SCC – Sessão Comunicação Coordenada
SCI – Sessão Comunicação Individual
SP – Sessão Pôster |
MR – Mesa-redonda
PROGRAMAÇÃO
Clique aqui para abrir a versão em PDF
>> para salvar diretamente, sem abrir, clique aqui com o botão direito
do mouse
e depois em"salvar destino como..."
QUINTA-FEIRA, DIA 5 DE JUNHO
08:00 às 8:30 - CREDENCIAMENTO - Hall 11o
08:30 às 8:40 - ABERTURA - Auditório 111 - bloco F
8:45 às 10:00 - 1ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (SCC1)
SCC-1A - Salão Nobre - bloco F
CC1 - Uma análise discursiva sobre o trabalho do professor
Coordenadora: Jane Cleide S. de Sousa
Michelle P. B. Tavares
Textos prescritivos para o trabalho docente: uma análise lingüístico-discursiva
| ler resumo |
Raabe Alves
Uma análise lingüístico-discursiva dos documentos que prescrevem o trabalho do professor de ensino técnico
| ler resumo |
Katharina Kelecom
O trabalho do professor na construção de material didático para a Internet: uma abordagem discursiva
| ler resumo |
Jane Cleide S. de Sousa
Valores construídos na atividade de trabalho do professor
| ler resumo |
SCC-1B - Auditório - bloco D
CC2 - O etos em quatro gêneros: blogues pessoais, canções de Funk e Rap, classificados de imóveis e ORKUT
Coordenadora: Renata Guimarães Palmeira
Elir Ferrari
Estilo, etos e blogue: o falar de si num gênero discursivo digital
| ler resumo |
Raphael de M. Trajano
"A voz dos excluídos está no ar": para um olhar sobre os discursos marginais dos guetos fluminenses
| ler resumo |
Renata G. Palmeira
O conceito de etos e o gênero descritivo-argumentativo dos classificados de imóveis
| ler resumo |
Verônica A. O. Aquino
A invasão do etos nos discursos midiáticos: uma análise discursiva do ORKUT
| ler resumo |
voltar ao topo
10:10 às 11:00 - PALESTRA 1
Auditório 111 - bloco F
Profª Dra Letícia M. Sicuro Corrêa
Perspectivas promissoras para o entendimento da língua como fenômeno cognitivo: aproximação Minimalismo/Psicolingüística
| ler resumo |
11:00 às 11:15 - coffee-break
11:15 às 12:30 - 2ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (SCC2)
SCC-2A - Salão Nobre - bloco F
CC3 - PCN e OCN: considerações sobre o ensino de E/LE
Coordenadora: Luciana Maria A. Freitas
Elda Firmo Braga
Uma reflexão sobre o papel da leitura no PCN de Língua Portuguesa
| ler resumo |
Dayala P. M. Vargens e Luciana Maria A. Freitas
Os PCN/LE: reflexões a partir de uma abordagem enunciativa
| ler resumo |
Dayala P. M. Vargens e Luciana Maria A. Freitas
Sentidos sobre a pluralidade cultural nos PCN
| ler resumo |
Viviane C. A. Lima
O exercício da cidadania nas aulas de E/LE: uma questão de semiotização
do ensino
| ler resumo |
SCC-2B - Auditório - bloco D
CC4 - Refletindo sobre a formação em Letras: contribuições da Análise do Discurso
Coordenador: Bruno Deusdará
Bruno Deusdará
Saberes e fazeres na formação acadêmica em Letras e na pesquisa enunciativa: análise da produção de sentidos do trabalho docente a partir da noção de etos
| ler resumo |
Viviane Tavares e Roberta de Freitas
Efeitos de sentido no discurso publicitário: contribuições da noção de gêneros do discurso à problemática da leitura
| ler resumo |
Alice Moraes Rego Souza, Fernanda O. Correa Lima e Marília Rezende Tapajóz
Práticas de leitura e discurso publicitário: contribuições à formação do aluno de Letras
| ler resumo |
Camila Souza Alves
Análise do Discurso e Direito Penal: o olhar de quem ensina
| ler resumo |
voltar ao topo
SCC-2C -RAV 112 - bloco F
CC5 - A construção de imagens de si: a noção de etos no discurso
Coordenador: Fabio Sampaio de Almeida
Fabio Sampaio Almeida
Role Playing Games: jogo, religião, seita? Imagens discursivas
| ler resumo |
Zilda A. Lourenço Santos
O discurso relatado na construção de sentidos da narrativa bíblica sobre o milagre da primeira multiplicação
| ler resumo |
Daniel S. Lopez Lago
Ciberetos: o etos pré-discursivo na interação mediada por computador
| ler resumo |
Raphaela D. Mokodsi
Documentos que prescrevem o trabalho de um franqueado: em busca de um etos pedagógico-empresarial
| ler resumo |
12:30 às 13:30 - ALMOÇO
13:30 às 14: 30 - 1ª SESSÃO DE PÔSTERES
SP-1 Auditório 111 - bloco F
P-01 - Vivian L. Moreira
Weblog, a inscrição da heterogeneidade do sujeito na rede
| ler resumo |
P-02 - Paula Azevedo Silva, Priscila Pires Gonçalves e Tatiana Oliveira Miguez
Aspectos morfológicos na aquisição da linguagem: o plural dos nomes aos 3, 5 e 7 anos
| ler resumo |
P-03 - Queila C. Martins e Claudia C. S. Nascimento
Análise quantitativa da produção de afásicos falantes do português brasileiro
| ler resumo |
P-04 - Clara Faria S. Pontes, Ingrid de Oliveira Matos e Igor de Oliveira Costa
FEITO PARA VOCÊ": análise da produção de sentido no discurso publicitário
| ler resumo |
P-05 - Cíntia Aguiar Lima, Andréa Cristina M. Motta
Linguagem e identidades nas canções de Gonzaguinha
| ler resumo |
P-06 - Vanessa Lacerda da Silva
Computador e ensino: algumas considerações sobre a leitura na tela
| ler resumo |
P-07 - Clara Villarinho e Renê Forster
Estudos lingüísticos das afasias e teoria lingüística: possíveis contribuições
| ler resumo |
P-08 - Valéria Santos
A Linguística de Corpus e a análise de textos
| ler resumo |
voltar ao topo
14:30 às 15:45 - 1ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS (SCI-1)
SCI-1A -Salão Nobre - bloco F
CI-01 - Victor Brandão Schultz
Os "reis da vaidade" e as mulheres: a construção discursiva dos gêneros
| ler resumo |
CI-02 - Thayse Figueira Guimarães
Construção de identidades em praticas contemporâneas de significação: problematizando a masculinidade em uma interação on-line
| ler resumo |
CI-03 - Douglas Roberto Knupp
Sangue "É dos metros que elas gostam mais": construção de identidades de gênero no discurso midiático"
| ler resumo |
CI-04 - Débora Maciel
Reorientação curricular: o afastamento entre teoria e prática
| ler resumo |
SCI-1B - Auditório - bloco D
CI-05 - Gabriel Cid e Garcia
A escrita fragmentária em Fernando Pessoa e António Mora
| ler resumo |
CI-06 - Marcel Alvaro de Amorim
Leituras e leitores de Shakespeare: adaptação de obras literárias para o cinema como prática de produção de sentidos
| ler resumo |
CI-07 - Juliana Pereira Lemos
Entre o real e o ficcional: percepção de leitores a crônicas
| ler resumo |
CI-08 - Camilla Canella M. Luzorio
A Lingüística de Corpus no estudo da gramaticalização das preposições complexas
| ler resumo |
15:45 às 16:15 - coffee-break
voltar ao topo
16:15 às 17:50 - MESA-REDONDA 1
Auditório 111 - bloco F
Linguagem e Cognição: Vários Aspectos
Coordenadora: Zinda Vasconcellos
Profª Dra Tânia Saliès
Processos sociocognitivos no exercício da Lingüística Aplicada
| ler resumo |
Profª Dra Cristina Vergnano Junger
Aspectos cognitivos da leitura
| ler resumo |
Profª Dra Zinda Vasconcellos
Novos olhares sobre a aquisição da linguagem: o que sugerem sobre a existência e/ou natureza de uma faculdade de linguagem
| ler resumo |
Prof. Dr. Ricardo Joseh Lima
O estudo das afasias e as fronteiras entre linguagem e cognição
| ler resumo |
voltar ao topo
SEXTA-FEIRA, DIA 6 DE JUNHO
8:45 às 10:00 - 3ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (SCC3 )
SCC-3A - Salão Nobre - bloco F
CC6 - O trabalho do professor: diferentes perspectivas
Coordenadora: Maria Cristinha Giorgi
Rosane Manfrinato
O trabalho de professores de E/LE junto a alunos deficientes visuais: uma busca pela inclusão
| ler resumo |
Fabiana da Cunha Ferreira
Trabalho do professor de LE no ensino médio: a escolha dos textos
| ler resumo |
Maria Cristina Giorgi
Professores de língua: o outro em um centro de educação tecnológica
| ler resumo |
Charlene Cidrini Ferreira
A construção do trabalho do professor por dicas na Internet: desafios e conclusões
| ler resumo |
SCC-3B - Auditório - bloco D
CC7 - A lingüística e a análise de texto
Coordenadora: Líllian Márcia Ferreira Divan
Líllian Márcia F. Divan
Posicionando-se e expondo pontos de vista através da prática discursiva de explicações
| ler resumo |
Márcia Ribeiro de Oliveira
O Globo X O Dia: análise léxico-gramatical de notícia a partir da Lingüística de Corpus
| ler resumo |
Maria Izabel de Andrade
Modalização em escrita de aprendiz
| ler resumo |
voltar ao topo
10:10 às 11:00 - PALESTRA 2
Auditório 111 - bloco F
Prfa. Dra. Branca Falabella Fabricio (UFRJ)
Persistências e rupturas na (re)construção do sentido de sexualidade na mídia
| ler resumo |
11:00 às 11:15 - coffee-break
11:15 às 12:30 - 2ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS (SCI-2)
SCI-2A -Salão Nobre - bloco F
CI-09 - Renata Gaspar Nascimento
"Dizendo não quando tem que dizer não, dizendo sim quando tem que dizer sim": análise discursiva do processo de construção de identidade em uma narrativa de resistência à luz da proposta de narrativização das estruturas sociais
| ler resumo |
CI-10 - Meichelle Souza Candido
Gritos da periferia urbana: Racionais MC´s e a "missão rap"
| ler resumo |
CI-11 - Natalia de Andrade Raymundo
"Novos olhares" uma visão alternativa dos discursos sobre identidades raciais
| ler resumo |
CI-12 - Elissandra Lourenço Perse
LICOM: uma análise discursiva do papel do bolsista e sua formação docente
| ler resumo |
voltar ao topo
SCI-2B - Auditório - bloco D
CI-13 - Maria Cecília N. Bevilaqua
O ensino de LE nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: reflexões sob o enfoque discursivo
| ler resumo |
CI-14 - Michelle Silva de Mattos
Efeitos da ansiedade de língua estrangeira sobre alunos iniciantes em cursos de idiomas durante a correção de erros orais
| ler resumo |
CI-15 - Fernanda Vieira da Rocha Silveira
A relação entre crenças e a ansiedade de língua estrangeira: um estudo de caso
| ler resumo |
CI-16 - Luciana Leitão da Silva
Investigando o processo de leitura na sala de aula de ILE: conceitos em xeque
| ler resumo |
12:30 13:30 ALMOÇO
13:30 14: 30 2ª SESSÃO DE PÔSTERES
SP-2 - Auditório 111 - bloco F
P-09 - Joyce Tuche e Marcos Roberto Nogueira
Modalização na escrita de aprendizes: o modal would
| ler resumo |
P-10 - Daiana Oliveira Faria
O discurso inscrito na/pela revista Caros Amigos
| ler resumo |
P-11 - Ana Carolina S. Pinto e Kelly Virgínia Martins
Eleições à Reitoria da UERJ 2008/2011: análise do discurso político em contexto acadêmico
| ler resumo |
P-12 - Monique S. Moura, Pedro Paulo R. Maimere e Michele Santiago da Silva
Análise do discurso no processo de padronização do relatório escolar
| ler resumo |
P-13 - Jorge Luiz Lourenço
O professor da disciplina Português e a Lei 10.639/2003: história(s) e desafio(s)
| ler resumo |
P-14 - Flávia O. T. da Silva, Paula Fernanda V. Rosa e Roberta Fraga de Mello
Polêmicas na mídia e a produção de sentido: contribuições dos estudos enunciativos
| ler resumo |
P-15 - Naira Almeida Velozo
Trabalhos de face na mediação familiar
| ler resumo |
P-16 - Andreza S. Bandeira, Luiza Lamotte, Stefânio Thomaz e Suzana Vieira
A Vale é nossa: práticas de linguagem e produção de sentidos sobre democracia
| ler resumo |
P-17 - Luciana S. Ferreira e Marcio Chrisostimo
Analisando a fala de professores de inglês `nativos' e `não-nativos' em um forum de discussão online
| ler resumo |
voltar ao topo
14:30 às 15:45 - 3ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS (SCI-3)
SCI-3A - Salão Nobre - bloco F
CI-17 - Milania Santos Gomez
A leitura em LE na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade de construção social
| ler resumo |
CI-18 - Augusta Avalle
A memória discursiva nos pronunciamentos de posse dos presidentes Evo Morales, Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva
| ler resumo |
CI-19 - Liana Biar
Processos de construção de identidade no discurso político e religioso:interpenetrações e ambigüidades
| ler resumo |
CI-20 - Jonathan Raphael Bertassi da Silva
O discurso textualizado nas legendas do jornal Brasil de Fato
| ler resumo |
SCI-3B - Auditório - bloco D
CI-21 - Luciana Martins Arruda
Do individual ao social: as categorias que emergem no discurso
| ler resumo |
CI-22 - Aline Fernandes Alves Dias
O sujeito pronominal na gramática italiana e o seu ensino para falantes do português brasileiro
| ler resumo |
CI-23 - Daniel Augustinis Silva
O vídeo game na sala de aula: novas perspectivas para professores que querem se manter atualizados
| ler resumo |
15:45 às 16:15 - coffee-break
16:15 às 17:50 - MESA REDONDA 2
Auditório 111 - bloco F
Diversidade de enfoques na abordagem das práticas discursivas
Coordenador: Décio Rocha
Profa. Dra. Gisele de Carvalho
Estudos em Análise Crítica do Discurso
| ler resumo |
Prof. Dr. Décio Rocha
Práticas discursivas: articulando texto e contexto
| ler resumo |
Prof. Dr. Paulo Cortes Gago
A perspectiva teórico-metodológica da Lingüística Interacional
| ler resumo |
Profa. Dra. Vera Lucia de Albuquerque Sant'Anna
Situando experiências em estudos da linguagem e do trabalho
| ler resumo |
voltar ao topo