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1ª SESSÃO DE PÔSTERES

Local: Hall do Bloco F - 11º andar

Dia 05/12 – 13:30h-14:15h

  1. Aline Rubio Barreto Campello (UERJ)
    Falando sobre o sofrimento psíquico em mídia virtual: o caso do Tumblr
  1. Ruth Martinez Rejala (UERJ)
    Mescla conceptual em “O Pasquim”
  1. Camila Gomes Chung Nin (UERJ)
    Metáfora conceptual no jornalismo impresso
  1. Jéssica Bárbara Teodoro Neves (UERJ)
    Metáforas conceptuais em teorias linguísticas
  1. Ulisses da Silva Gomes (UERJ)
    Remediado está. Mecanismos cognitivos em decisões judiciais sobre o direito de greve do servidor público no Brasil
  1. Tânia Gastão Saliés &  Vanessa Daiane Feijão Contente (UERJ)
    A linguagem dos alunos de graduação da UERJ:  Processos de categorização à luz do Sociocognitivismo
  1. Juliana Aguiar Muniz (UERJ)
    Estratégias Linguísticas em Conversas Telefônicas Interceptadas: Polissemia e Vagueza*
  1. Ana Beatriz Simões
    Dizer (d)o brasileiro: uma análise da didática da “brasilidade” em manuais de Português como Língua Estrangeira.
  1. Ana Esther Rodrigues de Camargo; Filipe Guilherme Lemos & Ana Cecília Fernández dos Santos (UFSCar/CAPES)
    O jornal escolar e as possibilidades de trabalho significativo com a língua
  1. Camila Tremarin; Cristiane Hillesheim; Juliana Bruxel; Lílian Thais de Jesus; Monica Lysakowski; Simone Dillenburg & Maria Helena Albé (UNISINOS)
    Jornal da escola
  1. Camila Tremarin; Cristiane Hillesheim; Juliana Bruxel; Lílian Thais de Jesus; Monica Lysakowski; Simone Dillenburg & Maria Helena Albé (UNISINOS)
    Poliantologia
  1. Andressa de Jesus Araújo Ramos; Diwllyane Souza Ribeiro; Helena da Silva Borges & Zilda Laura Ramalho Paiva (UFPA)
    A importância da Consciência Morfológica e da Variação Fonética para o desempenho da escrita em sala de aula
  1. Catarina Modesto de Carvalho Leitão & Vanessa Gomes Teixeira (UERJ)
    Flexão verbal em libras e em língua portuguesa: análise contrastiva
  1. Ytanajé Coelho Cardoso (UEAM)
    Línguas em contato: o processo de perda da língua munduruku no estado do amazonas e as políticas de valorização identitária
  1. Bruna Gois Pavão (UFRJ)
    SER e ESTAR: verbos relacionais em foco
  1. Davidson Martins Viana Alves (UFRJ/FAPERJ)
    As sibilantes espanholas sob um olhar centrado no uso: uma análise pancrônica
  1. Ingrid de Castro Faria (UFMG/CNPq)
    Cancelamento de vogais altas em sequência de vogais
  1. Felipe Bilharva da Silva; Helena Cristina Weirich & Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPEL)
    A língua de imigração hunsrückisch: produção dos róticos durante a aquisição da linguagem escrita
  1. Marcia do Carmo (UNESP)                                                                        
    A influência das variáveis sociais no alçamento das vogais médias pretônicas no interior paulista
  1. Sirley Siqueira (UFF)                   
    Padrões de uso da expressão de repente
  1. Thayse Letícia Ferreira (UFPR)
    Aquisição de estrutura argumental de CAUSA no PB
  1. Carolina Ferreira (UFRJ)
    A retomada de complementos verbais no Espanhol madrileno: um estudo descritivo e comparativo entre as falas infantil e adulta 
  1. Priscila Gomes Santos e Mercedes Sebold                                       
    A realização do clítico acusativo na variante paraguaia do espanhol
  1. Laryssa Laise Alves Silva & Marília Aguiar Ribeiro do Nascimento (UFCG)
    Produção de dissertação escolar e análise lingüística: relato de uma experiência
  1. Jaqueline Lima Fontes & Maria Leônia Garcia Costa Carvalho (UFS)
    Memória e heterogeneidade: marcas do patriarcalismo nos discursos femininos de Sergipe
  1. Jaqueline Maria de Almeida (UENF)
    Ensino dos gêneros textuais: integrando teoria e prática
  1. Robson Paes Pina Fernandes; Ana Carolina Oliveira & Juliana Coutinho Veloso (FFP/UERJ)
    Uma proposta de desenvolvimento de tarefas para a prática da habilidade oral de alunos cursantes das séries finais do Ensino Fundamental de Escola Pública
  1. Brennda Valléria do Rosario Freire; Érica Patrícia Barbosa Costa & Ana Paula Oliveira da Silva (UFPA)
    O Gênero Discursivo Propaganda como instrumento de ensino e aprendizagem na educação básica
  1. Davi Pereira de Souza; Francisca Imaculada Santos Oliveira & Laís de Nazaré dos Santos Santos (UFPA)
    A variação lexical na socioterminologia da indústria madeireira
  1. Edilma Marinho Ribeiro & Marília Aguiar Ribeiro do Nascimento (UFCG)
    Influências de línguas estrangeiras no léxico do Português brasileiro: um estudo do dicionário Aurélio            
  1. Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra & Franciane Sartor (UERJ)
    “Eu não quero ser um professor assim...”: Perspectivas sobre se tornar professor de inglês
  1. Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra & Karen Pedreira Cerqueira (UERJ)
    “Eu não consigo ser criativa”: refletindo sobre a aprendizagem de língua inglesa em um curso de idiomas.
  1. Jackson Cícero França Barbosa; Raniere Marques de Melo & Ana Paula Sarmento Carneiro (UFCG)
    Análise das competências leitoras de alunos do ensino fundamental da rede pública
  1. Eduardo Manoel Barros Oracio (UFRPE-UAG)
    As imagens nos livros didáticos e a sua contribuição no processo de ensino/aprendizagem

 

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2ª SESSÃO DE PÔSTERES

Local: Hall do Bloco F - 11º andar

Dia 06/12 – 13:30h-14:15h

  1. Fernanda Soares da Silva Torres (UERJ/CAPES)
    Atitudes, crenças e preconceito linguístico: uma análise experimental
  1. Mônica de Azevedo Rodrigues Paulo  (UERJ)
    No “labirinto da fala”, perdi meu preconceito! Práticas pedagógicas contra o preconceito linguístico              
  1. Monique Débora Alves de Oliveira (UERJ)
    Espelho, espelho meu, existe português mais certo do que o meu? Do não-padrão ao padrão no material didático!
  1. Thayane Antunes (UERJ)
    Divulgando a gente se entende: Uma cartilha digital contra o Preconceito Linguístico
  1. Joycineia Porto da Silva (UERJ)
    Preconceito linguístico: Um preconceito em todos os níveis
  1. Bianca dos Santos Silva Veloso (UERJ)
    A disseminação dos estudos da Sociolinguística para o público fora dos limites universitários com o uso da internet
  1. Marcio Vieira da Silva (UFRPE)
    Variação Linguística e Ensino de Língua: o processo de estigmatização da variante regional da língua nas escolas de ensino Fundamental II e Médio de Paranatama - PE
  1. Juliana Cristina de Paula Pires (UFRJ)
    O problema da avaliação: análise sociolinguística da (não)-marcação verbal de 3ª pessoa do plural na modalidade escrita do PB
  1. Ana Paula Xavier da Silva; Bruna Renova Varela Leite; Camila Gomes Chung Nin & Flavia Regina de Mello Pereira Pinto (UERJ)
    Memória e estrutura de sentenças ativas e passivas: uma pesquisa com informantes adultos jovens e idosos
  1. Caroline Martins da Silva & Lucas de Castro Cordeiro (UERJ)
    Aquisição da Linguagem: aspectos morfológicos em verbos do PB aos 5 e 7 anos
  1. Claudia Duarte Abibe Fagundes
    A construção de identidades discursivas de trabalhadores docentes em contexto bilíngue no Brasil
  1. Luiz Paulo dos Santos Labrego (UERJ)
    Análise do discurso: uma História ideologicamente deturpada
  1. Jonathan Ribeiro Farias de Moura
    Relação do Verbal e Não Verbal nas manchetes de capa do “Meia-Hora”
  1. Meyre Jane dos Santos Silva (UFS)
    O uso de pseudônimo nos discursos impressos das mulheres aracajuanas
  1. Fernanda da Silva Ribeiro (UFRRJ)
    Representação social feminina em The catcher in the rye
  1. Larissa Teixeira Rocha (UNIFLU) & Eleonora Campos Teixeira (UENF/FAPERJ)
    O adultério presente nos textos realistas
  1. Josineide Maria dos Santos; Giselle Nanes & Marcelo Machado Martins
    Estudo dos provérbios populares em sala de aula: Analisando o implícito a partir da leitura e escrita como instrumentos pedagógicos.
  1. Jéssica da Silva de Melo (UFRJ)
    Variação e mudança do sujeito no Português Brasileiro: um estudo comparativo de cartas pessoais do século XIX e XX.
  1. Karine Cristi Melo de Lima (UFRJ)
    Formas de imperativo indicativo e subjuntivo: um estudo diacrônico com cartas pessoais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais (XIX-XX)
  1. Stephanie Valle de Souza (PIBIC/CNPq)
    A posição do sujeito em cartas pessoais do século XIX e XX: fatores extralinguísticos influenciam nos fatores linguísticos?
  1. Juliana Ramos do Nascimento; Marcela de Melo Cordeiro Eulálio; Tassiana Braga Rodrigues & Verônica Lucena do Nascimento (UFCG)
    A abordagem da “hiperonímia” e “hiponímia” no livro didático de português do ensino médio
  1. Glenda Aparecida Queiroz Milanio (UFMG/FAPEMIG)
    O uso de sentenças passivascomo estratégia presente em redações de pré-vestibulandos
  1. Carlos Fabiano de Souza & Sérgio Arruda de Moura (UENF)
    Vozes do mundo real proferidas em ambiente virtual: análise de formações discursivas em textos mêmicos veiculados em redes sociais à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC)
  1. Mariana Carneiro Mendes (UFMG)
    Amizade, friendship e freundschaft - especificidades culturais de construções metafóricas utilizadas por participantes de comunidades virtuais para falar de amizade
  1. Anderson Silva Matos
    O uso de redes sociais e sua relação com o aprendizado autônomo de línguas
  1. Carolina de Pinho Santoro Lopes & Jessica Nunes Vilela
    Banana skins: armadilhas da tradução na língua inglesa
  1. Jamille Santos dos Passos & Nayana Mota Gusmão da Silva (UESB)
    Paradigmas pedagógicos para o mundo globalizado: uma proposta de aula multimodal
  1. Jéssica Martins Carvalho & Flavia Moreno de Marco (UFRJ)
    Atividades de pronúncia no livro openmind 1: impressões e críticas dos monitores de inglês do projeto clac-ufrj
  1. Jefferson Evaristo do Nascimento Silva
    Os recursos tecnológicos no ensino de língua estrangeira
  1. Janaína Behling (USP)
    Diversidade discursiva em organizações civis: o gênero Relatório e a incerteza de projetos do dizer
  1. Carlos Eduardo Nunes Garcia
    As construções de topicalização e de deslocamento à esquerda na fala de brasileiros e portugueses
  1. Diana Silva Thomaz
    O sujeito nulo de referência indeterminada na fala culta de salvador
  1. Lílian Wilson de Oliveira Ferreira (UERJ)
    Ocorrências do objeto direto anafórico de terceira pessoa na oralidade
  1. Jéssica Amanda de Souza Silva; Juliane da Silva Messias; Danielly Dayane Soares de Macêdo & Danielly Gomes dos Reis (UFCG)
    Análise dos empréstimos linguísticos, oriundos da culinária italiana e incorporados ao léxico do português brasileiro

 

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CERTIFICADOS

2ª Sessão de Pôsteres

Sessões de Pôsteres com resumos (PDF)

Plenárias e Mesas-redondas

Sessões de Comunicações Coordenadas

Lançamento de Livros e Conversa com Autores

Quadro da Programação