SUMÁRIO
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1ª SESSÃO DE PÔSTERES - SP1 – Dia 5/6 - 13:30 – 14: 30 |
P01) Vivian L . Moreira
bolsista IC FAPESP |
Weblog, a inscrição da heterogeneidade do sujeito na rede
Orientadora: Lucília Maria Sousa Romão FFCLRP/USP
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O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os discursos que circularam, na mídia eletrônica, especificamente no weblog, a respeito do conflito entre a empresa Aracruz e os índios no Espírito Santo. Utilizando o referencial teórico da Análise do Discurso de filiação francesa, essa pesquisa busca compreender a heterogeneidade dos discursos inscritos nos weblogs, que fazem falar a questão do agrário na malha digital, marcando um modo de significação do político. O conceito de heterogeneidade Authier-Revuz (1982) nos ajuda a analisar o discurso do navegador em um weblog, em que o sujeito cola o seu dizer em/a outros dizeres, apoiando-se em palavras que não são suas, pois elas já foram ditas em outro momento. Pois sabemos que as palavras não nascem no momento em que são ditas, mas reorganizam redes de memória do já-lá (Pêcheux, 1999).
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P02) Paula Azevedo Silva
Priscila Pires Gonçalves
Tatiana Oliveira Miguez
Alunos de graduação da UERJ |
Aspectos morfológicos na aquisição da linguagem: o plural dos nomes aos 3, 5 e 7 anos
Orientadora: Marina R.A. Augusto (UERJ)
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O objetivo desta apresentação é investigar como se dá o processo de aquisição do plural dos nomes em crianças expostas ao dialeto padrão do Português Brasileiro (PB). Para tanto, elaborou-se um experimento que pretendeu verificar se as crianças produzem marcas de plural explícitas nos nomes, se têm comportamento diferenciado quanto aos itens regulares e irregulares, se a idade contribui para o aumento no uso de marcas condizentes e se o aprendizado se dá por regras ou por itens. Segundo o pressuposto inatista (Chomsky, 1965), assume-se que as crianças no processo de Aquisição da Linguagem são capazes de formar regras e construir uma gramática. No entanto, espera-se que elas formem a regra mais simples e geral possível a partir dos dados que recebem (Fromkin & Rodman, 1983). Segundo Tomasello (2000), as crianças menores têm preferência pelo uso de estruturas com as quais já estão mais familiarizadas, apresentando poucas inovações. A partir dos estudos de Câmara (1975), foram definidos os critérios para elaboração do material de teste, composto por pranchas com figuras reais e inventadas com formação regular ou irregular de plural, para as quais se solicitou à criança as formas plurais, segundo a metodologia adotada no estudo de Berko (1958). Crianças de 3, 5 e 7 anos foram expostas a tais estímulos em entrevistas individuais realizadas no próprio ambiente escolar. Os resultados gerais permitem afirmar que as crianças conhecem mais do que as palavras com que têm contato em sua língua e apresentam um desenvolvimento em relação à informação morfológica de número que exibe uma progressão de regras mais simples e regulares a regras mais complexas e irregulares.
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P03) Queila C . Martins
Claudia C . S . Nascimento
Alunos de graduação da UERJ
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Análise quantitativa da produção de afásicos falantes do português brasileiro
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Este trabalho tem por principal objetivo a análise quantitativa da fala afásica, utilizando para tanto narrativas induzidas. Sob a luz das metodologias dos estudos de Saffran et. al. (1989) e Rochon et. al. (2000) comparamos as narrativas de falantes afásicos e não-afásicos do português brasileiro.Houve a preocupação de que os não-afásicos tivessem o mesmo perfil dos afásicos nos critérios de nível de escolaridade, sexo e faixa etária. Para tal foram ouvidos três informantes afásicos e cinco não-afásicos. Essa metodologia consiste em análise, a partir de critérios formais sintáticos e morfológicos das narrativas, que são gravadas, transcritas e classificadas de forma independente por duas bolsistas. Foram feitas dezesseis classificações: número de verbos principais, número de verbos flexionados, etc. E a partir dessas classificações foram obtidos treze índices: proporção de verbos, pronomes, índice de flexão verbal, etc. Para todos os cinco informantes não-afásicos foi requisitada a história infantil da Chapeuzinho Vermelho e com auxílio de uma fonoaudióloga um afásico contou a história infantil e os outros dois contaram pequenas narrativas sobre temas cotidianos. Segundo a metodologia empregada neste estudo as narrativas deveriam ser analisadas da seguinte forma: Algumas palavras e expressões teriam que ser retiradas, tais como; repetições, elaborações e marcas discursivas. E o total da narrativa sem essas exclusões deveria conter por volta de cento e cinqüenta palavras para análise. O grau de fluência da fala afásica também pode ser medido com o auxílio dessa metodologia. Com isso é possível obter não somente uma métrica formal para a análise gramatical da fala afásica, como também é possível estabelecer critérios mais objetivos de definição de fluência. Os estudos originais de Saffran et. al. e Rochon et. al. e o presente estudo objetivam investigar como agrupar de acordo com critérios formais indivíduos afásicos.
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P04) Clara Faria S . Pontes
Ingrid de Oliveira Matos
Igor de Oliveira Costa
Alunos de graduação da UERJ
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FEITO PARA VOCÊ”: análise da produção de sentido no discurso publicitário
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O trabalho tem por objetivo discutir a produção de sentido no discurso publicitário a partir da análise de dois anúncios do banco Itaú, publicados em veículos de notícia de circulação nacional. Considerando as marcas específicas dos anúncios que compõem nosso corpus, serão analisadas as possibilidades de leitura dessas para a criação de um sujeito específico, já que o público-alvo desses anúncios é, de certa forma, restrito: classes média e média alta brasileiras. O suporte material foi selecionado em função do lugar de registro que a imprensa escrita possui, em contraste com outras formas propagandísticas mais efêmeras. Será utilizado um referencial teórico da Análise do Discurso, principalmente os conceitos de mídium e enunciado de Dominique Maingueneau; donde se chegará à relação de co-produção entre linguagem e sociedade, pela constatação da correspondência ideológica mantida entre as propagandas e o mundo externo.
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P05) Cíntia Aguiar Lima
Andréa Cristina M . Motta
Alunos de graduação da UERJ |
Linguagem e identidades nas canções de Gonzaguinha
Orientador : Bruno Deusdará (CEFET-RJ/UERJ)
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Nosso foco central é trabalhar com as canções do eterno poeta Gonzaguinha nas suas múltiplas faces a partir da observação de traços da constituição de identidades. Utilizar as músicas desse poeta, tantas vezes silenciado nos anos de chumbo de nossa história, é uma proposta interessante porque nos permite analisar as múltiplas faces que se apresentam tanto nos momentos pessoais quanto nos políticos e sócio-culturais vividos por ele. Essas identidades apontam para diversas possibilidades de cruzar uma suposta cisão entre um lado racional e um lado emocional presentes freqüentemente em suas letras. Na definição dos critérios de escolha, privilegiamos as composições mais conhecidas. Dessa forma, foram selecionadas dezesseis canções e dentre elas, escolhemos as cinco mais conhecidas, sendo duas representativas do lado mais racional , duas representativas do lado mais emocional e uma música, em especial, que apresenta essa dualidade racional e emocional do nosso poeta mais contraditório. E como embasamento teórico foram utilizadas as noções de gêneros do discurso (Bakhtin, 2006) e de prática discursiva (Maingueneau, 2000). Direcionar o foco para a diversidade das obras desse poeta nos permite ter uma visão mais ampla não só do momento vivido pela sociedade naquela época, mas também da multiplicidade de temas abordados por ele e a flexibilidade entre razão e emoção sempre presentes em suas canções.
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P06) Vanessa Lacerda da Silva
Mestranda UERJ
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Computador e ensino: algumas considerações sobre a leitura na tela
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Este trabalho pretende apresentar algumas reflexões a respeito das peculiaridades da leitura no computador, destacando problemas e vantagens para a formação do hábito leitor, à luz dos pressupostos da Análise do Discurso. Nesse sentido, por meio de um estudo qualitativo, comparamos a versão impressa e virtual de uma mesma enciclopédia, com base na escolha de um tópico para consulta. Optamos por esse material de pesquisa por entendermos que a leitura dessa fonte de referência, estruturada em links , convida o leitor a um percurso menos coercitivo diante do texto, dando-lhe maior autonomia para a construção de sentido, de acordo com seus próprios interesses. Dessa forma, nosso objetivo era comentar se a leitura na tela favoreceria a construção do conhecimento, tendo em vista que os recursos hipermodais oferecidos pelo computador dariam subsídios para o enriquecimento do processo leitor. Acreditávamos que essa estrutura hipertextual, própria do ambiente virtual, otimizaria a reunião de unidades de informação de natureza diferente, tais como texto verbal, som e imagem, trazendo vantagens significativas para a leitura na tela. Ao compararmos, portanto, as duas versões, constatamos que, apesar dos benefícios, a busca pela informação no computador poderá apresentar alguns empecilhos, comprometendo-se assim o processo. Tais dificuldades estão intimamente ligadas ao letramento, especialmente ao digital, já que algumas particularidades do ambiente virtual impedem que o leitor excluído digitalmente explore os inúmeros benefícios disponibilizados pelo computador. Esse é um indício, portanto, de que a utilização cautelosa dessa fonte de informação, enquanto suporte para o ensino, faz-se necessária, a fim de que tal recurso didático não se transforme em objeto de repúdio na formação do aluno.
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P07) Clara Villarinho
Renê Forster
Mestres pela UERJ |
Estudos lingüísticos das afasias e teoria lingüística: possíveis contribuições
Orientador : Ricardo Joseh Lima (UERJ)
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As afasias são um domínio privilegiado no campo dos estudos do sistema lingüístico, uma vez que podem fornecer informações dificilmente acessíveis através de outros meios. Enquanto déficits lingüísticos adquiridos, as afasias permitem ver como se comportam os mecanismos do processamento e do conhecimento lingüístico na ausência de um de seus componentes, abrindo a possibilidade de se identificarem os papéis destes componentes no sistema lingüístico não-lesionado. É possível, por meio das afasias, investigar vários níveis do processamento e do conhecimento, pois, a depender do local do cérebro lesionado, há o comprometimento de diferentes componentes lingüísticos, como por exemplo o léxico ou a sintaxe. Nosso trabalho pretende fazer uma breve descrição das características fisiológicas e funcionais de diferentes tipos de afasia, como a afasia de Wernicke e a de Broca, mostrando como alguns estudos no campo podem contribuir para discussões lingüísticas (cf. CHOMSKY, 1999) bem como a maneira pela qual a Teoria Lingüística pode ajudar os profissionais que lidam com a afasia fornecendo descrições mais adequadas dos déficits (cf. GRODZINSKY, 1990) e contribuindo também para o processo terapêutico (cf. THOMPSON ET AL, 2003). Pretendemos demonstrar, em especial, como os estudos sobre a afasia de Broca têm fornecido informações para investigações a respeito de aspectos sintáticos da língua, apresentando alguns resultados experimentais obtidos recentemente em dois trabalhos sobre a produção e a compreensão de afásicos falantes do português brasileiro que podem ilustrar essas contribuições.
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P08) Valéria Santos
IC – UERJ |
A Linguística de Corpus e a análise de textos
Orientadora : Tânia Shepherd (UERJ)
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Este poster mostra como o computador pode auxiliar a análise textual. Ele focaliza as diversas ferramentas do programa Wordsmith Tools e mostra como elas auxiliam a ´radiografar´um aspecto textual e/ou um gênero.
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2ª SESSÃO DE PÔSTERES - SP2 – Dia 6/6 - 13:30 – 14: 30 |
P09) Joyce Tuche
Marcos Roberto Nogueira
Cultura Inglesa/UERJ |
Modalização na escrita de aprendizes: o modal would
Orientadora : Tânia Shepherd (UERJ)
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Este poster mostra um aspecto da linguagem de alunos brasileiros de inglês
como língua estrangeira. Ele examina a frequência, distribuição e combinação do modal em contraste
com o uso do mesmo modal por usuários de inglês como língua materna. O ferramental é a
linguística de corpus e os dados são oriundos de composições escritas por universitários brasileiros e o corpus de contraste é formado de ´essays' escritos por universitários ingleses e americanos.
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P10) Daiana Oliveira Faria
FFCLRP/USP - bolsista Fapesp |
O discurso inscrito na/pela revista Caros Amigos
Orientadora: Lucília Maria Sousa Romão FFCLRP/USP
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Essa pesquisa tem por objetivo discutir, a partir da teoria de Análise do Discurso de filiação francesa, as textualizações inscritas pela/na Revista Caros Amigos, considerando suas versões impressa e eletrônica. Tomando por base alguns pressupostos da teoria em questão, tais como o sujeito como efeito da linguagem, a ideologia como mecanismo produtor de sentidos tidos como verdadeiros, e a memória discursiva como sustentadora dos atos de dizer, essa pesquisa busca flagrar os deslocamentos de sentidos provocados pelo trânsito da mesma reportagem do suporte eletrônico para o impresso. Também procura marcar os modos de produção e circulação dos sentidos propostos pelo projeto considerado alternativo da revista Caros Amigos, indiciando um lugar de resistência e ruptura com o discurso dominante instalado nas textualizações da chamada grande mídia. Com um corpus constituído por reportagens da referida revista, buscamos flagrar como o suporte impresso tende a conter a dispersão dos sentidos e o modo como o suporte eletrônico impulsiona a produção de efeitos de maleabilidade, navegação e espalhamento dos sentidos e dos sujeitos que ali se instalam.
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P11) Ana Carolina S . Pinto
Kelly Virgínia Martins
Alunas de Graduação/UERJ |
E leições à Reitoria da UERJ 2008/2011: análise do discurso político em contexto acadêmico
Orientador : Bruno Deusdará (CEFET-RJ/UERJ)
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Refletir sobre a língua enquanto processo em construção permanente, que se materializa nas práticas sociais sempre se mostrou um desafio. Neste caminho, atravessado por valores provisórios e reconfigurações de sentido, desejar investigar os diferentes modos de funcionamento dos discursos nos parecia um investimento produtivo. Assim, ao vivenciar o contexto das eleições à reitoria da UERJ 2008/2011, nos vimos estimuladas em aprofundar esse estudo a partir da análise do material de campanha de cada chapa concorrente, uma vez que apresentavam, dentro de um ambiente acadêmico, expressões cristalizadas, remetendo, em alguns casos, a estereótipos da cena política. Para tal engenho, selecionamos, como material de análise, os folhetos distribuídos ao longo das semanas de campanha pelas quatro chapas concorrentes no referido pleito. Em nossas análises, demos ênfase aos enunciados que lhes servem de slogan , uma vez que tais enunciados se constituem, na maior parte das vezes, de expressões cristalizadas. Como quadro teórico, valemo-nos dos preceitos da análise do discurso (AD) para nossa orientação, já que desejávamos compreender os mecanismos que compõem o funcionamento discursivo de folhetos políticos, em contexto acadêmico. De acordo com o referencial teórico mobilizado, sabe-se que a apreensão de sentidos é estimulada segundo uma gama de valores, intrínsecos de cada indivíduo, e atualizada constantemente na vasta rede rizomática de sentidos. Sendo discurso uma prática de linguagem, seus dizeres se relacionam com outros dizeres realizados, imaginados ou possíveis, entendendo-se aí que o discurso é uma palavra em movimento. (Orlandi 2000). Outros conceitos relevantes em nossas análises são o de gêneros do discurso (Bakhtin, 2000), sobretudo na caracterização dos folhetos e o de interdiscurso (Maingueneau, 2005), ao pôr o foco nos slogans enfatizando uma compreensão da produção de sentidos em constante reconfiguração. Diante desses instrumentos, nosso estudo apontou que elementos como “mudança”, “reconstrução”, “autonomia” e “democracia”, recorrentes nos enunciados dos slogans , tinham seus sentidos deslocados devido ao interdiscurso. Destacamos, assim, as polêmicas que emergem dos referidos deslocamentos de sentido. Desse modo, por tais conceitos serem flexíveis, remetendo ao campo do individual, vinculavam a produção de sentido ao universo das configurações sociais, históricas e ideológicas, valores estes, que atravessavam a apreensão de significado desses discursos eleitorais.
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P12) Monique Silva Moura
Pedro Paulo Rocha Maimere
Michele Santiago da Silva
Alunos de Graduação/UERJ
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Análise do discurso no processo de padronização do relatório escolar |
Nesta apresentação, analisamos, sob a ótica da teoria do discurso de Maingueneau (2001), a produção de sentidos acerca do trabalho do professor na escola. Como córpus de análise, selecionamos um documento redigido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Japeri, que se dirige aos professores daquela rede de ensino oferecendo sugestões de preenchimento do relatório escolar. Ao opor o que o professor pode pensar ao que ele deve redigir em seu relatório, tais sugestões acabam por padronizar os relatórios sobre a vida escolar do aluno, dessa maneira prescrevendo o que é relatado.
A partir da noção de gêneros do discurso (Bakhtin, 2000), pretendemos localizar o papel esperado do professor como enunciador dos relatórios. Como gênero de um contexto restrito, sua função vai além de simplesmente manter um padrão no processo de preenchimento do relatório, pois indica que a modalização do professor deve se distanciar de seu enunciado. Outra noção importante para nossas reflexões foi a de interdiscurso (Maingueneau, 2001), já que por trás da padronização dos relatórios percebemos a presença de discursos de instituições como o ECA, LDB etc. Os motivos se explicitam através da interdiscursividade, principalmente quando se trata do poder de hierarquia entre a instituição de ensino e o professor, e seus, respectivos papéis na sociedade, reconhecendo também que tais relatórios constituem a avaliação do aluno, e farão parte do seu histórico escolar.
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P13) Jorge Luiz Lourenço
UNIG/ UFF
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O professor da disciplina Português e a Lei 10.639/2003: história(s) e desafio(s) |
Análise das práticas discursivas dos professores da disciplina Português, em face da Lei 10.639/ 2003 que alterou o artigo 26 da Lei Diretrizes e Bases da Educação. Investigou-se como e até que ponto as atitudes desses professores poderiam reproduzir “falas ameaçadoras e negativas” (MAINGUENEAU, 2004: 38) que confirmam e cristalizam preconceitos em relação ao aluno afrodescendente. Em um breve recorte, através de coletas de dados e entrevistas, foram encontrados textos escriturados ou selecionados por professores que , oficialmente convocados , dariam ou não sua contribuição sobre um tema tão silenciado: a discriminação racial. Sabemos que o “Ethos não se constrói, portanto, naquilo que se diz, mas na maneira de dizer (...)”. (MONNERAT,2006: 133-4) então , que conseqüências teria um texto , como um que reproduzimos abaixo , coletado em uma turma do ensino fundamental:
“O Saci
Ele é desobediente e também e muito bagunceiro.
É pretinho igual ao Adriano (?) e usa uma carapuça vermelha
O saci fuma cachimbo .”
Concluiu-se que o docente da disciplina Português “por estar atado a determinadas concepções pedagógicas (doutrinas) pode reproduzir uns discursos e não outros” (MENDONCA, 2004: 243) resistindo, assim, às mudanças. Entendemos, também, que se faz necessária uma nova de atitude por parte do professor, procurando ter uma postura mais dialógica na interação com seus alunos para que seja “sujeito de sua prática” (SOARES : 2001, 74) ; tentando , por exemplo , valorizar o discurso do negro e não o discurso sobre o negro.
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P14) Flávia O . T . da Silva
Paula Fernanda Vicente Rosa
Roberta Fraga de Mello
Alunas de Graduação/UERJ |
Polêmicas na mídia e a produção de sentido: contribuições dos estudos enunciativos
Orientador : Bruno Deusdará (CEFET-RJ/UERJ)
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O presente trabalho pretende discutir as contribuições da Análise do Discurso na reflexão a cerca da produção de sentido na linguagem. Para tal, analisamos as notícias que circularam na mídia impressa comentando a polêmica declaração da Ministra do Turismo, Marta Suplicy, a respeito dos impasses criados pela crise aérea brasileira iniciada no fim de outubro de 2006. Na referida declaração e em seus desdobramentos, destaca-se a multiplicidade de efeitos de sentido provenientes da articulação existente entre o discurso e seu entorno. Essa multiplicidade oferece pistas produtivas para a análise que remete à questão da interdiscursividade, entendida como a relação do discurso com o seu outro, dada a circunstância de que este nasce em concordância ou em resposta a diversas outras vozes. Como quadro teórico de nossas análises, recorremos à noção de prática discursiva (Maingueneau, 1997), a partir da qual podemos compreender a indissociabilidade entre a produção de texto e a produção de uma comunidade de sustentação desses textos. Rejeitando ainda o modelo que veria o sujeito como origem do sentido, recorremos à problemática da subjetividade em consonância a uma abordagem polifônica das práticas de linguagem (Bakhtin, 2000). Sabemos que tais questões nos conduzem a reflexões muito mais profundas, entretanto para alunos de graduação nosso trabalho coloca-se como porta de entrada para o início de uma discussão que explicita, de maneira simples e clara, o dialogismo como a base de toda e qualquer enunciação. Entende-se, desse modo, que a enunciação envolve outros discursos historicamente constituídos e que emergem na fala do indivíduo, ou seja, os processos de enunciação estão para além e aquém do falante (Rocha, 2005). Esse referencial teórico nos tem possibilitado pensar a produção de sentido como parte de um processo histórico sempre provisório e parcial.
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P15) Naira Almeida Velozo
Graduação/UERJ |
Trabalhos de face na mediação familiar
Orientador: Paulo Cortes Gago (UERJ)
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Em teoria interacional, face é “o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico” (Goffman, 1980, p.76), entendendo-se por linha um padrão de atos verbais e não-verbais através dos quais essa pessoa expressa sua visão da situação e sua avaliação dos participantes, especialmente de si mesma. Tendo em vista que, segundo os princípios de mediação, o mediador deve prover o acolhimento das emoções dos mediados e realizar o reconhecimento e o diagnóstico das mesmas, tem-se como objetivo aqui analisar os tipos de trabalho de face realizados pelo mediador em relação aos mediandos. A fim de concretizar esse objetivo, serão identificados, nos dados da pesquisa, elementos lingüísticos que indiquem trabalhos de face, e será observado como o conhecimento da teoria da elaboração da face pode ser útil ao trabalho do mediador.
Para a construção dessa pesquisa, estuda-se um caso de mediação endoprocessual em uma vara de família no Rio de Janeiro, e tem-se como foco a primeira sessão de mediação. No total, foram geradas cerca de 7 horas de gravação, distribuídas entre 2 entrevistas de pré-mediação e 5 sessões de mediação.
Trata-se de um estudo qualitativo baseado na teoria interacional de elaboração da Face (Goffman, 1980), na teoria de mediação de conflitos (Sampaio e Braga Neto, 2007) e em aspectos da organização seqüencial em Análise da Conversa.
Os resultados da pesquisa indicam que a mediadora pretende, com seu trabalho, equilibrar o poder entre os dois mediandos envolvidos no caso, e, por isso, acolhe as emoções daquele que considera mais frágil com maior freqüência do que acolhe as daquele que julga ter mais poder.
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P16) Andreza S . Bandeira
Luiza Lamotte
Stefânio Thomaz
Suzana Vieira
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A Vale é nossa: práticas de linguagem e produção de sentidos sobre democracia
Orientador : Bruno Deusdará ( CEFET-RJ/UERJ ) |
Este trabalho tem por objetivo analisar as polêmicas instauradas em torno do plebiscito sobre a reestatização da Vale do Rio Doce, tendo em vista a forma como se deu esse movimento. A realização de um plebiscito organizado por entidades de movimento social chamou-nos a atenção, considerando que, em se tratando de um evento não assumido pela instância governamental, parece haver uma superposição entre a participação no plebiscito e a reivindicação de legitimidade do referido evento. Consideramos relevante também o diálogo que o plebiscito estabelece com textos publicados anteriormente pelas entidades que o organizam. Desse modo, como material de análise, selecionamos a cédula de votação, bem como materiais midiáticos no seu entorno. Baseando-nos em referenciais teóricos da análise do discurso, analisamos as diversas vozes que permeiam as polêmicas que se inscrevem nos textos produzidos por conta da realização do plebiscito a partir da noção de interdiscurso (Maingueneau, 2001). Procuramos observar ainda as questões do gênero do discurso (Bakhtin, 2000) relacionadas às práticas democráticas que se instituem pela cédula de votação.
Com isso, temos podido compreender que a realização do plebiscito pressupõe a produção de um conjunto de textos, disputando sentidos em torno das práticas democráticas. Assim, discutiremos a multiplicidade de sentidos de democracia invocados pelo texto da cédula de votação, já que votar no plebiscito parece representar a expressão de uma opinião acerca da reestatização da Vale do Rio Doce e, simultaneamente, a participação em uma manifestação política que reivindica legitimidade de um evento não oficial. Pretende-se, enfim, analisar e perceber a concepção de linguagem como forma de ação no mundo e como elemento produtor da realidade.
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P17) Luciana S . Ferreira
Márcio Chrisostimo
Cultura Inglesa/UERJ |
Analisando a fala de professores de inglês 'nativos' e 'não-nativos' em um forum de discussão online
Orientadora : Tânia Shepherd
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Este poster problematiza a troca de experiências entre professores de inglês brasileiros e falantes de ingles como lingua materna atraves de um forum de discussão online. O poster, que sinaliza o inicio
de uma pesquisa sobre diferenças na ´fala´desses dois grupos, enfoca as dificuldades de seleção, recorte e foco de análise dos textos criados pelas discussões.
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