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Reunimos, neste volume, a programação e os resumos dos trabalhos apresentados nas VIII Jornadas de Estudos da Linguagem (JEL). O evento ocorre no campus da UERJ Maracanã, no Instituto de Letras, espaço físico disponibilizado pelo Instituto de Letras da UERJ, que sempre apoia o JEL. Sua história remonta a 2004, quando aconteceu pela primeira vez, voltando-se exclusivamente para o público interno da UERJ, em um único dia de encontro. Depois de aberto ao público externo, o JEL foi sendo ampliando, a fim de congregar trabalhos de várias áreas de estudo acerca da língua e linguagem.

Assim, a realização das JEL UERJ é relevante para o cenário acadêmico e científico do Estado e do país, pois se trata de um encontro que abre espaço para discussões interdisciplinares na área de Linguística e Letras e áreas afins, promovendo a pesquisa produzida por profissionais em Estudos da Linguagem. Dentre tais esforços, destacamos as contribuições dos estudos em Análise do Discurso, em suas diversas abordagens, que colaboram para o desenvolvimento das reflexões acerca das relações entre as práticas linguageiras e as instituições sociais seja no ensino de línguas, na construção de identidades sociais ou nas relações de trabalho. Outro destaque importante é o interesse recente pelo papel da tecnologia na comunicação humana, haja vista a presença maciça da comunicação mediada por tecnologia no nosso cotidiano. A influência que as novas mídias exercem na língua e na comunicação humana não pode deixar de ser investigada.

Além da relação língua-comunicação-tecnologia, destacamos os estudos em Sociolinguística Interacional e Linguística Aplicada que analisam interações em contextos profissionais como a prática fonoaudiológica, a prática médica, o contexto forênsico e a sala de aula, buscando entender a construção do sentido entre os participantes e desenvolver consciência crítica sobre aspectos que possam superar mal entendidos, de modo a facilitar o alcance dos propósitos comunicativos definidos para tais interações. Também merecem destaque os estudos em Psicolinguística que investigam patologias de linguagem, como a afasia e o processo de aquisição de linguagem, gerando conhecimento que contribui para a prática clínica de fonoaudiologia e a prática de ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira), além da saúde e do desenvolvimento intelectual e social dos envolvidos.

Destacamos, ainda, os estudos em Linguística de Corpus que beneficiam áreas como a Tradução, a Lexicologia, a Lexicografia e a Terminologia, contribuindo inúmeras aplicações para o exercício da Linguística Textual, a Comunicação mediada por Computador e, consequentemente, para o letramento, o ensino e produção de textos, já que vivemos em uma sociedade dominada pela informação. Portanto, a conjunção do conhecimento gerado pela área reflete diretamente no desenvolvimento de estratégias, recursos, que nos permitam lidar com essa avalanche de informação de forma consciente e crítica, no exercício pleno de nossa cidadania. Registramos, finalmente, o número crescente de estudos em Linguística Cognitiva em todo o país, que, em uma de suas vertentes, busca explicar os aspectos sociais e cognitivos subjacentes ao uso da linguagem.

As jornadas fortalecem a pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pósgraduação em Letras da UERJ ao promoverem o intercâmbio com pesquisadores de outros estados e do exterior, inscrevendo a UERJ e o Estado do Rio de Janeiro na agenda de Estudos da Linguagem no Brasil e no exterior, uma vez que vem ampliando seu escopo para o fórum nacional e estrangeiro, ao abrir espaço para parcerias promissoras com instituições de participantes inscritos e plenaristas convidados. Adicionalmente, seu papel é o de difundir esse conhecimento para o público participante, oriundo de diversas Universidades, permitindo que alunos de pós-graduação e de graduação, professores da rede pública e privada, assim como outros profissionais, tenham a oportunidade de se familiarizar com a pesquisa desenvolvida na área da linguagem, solidificando conceitos, abordagens, estratégias de ação e de decisão relacionados ao uso da linguagem em contextos específicos.

Nesta edição, propusemos, no diálogo entre os estudiosos, uma discussão sobre a formação de professores de línguas. Esse objetivo motivou o convite aos plenaristas do evento que discorrerão sobre questões ligadas ao papel do léxico e da gramática na abordagem cognitiva; à leitura numa sociedade tecnológica e sua relação com formação de professores na perspectiva sociocognitiva; à formação em Letras no que tange à língua, saberes e memória discursiva. Em cenário nacional de implantação do ensino de LIBRAS em escolas e cursos de formação de professores, uma das sessões plenárias é dedicada à relação entre a Legislação linguística e a formação de professores na área da surdez.

Os cerca de 160 trabalhos selecionados pelo Comitê Científico foram distribuídos em 34 sessões de coordenadas e 71 pôsteres. Os estudos em Análise de Discurso, em suas várias vertentes e relações compõem sete sessões de comunicações. Trabalhos nas áreas de Estudos Diacrônicos, Estudos sobre Texto, Funcionalismo, Interação em Contextos Institucionais, Linguística Aplicada, Linguística Cognitiva, Narrativa, Tradução e Variação e Mudança compuseram duas sessões de comunicações. A pluralidade dos trabalhos apresentados do VIII JEL é revelada por comunicações de várias outras áreas de estudos da linguagem que formaram uma sessão do evento, a saber: Fonética; Formação de Professor; Mídia e Gramática; Níveis de Análise Linguística; Práticas Socioculturais e sociolinguística; Processamento e Aquisição de Linguagem; Sujeito às margens; Sudez e Tecnologia, Linguagem e Ensino. Tais áreas estão também representadas nos trabalhos dos pesquisados nas sessões de pôsteres. Assim, convidamos todos os participantes do evento a explorar os resumos e a assistir aos trabalhos, visando à troca de conhecimentos e questionamentos para o caminhar dos estudos da linguagem. A Comissão Organizadora agradece a participação de todos os pesquisadores cujos textos compõem este volume e os recebe com satisfação.

Angela Baalbaki
Janaína Cardoso
Sandra Bernado
Poliana Arantes
(Corpo Editorial)

 

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