Clique para abrir a página da UERJ

| INICIAL | HORÁRIOS E SALAS | PROGRAMAÇÃO | INSCRIÇÕES | RESUMOS | CONTATO |

 

SUMÁRIO

> SCC1-A
> SCC1-B
> SCC2-A
> SCC2-B
> SCC3-A
> SCC3-B

 

1ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (SCC1) – Dia 5/6, das 8:45 às 10:00


SCC1-A

CC1 - Um análise discursiva sobre o trabalho do professor
Coordenadora : Jane Cleide S . de Sousa

 

Michelle P . B . Tavares

Textos prescritivos para o trabalho docente: uma análise lingüístico-discursiva

Este trabalho situa-se entre os estudos centrados na investigação sobre questões de linguagem e o mundo do trabalho. Considerando as variadas possibilidades de abordagem deste tema, privilegio as considerações sobre o trabalho do professor, em específico, os discursos produzidos acerca do “agir prescrito” empreendidos na atividade de trabalho docente, isto é, discursos prescritivos. A esse respeito, Amigues (2003) observa que essa questão encontra-se geralmente ausente das pesquisas sobre o ensino ou sobre o funcionamento do professor, como se as prescrições não influíssem na ação de ensinar apesar delas determinarem sua realização.

Em meio a este contexto, o meu interesse recai sobre dois documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor de espanhol como língua estrangeira (E/LE) do ensino básico do Município do Rio de Janeiro. Eles apresentam propriedades enunciativas, tais como: são produzidos por especialistas em um dado campo, mencionam um destinatário (ou agente das ações prescritas) papel este que pode ser ocupado por cada leitor – usuário e são regidos por um contrato implícito de verdade e promessa de sucesso que será confirmado caso o destinatário atue conforme todas as recomendações que lhe são indicadas. Portanto, nesta investigação, que se encontra em fase inicial, o “resgate” dos textos oficiais que orientam o trabalho do professor, tentará proporcionar através de uma análise compreender o funcionamento do gênero a partir de seu contexto de produção e de suas características como sua estrutura composicional, temática e estilo.

Como embasamento teórico para o presente projeto, destaco, do ponto de vista dos estudos da linguagem, as contribuições acerca das noções de gênero do discurso e dialogismo de (BAKHTIN 2000), heterogeneidade discursiva sob a perspectiva da Análise do Discurso de base enunciativa e considerações acerca do gênero texto prescrito (DANIELLOU, 2002).


 

Raabe Alves

Uma análise lingüístico-discursiva dos documentos que prescrevem o trabalho do professor de ensino técnico

Esta pesquisa situa-se no âmbito das pesquisas voltadas para as articulações entre linguagem e o mundo do trabalho. Considerando as diferentes possibilidades de abordagens para a relação linguagem/ trabalho, privilegiamos a investigação dos discursos produzidos sobre o trabalho, em específico, aqueles produzidos acerca dos saberes e competências que “devem ser” empreendidos na atividade de trabalho, isto é, discursos prescritivos. Dessa maneira, este trabalho reúne a análise dos documentos que prescrevem o trabalho do professor do ensino técnico do Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar, nesses discursos, saberes relacionados ao exercício profissional nesse segmento. Buscamos, assim, refletir com prioridade sobre o ensino de espanhol para esse público específico, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre processos de formação e prática docente de espanhol nas escolas técnicas. Temos como marco teórico os estudos da linguagem, a partir da perspectiva enunciativa, com ênfase nos conceitos de dialogismo e gêneros do discurso (BAKHTIN, 1979)
e de polifonia (DUCROT,1987).  Numa das primeiras análises dos enunciados, buscamos identificar necessidades e problemas relacionados a esse processo de ensino.


 

Katharina Kelecom

O trabalho do professor na construção de material didático para a Internet: uma abordagem discursiva

O fascínio pelas novidades tecnológicas tem produzido inúmeras afirmações entusiastas a respeito da eficácia do uso das novas tecnologias - especificamente do computador e da Internet - como ferramentas úteis ao processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira em ambiente institucional. Tal tema, bastante difundido, porém pouco problematizado abre espaço para o debate a respeito de que tipo de trabalho diferenciado deve realizar o docente envolvido no processo de construção do material didático para ser publicado on-line .

Em 2005, após uma série de reuniões de planejamento, docentes de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro implementaram um programa de apoio à aprendizagem de língua francesa assistido por computador. Com o objetivo de resgatar as condições de produção que possibilitaram a idealização desse programa, analisaremos, à luz das noções de gênero, etos e cenografia, definidas por Maingueneau (2001), dois documentos que prescreveram o trabalho dos docentes engajados nessa empreitada. Observações preliminares apontam para a recorrência de certas marcas discursivas que, além de demonstrarem a complexidade das relações existentes entre o projeto idealizado, os sujeitos que o executaram e o produto final de seu trabalho, tendem ao apagamento do sujeito realizador das tarefas planejadas: o professor.


 

Jane Cleide S . de Sousa

Valores construídos na atividade de trabalho do professor

O presente projeto integra a vertente de pesquisas voltadas para as articulações entre linguagem e o mundo do trabalho. Tendo em vista a diversidade de possíveis abordagens para a relação linguagem/ trabalho, privilegiamos a investigação dos discursos produzidos pelo trabalhador acerca de seu trabalho e de sua experiência construída no dia-a-dia. (Faita: 2002). Pretendemos entender como se constroem discursivamente saberes que escapam à prescrição profissional da atividade de professor, mas são imprescindíveis ao trabalho eficaz deste profissional em escolas públicas de Educação de Jovens e Adultos.

O professor que atua em instituição pública sofre, em nosso país, uma fase de grande desvalorização e baixa auto-estima profissional. Tal profissional vê-se, diariamente, tendo que ressignificar sua atividade para obter algum êxito em seu desempenho. O saber que se constrói dessa ação não está descrito em manuais ou regimentos internos ou mesmo configura disciplina dos cursos de formação, ele transita o campo dos discursos sobre a atividade profissional e circula verbalmente de um professor a outro, principalmente dos professores mais experientes aos novatos, daí nosso interesse pelo tal processo. Por meio da metodologia “entrevista” recolheremos discursos dos professores sobre seu trabalho. Para entender a atividade de trabalho em si, nos basearemos, em princípio, nos estudos Ergológicos (Schwartz, 1997) que analisam o trabalho a partir da atividade concreta do profissional que trabalha e através dos estudos de Bakhtin (2000) e Maingueneau (2005), tentaremos recuperar elementos capazes de apontar traços de identidade que participem na construção discursiva da experiência do professor e entender sob que categorias semânticas estes saberes são transferidos aos professores novatos. A Análise do Discurso de base enunciativo-discursiva embasará o trabalho, com prioridade para o estudo da subjetividade, construção do ethos e da heterogeneidade enunciativa.

voltar ao topo

 

SCC1-B

CC2 - O etos em quatro gêneros: blogues pessoais, canções de Funk e Rap, classificados de imóveis e ORKUT
Coordenadora : Renata Guimarães Palmeira

 

Elir Ferrari

Estilo, etos e blogue: o falar de si num gênero discursivo digital

A internet traz consigo uma gama de novas produções textuais e, no bojo de sua evolução, muitos gêneros discursivos surgem, novos meios de expressão se solidificam. Entretanto, há ainda uma lacuna nos estudos dos gêneros digitais. Estabeleceram-se as características do blog [blogue] como um gênero (MARCUSCHI, 2004; KOMESU, 2005), mas problemas surgem com essa caracterização, uma vez que ele é um instrumento “multigenérico” e meio de expressão do estilo do enunciador-sujeito. Pretende-se investigar, neste estudo, como o enunciador se movimenta através de um estilo por ele criado e como esse estilo se comporta dentro do blogue - um gênero dialógico por excelência. A análise dos blogues segue os conceitos bakhtinianos de gênero discursivo e dialogismo (BAKHTIN, 2000, 2006); porém, o inventário das cenografias e dos etos (MAINGUENEAU, 1997) é necessário para delimitarmos o espaço por onde esse enunciador-sujeito se move. Limitamos o corpus a blogues pessoais, não-institucionais, por julgarmos que estes expressam o ideal do enunciador, e não da instituição. A partir dos resultados será possível verificar a hipótese de que a escolha de um estilo em blogues pessoais é determinante: a) para o estabelecimento das características desse gênero discursivo propriamente dito; b) na projeção do etos do enunciador; e c) na inscrição do enunciador do blogue em um grupo identitário. 


 

Raphael de M . Trajano

“A voz dos excluídos está no ar”: para um olhar sobre os discursos marginais dos guetos fluminenses

Há um extrato gigantesco da população que se encontra à margem do desfrute da cidadania, tendo a voz imprensada pelas barreiras do descaso e da intolerância. A ideologia que atravessa seus berros , suas visões de mundo e demonstrações de insatisfação estigmatiza-se por entrar em situação de polêmica com a ideologia dominante.Visa-se, nesta abordagem, à emergência dos discursos de protesto das periferias fluminenses, enquanto objetos de análise. Pretende-se desentranhar essas vozes e considerar suas peripécias no interior do seu lugar social de produção. Para isso, serão analisadas letras de Funk e Rap, tendo em vista que esses movimentos funcionam como aportes para a divulgação dos gritos dos excluídos, servindo de moldura para os esforços produzidos na solicitação dos seus direitos. Far-se-á uma análise do ethos (Maingueneau, 2001) configurado pelos enunciadores dessas canções, com o intuito de se investigar a imagem de si produzida nos discursos proferidos à própria periferia (de excluído para excluído), e a imagem configurada em discursos que têm uma classe dominante, ou autoridades governamentais como coenunciadores. Levar-se-á em conta, outrossim, a existência de um ethos nas próprias músicas produzidas na periferia. Almeja-se discutir o fato de tal imagem adquirir status positivo ao ter como representante um integrante de classe socialmente privilegiada, o que demonstra que o que é enunciado adquire validade ou não, a partir da qualidade atribuída ao intérprete (sujeito empírico) da canção.


 

Renata G . Palmeira

O conceito de etos e o gênero descritivo-argumentativo dos classificados de imóveis

Os anúncios classificados em jornais continuam sendo, apesar do advento e conseqüente popularização da Internet, um veículo bastante utilizado para compra, venda e troca de diversos produtos, havendo uma grande quantidade de anúncios de imóveis. Conforme já discutido em trabalho anterior (PALMEIRA, 2007), nesse gênero (BAKHTIN, 1979) dos classificados de imóveis supõem-se uma enorme distância entre o imóvel descrito e o imóvel real, e isto se dá pela argumentação usada para convencer os compradores em potencial das vantagens do produto oferecido. Foi observado ainda que, nesses classificados, quando não se quer dizer algo se faz uso de afirmações que levam a perceber a negação que não se deseja explicitar. Conseqüentemente pode-se supor que quanto maior for o afastamento entre o descrito nesses anúncios e o real, mais desfavorável e desacreditada será a imagem que o leitor / comprador (co-enunciador) fará do enunciador. Essa imagem pode ser traduzida como o etos do enunciador. Cada anúncio, através de seu discurso, constrói uma imagem (etos discursivo), assim como, antes mesmo de abrir o jornal e ler o primeiro anúncio, o leitor constrói a imagem (etos prévio) do que vai ler, talvez por estar atrelado a um gênero de discurso e isso “induz expectativas em matéria de etos” (MAINGUENEAU, 2005). Através da análise de anúncios classificados para compra e venda de apartamentos, coletados em um jornal de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro, este trabalho visa discutir os conceitos de etos prévio e etos discursivo nesses anúncios, além de buscar identificar o “proprietário” do etos (aquele que tem sua imagem desfavorável e desacreditada), se é o próprio anúncio, o anunciante, a imobiliária, o proprietário ou o próprio imóvel.


 

Verônica A . O . Aquino

A invasão do etos nos discursos midiáticos: uma análise discursiva do ORKUT

A noção de Ethos provém da retórica, deslocando-se na pragmática e na análise do discurso. O ethos representa o estilo que o orador deve usar para captar a atenção e ganhar a confiança de seu auditório. Desta forma, abordamos a noção de Ethos vinculando-a a questão do perfil, como um dos principais constituintes do site. No ORKUT, o orador dá uma representação de sua pessoa através da competência lingüística, do conhecimento de mundo e da própria apresentação pessoal. Assim, ocorre um estreitamento entre os limites da esfera privada e os da esfera pública. Tal fenômeno é impulsionado pela necessidade do ser humano se tornar um ser social, se auto-afirmar e provar para o outro suas capacidades e posses. Barthes marca essa característica: “São os traços do ethos que o orador deve mostrar ao auditório para causar uma boa impressão”.(BARTHES, 1966, p.212 - apud MAINGUENAU, 1999, p.77). Desta forma, abordamos o modo que os oradores produzem sua imagem, como constroem valores sociais e éticos ligados a valores humanos. Abordamos também a busca incessante pela confiança de seu auditório e o desejo de se mostrar sempre simpático, expressado através de recados e depoimentos, enviados a pessoas de pouco convívio; que expressam afetos profundos. A conclusão que chegamos foi: A mudança do Ethos: no ORKUT a imagem deve responder às necessidades de seu auditório, o que justifica a constante mudança de perfil; A auto-afirmação do Ethos : os usuários buscam apoiar seus discursos através de imagens (fotografias), contradizendo o que dizia Aristóteles “o ethos constitui-se na mais importante das provas”; A compartilha do Ethos : não ocorre ética em relação à descrição do Ethos, ou seja, no mesmo site de relacionamento pode existir pessoas diferentes que compartilham o mesmo perfil.


 

voltar ao topo

 

2ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (SCC2) – Dia 5/6, das 11:15 às 12:30


SCC2-A

CC3 PCN e OCN: considerações sobre o ensino de E/LE
Coordenadora : Luciana Maria A . Freitas

 

Elda Firmo Braga

Uma reflexão sobre o papel da leitura no PCN de Língua Portuguesa

Esta apresentação tem como proposta refletir, a partir do PCN de LE (MEC,1998), sobre a importância do trabalho com Leitura no ensino de Língua Espanhola. Para tanto, pensaremos sobre as seguintes questões: Por que referido Documento prioriza a leitura em relação às demais habilidades? Levando em conta a proposta de promover o exercício da cidadania por parte dos alunos, idéia esta recorrente em todos os PCN, como o trabalho com Leitura pode contribuir neste sentido? Que elementos devemos levar em conta no momento de preparar uma aula de Leitura? E, por último, apresentaremos um exemplo de atividade de compreensão leitora.


 

 

Dayala P . M . Vargens
Luciana Maria A . Freitas

Os PCN/LE: reflexões a partir de uma abordagem enunciativa

O presente trabalho visa a apresentar reflexões a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (MEC/SEF, 1998) a partir de uma abordagem enunciativa. Considerando que, nessa perspectiva, todo enunciado está ancorado a uma situação de enunciação, um EU-VOCÊ-AQUI-AGORA, apresentaremos, primeiramente, um breve histórico acerca da construção do documento. Em seguida, passaremos às reflexões sobre suas propostas à luz do enfoque teórico mencionado, especialmente no que diz respeito à questão da compreensão leitora e do conceito bakhtiniano de gêneros do discurso.


 

Dayala P . M . Vargens
Luciana Maria A . Freitas

Sentidos sobre a pluralidade cultural nos PCN

O objetivo desta comunicação é apresentar os resultados de nossa análise sobre os sentidos atribuídos à Pluralidade Cultural no volume dedicado a esse Tema Transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL/SEF,1998). Como marco teórico, lançamos mão do aporte da concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003; 2004) e da Análise do Discurso de base enunciativa (AUTHIER- REVUZ, 1982; 1998; MAINGUENEAU, 1997; 2002). Para analisar os discursos e os sentidos que constroem o tema da Pluralidade Cultural nos PCN, utilizamos o conceito de heterogeneidade discursiva operacionalizado por Authier-Revuz (1982; 1998). Dentre os diferentes tipos de manifestações da heterogeneidade mostrada, voltamo-nos para o uso da modalização autonímica, mais especificamente do uso das aspas, marca que reflete a diversidade de vozes que constituem os enunciados e importante categoria de análise para os estudos enunciativos. O estudo levou à conclusão de que no volume Pluralidade Cultural dos PCN não há qualquer tipo de menção à ambigüidade cultural e às relações historicamente construídas entre grupos e indivíduos.


 

Viviane C . A . Lima

O exercício da cidadania nas aulas de E/LE: uma questão de semiotização do ensino

As considerações dos PCN+(2002) assinalam que as funções das áreas de conhecimento no Ensino Médio são: possibilitar a democratização sócio-cultural; preparar os alunos para a vida; qualificá-los em termos de cidadania; e fundamentar a sua autonomia na continuidade dos estudos ou no trabalho. Em conformidade com os PCN+( idem ) , as OCN(2006) apresentam-se como um material que permite ao professor refletir sobre sua práxis pedagógica em prol de um ensino de qualidade. Valendo-nos dos dois documentos mencionados, pretendemos mostrar como a cidadania pode, efetivamente, fazer parte das aulas de E/LE e como nosso trabalho pode oferecer aos educandos uma aprendizagem que lhes faça sentido e que lhes faculte produzir sentidos. Cremos na contribuição da semiotização dos conteúdos e das atividades a serem desenvolvidas nesse processo, pois um ensino funcional propicia a formação de cidadãos conscientes, capacitados lingüística e culturalmente; objetivo claramente ambicionado no contexto educacional brasileiro.


voltar ao topo

 

SCC2-B

CC4 - Refletindo sobre a formação em Letras: contribuições da Análise do Discurso
Coordenador : Bruno Deusdará

 

Bruno Deusdará

Saberes e fazeres na formação acadêmica em Letras e na pesquisa enunciativa: análise da produção de sentidos do trabalho docente a partir da noção de etos

 Nesta apresentação, elegemos como foco de nossas reflexões a discussão acerca da constituição de saberes e fazeres do profissional da área de Letras, articulando formação acadêmica e prática profissional docente na Educação Básica. Consideramos que no espaço escolar o professor é convocado ao trabalho, extrapolando o contato com os alunos em sala de aula, estendendo-se, em momentos variados, a conversas, comentários, reclamações, reivindicações, combinados, propostas, em espaços diversos como corredores, pátio, refeitório, sala de professores. Diante dessa diversidade de práticas discursivas e não discursivas, é possível questionar de que modo os enunciadores que sustentam os textos que circulam no cotidiano escolar se autorizam a falar aos docentes em situação de trabalho, bem como discutir a constituição de saberes e práticas que emergem dessas interlocuções.

 Como quadro teórico, temos privilegiado proposta de uma Análise do Discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2001), segundo a qual o ato de tomar a palavra pressupõe certas condições de possibilidade de emergência de um discurso que vão sendo legitimadas pela própria enunciação. Analisaremos os textos provenientes de nossa pesquisa de campo em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, pondo o foco sobre as polêmicas que se produzem a partir da interlocução com os profissionais que se atualizam no cruzamento de cenas administrativa, religiosa e política. Discutiremos também a constituição de traços que colaboram na construção de um etos em movimento, que emerge do confronto dessas cenas.

 Dessa forma, atingiríamos a um duplo objetivo: de um lado, discutindo as imagens de docente produzidas e os saberes que emergem nessas interações como pressupostos, de outro, analisar as contribuições do referencial teórico de uma abordagem discursiva, sobretudo à problemática dos diversos aspectos que compõem as práticas de leitura.


 

Viviane Tavares
Roberta de Freitas

Efeitos de sentido no discurso publicitário: contribuições da noção de gêneros do discurso à problemática da leitura

Nesta comunicação, apresentamos algumas possíveis contribuições de uma perspectiva discursiva à formação nos cursos de Letras. Enfatizamos uma abordagem dos gêneros do discurso tal como propõe Bakhtin (2000) e sua sistematização através dos critérios elaborados por Maingueneau (2001). Mobilizamos ainda a noção de prática discursiva (Maingueneau, 1997), segundo a qual associam-se, simultaneamente, produção de texto e produção de uma comunidade de sustentação desses textos. A partir desse referencial, analisamos o funcionamento discursivo em textos publicitários, com o intuito de evidenciar pistas que colaboram na sustentação das diversas possibilidades de leitura oferecidas pelos textos em análise. Como córpus, selecionamos a propaganda do purificador de água da Brastemp, que circulou na Revista O Globo, de 4 de fevereiro de 2007. Os textos presentes no referido periódico dialogam com a temática que se insere no contexto da problemática ambiental atual, que engloba questões como o aquecimento global, a poluição e, conseqüentemente, a preocupação com a qualidade de vida. A escolha do gênero propaganda se deu por causa do interesse do grupo na maneira persuasiva como a linguagem é usada neste gênero. O discurso da propaganda enfatiza as qualidades de um produto, com projeto de venda e ainda inscreve um lugar para o receptor/consumidor. Desse modo, temos investido em um caminho que nos permita discutir de que modo a multiplicidade de leituras se sustenta, considerando as coerções do gênero propaganda e os atravessamentos do interdiscurso. Tais discussões mostram-se fundamentais não apenas no cotidiano de formação do aluno de Letras, mas também em sua prática profissional posterior.


 

Alice Moraes Rego Souza
Fernanda O . Correa Lima
Marília Rezende Tapajóz

Práticas de leitura e discurso publicitário: contribuições à formação do aluno de Letras

Nesta comunicação, problematizaremos a questão relativa às práticas de leitura, centrando nossas discussões na contribuição dos estudos do discurso à formação do aluno de Letras. Considerando que a leitura não se restringe a um processo de decodificação de significados lingüísticos, em sentido estrito, buscamos aqui explicitar a relevância de algumas pistas que se materializam no enunciado e apontam para a inscrição de um co-enunciador, de coordenadas de espaço e tempo, de uma finalidade reconhecida, marcas importantes para apreensão dos modos de funcionamento discursivo dos textos. Como corpus de análise selecionamos o outdoor de campanha de prevenção de DST / AIDS, promovida pelo Ministério da Saúde, no período do pré-carnaval, em 2006, na cidade de Aracaju/SE. O interesse por esse material se justifica devido à possibilidade de, a partir de um texto curto, desenvolver uma análise que aponte para a insuficiência da dicotomia clássica entre lingüístico e extralingüístico, sustentando a idéia de que a leitura mobiliza saberes de diferentes ordens: lingüístico, históricos, enciclopédicos, genéricos (Maingueneau, 2001). Identificamos assim como referencial teórico para esta análise as reflexões de Rocha (2006), acerca da metáfora da circulação de sentido, as de Maingueneau (2005), abrangendo a discussão em torno das competências mobilizadas nas práticas de linguagem e, ainda, as de Bakhtin (2000), a respeito da problemática do dialogismo. Nossas análises têm permitido perceber a importância da articulação de elementos de naturezas diferentes, apontando para a impossibilidade de sustentar fronteiras rígidas entre o lingüístico e seu entorno. Dessa forma, nossa contribuição à formação em Letras residiria em nos somar àqueles que pretendem evidenciar uma dimensão social própria às práticas de linguagem, bem como os saberes que sustentam tal ponto de vista.


 

Camila Souza Alves

Análise do Discurso e Direito Penal: o olhar de quem ensina

O trabalho desenvolvido tem como proposta a leitura dos manuais de direito penal sob os fundamentos da análise do discurso, perguntando: o discurso repressivo desses manuais está se tornando um meio de teorização de um movimento político pela punição mais rigorosa? Se sim, podemos afirmar que, pelo menos no nível do simbólico, há uma tendência de confrontamento do princípio da legalidade penal com o desejo de padronização típico da sociedade disciplinar? A busca por uma resposta tem nos levado a retomar os conceitos de interdiscurso, de formação discursiva, de cena da enunciação e de etos. O objetivo, nesta apresentação, é discutir a contribuição que esse estudo interdisciplinar traz aos estudantes do curso de letras. Destaca-se a conclusão de que há, no ensinamento, uma tomada de posição imperativa. No caso em análise, os manuais de direito penal podem ser vistos como capítulos de uma aula (cena da enunciação), nas quais o doutrinador ensina ao aluno de graduação de Direito como devem ser lidos os dispositivos que trazem a lei penal. O olhar daquele que ensina a interpretação dos tipos penais pode se colocar sob diversos ângulos, baseado em diferentes teorias penalistas. O professor opta por certa perspectiva, ensinando de uma determinada forma e não de outra igualmente possível. Essas escolhas demonstram seu posicionamento diante do objeto de estudo, consistindo esse ponto de vista no conteúdo ensinado. A peculiaridade da pesquisa ora empreendida é que, no corpus de análise, evidencia-se a transmissão de uma escolha teórica apagada, percebida somente no não-dito, mas que produz efeitos no aprendizado do estudante de direito. O estudante de letras, tradicionalmente futuro professor, pode ter despertada sua atenção para a atividade social que exerce, compreendendo que ensinar é se posicionar.


voltar ao topo

 

SCC2-C

CC5 A construção de imagens de si: a noção de etos no discurso
Coordenador : Fabio Sampaio de Almeida

 

Fabio Sampaio Almeida

Role Playing Games : jogo, religião, seita? Imagens discursivas

Este trabalho se propõe a discutir os processos de configuração de imagens discursivas dos jogos de interpretação de papéis ficcionais, conhecidos como Role playing Games (RPGs), em textos da revista Dragão Brasil , publicação especializada no jogo. O discurso do jogo é tomado em sua relação de embate polêmico com discursos religiosos. Este estudo busca especificamente definir um dado etos ao locutor da formação discursiva RPGística através da operacionalização do conceito de negação polêmica, formulado por Ducrot (1987), e a identificação possibilitada por tal noção de pontos de vista afirmativos subjacentes aos enunciados da revista. A seleção do córpus considerou a relevância da revista para a comunidade RPGística, por ser a mais antiga publicação brasileira especializada no tema com circulação em todo o território nacional. Tomamos como base teórica os preceitos advindos da Análise do discurso de cunho enunciativo (Maingueneau 1997; 2002; 2005) e a questão da polifonia (Bakhtin, 2000 / Ducrot, 1987). A análise de tais pontos de vista tem nos permitido identificar uma imagem de RPG associada a práticas religiosas, principalmente às associadas ao paganismo e as seitas. Segundo Maingueneau (2005), todo discurso já nasce em relação com outros discursos, ou seja, o interdiscurso é característica fundamental da gênese dos discursos. Podemos então afirmar que o discurso do RPG é atravessado / constituído pelo discurso religioso e configura com ele uma relação de oposição assimétrica.   


 

Zilda A . Lourenço Santos

O discurso relatado na construção de sentidos da narrativa bíblica sobre o milagre da primeira multiplicação

Neste trabalho , o foco de atenção está direcionado para identificação do modo como o discurso relatado é usado na narrativa bíblica dos evangelhos sobre o milagre da primeira multiplicação . De acordo com a cenografia construída no primeiro capítulo de cada evangelho e validada nesta narrativa , observamos a posição discursiva do ethos na cena enunciativa e como o recurso da citação contribui para a discursividade e construção de sentidos . Nesse sentido , o discurso relatado é uma marca lingüístico-discursiva que , pela introdução e forma de citação da voz do outro , contribui para viabilizar a identificação do ethos discursivo na origem da enunciação .  O ponto de apoio para esta pesquisa está fundamentado nos estudos da Análise do Discurso de base enunciativa, na perspectiva  de concepções teóricas de Maingueneau.


 

Daniel S . Lopez Lago

Ciberetos: o etos pré-discursivo na interação mediada por computador

O sucesso conseguido pela Internet , desde sua origem , está calcado, entre outros fatores , em seu poder de criar novas formas de simulação e virtualização, através de redes e hipertextos que produzem maneiras diversas de interatividade e geram novas tecnologias aplicadas à comunicação . A experiência virtual viabilizada pela Internet evidencia que os dispositivos tecnológicos não constituem apenas ferramentas , próteses ou extensões para os sentidos . Eles modulam nossas capacidades físicas e cognitivas, reconfigurando as fronteiras e os modos de interação entre homens e máquinas . Por fornecer maneiras antes impensáveis de interação com o ambiente , a Internet redimensiona não somente a espacialidade física , mas a do pensamento , do corpo e da própria noção de espaço enquanto locus da de ação humana . Assim , esta pesquisa visa a explorar o modus operandi do etos pré-discursivo no ambiente virtual , ou seja, criar um modelo que explique de que maneira o etos pré-discursivo é gerado, acumulado e retomado pelo locutor em uma interação medida por computador . A pesquisa se insere na linha da Análise de Discurso , mais especificamente sobre a obra de Dominique Maingueneau. Oferecemos uma definição do que seria o etos pré-discursivo, a partir da idéia de discurso e do que seria o “pré-discurso”, chegando a propor o princípio do " Primado do Pré-Discurso". Apresentamos nosso modelo do etos que se chama " Magnificação Trófica", em referência a um fenômeno da biologia em que uma determinada substância vai sendo acumulada em um organismo vivo através das diversas cadeias alimentares , em comparação à acumulação daquilo que chamamos de " índices descritivos" ( que comporiam o etos de um locutor ) através das sucessivas enunciações . Conclui-se que o modo de operação do etos pode ser explicado através do nosso modelo da “ Magnificação Trófica”, que alia a idéia de Maingueneau quanto aos nomes próprios ao conceito de “ descrição definida ” de John Searle.


 

Raphaela D . Mokodsi

Documentos que prescrevem o trabalho de um franqueado: em busca de um etos pedagógico-empresarial

As formas de gerenciamento de uma franquia de educação se mostram complexas e variáveis, levando-se em consideração os fatores administrativos e pedagógicos. O objetivo deste estudo é identificar, a partir de um olhar discursivo, a construção do ethos de um empresário franqueado quanto ao seu relacionamento com a empresa franqueadora e a posterior construção do seu relacionamento com seus colaboradores. Desenvolver-se-á uma análise investigativa sobre o papel desempenhado por empresários franqueados em instituições relacionadas à educação, através da análise de manuais oferecidos pelas franquias. Esta pesquisa desenvolve-se em torno do foco “linguagem e trabalho”, tendo como base teórica principal, os estudos de Yves Schwartz, no que tange aos conceitos acerca do mundo do trabalho e de Dominique Maingueneau, no que se refere a noção de ethos. Nortearão os estudos, as seguintes perguntas: Qual é o papel definido para o empresário franqueado? Como suas funções se expressam através de manuais fornecidos pelo franqueador? Que requisitos pedagógicos precisa possuir? Como os manuais apresentam e resolvem essa questão? Assim sendo, através da investigação destes questionamentos, temos como princípio básico apresentar reflexões sobre o tema proposto.


voltar ao topo

 

3ª SESSÃO DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (SCC3) – Dia 6/6, das 8:45 às 10:00


SCC3-A

CC6 O trabalho do professor: diferentes perspectivas
Coordenadora : Maria Cristinha Giorgi

 

Rosane Manfrinato

O trabalho de professores de E/LE junto a alunos deficientes visuais: uma busca pela inclusão

Este trabalho tem como objetivo apresentar o modo pelo qual professores de E/LE vêm construindo meios de - a partir de sua atividade de trabalho com alunos portadores de deficiência visual - aplicar a política educacional inclusiva, uma vez que se  identifica uma ausência de documentos que possam nortear sua prática junto a tal público discente. Nosso corpus é constituído pela fala de docentes de E/LE sobre sua atividade de trabalho com alunos deficientes visuais e foi obtido através da aplicação  da Instrução ao Sósia, procedimento de coleta de dados que visa fazer com que um sujeito fale sobre sua experiência de trabalho (Oddone, 1982).    Com relação à linguagem, seguimos as propostas da Análise do Discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2001) e as noções de gênero de discurso e de polifonia (Bakhitin, 1986). No que se refere a uma melhor compreensão do trabalho do professor, valemo-nos de conceitos advindos das Ciências do Trabalho (Danielou, 2002; Noroudine, 2002; Souza-e-Silva, 2002; Amigues, 2004; Schwartz, 2004; Telles & Alvarez, 2004). O acesso a saberes oriundos da prática docente voltada para o ensino/aprendizagem  de discentes portadores de deficiência visual nos permite discutir sobre o trabalho do professor, a necessidade de valorização de sua experiência e a educação inclusiva.


 

 

Fabiana da Cunha Ferreira

Trabalho do professor de LE no ensino médio: a escolha dos textos

Com a publicação das Orientações Curriculares retoma-se a discussão sobre a função educacional do ensino de Línguas Estrangeiras no Ensino Médio. Expande-se o direcionamento anterior, quando passam a ser priorizadas as habilidades de leitura, prática escrita e comunicação oral contextualizadas, visando à construção da identidade de nossos alunos. Ressalta-se, pois, a relevância da noção de cidadania e sua discussão no ensino de LE, entendendo como cidadania – conceito amplo e heterogêneo – a compreensão sobre a que posição se ocupa na sociedade e o porquê. Dentro desse contexto, o ensino voltado para a leitura implica um perfil de professor/formador/pesquisador – e não um mero transmissor de conceitos –, preocupado com a sua formação e a de seus alunos e responsável por trazer para a sua prática docente propostas que venham possibilitar a formação discente. Acreditamos que, para a implementação desse processo de conscientização, a escolha de temas e textos a serem trabalhados em sala se faz fundamental. Nosso trabalho, com base em uma visão dialógica de linguagem (Bakhtin, 1929, 1979), tem como objetivo refletir sobre como a escolha dos textos a serem trabalhados com os alunos do Ensino Médio possibilita a implementação da proposta das Orientações Curriculares e como essa escolha reflete o trabalho do professor (Amigues, 2004).


 

Maria Cristina Giorgi

Professores de língua: o outro em um centro de educação tecnológica

Atualmente, o fenômeno tecnologia e seus objetos em toda sua complexidade fazem parte de nosso dia-a-dia e, conforme Ciavatta (2006), afetam, queiramos ou não, nossa capacidade de conhecer e de atuar na vida social. Segundo a autora são valorizados cada vez mais os saberes pragmáticos, que visam a atender os detentores dos meios de produção. Dentro deste contexto, como profissionais da área da linguagem do CEFET-RJ – instituição que explicitamente valoriza saberes relacionados à tecnologia, à indústria, materializados em setores de metalmecânica, petroquímica, energia elétrica, eletrônica, telecomunicações, informática e outros que, segundo o próprio centro, configuram “a produção de bens e serviços no país” –, propomos uma reflexão acerca da inserção do professor de línguas dentro desse universo. Para tal, nosso quadro teórico procura atender a especificidades de propostas que relacionam a linguagem e o trabalho docente, sendo a linguagem aqui compreendida como agir discursivo no mundo que nos situa. Destacamos a perspectiva dialógica (Bakhtin 1929, 1979) a Análise do discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2002) e, para melhor entender como se estabelecem as relações de saber-poder dentro do contexto de nossa investigação, recorremos a Foucault (1987, 1996). Acreditamos que os futuros resultados deste trabalho nos permitirão (a) melhor compreender como se constituem os saberes relativos ao ensino de línguas em um centro tecnológico, e (b) apontar possibilidades de investigações que privilegiem outros saberes que não os da área tecnológica.


 

Charlene Cidrini Ferreira

A construção do trabalho do professor por dicas na Internet: desafios e conclusões

Esta apresentação tem como propósito discutir os desafios e as conclusões do estudo que desenvolvi no Mestrado em Lingüística da UERJ. Durante dois anos, tenho apresentado, neste evento, o andamento da minha pesquisa que teve como objetivo identificar imagens construídas por dicas oferecidas num site da Internet no que diz respeito ao trabalho do professor. A observação das dicas, por buscarem orientar, em nosso caso, a prática docente, nos possibilitou chegar ao que o site que selecionamos - Profissão Mestre - considera como trabalho deste profissional. As análises, que tiveram como base teórica os estudos do trabalho desenvolvidos por Schwartz (1997) e Daniellou (2002) e a perspectiva discursiva (Maingueneau, 1989, 2001), apontaram a construção de imagens do trabalho do professor que correspondem a: um espaço da troca com os alunos, da insegurança, da criatividade e da formação dispensável. O último espaço demonstra que, segundo o site, a defesa de teses, freqüência em cursos, anos de experiência... não precisam fazer parte do trabalho do professor. Para nós que estamos inseridos no meio acadêmico, em que há uma valorização do aprofundamento na formação, a construção dessa imagem nos chamou atenção. Assim, este estudo também mostrou que a postura do professor diante da grande oferta de dicas que lhe são oferecidas na rede deve ser crítica, principalmente quando o site não é oficialmente assinado pelos órgãos que regem o seu trabalho.


voltar ao topo

 

SCC3-B

CC7 A lingüística e a análise de texto
Coordenadora : Líllian Márcia Ferreira Divan

 

Líllian Márcia F . Divan

Posicionando-se e expondo pontos de vista através da prática discursiva de explicações

Ancorados nos conceitos de duas linhas de pesquisa, a Sociolingüística Interacional e a Análise da Conversa, de base etnometodológica, nos propomos a investigar como as explicações são empregadas pelos participantes de uma audiência de conciliação, realizada em Juiz de Fora, Minas gerais, para expor seus pontos de vista, demonstrando sua versão discursiva para um estado de coisas no mundo e para sinalizar seus posicionamentos em relação ao discurso que está sendo proferido. Os dados analisados integram uma audiência de conciliação realizada no PROCON. Esses dados foram gravados em áudio e transcritos conforme a simbologia empregada pela Análise da Conversa Etnometodológica. A análise evidenciou que os participantes, uma vez tendo desenvolvido um determinado posicionamento, passaram a agir como se vissem o mundo do ponto de vista daquela posição e em termos de conceitos relevantes dentro da prática discursiva em questão. As explicações apresentadas pelos participantes, ao mesmo tempo em que exibiam os posicionamentos assumidos por eles, eram moldadas de acordo com o posicionamento assumido e contribuíam para a elaboração de seus pontos de vista divergentes.


 

Márcia Ribeiro de Oliveira

O Globo X O Dia : análise léxico-gramatical de notícia a partir da Lingüística de Corpus

Este trabalho pretende analisar de modo contrastivo as escolhas léxico-gramaticais utilizadas na redação de notícias dos jornais cariocas O Dia e O Globo. Além disso, tem como objetivo verificar diferenças qualitativas nos textos de ambos diários através da análise de sua densidade lexical. O estudo é baseado no suporte teórico e ferramental da Lingüística de Corpus, com destaque para utilização do programa Wordsmith Tools. Através da análise de corpus digital, pretende-se identificar padrões que justifiquem a classificação dos jornais O Dia e O Globo enquanto um diário popular e uma publicação de referência, respectivamente.


 

Maria Izabel de Andrade

Modalização em escrita de aprendiz

A apresentação focaliza o fenÔmeno da modalização em escrita de aprendiz, através da análise de um verbo em dois corpora digitalizados. Os pressupostos e ferramentais usados são os da Linguistica de Corpus, ou seja as análises são feitas a partir de programa computacional.


voltar ao topo

 

 

Clique aqui
para baixar a versão em PDF do Caderno de Resumos do IV JEL.

>> para salvar diretamente, sem abrir, clique aqui com o botão direito do mouse e depois em"salvar destino como..."