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Produção Acadêmica
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Publicações
Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (8) [ livro completo em PDF (15,3Mb) ]
Organização: Angela Baalbaki, Janaína Cardoso, Poliana Arantes e Sandra Bernardo
Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Letras, 2015.
ISBN: 978-85-64315-10-5
©Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
Sumário [ textos em pdf ]Autora Convidada
Leitura na sociedade da informação e formação de professores: um olhar sociocognitivo
Cristina Vergnano-JungerEstudos em Linguística Aplicada
Ensino de leitura em língua estrangeira: uma perspectiva sociointeracionista
Danielle Marques de Lima e Rafaela Tuyane Pereira PinheiroA aprendizagem de língua inglesa em uma turma de pré-vestibular comunitário: envolvendo os alunos para uma leitura crítica do mundo social
Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra, Leandro Bonin de Andrade e Bárbara de Almeida Sapucaia de AssisA variação linguística presente no folheto de cordel As duas mulheres valentes, de J. Borges
Maria Taís Gomes Santiago e Mirandolina Alvares de Deus e Melo NetaAprendizagem de idiomas na terceira idade: muito além de um passatempo
Janaína Cardoso, Ana Karoline de Araújo Gonçalves Ribas, Karen Costa da Silva, Nathalia Araújo Duarte de Gouvêa e Soraia Cristiana de Sousa CostaRepresentações da francofonia: o uso e desuso de livros didáticos na formação de professores de francês como língua estrangeira
Suzana Darlen dos Santos Santaroni‘Oficina da bronca’: explorando afinidades entre a prática exploratória e a filosofia wittgensteiniana de linguagem
Cristiane Cerdera“O carregador cultural”: a (des)construção discursiva do mito do professor falante nativo
Naomi Elizabeth OrtonRecursos para a elaboração de material didático no ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos: uma proposta curricular
Mariana Schwantes MarinhoEstratégias de aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação como facilitadores no processo de aprendizagem de idiomas
Janaina da Silva Cardoso, Anielle Silva dos Reis Barboza, Denise Soares da Silva, Karen Costa da Silva, Soraia Cristiana de Souza Costa, Suzete Dantas Santos e Tais dos Santos SantiagoPapéis de atividade em uma audiência de conciliação no PROCON
Ana Paula Cristina da Silva e Amitza Torres VieiraNarrativas sobre o mal-estar escolar: psicólogo e professor coconstruindo entendimentos através de reuniões de trabalho
Carolina ApolinárioCriação e crítica de materiais didáticos de italiano: (re)significação e (re)construção da abordagem comunicativa
Jefferson Evaristo do Nascimento Silva
Estudos Cognitivistas
Uma abordagem construcionista da morfologia derivacional: o caso da construção superlativa prefixal
Anna Carolina Ferreira Carrara e Neusa Salim MirandaA expressão de tempo futuro no Espanhol: um estudo comparativo entre dados da gramática adulta e infantil
Carolina Parrini FerreiraA construção binominal de quantificação indefinida: uma abordagem construcionista
Tatiane Silva Tavares e Thais Fernandes SampaioAlterações prosódicas na fala disártrica
Daniela Pereira de Almeida Ruas, Lucélia Teixeira Santos Santana e Nirvana Ferraz Santos SampaioResolução de ambiguidades por alunos do ensino médio
Karen Martins Ferreira e Thayná de Barros PessanhaTeoria da mente: efeito da idade e da utilização do advérbio “primeiro”
Gianna Lucciola Campolina, Isabela da Silva Nascimento, Larissa de O. Rios P. Santos, Mayara Motta Herdy e Virgínia Carollo da Costa Dias
Estudos em Descrição Linguística
A dimensão avaliativa envolvendo a microconstrução com o marcador discursivo veja bem
Lauriê Ferreira Martins e Patrícia Fabiane Amaral da Cunha LacerdaAnálise sociolinguística do R em coda silábica externa: confrontando vozes masculinas e femininas na música popular brasileira
Karilene da Silva XavierA multifuncionalidade da construção espera aí/peraí a partir de uma abordagem construcionista
Nathália Felix de OliveiraA gramaticalidade do verbo modal "poder": usos identificados e evidências sobre sua atuação em contextos de pedido e permissão
Lauriê Ferreira Martins e Nathália Félix de Oliveira
Estudos do Discurso e do Texto
Uma análise Semiolinguística do ensino de leitura veiculado pela Revista Nova Escola (2010-2012)
Anabel Medeiros de AzerêdoPai é quem cria: uma leitura semiolinguística do sensacional Sensacionalista
Camilla Ramalho DuarteDe ovelha a lobo: efeitos discursivos da construção do ethos do aluno em charges sobre a educação de ontem e de hoje
Eveline Coelho CardosoSentidos atribuídos à língua de sinais e aos surdos por alunos da disciplina Libras
Elissandra Lourenço PerseProdução de sentidos a partir da seleção lexical em capas de jornais
Gesseldo de Brito FreirePressuposição e dispositivo de normalização no discurso heterossexual masculino
Luiz Felipe Andrade SilvaO que dizem os astros? Uma análise da modalização epistêmica no gênero textual horóscopo
Tatiana Jardim GonçalvesO texto e suas múltiplas possibilidades de leitura: pressupostos e subentendidos
Ilana da Silva Rebello Viegas"Isso é trabalho de mulher": imagens discursivas sobre masculinidade nas novas formas de trabalho masculino
Elir Ferrari
Estudos em Sociolinguística
A fala-em-interação institucional de repórteres aéreos e locutores de rádio do Rio de Janeiro
Marco Aurélio Silva Souza, Liliana Cabral Bastos e Maria das Graças Dias PereiraConstruções identitárias em contextos institucionais – o caso de uma interação médico-paciente em um ambulatório de atendimento a adolescentes
Etyelle Pinheiro de AraújoAnálise de uma narrativa tipicamente laboviana e do processo de construção de identidade da narradora
Flávia da Silva Pereira Albuquerque OliveiraVerbos auxiliares do tempo composto em peças cariocas: um estudo diacrônico
Mônica de Azevedo Rodrigues PauloA ordem VS em sentenças com verbos não inacusativos em peças cariocas: um estudo diacrônico
Thayane Santos AntunesO comportamento do parecer em peças teatrais portuguesas oitocentistas
Nathália Vasconcelos Cardoso RodriguesA ordem VS/SV em interrogativas-Q: um estudo diacrônico em peças teatrais brasileiras e portuguesas
Mayara Nicolau de PaulaA representação da 1ª pessoa do plural em cartas de autores não ilustres da sociedade carioca
Karen Pereira Fernandes de SouzaQuando o errado está certo! Um experimento sociolinguístico!
Thayane Verçosa da Silva
Linguística de Corpus e Estudos da Tradução
Flutuação dos modos indicativo e subjuntivo em orações iniciadas pelo advérbio talvez – breves explorações com base em corpus
Juliana da Silva Neto e Cláudia FreitasA funcionalidade da linguística de corpus no ensino de língua estrangeira: oportunidades e desafios
Lucas Rezende AlmeidaTradução cultural, intersemiótica e Négritude nos poemas de Bruno de Menezes e de Léopold Sédar Senghor: Modernismo afro-paraense em Batuque e Les Éthiopiques
Mariana Janaina dos Santos Alves