1ª SESSÃO DE PÔSTERES
Local: Hall do Bloco F - 11º andar
Dia 05/12 – 13:30h-14:15h
- Aline Rubio Barreto Campello (UERJ)
Falando sobre o sofrimento psíquico em mídia virtual: o caso do Tumblr
- Ruth Martinez Rejala (UERJ)
Mescla conceptual em “O Pasquim”
- Camila Gomes Chung Nin (UERJ)
Metáfora conceptual no jornalismo impresso
- Jéssica Bárbara Teodoro Neves (UERJ)
Metáforas conceptuais em teorias linguísticas
- Ulisses da Silva Gomes (UERJ)
Remediado está. Mecanismos cognitivos em decisões judiciais sobre o direito de greve do servidor público no Brasil
- Tânia Gastão Saliés & Vanessa Daiane Feijão Contente (UERJ)
A linguagem dos alunos de graduação da UERJ: Processos de categorização à luz do Sociocognitivismo
- Juliana Aguiar Muniz (UERJ)
Estratégias Linguísticas em Conversas Telefônicas Interceptadas: Polissemia e Vagueza*
- Ana Beatriz Simões
Dizer (d)o brasileiro: uma análise da didática da “brasilidade” em manuais de Português como Língua Estrangeira.
- Ana Esther Rodrigues de Camargo; Filipe Guilherme Lemos & Ana Cecília Fernández dos Santos (UFSCar/CAPES)
O jornal escolar e as possibilidades de trabalho significativo com a língua
- Camila Tremarin; Cristiane Hillesheim; Juliana Bruxel; Lílian Thais de Jesus; Monica Lysakowski; Simone Dillenburg & Maria Helena Albé (UNISINOS)
Jornal da escola
- Camila Tremarin; Cristiane Hillesheim; Juliana Bruxel; Lílian Thais de Jesus; Monica Lysakowski; Simone Dillenburg & Maria Helena Albé (UNISINOS)
Poliantologia
- Andressa de Jesus Araújo Ramos; Diwllyane Souza Ribeiro; Helena da Silva Borges & Zilda Laura Ramalho Paiva (UFPA)
A importância da Consciência Morfológica e da Variação Fonética para o desempenho da escrita em sala de aula
- Catarina Modesto de Carvalho Leitão & Vanessa Gomes Teixeira (UERJ)
Flexão verbal em libras e em língua portuguesa: análise contrastiva
- Ytanajé Coelho Cardoso (UEAM)
Línguas em contato: o processo de perda da língua munduruku no estado do amazonas e as políticas de valorização identitária
- Bruna Gois Pavão (UFRJ)
SER e ESTAR: verbos relacionais em foco
- Davidson Martins Viana Alves (UFRJ/FAPERJ)
As sibilantes espanholas sob um olhar centrado no uso: uma análise pancrônica
- Ingrid de Castro Faria (UFMG/CNPq)
Cancelamento de vogais altas em sequência de vogais
- Felipe Bilharva da Silva; Helena Cristina Weirich & Giovana Ferreira-Gonçalves (UFPEL)
A língua de imigração hunsrückisch: produção dos róticos durante a aquisição da linguagem escrita
- Marcia do Carmo (UNESP)
A influência das variáveis sociais no alçamento das vogais médias pretônicas no interior paulista
- Sirley Siqueira (UFF)
Padrões de uso da expressão de repente
- Thayse Letícia Ferreira (UFPR)
Aquisição de estrutura argumental de CAUSA no PB
- Carolina Ferreira (UFRJ)
A retomada de complementos verbais no Espanhol madrileno: um estudo descritivo e comparativo entre as falas infantil e adulta
- Priscila Gomes Santos e Mercedes Sebold
A realização do clítico acusativo na variante paraguaia do espanhol
- Laryssa Laise Alves Silva & Marília Aguiar Ribeiro do Nascimento (UFCG)
Produção de dissertação escolar e análise lingüística: relato de uma experiência
- Jaqueline Lima Fontes & Maria Leônia Garcia Costa Carvalho (UFS)
Memória e heterogeneidade: marcas do patriarcalismo nos discursos femininos de Sergipe
- Jaqueline Maria de Almeida (UENF)
Ensino dos gêneros textuais: integrando teoria e prática
- Robson Paes Pina Fernandes; Ana Carolina Oliveira & Juliana Coutinho Veloso (FFP/UERJ)
Uma proposta de desenvolvimento de tarefas para a prática da habilidade oral de alunos cursantes das séries finais do Ensino Fundamental de Escola Pública
- Brennda Valléria do Rosario Freire; Érica Patrícia Barbosa Costa & Ana Paula Oliveira da Silva (UFPA)
O Gênero Discursivo Propaganda como instrumento de ensino e aprendizagem na educação básica
- Davi Pereira de Souza; Francisca Imaculada Santos Oliveira & Laís de Nazaré dos Santos Santos (UFPA)
A variação lexical na socioterminologia da indústria madeireira
- Edilma Marinho Ribeiro & Marília Aguiar Ribeiro do Nascimento (UFCG)
Influências de línguas estrangeiras no léxico do Português brasileiro: um estudo do dicionário Aurélio
- Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra & Franciane Sartor (UERJ)
“Eu não quero ser um professor assim...”: Perspectivas sobre se tornar professor de inglês
- Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra & Karen Pedreira Cerqueira (UERJ)
“Eu não consigo ser criativa”: refletindo sobre a aprendizagem de língua inglesa em um curso de idiomas.
- Jackson Cícero França Barbosa; Raniere Marques de Melo & Ana Paula Sarmento Carneiro (UFCG)
Análise das competências leitoras de alunos do ensino fundamental da rede pública
- Eduardo Manoel Barros Oracio (UFRPE-UAG)
As imagens nos livros didáticos e a sua contribuição no processo de ensino/aprendizagem
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2ª SESSÃO DE PÔSTERES
Local: Hall do Bloco F - 11º andar
Dia 06/12 – 13:30h-14:15h
- Fernanda Soares da Silva Torres (UERJ/CAPES)
Atitudes, crenças e preconceito linguístico: uma análise experimental
- Mônica de Azevedo Rodrigues Paulo (UERJ)
No “labirinto da fala”, perdi meu preconceito! Práticas pedagógicas contra o preconceito linguístico
- Monique Débora Alves de Oliveira (UERJ)
Espelho, espelho meu, existe português mais certo do que o meu? Do não-padrão ao padrão no material didático!
- Thayane Antunes (UERJ)
Divulgando a gente se entende: Uma cartilha digital contra o Preconceito Linguístico
- Joycineia Porto da Silva (UERJ)
Preconceito linguístico: Um preconceito em todos os níveis
- Bianca dos Santos Silva Veloso (UERJ)
A disseminação dos estudos da Sociolinguística para o público fora dos limites universitários com o uso da internet
- Marcio Vieira da Silva (UFRPE)
Variação Linguística e Ensino de Língua: o processo de estigmatização da variante regional da língua nas escolas de ensino Fundamental II e Médio de Paranatama - PE
- Juliana Cristina de Paula Pires (UFRJ)
O problema da avaliação: análise sociolinguística da (não)-marcação verbal de 3ª pessoa do plural na modalidade escrita do PB
- Ana Paula Xavier da Silva; Bruna Renova Varela Leite; Camila Gomes Chung Nin & Flavia Regina de Mello Pereira Pinto (UERJ)
Memória e estrutura de sentenças ativas e passivas: uma pesquisa com informantes adultos jovens e idosos
- Caroline Martins da Silva & Lucas de Castro Cordeiro (UERJ)
Aquisição da Linguagem: aspectos morfológicos em verbos do PB aos 5 e 7 anos
- Claudia Duarte Abibe Fagundes
A construção de identidades discursivas de trabalhadores docentes em contexto bilíngue no Brasil
- Luiz Paulo dos Santos Labrego (UERJ)
Análise do discurso: uma História ideologicamente deturpada
- Jonathan Ribeiro Farias de Moura
Relação do Verbal e Não Verbal nas manchetes de capa do “Meia-Hora”
- Meyre Jane dos Santos Silva (UFS)
O uso de pseudônimo nos discursos impressos das mulheres aracajuanas
- Fernanda da Silva Ribeiro (UFRRJ)
Representação social feminina em The catcher in the rye
- Larissa Teixeira Rocha (UNIFLU) & Eleonora Campos Teixeira (UENF/FAPERJ)
O adultério presente nos textos realistas
- Josineide Maria dos Santos; Giselle Nanes & Marcelo Machado Martins
Estudo dos provérbios populares em sala de aula: Analisando o implícito a partir da leitura e escrita como instrumentos pedagógicos.
- Jéssica da Silva de Melo (UFRJ)
Variação e mudança do sujeito no Português Brasileiro: um estudo comparativo de cartas pessoais do século XIX e XX.
- Karine Cristi Melo de Lima (UFRJ)
Formas de imperativo indicativo e subjuntivo: um estudo diacrônico com cartas pessoais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais (XIX-XX)
- Stephanie Valle de Souza (PIBIC/CNPq)
A posição do sujeito em cartas pessoais do século XIX e XX: fatores extralinguísticos influenciam nos fatores linguísticos?
- Juliana Ramos do Nascimento; Marcela de Melo Cordeiro Eulálio; Tassiana Braga Rodrigues & Verônica Lucena do Nascimento (UFCG)
A abordagem da “hiperonímia” e “hiponímia” no livro didático de português do ensino médio
- Glenda Aparecida Queiroz Milanio (UFMG/FAPEMIG)
O uso de sentenças passivascomo estratégia presente em redações de pré-vestibulandos
- Carlos Fabiano de Souza & Sérgio Arruda de Moura (UENF)
Vozes do mundo real proferidas em ambiente virtual: análise de formações discursivas em textos mêmicos veiculados em redes sociais à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC)
- Mariana Carneiro Mendes (UFMG)
Amizade, friendship e freundschaft - especificidades culturais de construções metafóricas utilizadas por participantes de comunidades virtuais para falar de amizade
- Anderson Silva Matos
O uso de redes sociais e sua relação com o aprendizado autônomo de línguas
- Carolina de Pinho Santoro Lopes & Jessica Nunes Vilela
Banana skins: armadilhas da tradução na língua inglesa
- Jamille Santos dos Passos & Nayana Mota Gusmão da Silva (UESB)
Paradigmas pedagógicos para o mundo globalizado: uma proposta de aula multimodal
- Jéssica Martins Carvalho & Flavia Moreno de Marco (UFRJ)
Atividades de pronúncia no livro openmind 1: impressões e críticas dos monitores de inglês do projeto clac-ufrj
- Jefferson Evaristo do Nascimento Silva
Os recursos tecnológicos no ensino de língua estrangeira
- Janaína Behling (USP)
Diversidade discursiva em organizações civis: o gênero Relatório e a incerteza de projetos do dizer
- Carlos Eduardo Nunes Garcia
As construções de topicalização e de deslocamento à esquerda na fala de brasileiros e portugueses
- Diana Silva Thomaz
O sujeito nulo de referência indeterminada na fala culta de salvador
- Lílian Wilson de Oliveira Ferreira (UERJ)
Ocorrências do objeto direto anafórico de terceira pessoa na oralidade
- Jéssica Amanda de Souza Silva; Juliane da Silva Messias; Danielly Dayane Soares de Macêdo & Danielly Gomes dos Reis (UFCG)
Análise dos empréstimos linguísticos, oriundos da culinária italiana e incorporados ao léxico do português brasileiro
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CERTIFICADOS
2ª Sessão de Pôsteres
Sessões de Pôsteres com resumos (PDF)
Plenárias e Mesas-redondas
Sessões de Comunicações Coordenadas
Lançamento de Livros e Conversa com Autores
Quadro da Programação |