estudos sobre o gótico e o vampiro na literatura.
Composta de três capítulos, esta dissertação trata das origens da lenda do vampiro e o seu ingresso na literatura, da questão do corpo humano e do corpo híbrido do vampiro. Por último, analiso o romance que impulsionou minha pesquisa, em diálogo com os capítulos anteriores. 

SUBIR


 

SIMÕES, Maria Cláudia

Título da Dissertação: Entagled Cultures and Hybrid Identities: The Construction of the Female Diasporic Subject in Cristina Garcia’s Dreaming in Cuban and Achy Obeja’s Memory Mambo

Data da Defesa: 26/03/2009

Orientadora: Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
- Leila Assumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)
- Marci Dória Passos (Doutora, UFRJ, 2000)
- Peônia Viana Guedes (Doutora, Univ. da Carolina do Norte, 1994)

Resumo: The aim of this dissertation is to analyse the novels Dreaming in Cuba, by Cristina Garcia, and Memory Mambo, by Achy Obejas. This work investigates how exile and hybridity may interfere in family relationships. In both novels, by contemporany Cuban-American Writers, the characters have to negotiate with their families anda with different cultures. In these novels, the construction of identity of the female diasporic subject is intensively permeated by family relationships and politics, even though the families may or may not be separated by political issues. In Dreaming in Cuban, by means of postmodern narrative strategies, Cristina Garcia inserts voices silenced by patriarchy, deconstructing official history and providing the reader with a female perspective of events. In Memory Mambo, memory plays na important role in the narrative, demonstrating that memory can be contradictory and that history is a social construct. Both novels challenge traditional modes of representation and offer a compelling portrait of life at the crossroads of cultures.

SUBIR


 

SOUZA, Gabriela Cavalcante Fróes de

Título da dissertação: Obasan, Obachan: Japanese Canadian History, Memory, and the Noisy Silences of Joy Kogawa and Hiromi Goto

Data da defesa: 27/03/2007

Orientador: Peônia Viana Guedes (Doutora, Universidade da Carolina do Norte, 1994)

Banca:
Marci Dória Passos (Doutora, UFRJ, 2000)
Leila Asumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Resumo: O objetivo desta dissertação é discutir o contraste entre voz e silêncio, assim como as formas pelas quais o pós-colonialismo se manifesta nos romances autobiográficos Obasan, de Joy Kogawa, e Chorus of Mushrooms, de Hiromi Goto, utilizando as relações familiares como tema central de minha investigação. Ambos os romances tratam de famílias nipo-canadenses, sendo a primeira, no romance de Joy Kogawa, uma família de segunda geração de japoneses no Canadá (Issei), e a segunda, no livro de Hiromi Goto, uma família de terceira geração (Sansei). Em Obasan, Naomi, a personagem central, é uma mulher de trinta e cinco anos que, em conseqüência da morte de seu tio, inicia uma jornada em busca de seu passado e de sua família. As lembranças de Naomi estão relacionadas à Segunda Guerra Mundial e ao processo de deslocamento de imigrantes japoneses e de seus descendentes para campos de concentração que se seguiu. O livro é uma mistura de narrativa pessoal, cartas oficiais e sonhos. Em Chorus of Mushrooms, Murasaki, a personagem central, conta a seu amante as lembranças que tem de sua infância em Alberta, onde viveu com seus pais e sua avó em uma fazenda de cogumelos. As histórias estão divididas entre três vozes: a da Murasaki adulta, a de Murasaki no passado, e a de Naoe, sua avó. São histórias dentro de histórias, em uma mistura de tradição oral, romance e autobiografia. Hiromi Goto lida com hibridismo e assimilação, e tenta criar pontes entre as culturas japonesa e canadense através de elementos que vão desde a linguagem até a comida. Este livro também é uma coleção de memórias. O principal foco do romance é a relação entre três mulheres, três gerações da família Tonkatsu: Naoe, Keiko e Murasaki. Os dois romances têm em comum mulheres fortes, sendo a principal diferença as formas de comunicação usadas para mostrar tal força. Obasan e Chorus of Mushrooms falam sobre como negociar um lugar entre culturas, e como fazer as pazes consigo mesma e com o passado.

SUBIR


 

SOUSA, Marcella Oliveira de

Título da dissertação: Indigenous Voices from Canadá and Austrália: Autobiography, Identity and (Hi)Stories in Maria Campbell’s Halfbreed and Sally Morgan’s My Place.

Data da defesa: 20/03/2007

Orientador: Maria Aparecida Ferreira de Andrade Salgueiro ( Doutora, UFF, 2000)

Banca:
Heloisa Gonçalves Barbosa (Doutora, Warwick University, 1994)
Leila Asumpção Harris (Doutora, Texas Tech University, 1990)

Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar as autobiografias de Maria Campbell, Halfbreed, e Sally Morgan, My Place, levando em consideração aspectos de cunho histórico, político, étnico e social do Canadá e da Austrália. Além disso, a dissertação aborda a busca das escritoras por suas identidades indígena canadense e aborígine australiana, respectivamente. Para investigação do tema escolhido realizo um estudo sobre autobiografia destacando seu contexto histórico, sua relação com o sujeito autobiográfico com base em questões de gênero e etnia. Para análise das questões de gênero uso a teoria e crítica feminista, enquanto que as questões étnicas busco fundamentar na teoria e crítica pós-colonial. Para o estudo da obra de Maria Campbell entrelaço questões de cunho autobiográfico, fatores históricos canadenses e a questão da mulher indígena no Canadá. A análise de Halfbreed também busca tratar do sujeito feminino de origem métis em busca de sua identidade, igualdade e dignidade. Quanto à My Place, o processo de análise também envolveu um estudo de autobiografia a partir de uma perspectiva aborígine feminina australiana, o que trouxe à tona questões históricas referentes à Austrália. A análise de My Place enfatiza a busca de Sally Morgan por sua identidade e pelo passado de sua família, marcado por lembranças, estórias, dor, perda e esperança.

SUBIR


 

TEIXEIRA, Ricardo José de Lima

Título da dissertação: Man: The "new God" in science fiction: A dialogue between Frankenstein and Brave New World

Data da Defesa: 29/08/2003

Orientador: Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Lucia de la Rocque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)
Valéria da Silva Medeiros (Doutora, PUC - Rio, 2002)

Resumo :
A presente dissertação é uma análise a respeito das motivações e possíveis semelhanças entre Frankenstein, de Mary Shelley e Admirável mundo novo , de Aldous Huxley. O apelo inicial para esse projeto encontra-se no crescente interesse que os dois livros têm exercido e nas implicações que o seus temas trazem para discussão nos dias de hoje , especialmente no papel da criação . Desde que foram publicados pela primeira vez até hoje , ambos os romances vêm continuamente levantando pontos perturbadores acerca do futuro da humanidade e dos limites éticos . A contemporaneidade de dois romances escritos em 1818 e 1932, respectivamente , revela a sua influência duradoura na alvorada de um novo milênio quando se sobre descobertas científicas como Projeto Genoma , clonagem e manipulação genética . Este trabalho é centrado nas influências que ambos os autores certamente tiveram e se propõe a uma discussão sobre as fronteiras científicas para as quais o homem está direcionado.

SUBIR


 

TRAJANO, Fabio Jarbeson da Silva

Título da Dissertação:  Writing Beyond the Edges:  Appropriation,  Rewriting  and  Blurring  of  Genres in Angela Carter’s  Nights  at  the  Circus  and  Wise  Children.

Data da Defesa:  25/03/2010

Orientadora:  Peônia Viana Guedes  (Doutora, Univ. da Carolina do Norte-1994)

Banca
- Fernanda Teixeira Medeiros  (Doutora, UFF-2002)
- Luiz Manoel da Silva Oliveira  (Doutor,  UFRJ-2007)
- Peônia Viana Guedes  (Doutora, Univ. da Carolina do Norte-1994)

Resumo:  O objetivo desta dissertação é investigar e analisar a transgressão e o borramento de fronteiras de gênero (categoria narrativa) e sua conexão com a emancipação do sujeito feminino no nível da narrativa nos dois últimos romances de Angela Carter, Nights at the Circus e Wise Children, à luz da teoria da intertextualidade paródica. O tipo de opressão pela qual passam as narradoras/protagonistas Fevvers e Dora Chance bem como as outras personagens femininas em ambos os romances mostra-se intrinsicamente relacionada às restrições ideológicas e formais tradicionalmente impostas aos gêneros (categoria narrativa) pelo patriarcalismo. Estas são precisamente as normas e regulamentos que Angela Carter se propõe desvelar, questionar e minar de forma a preparar o caminho para novas alternativas bem como diferentes possibilidades de futuro tanto para homens como mulheres. A principal contribuição desta dissertação está em sua tentativa de relacionar gênero (categoria narrativa),  gênero (determinação sexual) e mudança social a fim de encorajar mais pesquisas sobre o poder político que subjaz a pós-moderna reescritura ou ‘reinvenção’ e borramento de gêneros (categoria narrativa) praticada pelo sujeito feminino.

SUBIR


 

VALENTE, Marcela  Iochem

Título da Dissertação:  Raisin in the Sun´ by Lorraine Hansberry: Challenges and Trends Presented by na African-American Play.

Data da Defesa:  14/08/2009

Orientadora:  Maria Aparecida Ferreira Andrade salgueiro  (Doutora,  UFF-2000)

Banca
- Peônia Viana Guedes  (Doutora,  Univ.  da Carolina do Norte-1994)
- Antonio Dwayne Tillis  (Doutor,  University of Missouri-2000)
- Maria Aparecida Ferreira Andrade salgueiro  (Doutora,  UFF-2000)

Resumo:  A presente dissertação tem como objetivo mostrar que o teatro é uma eficiente forma de auto-representação assim como uma poderosa arma para a subversão de valores impostos pela sociedade hegemônica. Quando consideramos o teatro Contemporâneo, principalmente aquele produzido pelos então chamados “grupos de minorias”, podemos encontrar vários autores que fazem de suas obras um protesto contra a opressão, a violência e a discriminação impostas pelo excludente discurso colonial. Um exemplo disso é a obra “A Raisin in the Sun” da autora afro-americana Lorraine  Hansberry.  A autora nos mostra que o teatro pode representar uma possibilidade para que os grupos historicamente excluídos tragam a  público a situação de opressão vivenciada, protestando contra ela e subvertendo o discurso hegemônico que tende a valorizar apenas obras pertencentes ao cânone. Podemos perceber que na contemporaneidade muitas histórias tidas por muito tempo como “marginais” ou ainda “ex-cêntricas”, como a dos afro-americanos,  por exemplo, passaram a ser conhecidas através de produções transgressoras e subversivas que surgiram na tentativa de expressão do “self” e vieram a dar voz a grupos que até então eram excluídos, ou como Hutcheon os denominou, marginalizados, vindo então a re-escrever suas histórias. Após considerações iniciais relacionadas à teoria do teatro, pretendemos ressaltar através da peça “A Raisin in the Sun” alguns desafios que “o Outro” encontra na busca por sua identidade e por melhores oportunidades prometidas pelo Sonho Americano. Pretendemos também ressaltar alguns desafios apresentados por tal obra ao longo de um possível processo de tradução visto que esta possui muitas marcas culturais. Por fim, discutiremos  alguns desses desafios a serem encarados pela Tradução Intercultural na peça “A Raisin in the Sun”.

SUBIR


 

VASCONCELOS, Sônia Maria Ramos de

Título da dissertação: A Dialog between Darwinian Epistemology and the Victorian Literary Imagination, Taking George Eliot's The Mill on the Floss as na Exemplar

Data da Defesa : 25/04/2003

Orientador: Lucia de la Rocque Rodrigues (Doutora, UFRJ, 1995)

Banca:
Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)
Ricardo Waigbart ( Doutor , UFRJ, 1998)

Resumo : Os paradigmas científicos do século XIX na Inglaterra sofreram importantes releituras com as investigações científicas que ocorreram no período ; a maioria delas associadas à Geologia e Biologia . Neste cenário , a publicação da Origem das Espécies de Charles Darwin, em 1859, exerceu um papel decisivo na articulação de dogmas e valores vitorianos. Como o público envolvido nas questões científicas da época era composto não de cientistas , mas também daqueles que manifestavam grande interesse pela ciência , as controvérsias geradas pela disseminação das idéias de Darwin revelaram um momento singular para a imaginação literária . No entanto , nenhum autor ou autora vitoriano demonstrou mais interesse em explorar na ficção e na vida real , tais controvérsias . Esta dissertação sugere um possível diálogo entre a epistemologia darwiniana e a imaginação literária da época , que acredito, pode ser estabelecido através de The Mill on the Floss (1860) escrito por George Eliot.

SUBIR


 

VIEIRA, Bruno César Ferreira

Título da dissertação: Monsters in the Mirror: the question of the Doppelgänger in Stevenson and Stan Lee

Data da Defesa: 14/12/2007

Orientador: Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
Eliane Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)
Magda Velloso Fernandes de Tolentino (Doutora UFSJ, 1999)

Resumo: O objetivo desta disertação é analisar na obra The Strange Case ofDr. Jekyll and Mr Hyde (1886) e na revista em quadrinhos Hulk, o processo de Doppelgänger, ou Duplo, presente nos monstros Mr Hyde e Hulk. Nesse estudo objetivamos também analisar sobre o ponto de vista dosEstudos Culturais, a relação existente entre os Quadrinhos e a Literatura, traçando a trajetória da vida dos Quadrinhos do seu início até a década de 60 quando, então, surge no mercado a revista Hulk. Aseado no gótico literário tradicional verificaremos a contribuição do gênero, através das suas temáticas, para diferentes formas de arte como arquitetura, cinema e os quadrinhos propriamente ditos.

SUBIR


 

VIVEIROS, Gabriela Romana

Titulo da Dissertação: Tipperary, by Frank Delaney: a reading of the rewriting of history in Ireland

Data da Defesa: 25/03/2011

Orientadora: Ana Lúcia de Souza Henriques (Doutora, UFF, 1998)

Banca:
- Henriqueta do Couto Prado Valladares (Doutora, UFF, 2004).
- Elisa Lima Abrantes (Doutora, UFF, 2010)

Resumo:
O objetivo da presente pesquisa é o de discutir a reescrita da história da Irlanda, mais especificamente aspectos relacionados à construção da identidade nacional e de marcas da tradição, a partir da leitura do romance Tipperary, de Frank Delaney. Publicada em 2007, essa obra aborda de forma singular as querelas sobre identidade nacional, nacionalismo, passado, memória, e seus personagens principais e a trama estão significativamente ligados ao contexto político-social da história da Irlanda. Nessa reconstrução da história, o passado é revisitado através de diferentes pontos de vista. Nossa atenção estará voltada para a seleção de elementos/momentos da história do país que ganham foco na narrativa, e as possíveis repercussões deste processo. Além disso, nos concentraremos na questão das tênues fronteiras entre história e ficção, ou seja, as fronteiras pouco delimitadas entre o discurso histórico e o discurso ficcional. Na escrita da história em Tipperary, Delaney aborda questões relativas a mitos, lendas e tradições como importantes fatores de identidade nacional em uma Irlanda que emerge como uma nação independente. No romance em questão, podemos observar como história e memória se unem na jornada do protagonista, em sua empreitada de narrar a ‘história’ de sua vida e de seu país.

Palavras-chave: Ficção irlandesa. Memória. Reescrita da história

SUBIR


 

XAVIER, Denis da Rocha

Título da dissertação : The Construction of Queer Identity: A Case Study in Gore Vidal's Myra Breckinridge

Data da Defesa : 18/01/2005

Orientador: Elaine Borges Berutti (Doutora, UFF, 1997)

Banca:
Maria Conceição Monteiro (Doutora, UFF, 1998)
Ricardo J. Santos (Doutor, University of New York, 2000)

Resumo : O objetivo desta dissertação é analisar o processo de formação de identidade de um indivíduo queer, no caso específico de Myra/Myron Breckinridge, a heroína transexual de gore Vidal. É discutido aqui o quanto o termo queer pode ser aplicado a Vidal como escritor, com o propósito de aticular suas opiniões com atuais questões referentes a sexo, sexualidade e gênero. O romance Myra Breckinridge é analisado em dois capítulos. Um no qual a biografia de seu personagem epônico é elaborada e outro no qual aspectos-chave da questão queer são discutidos. Por fim, são avaliados o impacto causado por esse romance, suas influências e suas reverberações para além dos círculos acadêmicos. A dissertação reivindica a reabilitação e Gore Vidal a sua posição e polemista e principal defensor da causa queer.

SUBIR


Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Centro de Educação e Humanidades | Instituto de Letras
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS
Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 11.144 - Bloco F
Maracanã | Rio de Janeiro | RJ | 20559-900
Tel.: +55(21)2334-0774 | E-mail: secretaria_pgletras@yahoo.com.br