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Biodatas, Projetos e Textos | ir para Projetos encerrados
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Ana Raquel Motta |
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Biodata Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Mestrado (2004) e Doutorado (2009, com bolsa FAPESP) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP (2012-2015, com bolsa FAPESP), com estágio de um ano como Visiting Scholar na University of Texas at Austin (2013-2014, com bolsa BEPE - FAPESP). Tem experíência como professora de educação superior e ensino médio e atua, desde 2005, em diversos cursos de formação de professores de Língua Materna. Suas áreas principais são a Linguística, a Linguística Aplicada, o Ensino de Língua Materna, a relação Linguagem e Trabalho e a Cultura Brasileira. É editora adjunta da Revista Ergologia (Université Aix Marseille). É pesquisadora vinculada aos Grupos de Pesquisa "Atelier: linguagem e trabalho"; e "Fórmulas e Estereótipos - Teoria e Análise (FEsTA)". |
Projeto -x- |
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Anselmo Pereira de Lima |
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Biodata É Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui formação em Letras, com Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC-SP). Realizou estágio de doutorado na Equipe Clínica da Atividade do Departamento de Psicologia do Trabalho do Conservatório National de Artes e Ofícios (CNAM) de Paris - França - como bolsista CAPES, de setembro de 2006 a agosto de 2007. É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Interessa-se, principalmente, por pesquisas sobre as relações existentes entre Linguagem, Educação e Trabalho. |
Projeto Relações existentes entre linguagem e atividade humana em contextos educacionais e de trabalho |
Publicações - O processo de elaboração e domínio de gêneros do discurso via atividade reguladora (2009) |
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Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues |
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Biodata Professor Assistente de Linguística do Instituto de Letras (UERJ) e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (UERJ). Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), é Licenciado em Letras: Português/Literatura pela mesma Universidade (2004) e Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ (2006). Atuou como Professor Doc I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro e como Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, estudos enunciativos, pesquisa-intervenção, interface linguagem e trabalho, produção de subjetividade e ensino de língua materna. |
Projeto Trabalho de formação como experiência coletiva: práticas intersemióticas e produção de subjetividade |
Publicações -x- |
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Clarissa Rollin Pinheiro Bastos |
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Biodata Possui graduação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Interação em Contexto Profissional, Estilos Discursivos, Liderança Gerencial, Reunião Empresarial, Solução de Problemas. |
Projeto Reuniões Empresariais: Habilidades Comunicativas e Identidades profissionais |
Publicações -x- |
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Décio Rocha |
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Biodata É Professor Adjunto do Instituto de Letras e do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ministra as disciplinas Linguística e Língua francesa, respectivamente. Membro do GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho e dos grupos de pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho e PraLinS (cadastrados no CNPq), atua como docente da área de Linguística do Mestrado em Letras da UERJ. Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-São Paulo, é pesquisador nas áreas de linguagem e trabalho e discursos didáticos, sustentando uma abordagem discursiva das práticas linguageiras. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. |
Projeto Práticas discursivas e subjetividade: a produção de efeitos de verdade na circulação de saberes |
Publicações ROCHA, D. O. S. . Enlaçamentos enunciativos em Análise do Discurso: quando o dizer e o dito se interlegitimam. Linguagem em Discurso, v. 11, p. 11-36, 2011. RODRIGUES, I. C. ; ROCHA, D. O. S. . Implicações de uma perspectiva discursiva para a construção de uma metodologia de análise das práticas linguageiras. Gragoatá (UFF), v. 29, p. 205-222, 2010. ROCHA, D. O. S. . Agenciamentos coletivos de enunciação em O homem que copiava. Psicologia em Estudo, v. 12, n.2, p. 403-413, 2007. ROCHA, D. O. S. . Produção de subjetividade: a lição de O homem que copiava. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 23-1, p. 97-126, 2007. ROCHA, D. O. S. ; DEUSDARÁ, Bruno . Análise de conteúdo e Análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 22, n.1, p. 29-52, 2006. ROCHA, D. O. S. . Representação e intervenção: produção de subjetividade na linguagem. Gragoatá (UFF), v. 21, p. 355-372, 2006. |
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Del Carmen Daher |
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Biodata É professora-pesquisadora da Universidade Federal Fluminense em regime de dedicação exclusiva e Bolsista de Produtividade CNPq, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem e da habilitação em Português-Espanhol. Aposentou-se pela Uerj em 2009, onde foi professora do Departamento de Línguas Neolatinas do Instituto de Letras, tendo também atuado na área de Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras. Atualmente lidera o GRPesq e Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, CNPq), participa do GRPesq Práticas de Linguagem e discursividade (PraLinS, UERJ) e integra o Grupo Atelier Linguagem e Trabalho (PUC-SP). É membro do GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho. Desenvolve pesquisas na área dos estudos da linguagem e da formação de professores e atualmente dedica-se ao projeto Concursos públicos para professores da rede pública de ensino: questões em exame (CNPq, 2011-2014). |
Projeto Concursos públicos para professores da rede pública de ensino: questões em exame Agência financiadora/modalidade: CNPq |
Publicações |
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Ernani Cesar de Freitas |
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Biodata É pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada, na PUCRS (2006); Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2002). Possui graduação em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e textualidade, argumentação e discurso, comunicação social, comunicação empresarial. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale e na Universidade de Passo Fundo (RS). Professor do Mestrado em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS); professor do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (RS). |
Projetos Atividade de comunicação e trabalho: ethos e cultura em discursos institucionais Estudos enunciativos na atividade de trabalho: cenografia e ethos em discursos socioprofissionais Vigência: 03/2012 a 03/2014 |
Publicações
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Fátima Cristina da Costa Pessoa |
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Biodata Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e Membro de corpo editorial da MOARA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: Relações interpessoais, Modelo de Análise Modular do Discurso, Construção de identidades, Narrativas orais. |
Projeto As práticas discursivas de informar e fazer consumir |
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Helena Hathsue Nagamine Brandão |
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Biodata Fez Doutorado na PUC-SP, Livre Docência na USP e pós-doutorado na Université de Grenoble III (Langues et Lettres), Grenoble, França.É professora Associada do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade de São Paulo onde atua no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa, orientando e desenvolvendo pesquisas nas áreas de Análise do Discurso e Linguística Aplicada. É autora de Introdução à Análise do Discurso (Editora da UNICAMP); Subjetividade, argumentação, polifonia. A propaganda da Petrobrás (Editora da UNESP); Gêneros do Discurso na Escola – Mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica (Organizadora) e Aprender e Ensinar com textos didáticos e paradidáticos (co-organizadora), ambos publicados pela Ed. Cortez/SP. Participa do GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho e do grupo de pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho. |
Projeto Discurso, enunciação e o trabalho de construção do sentido |
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Luciana Maria Almeida de Freitas |
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Biodata É docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Estudos aplicados de linguagem, e na Graduação em Letras, lecionando as disciplinas da Prática de Ensino, especialmente de Língua Espanhola. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como graduada em Letras (Português-Espanhol) e em História. Suas investigações envolvem questões relativas ao ensino de Espanhol sob a perspectiva teórica do dialogismo bakhtiniano e dos estudos sobre o trabalho. |
Projeto Manual do professor: memória e prescrição no ensino de espanhol em escolas brasileiras |
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Luciana Salazar Salgado |
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Biodata Professora Adjunta no Departamento de Letras da UFSCar, campus São Carlos, atua nos laboratórios de linguística e nas disciplinas ligadas a mediação editorial, tendo assumido uma perspectiva discursiva dos dispositivos comunicacionais desde sua pesquisa de pós-doutoramento, quando abordou ações de implantação das políticas federais de formação de neoleitores, ao estudar as primeiras edições do concurso público Literatura para Todos. Entre 1999 e 2009, trabalhou na editoria do núcleo técnico Confraria de Textos, coordenando variados projetos de edição de textos, com ênfase em produções editoriais coletivas e assessoria para coleções, tanto nas atividades executivas quanto nas de pesquisa e análise, do que resulta a proposta teórica de estudo dos ritos genéticos editoriais como atividade de trabalho apreensível na ordem do discurso. Sua pesquisa atual focaliza, a partir dessa noção, as materialidades da cultura no mundo contemporâneo, com trabalhos ligados à liderança do Grupo de Pesquisa Comunica - inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CNPq) e às atividades interinstitucionais desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Escritas profissionais e processos de edição (CEFET-MG/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Literatura e Tempo Presente (UFSCar/Unesp-Araraquara) |
Projetos Inscrições materiais na contemporaneidade: relações entre cibercultura e ciberespaço • edições, reedições e transmidiações; O literário na cibercultura: criação, edição e circulação na contemporaneidade • edições póstumas, epistolários e biografias;
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Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva |
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Biodata É professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUC/SP. Fez mestrado e doutorado nessa mesma Universidade e pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1. É líder do grupo Atelier Linguagem e Trabalho (CNPq), voltado para atividades de ensino e pesquisa em três vertentes: (i) estudo das práticas de linguagem em situação de trabalho; (ii) estudo de discursos sobre o trabalho; (iii) análises de discursos que circulam em diferentes esferas. Participa também dos grupos de pesquisa PraLins e Tessitura: Vozes em (Dis)curso (também certificados pelo CNPq). Coordenou o GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho até 2008 e o Acordo Capes-Cofecub França-Brasil (Université de Provence e Université de Rouen/ PUC-SP, PUC-RJ, UFRJ) de 1997 a 2000. Desenvolve pesquisa vinculada ao Departament d’Ergologie - Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail (APST), da Université de Aix-Marseille I. Áreas de atuação: Linguística Aplicada, Análise do discurso, Linguagem e Trabalho. |
Projeto Estudos discursivos e ergológicos: interdependência para a compreensão dos fatos sociais Vigência: 03/2011 a 02/2014 |
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Maria Cristina Giorgi |
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Biodata Professora do ensino Básico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e dos cursos de Pós-graduação stricto sensu de Relações Étnico-raciais e Filosofia e Ensino. Doutora em estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, possui graduação em Letras Habilitação Português Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, questões étnico-raciais, mídia e discurso, formação docente, concurso público, ensinos médio, técnico e profissional. |
Projeto Racismos, identidades e discursos: construção de sentido e produção de subjetividade |
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Maria da Glória Corrêa di Fanti |
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Biodata É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com Doutorado-Sanduíche (2001-2002) no Departamento de Ergologia - Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho (APST) - na Universidade de Provence (França), e mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Atualmente é professora-pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenadora do GT "Linguagem, Enunciação e Trabalho" da ANPOLL. Tem experiência na área de Estudos da Linguagem, com ênfase em abordagens enunciativo-discursivas, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, dialogismo, subjetivação, vozes discursivas, enunciação, gêneros do discurso, efeitos de sentido, atividade de trabalho, mídia e práticas culturais. |
Projeto Linguagem e construção de sentidos: abordagem dialógica da atividade |
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Marília Giselda Rodrigues |
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Biodata É professora e pesquisadora em regime de tempo integral na Universidade de Franca (UNIFRAN), atuando na pós-graduação, como docente permanente do Programa de Mestrado em Linguística e, na graduação, como professor titular da disciplina “Comunicação e Linguagens” no curso de Comunicação Social (habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. Pesquisadora do grupo ATELIER Linguagem e Trabalho (PUCSP/CNPq) e dos grupos GTEDI (UNIFRAN/CNPq) e GEDI (Uni-FACEF/CNPq). Professora convidada da Especialização em Letras do centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), no qual ministra o módulo “Análise do Discurso na perspectiva de Dominique Maingueneau”. Pesquisa o funcionamento discursivo das mídias e tem interesse especial pelos estudos na interface linguagem e trabalho. |
Projeto Práticas discursivas e processos de constituição de identidades na mídia, nas artes, na educação e nas diversas esferas de atividades de trabalho Vigência: 2013 – 2015. Orientações de mestrado (8); IC (2). Jornalistas literatos: uma paratopia criadora. Perscrutando relações entre escrita literária, escrita jornalística e atividade de trabalho Vigência: 2014-2015. |
Publicações RODRIGUES, M. G. Contribution de l’ergologie et de l’analyse du discours dans la compréhension des changements dans le travail des journalistes. Actes du 1er Congrès de la SIE. Strasbourg, 2012, p. 118-122. |
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Poliana Coeli Costa Arantes |
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Biodata Doutora em Linguística (2013) pelo Programa de Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, com período de doutorado sanduíche (bolsa CAPES/DAAD) na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha), mestre em Linguística (2010) pelo mesmo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG e licenciada pela UFMG português/alemão (2007). Atualmente é Professora (categoria: Adjunto) de Língua e Literatura Alemã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado em Linguística). É membro do Forschungsgruppe Medienkultur do FRIAS (Freiburg Institut of Advanced Studies) e possui interesse de pesquisa nas seguintes áreas: análise do discurso, estudos enunciativos, linguagem e trabalho, ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira, sobretudo em DAF (alemão como Língua estrangeira). |
Projeto - x - |
Publicações -x- |
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Terezinha Marlene Lopes Teixeira |
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Biodata Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, realizando pesquisa e orientações de mestrado e doutorado na área da enunciação, em material gerado em contextos de saúde; e no âmbito da compreensão de como se constrói a significação em textos literários. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNISINOS, onde desenvolve estudos sobre a relação entre linguagem e atividade de trabalho na área da saúde. É autora do livro Análise de Discurso e Psicanálise: Elementos para uma abordagem do sentido no discurso (EDIPUCRS, 2000, 2005), co-autora de Introdução à Linguística da Enunciação (Contexto, 2005, 2010), co-organizadora do Dicionário de Linguística da Enunciação (Contexto, 2009) e da obra O sentido na linguagem: uma homenagem à professora Leci Borges Barbisan (EDIPURS, 2012). É Bolsista de Produtividade em pesquisa 2 (CNPq). |
Projeto A linguística da enunciação e o campo aplicado: um estudo da subjetividade na atividade do profissional de enfermagem Linha de Pesquisa: Interação e Práticas Discursivas, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Vigência: 03/2010 a 02/2013 Materialização linguística da subjetividade: uma análise enunciativa em práticas de cuidado em enfermagem Processo: 471565/2011-3 Vigência: 2011 a 2013 |
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Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna |
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Biodata é Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras, área de concentração Linguística, da habilitação em Letras Português-Espanhol, e da Especialização em Língua Espanhola – Instrumental para Leitura do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua desde 1981 (Bolsa UERJ-Faperj Prociência). Possui Doutorado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (PUC-SP) e pós-doutorado em Linguística (Universidade de Paris VII e PUC-SP). Coordena o GRPesq PraLinS - Práticas de linguagem e subjetividade (UERJ) e integra os Grupos Atelier - Linguagem e Trabalho (PUC/SP) e Práticas de Linguagem, trabalho e formação docente (UFF), todos cadastrados no CNPq. É membro do GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho. |
Projeto Práticas de linguagem, memória discursiva e formação para o trabalho de professor de línguas: reformas, percursos, traços identitários |
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Vivian Cristina Rio Stella |
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Biodata Linguista, graduada pela UNICAMP. Doutora e pós-doutora em Sociolingüística Interacional pelo programa de Linguística da Unicamp, sob orientação e supervisão da prof. Dr. Anna Christina Bentes. Pós-doutoranda da PUC-SP, no Laboratórios de Estudos em Linguística Aplicada, sob supervisão da Prof. Dr. Maria Cecília de Souza-e-Silva. Professora do curso de extensão de "Redação Científica" (40 horas), realizado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp e professora colaboradora em disciplinas de Sociolinguística e Linguística Textual nos programas de graduação e pós-graduação do mesmo instituto. Professora da Unianchieta em diversos cursos. Foi coordenadora, autora de materiais e tutora do curso de especialização Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Sociolinguística Interacional, atuando principalmente nos seguintes temas: as dimensões do contexto (William Hanks), o conceito de habitus (Bourdieu), interação em contextos institucionais, linguagem no ambiente de trabalho, gestão do tópico, referenciação, gestão dos turnos. Interessa-se por pesquisas que contemplem a interdisciplinaridade, interações face a face e a oralidade. |
Projeto Dramáticas de uso de si nas interações de jovens empreendedores |
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Pesquisadores colaboradores | ir para Membros efetivos
Dayala Paiva de Medeiros Vargens |
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Biodata Possui graduação em Letras - Habilitação em Português / Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professorada Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol, ensino, dialogismo e análise do discurso. |
Projeto Fundação e rotinas de uma memória: a trajetórias das Associações de professores e o Ensino de Espanhol no Brasil |
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Isabel Cristina Rodrigues |
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Biodata Professora adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Letras pela UERJ e doutora em Estudos da Linguagem pela UFF, integra os GRPesq PraLinS: Práticas de Linguagem e Subjetividade (UERJ) e Práticas de Linguagem, Trabalho e Formação Docente (UFF), certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: análise de discurso, estudos enunciativos, abordagem pragmática, discursos jurídicos, formação de professores e educação de surdos. |
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Kathryn Marie Pacheco Harrison |
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Biodata Possui graduação e mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. Atualmente trabalha como fonoaudióloga na Clínica de audição, voz e linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli da DERDIC-PUC/SP e como docente na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Leciona no Curso Superior de Formação de Intérpretes de LIBRAS. Tem experiência nas áreas de fonoaudiologia, com ênfase em temas relacionados à surdez e à língua brasileira de sinais (LIBRAS). Participa, como colaboradora, do GT da Anpoll Linguagem, Enunciação e Trabalho e do grupo de pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho. |
Projeto -x- |
Publicações -x- |
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Maria Ieda Almeida Muniz |
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Biodata Doutora pela PUC/SP no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2008) onde desenvolveu a tese “As práticas discursivas em situação de trabalho e o real da atividade: uma consciência jurídica” sob a orientação da Professora Maria Cecília Perez Sousa-e-Silva. Cursou doutorado sanduíche em Paris no Conservatoire National des Arts et Métier no laboratório da Clinique de l'Activité sob orientação do Prof. Yves Clot (2005/2006) com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre os métodos de instrução ao sósia e autoconfrontação. Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Graduada em Letras Português/Francês (1990) pela Universidade Estadual de Montes Claros e em Direito (1994) pela mesma universidade. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Estudos das Práticas de Linguagem em Situação de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: sentido, linguagem, trabalho, pré-discurso, análise do discurso em situação de trabalho, aprendizagem e ensino. Desenvolve pesquisa com os métodos de instrução ao sósia e autoconfrontação simples e cruzada nas áreas jurídica, educacional e da saúde. Atualmente é pesquisadora e professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde também representa a área de Letras no Comitê de Ética em Pesquisa. |
Projeto O Gênero Estágio Supervisionado e o Ethos do Aprendiz de Professor Agência financiadora: Fapemig/CNPq/Fundação Araucária Início e final previsto: 2009 a 2013 |
Publicações - [Tese] As práticas discursivas em situação de trabalho e o real da atividade: uma consciência jurídica - Autoconfrontação simples: condições de produção e autoconhecimento - O aprendiz de professor e o real da atividade: uma constante interação verbal - As representações sociais no trabalho do acadêmico-professor |
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Maristela Botelho França |
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Biodata É linguista, analista do trabalho (ergo-linguista), docente e orientadora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2002) e realizou parte do doutoramento no Departamento de Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho (APST) na Universidade de Provence (França). É docente colaboradora em duas Associações de Pós-Graduação: em Linguística (ANPOLL), participando do GT "Linguagem, Enunciação e Trabalho" e em Psicologia, com o GT "Modos de vida e de trabalho: o ponto de vista da atividade". Em 2006-2007, realizou atividade de Pós-doutoramento junto à equipe de Clinica da Atividade, coordenada pelo professor Yves Clot, no eixo de Psicologia do Trabalho no CNAM de Paris. Participa do grupo de pesquisa Atelier Linguagem e Trabalho. |
Projeto A atividade de formação de professores em língua portuguesa, linguagens e literatura: o debate de normas em torno do leitor-autor |
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Talita de Assis Barreto |
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Biodata É Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Na UERJ, é coordenadora do Subprojeto de Espanhol de Iniciação à Docência - PIBID - e Supervisora de Espanhol no Escritório Modelo de Tradução do Instituto de Letras. Também é Supervisora de Espanhol no LABSTRAD, o escritório de tradução do Instituto de Letras da UFF. Na PUC, atua como subcoordenadora de Espanhol no IPEL Línguas. Atua na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada e Língua Espanhola. Desenvolve pesquisas na área da formação profissional nos Cursos de Letras e dos estudos da linguagem e trabalho. Participa do Grupo de Pesquisa Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF, certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, desde 2010). |
Projeto Formação profissional nos Cursos de Letras: currículo, projetos e prática |
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