MATRAGA 21
v.14 | n. 21 | jul-dez, 2007

COLABORARAM NESTE NÚMERO

Ana Cristina de Rezende Chiara é doutora em letras pela PUC-Rio, professora adjunta de Literatura Brasileira da UERJ, autora dos livros: Pedro Nava: um homem no limiar (EdUERJ, 2001) e Ensaios de possessão: irrespiráveis (Caetés, 2006). chiara@centroin.com.br

Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo é doutora em Teoria Literária pela UFRJ e professora de Teoria Literária da UERJ. Publicações, entre outras: Espelho mágico: literatura, imaginário e poder. In: Literatura e poder (Contracapa/CNPq, 2006); Estética como estratégia – o lugar do espetáculo na cultura brasileira. In: Terceira margem (UFRJ, 2007); Sedução da imagem, dilemas de cultura: a pose. In: Fênix. Revista de História de Estudos Culturais (2006); Lima Barreto e o fim do sonho republicano; Trincheiras de sonho: ficção e cultura em Lima Barreto (Tempo Brasileiro) e, com Antonio Houaiss, Lima Barreto, da Archives/UNESCO. carmemluci@uol.com.br

Diana Irene Klinger é doutora em Literatura Comparada pela UERJ. Fez graduação em Letras na Universidad de Buenos Aires e atualmente faz Pós-Doutorado no PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea), na UFRJ, continuando com sua pesquisa sobre literatura latino-americana contemporânea. Além de artigos críticos, publicou o livro Escritas de si, escritas do outro. O retorno do autor e a virada etnográfica, em 2007. É editora da revista Grumo, de literatura e imagem, publicada simultaneamente no Brasil e na Argentina desde 2002 e da revista virtual Z (<http://acd.ufrj.br/pacc/z/>). dianaklinger@gmail.com

Francisco Venceslau dos Santos é professor adjunto de Teoria da Literatura da UERJ, Procientista, e membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia. Suas últimas publicações são: Gênese da escrita em Samuel Rawet (Revista da Academia Brasileira de Filologia, Rio de Janeiro, 2007); Vida literária nos anos de 1950 e a renovação do conto (Prismas, 2006); Dinah Silveira de Queiroz: compromisso com a escrita e participação na cultura (Prismas, 2005); Subjetividades da ficção brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Europa, 2004); Callado no lugar das idéias (2. ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2004); Encontro com Adorno (org. com Carlinda Fragale Nuñez. Rio de Janeiro: Caetés, 2004). Vencedor do edital do Programa Petrobras Cultural – Memória das Artes/ 2007, com o livro Samuel Rawet: fortuna crítica em jornais e revistas, em trabalho de edição. fvenca@ism.com.br

Glaucia Soares Bastos graduou-se em Letras (Português-Literaturas) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1986. Obteve o título de Mestre em Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994 e o título de Doutora em Literatura Brasileira na Puc-Rio em 2007, com a tese intitulada Monteiro Lobato: perfis e versões. É professora do Colégio Pedro II desde 1984, atuando no 1º Segmento do Ensino Fundamental. gsoaresbastos@yahoo.com.br

Joaquim Branco é professor de Literatura Brasileira e Produção de Textos das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC). Suas últimas publicações são: Passagem para a modernidade (ensaio) (2002); Ascânio Lopes no fio da navalha (org.) (2006); Verdes vozes modernistas (ensaio) (2006). joaquimb@gmail.com

Juliana Pasquarelli Perez é professora de Língua e Literatura Alemã da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu mestrado em 2000 e doutorado em 2005, ambos na Universidade de São Paulo. Foi diversas vezes bolsista da FAPESP e do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), tendo realizado parte de suas pesquisas em Literatura Alemã em estágios de pesquisa nas cidades de Freiburg, Bonn, Marbach e Aachen. Nestas últimas, realizou as pesquisas de doutorado sobre a obra de Paul Celan, trabalhando com o editor (Axel Gellhaus) da edição crítica das obras do autor e com integrantes de seu grupo de pesquisa. Nos últimos anos, foram publicados artigos de sua autoria sobre poesia alemã e a obra de Paul Celan. (“À margem do abismo, uma interpretação poetológica de Zürich, zum Storchen” [2006]; “Abertura e hermetismo na poesia de Paul Celan”, [2006]). julianapperez@ufrj.br

Luciene Azevedo é doutora em Literatura Comparada pela UERJ e atualmente é professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Uberlândia e do Mestrado em Teoria Literária da mesma instituição. Sua pesquisa atual é sobre a prosa literária latino-americana a partir dos anos 90 e investiga a prioridade que a narrativa confessional ganha para a cena contemporânea, principalmente através do investimento na performance da autoficção. lucieneazevedo@ig.com.br

Marília Rothier Cardoso é doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde, atualmente, participa do programa de Estudos de Literatura. Aposentou-se da UERJ, depois de dar aulas de Literatura Brasileira por cerca de vinte anos no Instituto de Letras. Sua pesquisa, nos últimos anos, está voltada para os Arquivos Literários. mrcardoso@openlink.com.br

Maurício Silva é professor na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Nove de Julho (SP), e publicou Sentidos secretos: ensaios de Literatura Brasileira (São Paulo: Altana, 2005) e A hélade e o subúrbio: confrontos literários na belle époque carioca (São Paulo: Edusp, 2006). maurisil@gmail.com

Patrícia Chiganer Lilenbaum é professora assistente da Universidade Veiga de Almeida, mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ e doutoranda em Literatura Brasileira na PUC-Rio, onde estuda a literatura judaica de autores brasileiros. patricialile@bol.com.br

Paulo Astor Soethe é professor de Língua e Literatura Alemã e Coordenador da Pós-graduação em Letras na UFPR, em Curitiba. Concluiu mestrado em 1995 e doutorado em 1999, ambos na Universidade de São Paulo. Em 2005 e 2006 cumpriu programa de pós-doutorado como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt na Universidade de Tübingen. Traduziu livros de Karl-Otto Apel e Jürgen Habermas, entre outros. Em 2006 foram publicados de sua autoria, em coletâneas, estudos como “Erinnerung ans unbekannte Land: die ambivalente Mnemonik der Alterität bei Thomas Mann” (Aisthesis: Bielefeld) e “Im Territorium des Anderen: Fremderfahrung und Umweltethik im brasilianischen Roman Relato de um certo oriente” (Francke: Tübingen), ambos na Alemanha. soethe@ufpr.br

Reinaldo Marques é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e desenvolveu projeto de Pós-Doutorado sobre Arquivos Literários junto ao Departamento de Letras da PUC-Rio (2006). É Professor Associado de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Comparada nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFMG, onde orienta dissertações e teses nas linhas de pesquisa “Literatura, História e Memória Cultural” e “Poéticas da Modernidade”. É pesquisador do CNPq e membro do Projeto de Pesquisa “Acervo de Escritores Mineiros”. Dirigiu o Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG no período de 1997 a 2001. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho de Literatura Comparada da ANPOLL no biênio 1998-2000 e Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC– no biênio 2000-2002. É também membro associado da Latin American Studies Association (LASA). Participa do Conselho Editorial de diversas publicações, a exemplo da Revista de Cultura Margens/Márgenes. Tem publicado inúmeros capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Co-organizou e colaborou com as seguintes publicações: Limiares críticos (Autêntica, 1998), Henriqueta Lisboa: poesia traduzida (Ed. UFMG, 2001), Valores: arte, mercado, política (Ed. UFMG/Abralic, 2002). reinaldomarques@terra.com

Roberto Acízelo de Souza, doutor em Teoria da Literatura pela UFRJ, é professor titular de Literatura Brasileira da UERJ. Entre suas publicações mais recentes, figuram os livros Teoria da literatura (10. ed. São Paulo: Ática, 2007), Introdução à historiografia da literatura brasileira (Rio de Janeiro: Eduerj, 2007) e Iniciação aos estudos literários: objetos, disciplinas, instrumentos (São Paulo: Martins Fotnes, 2006). acizelo@bighost.com

Santuza Cambraia Naves, antropóloga, é professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e coordenadora do Núcleo de Estudos Musicais do CESAP, Universidade Candido Mendes. Publicou os seguintes livros: O violão azul: modernismo e música popular (Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998); Da bossa nova à tropicália (Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001); DUARTE, Paulo Sergio & NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Do samba-canção à Tropicália (Rio de Janeiro: FAPERJ/Relume Dumará, 2003); e A MPB em discussão – /entrevistas (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006, em co-autoria com Frederico Oliveira Coelho e Tatiana Bacal). santuzanaves@hotmail.

Sérgio Nazar David é doutor em Teoria da Literatura (UFRJ, 2001), com Pós-Doutorado em Coimbra (2006). Poeta e professor de Literatura Portuguesa (UERJ). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Membro do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa (CLEPUL) e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Autor de Onze moedas de chumbo (2001), Freud e a religião (2003), A primeira pedra (2006) e de O século de Silvestre da Silva (2007). Organizador da edição crítica de Cartas de amor à Viscondessa da Luz (2004), de Almeida Garrett. snazar@centroin.com

Solange Ribeiro de Oliveira é Professora Emérita da UFMG e Professora Associada da Universidade de Londres. Além de numerosos artigos no Brasil e no exterior, publicou os livros Literatura e Artes Plásticas (Editora da UFOP, 1993); Brazil and the Discovery of América (Edwin Mellen Press, 1996); Brazilian Feminisms (University of Nottingham, 1999); De mendigos e malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay (Editora da UFOP, 1999); Literatura e Música: modulações pós-coloniais (Perspectiva, 2002); Literatura e Musica (Itaú Cultural, 2003); Itinerário de Sofotulafai: biografia literária de Abgar Renault (UFMG, 2005). solanger1@uol.com

Teodoro Koracakis é doutor em Literatura Comparada pela UERJ e trabalha na FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, agência vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. teodoro@finep.gov

Teresa Martins Marques, investigadora do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, dirigiu a organização do acervo literário de David Mourão-Ferreira (Ministério da Educação/Fundação Calouste Gulbenkian). Membro do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia das Ciências de Lisboa (1992 1995). Dirigiu a Edição das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis no Círculo de Leitores, tendo prefaciado os seus 13 volumes, entre 1994 e 1996. Principais livros publicados: Si on parle du silence de la mer (Lisboa: Danúbio, 1985); O eu em Régio, a dicotomia de Logos e Eros (Prémio de Ensaio José Régio, ex aequo, Lisboa, 1990). In: Ensaios críticos sobre José Régio (Porto: Edições Asa, 1994); O imaginário de Lisboa na ficção narrativa de José Rodrigues Miguéis (Lisboa: Editorial Estampa, 1994 [3. ed. 1997]); Leituras poliédricas, Estudos de Literatura Portuguesa (Lisboa: Universitária Editora, 2002). martinsmarques@gmail.com