|
|
Produção Acadêmica
![]()
Publicações
Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (9) [ livro completo em PDF (3,62Mb) ]
Organização: Fernanda Cavalcanti, Laura Mariana de Jesus Brito da Costa, Luiza Firmino Coelho e Marina R. A. Augusto
Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Letras, 2024.
ISBN: 978-65-87939-12-4
©Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
Sumário [ textos em pdf ]PARTE 1 – Estudos Cognitivos e Discursivos
A Culpa é dos Hormônios: as metáforas das representações do masculino e do feminino
Ana Paula FerreiraA literalização de metáforas conceptuais em tirinhas: uma abordagem pelo viés do humor
Camila Bento de AlmeidaDiscurso e(m) Mídia: uma proposta de debate sobre a mulher
Ceres Carneiro; Phelipe Cerdeira; Beatriz ParagóUm diálogo entre análise de discurso e literatura brasileira
Cleber Ferradeira Sales BezerraPolíticas e práticas de entextualização acerca da Feira de Acari
Dandara Oliveira; Douglas Firmino dos SantosA Palavra, o mais puro fenômeno ideológico: os usos preconceituosos da metáfora animal no PB
Elisabeth Cristina Alves MarquesPolítica em rede: estratégias político-discursivas de construção conceptual positiva do self e negativa do outro no X
Flávio SoaresAs contribuições da linguística cognitiva à poética cognitiva
Gabriela Diniz Nascimento; Daniela Montenevo Alves; Lívia Mesquita de CarvalhoAnálise cartográfica do discurso: metodologias ativas e as práticas discursivas
Laryssa Victoriano de GouvêaMetáfora do medo: literatura e cognição
Morgana de Abreu LealAnálise do discurso e psicanálise: a presença do ethos
Paulo LobemveinCompetência imagética, semântica global e os planos discursivos nas histórias em quadrinhos
Rafael SchuabbUrgências discursivas...pesquisas menores: apontamentos acerca do ato de pesquisar em Análise do Discurso
Tatiana Jardim Gonçalves
PARTE 2 – Estudos Aplicados: descrição, ensino e aprendizagem de línguas
A estilística na linguística de Joaquim Mattoso Câmara Jr.
André ConforteMultiletramentos e compreensão de implícitos: um estudo a partir de textos imagéticos
Alessandra Cristina Costa Mendes; Diana de Jesus RibeiroMultiletramento e cultura digital no ensino de língua portuguesa: vivência e reflexão na formação dos professores cariocas
Carla Vidal; Helena Ferreira de Araújo Langoni; Roberta KerrPolíticas linguísticas de e em línguas de sinais: observações sobre leis estaduais que tratam de língua de sinais no Brasil
Etienne Silva de AbreuInglês para fins específicos: abordagens de estudo para a prova de Língua Inglesa do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata
Evelyn Calheiros de Jesus da SilvaSobre telas e normas: transversalidade e tecnologia digital no ensino básico
Hudson dos Santos BarrosA reversão de gênero gramatical em comunidades de práticas gay de Belo Horizonte
Ian Jardim da Silva“Ya Temi Xoa!”: a imagem do indígena em uma obra quinhentista
Letícia Rodrigues Coelho da Silva MarquesO caso do acusativo anafórico de terceira em um continuum de gêneros textuais jornalísticos de uma amostra do corpus “pró-norma plural”
Monique Débora Alves de Oliveira LimaProjeto Linguística e Ensino: uma agenda de trabalho extensionista voltada à formação de professores
Quezia dos S. Lopes Oliveira; Maria Eduarda Luporini Bitar; Ana Luiza de Souza Moreira