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Projetos Concluídos | Publicações | Eventos


Projetos concluídos | ir para Projetos em andamento

Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva

Discursos da prescrição e da atividade de trabalho

Nesta proposta, as investigações na articulação linguagem/trabalho tem por objetivo o estudo do modo de constituição do campo discursivo da prescrição e de sua contraparte, a atividade. Tal configuração compreende os discursos produzidos em diferentes situações de trabalho e também aqueles de abrangência mais ampla que remetem a modos de se comportar no trabalho e de pensar o trabalho. Apoiamo-nos, de um lado, na ergologia, que situa as prescrições no âmbito das normas sociais, portanto, sempre sujeita a contradições e conflitos (Schwartz, 1997) e, de outro, em princípios da análise do discurso: inseparabilidade do texto/quadro sócio-histórico de sua produção/circulação e primazia do interdiscurso sobre o discurso (Maingueneau, 1984). Do ponto de vista metodológico, em linhas gerais, esta proposta obedece às diferentes etapas que caracterizam uma investigação acadêmica: 1/ pesquisa bibliográfica; 2/ construção de procedimentos que permitam o acesso aos discursos da prescrição e da atividade; 3/ análise, interpretação e avaliação dos resultados alcançados; 4/ redação de relatórios e de textos visando a divulgação da pesquisa via publicações, palestras e participação em congressos. As diferentes etapas não serão desenvolvidas a partir de uma cronologia pré-estabelecida, mas organizar-se-ão no movimento da pesquisa de modo a articular os objetivos e os recortes explicitados nas considerações teórico-metodológicas. Os resultados obtidos até o momento permitem afirmar que para uma determinada sociedade, em um lugar e momento definidos, só uma parte do dizível é acessível; esse dizível, no caso os discursos no e sobre o trabalho, materializam-se segundo determinados posicionamentos. O conjunto de sentidos daí depreendido permite entender não só aquilo que o trabalhador diz sobre a sua atividade, mas também as normas que extrapolam os espaços definidos pelas fronteiras de uma certa atividade e se deixam invadir por discursos originados de fora dessas fronteiras. São discursos que estão no mundo, que circulam em múltiplos espaços, delimitando-se mutuamente, e que interferem no modo de apreensão do que seja o trabalho na sociedade.

Vigência: 03/2008 a 02/2011

Agência financiadora/modalidade: Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq

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Terezinha Marlene Lopes Teixeira

Os efeitos da singularidade no trabalho: um estudo do uso de si na atividade do profissional de enfermagem

Este projeto investiga, por meio de interlocuções entre profissionais de enfermagem, em passagens de plantão no cotidiano de um hospital, efeitos da emergência da subjetividade na atividade de trabalho, no que diz respeito à gestão dos desafios que esses profissionais enfrentam no exercício de suas funções. Os sujeitos da pesquisa serão profissionais de enfermagem que exercem sua atividade em hospital no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Busca-se, nos estudos ergológicos, a noção de atividade de trabalho como uma dramática de usos de si, uso de si por si e pelo outro (Schwartz, 1992), o que implica reconhecê-la como lugar de negociação entre normas antecedentes, reguladoras do fazer, e renormalizações decorrentes da inscrição do sujeito na atividade. A concepção de linguagem segue a perspectiva da linguística da enunciação. Benveniste (1988, 1989) deverá trazer elementos para conduzir a análise da inscrição da subjetividade na atividade de trabalho e Authier-Revuz (1982, 1989) fornecerá meios para observar a negociação entre normas antecedentes e renormalizações. A psicanálise intervém na pesquisa como exterioridade teórica, a partir da qual uma teoria do sujeito é buscada.

Apoio financeiro/modalidade: Edital Universal (CNPq)

Vigência: 02/2007 a 12/2010

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Décio Rocha

Práticas de linguagem e produção de subjetividade: para uma cartografia dos discursos midiáticos

Um dos grandes desafios da contemporaneidade parece residir em um certo exercício de desnaturalização daquilo que se configurou como sujeito da Modernidade. Afinal, todos parecem acreditar na realidade daquilo que no curso dos últimos séculos se constituiu como sendo “o indivíduo”, na obviedade de suas “paixões mais secretas”, em seu “interior insondável”. Com efeito, esquece-se na maioria das vezes que tal individualidade, tal “profundidade”, é produzida e datada, em consonância com o cumprimento de um determinado “projeto de humanidade”. De acordo com uma tal vulgata, subjetividade e expressão do subjetivo, intimismo, se equivalem. Qual o lugar ocupado pelas práticas de linguagem frente à necessidade de descolar a multiplicidade dos processos de subjetivação (Deleuze, 1991) e a produção deste modo de subjetividade específico que se atualiza na forma-indivíduo? O problema a ser explorado neste projeto é o da noção de subjetividade e tipos de relações que podemos estabelecer entre produção textual e seu entorno. Em outras palavras, como conceber o sujeito? como ler um texto? como articular sujeito / texto / entorno?

Vigência:
03/2007 a 02/2010

Agência financiadora/modalidade - Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq

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Del Carmen Daher

Práticas de linguagem e mundo do trabalho: exames de seleção de profissional

A pesquisa tem como objeto de estudo os concursos públicos que selecionam profissionais para o exercício do magistério. Visa aprofundar reflexões sobre uma prática social instituída a partir da instauração de um estado democrático, que pressupõe condições de funcionamento e regras definidas, e por meio da qual se legitima um processo de escolha profissional. Essa prática garante (ou não) a um candidato a possibilidade de constituir-se em um professor autorizado a trabalhar em instituições públicas, reconhecido pela comunidade acadêmica e pela coletividade em geral.  É condição de acesso ao estatuto de funcionário público. Esse profissional reconhecido como legítimo dentro de determinada sociedade é fruto de uma construção de diversas práticas discursivas e não discursivas que implicam um dispositivo dinâmico que o integram à comunidade educacional através de vários gêneros do discurso.  Nosso estudo busca, assim, identificar relações entre enunciação, práticas de linguagem institucionalizadas, lugar social dos discursos e contexto histórico, com base nos referenciais teóricos da Análise do discurso (Maingueneau, 1987; Gregolin, 2004) e em Bakhtin (1979).  Recorre também à História da Educação (Chervel, 1993, 1990; Belhoste, 2002) e a contribuições da Ergologia (Schwartz, 1998, 2000). Tem como objetivos (a) dar continuidade a levantamento bibliográfico sobre a instituição dos concursos públicos para professor; (b) analisar os corpora constituídos de documentos relacionados com concursos públicos para professores de espanhol como língua estrangeira; (c) dar visibilidade a redes discursivas que sustentam os concursos; (d) identificar gêneros de discurso envolvidos nessa prática; (e) analisar alguns desses gêneros a partir de conceitos teóricos advindos da Análise do discurso; (f) identificar competências, saberes e conteúdos privilegiados; (g) identificar o perfil de docente proposto por esses exames; (h) discutir a adequação da prática às necessidades da profissão.  Os procedimentos metodológicos abarcam pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, coleta de corpora e acompanhamento de processos seletivos. Entre os resultados esperados, destacamos a necessidade de provocar discussões sobre uma prática institucional que se naturalizou em nossa sociedade (Foucault, 1966, 1976).  Cabe à universidade conhecê-la melhor, já que tem sob sua responsabilidade a formação dos futuros professores.

Vigência:
2005.2 a 2008.1

Agência financiadora/modalidade - Projeto Institucional Prociência UERJ/FAPERJ

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Maristela Botelho França

O trabalho com a linguagem no contexto da formação

Visando ao desenvolvimento do sujeito, dos coletivos e das situações de trabalho, em nosso curso, na modalidade à distância, de formação de docente da UNIRIO, propusemos um método de trabalho coletivo que orienta a formação de grupos de pessoas de perfis variados e que tenham experiências profissionais e de vida diferentes, a fim de instaurar um diálogo-confrontação que se sustente pelas controvérsias que possam ser fonte e recurso do desenvolvimento profissional e de formação dos sujeitos. Trata-se de propiciar uma situação interacional que instaure uma variedade de destinatários para os objetos do discurso privilegiados. Desenhamos uma arquitetura de formação a partir de uma metodologia desenvolvimental que situamos em Vygotsky e nas análises do trabalho desenvolvidas por Clot e Faïta (2000) na qual as trocas linguageiras funcionam como instrumento suporte de movimentos dialógicos que dêem possibilidade às pessoas de pensar sobre o que elas fazem, dizem e fazem do que dizem. Além de focalizar nossa ação no desenvolvimento dessas trocas como meio de intervenção, fundamentados em uma teoria dialógica do discurso (Faïta, 2005), exploramos como tema especifico a noção de “comunidade dialógica” (França, 2007) e o modo como nela o sentido é coconstruido e se desenvolve por “movimentos”, visto como relação entre atividades.

Vigência:
não informado

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Vera Lúcia de Albuquerque Sant'Anna

Práticas de linguagem e escritos do trabalho: a prescrição da atividade de trabalho do professor

Este projeto visa dar continuidade aos estudos sobre relações entre linguagem e trabalho, desenvolvidos ao longo dos últimos quinze anos, que têm como enfoque teórico a perspectiva dialógica de linguagem, os estudos em análise do discurso na sua vertente pragmático-enunciativa, e o diálogo com as ciências que estudam o trabalho, em particular a ergonomia da atividade, e a ergologia. O objetivo desta proposta é discutir documentos que prescrevem o trabalho do professor de língua materna e estrangeira do ensino básico do Estado do Rio de Janeiro, elaborados no nível da escola ou do município – o plano político-pedagógico (PPP) -, a fim de observar imagem(ns) discursiva(s) de professor e de seu trabalho, bem como identificar interdiscursividades, que remetem a discursos em circulação sobre o que é o trabalho de um “bom” professor de línguas. Para desenvolver a proposta, observaremos o PPP, por um lado, como gênero discursivo que incorpora o discurso da injunção e, por outro, como documento prescritivo, do campo da norma, a partir dos estudos da ergonomia da atividade. Para a análise da imagem discursiva, consideraremos as contribuições do enfoque enunciativo-discursivo que trata da heterogeneidade enunciativa.

Vigência:
03/2006 a 02/2009

Agência financiadora/modalidade: Projeto Institucional Prociência UERJ/FAPERJ

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Helena Hathsue Nagamine Brandão

Escrita  de pré-universitários: discurso e representações do trabalho

O presente plano de estudos insere-se no projeto geral do meu grupo de pesquisa “Práticas de ensino e análise de diferentes tipos/gêneros discursivos” – desenvolvido com meus orientandos na USP. Tem como objetivo descrever/analisar um corpus constituído por produções escritas de candidatos ao concurso vestibular FUVEST/2006 que teve como temática “O trabalho”. Por serem textos produzidos no término de um ciclo (ensino fundamental e médio) e no limiar de outro  (o ensino superior), sua análise poderá propiciar: a) uma visão retrospectiva dos conteúdos e processos de ensino/aprendizagem que, de certa forma, ecoam de forma indicial/residual na produção desses sujeitos, fornecendo um perfil da sua escrita; b) uma visão da representação que se faz do trabalho, entendido aqui em três níveis: o trabalho do candidato com a linguagem e sobre a linguagem, o trabalho pedagógico do professor, os sentidos de trabalho construídos nos textos.

A pesquisa será desenvolvida tendo como suporte o quadro teórico da Análise do Discurso na interface com a Linguística Aplicada. Partindo-se  de uma concepção dialógica da linguagem e da teoria bakhtiniana do gênero, procuraremos verificar, a par da análise das condições sócio-históricas de produção desse tipo de escrita,  como se dão as formas de discursivização do gênero solicitado do ponto de vista da sua composição pragmático-enunciativa, estilo e valoração apreciativa, tema e construção da significação.

Vigência:
2006 – 2009

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Eventos


I Encontro de pesquisadores de práticas de linguagem no campo do trabalho: O GRUPO EM SUAS SINGULARIDADES

Niterói, UFF, 8 e 9 de novembro de 2012

Baixe o folder para divulgar

 Organizadores:
Profª. Drª. Del Carmen Daher (UFF, CNPq) e Profª. Drª. Luciana Freitas (UFF)
Prof. Dr. Bruno Deusdará (UERJ), Prof. Dr. Décio Rocha (UERJ, CNPq) e Profª. Drª. Vera Sant’Anna (UERJ)

O encontro tem como objetivo explicitar as contribuições centrais de um grupo de especialistas no estudo das práticas de linguagem de modo a dar visibilidade a deslocamentos, interseções, apropriação de quadros teóricos e metodológicos em pesquisas que aproximam linguagem e trabalho. Celebra também convênio nacional interinstitucional (em andamento) entre as instituições UFF, UERJ e PUC-SP.

O evento reunirá, assim, pesquisadores que atuam nos Programas de Pós-graduação de Estudos de Linguagem (UFF), no de Letras, área de concentração em Linguística (UERJ e no de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC/SP). Todos os integrantes participam do GT Anpoll Linguagem, enunciação e trabalho e membros dos GRPesq’s Práticas de linguagem, trabalho e formação docente (UFF),  Práticas de Linguagem e discursividade – PraLinS (UERJ) e Atelier Linguagem e Trabalho (PUC-SP).  Envolverá ainda docentes e alunos das linhas de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação (UFF), Estudos aplicados de linguagem (UFF), Práticas de linguagem e subjetividades (UERJ) e Linguagem e trabalho (PUC-SP). Participarão, ainda, como convidados, professores-pesquisadores e alunos de pós-graduação das seguintes instituições: UNIRIO, PUC-Rio, USP, PUC-RS, UNISINOS, UFRGS, UPF, UFPA, UTFPR.

A seguir, apresentamos primeira versão do programa do encontro:

Programa
Local: SALA 218 – C

Dia 08 de novembro
9h30min  Abertura
10h-12h Conferência da Profª Drª Maria Cecília Souza-e-Silva (Puc-SP, CNPq, Coordenadora do GRPesq Atelier Linguagem e Trabalho)
           (Explanação sobre constituição e trajetória do grupo: retrospectiva)
12h-14h Almoço
14h-16h Grupo de discussão sobre modos de abordagem da linguagem: autores/quadro teórico.
16h-16h30m Café
16h30m-18h30m Grupo de discussão sobre modos de abordagem do trabalho: autores/quadro teórico.

Dia 09 de novembro
10h-12h Grupo de discussão sobre metodologias de pesquisa.
12h-14h Almoço
14h-16h Sínteses e desdobramentos das discussões apresentadas pelos resenhadores de cada grupo (Resenhadores: 2 por grupo de discussão).
16h-16h30m Café
16h30m-18h30m  Explanação da Profª. Drª. Ana Raquel Motta de Souza (Puc-SP, Fapesp) sobre as discussões e sínteses apresentadas no encontro.

Modalidades de participação: ouvintes e expositores membros pesquisadores ou estudantes dos grupos de pesquisa participantes.
Poderão se inscrever como expositores aqueles que tiverem contribuições que explicitem um modo singular de apropriação de diferentes aspectos nas pesquisas na área: qual a singularidade do quadro teórico/procedimentos metodológicos de minha pesquisa em relação ao conhecimento produzido na área? que recortes faço do quadro teórico/metodológico, o que acrescento, a que deslocamentos recorro, etc.?

Resultados esperados: publicação.

Inscrições até 21 de outubro de 2012

Normas para submissão de:

Resumos:
O resumo deverá ter até 1.000 caracteres com espaço.  A formatação do texto deverá ser em fonte Times New Roman 12, com espaço simples, em Word 6 ou 7.

Artigos:
Número de páginas: até 20
Tipo de caractere: Times New Roman, corpo 12;
Espaçamento: espaço 1,5 entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes, tabelas, ilustrações, etc.;
Adentramento de 1 cm para assinalar parágrafos;
Margens (superior, inferior, direita e esquerda) de 3 cm;
Notas no rodapé, corpo 10, espaço simples;
Referências bibliográficas de acordo com a ABNT.

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