SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 1: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA I
Coordenação: Inés Miller (PUC-Rio)
- Fabiany Carneiro de Melo (UFF/CNPq)
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM
- Leslie Mulico (UERJ)
SISTEMAS COMPLEXOS, COGNIÇÃO E PEDAGOGIA: EMERGÊNCIA DA EXPRESSÃO ORAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE IL
- Maria Cristina Giorgi & Rosane Manfrinato de Medeiros Dias (CEFET/RJ)
ENSINO DE E/LE NO TURISMO: O GÊNERO CARTÕES POSTAIS
- Mariana Volpi Bonfim (Universidade Estadual Paulista)
A AUTONOMIA NO CONTEXTO TELETANDEM INSTITUCIONAL E INTEGRADO
- Inés Kayon de Miller (PUC-Rio)/CAPES & Jessica Silva Barcellos (PUC-Rio)/CAPES
NARRATIVAS DE PAISAGENS COMPARTILHADAS: UM ESTUDO DO DISCURSO CONSTRUÍDO POR PROFESSORES DE INGLÊS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO
| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 2: ABORDAGENS COGNITIVO-FUNCIONAIS
Coordenação: Sandra Bernardo (UERJ)
- Alexsandra Ferreira da Silva (UFF)
PADRÕES DE USO DA EXPRESSÃO “FOI QUANDO”: UM ESTUDO FUNCIONALISTA EM PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL
- Giselle Aparecida Toledo Esteves (UFRJ)
EXPRESSÕES DAR/FAZER + SINTAGMA NOMINAL: UMA CATEGORIZAÇÃO À LUZ DA GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES
- Laís Gonçalves Natalino (UFSC)
A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA NA ERA DO CONCEITO: UM ESTUDO SOBRE TEXTO, CONTEXTO E CULTURA
- Fabiana Silva de Souza (UERJ)
MANCHETES DE JORNAL: PROJEÇÕES E MESCLAS
- Luana de Fatima Machado Ignacio (UERJ)
METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAL NA COMPREENSÃO DE MANCHETES
| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 3: LINGUÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Coordenação: Ricardo Joseh Lima (UERJ)
- Raúl Cesar Gouveia Fernandes (FEI) & Durval Cordas (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: RESULTADOS PRELIMINARES DE SONDAGEM COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Helcio Carlos de Oliveira Silva (UERJ)
DOS PCN À SALA DE AULA: ANÁLISE DO TRABALHO COM A CRITICIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS
- Isadora Garcia e Costa & Ana Paula Marques Beato-Canato (UFRJ)
REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE (PRÉ)INICIAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE PESQUISA
- Jardiene Leandro Ferreira (PIBIC/UFCG) & Denise Lino de Araújo (UFCG)
APROVADOS NO ENEM 2010: ÍNDICES DE (IN)SUCESSO E PROCESSO DE INTEGRAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR DOS INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UFCG
- Ricardo Joseh Lima (UERJ); Elane Barreto dos Santos Ferreira (UERJ-UAB-CAPES) & Igor de Oliveira Costa (UERJ)
CONSTRUÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: INSTRUMENTOS QUE BUSCAM AUTONOMIA E INTERATIVIDADE NUMA PARCERIA ENTRE ENSINO PRESENCIAL E EAD
| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 4: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenação: Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UERJ)
- Sebastião Carlúcio Alves Filho (UFU)
A INFLUÊNCIA DO PNLD SOBRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO
- Paula Tatianne Szundy & Paula A. da Silva Campos (UFRJ)
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO CONTEXTO ESCOLAR ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE
- Cristiane Manzan Perine (UFU)
UM ESTUDO CRENÇAS DE PROFESSORES FORMAÇÃO EM UM CONTEXTO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O INGREDE
- Maria Helena Pavelacki Oliveira (Secretaria de Educação RS)
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO BÁSICO
- Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UERJ) & Evellyn Juliane da Rocha Brandão (UERJ)
PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: REFLEXÕES SOBRE ORIENTAR E APRENDER A PESQUISAR
| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 5: ABORDAGENS CENTRADAS NO USO
Coordenação: Clarissa Bastos (PUC-Rio)
- Priscila Júlio Guedes Pinto (UFJF)
O USO DE (RE)FORMULAÇÕES POR UM INSPETOR DE POLÍCIA NOS INTERROGATÓRIOS POLICIAIS DE UMA DELEGACIA DA MULHER
- Laura Mendes Pires (UFRJ/Capes)
“HOMEM NÃO LIGA PRA ISSO”: A CONSTRUÇÃO E A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM UMA ANÁLISE DA FALA COTIDIANA EM INTERAÇÃO EM UM ALMOÇO DE FAMÍLIA
- Rafaela Dulce Maia & Roberta Fernandes Pacheco (UFJF)
ENTREVISTA COM JOSÉ DIRCEU: UMA TENTATIVA DE RESTAURAÇÃO DE FACE
- Daniel Costa Junior (UFF/UFRJ)
ESPECIFICIDADE FACTUAL NA DETERMINAÇÃO DO ATO DIFAMATÓRIO EM PROCESSOS JUDICIAIS
- Michelle Rubiane da Rocha Laranja (UNESP)
A VIOLÊNCIA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NA OBRA DE LYGIA BOJUNGA: DIZER X FAZER
| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 6: ANÁLISE DO DISCURSO I
Coordenação: Lucia Ferreira (UNIRIO)
- Ana Eugênia Nunes de Andrade & Telma Domingues da Silva (UNIVAS)
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010: MERGULHO NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO
- Cyntia Andrade (Univas)
A MATERIALIDADE DO DISCURSO POLÍTICO NO TEXTO PUBLICITÁRIO: O SLOGAN EM UMA CAMPANHA ELEITORAL MUNICIPAL
- Edinamária Mendonça (UNIRIO/CAPES)
DA POSIÇÃO-SUJEITO ÀS TOMADAS DE POSIÇÃO: O JORNAL PACOTILHA NO CONTEXTO DAS COMEMORAÇÕES DO TRICENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE SÃO LUIS, CAPITAL DO MARANHÃO
- Fátima Almeida da Silva
OS PARÊNTESES EM A HORA DA ESTRELA: ONIPOTÊNCIA, IMPOTÊNCIA OU VACILAÇÃO DO NARRADOR?
- Alexandre Marques Silva
MENSAGENS PARA A NAÇÃO: CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE LESTE TIMORENSE
| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 7: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA II
Coordenação: Graça Salgado (UFRRJ)
- Adriana Mendes Porcellato (UFMG)
A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE MATERIAIS DE INGLÊS E ITALIANO
- Fabiana da Cunha Ferreira (UNIFA)
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO DE INGLÊS E ESPANHOL ELABORADAS PELOS PROFESSORES DE IDIOMAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
- Thamiris Oliveira de Araújo (PUC-RJ)
AVALIAÇÃO DO ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA TÉCNICA: INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO DISCENTE, CRENÇAS E AFETO
- Charlene Cidrini (CEFET/RJ - PG UFF) e Fábio Sampaio Almeida (CEFET/RJ – PG UFRJ)
NOVOS LETRAMENTOS E INTERATIVIDADE NAS AULAS DE E/LE: UMA PRÁTICA DIDÁTICA COM BLOGS
- Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra & Diego Fernandes Coelho Nunes (FFP/UERJ)
AFETO E NARRATIVAS:LICENCIANDOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE ENTENDIMENTOS SOBRE APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA
| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 8 A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E SUAS INTERFACES
Coordenação: Anna Elizabeth Balocco (UERJ)
- Camila Brito dos Santos (UERJ)
A HUMANIZAÇÃO DA PERSONAGEM BALEIA EM VIDAS SECAS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL
- Emanuel Cordeiro da Silva (UFRPE)
A ORAÇÃO COMO REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS NAS PREVISÕES DE HORÓSCOPOS
- Maria Pereira da Silva (PPGL/UFPE) e Michelle Leonor da Silva (PPGL/UFPE)
AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
- Silvia Adélia Henrique Guimarães
TRAZENDO À BAILA A VOZ QUE FOMENTA PESQUISAS EM LINGUAGEM: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO PROFESSOR-ORIENTADOR ATRAVÉS DO SISTEMA DE TRANSITIVIDADE
- Adriana Rodrigues de Abreu (PUC-Rio/Faperj)
VOZES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE REDAÇÕES
| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 9: ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Alexandre do Amaral Ribeiro (UERJ)
- Luiz Carlos Souza Bezerra (PUC/SP)
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Christiana Lourenço Leal (INES)
O DISCURSO DIRETO NA NARRATIVA: A INFLUÊNCIA DA LIBRAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS
- Lucineide Machado Pinheiro (UFSP)
A CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO SURDO
- Daniele Moura (UERJ / INES)
O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO ENSINO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 POR SURDOS
| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 10: LEITURA E ESCRITA
Coordenação: Ma. Teresa Tedesco (UERJ)
- Thiago Maciel Guimarães & Wilton James Bernardo-Santos (UFS)
A NATUREZA ESPACIAL DA ESCRITA: O TRABALHO COM TEXTOS JORNALÍSTICOS DE FUNÇÃO REFERENCIAL A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE SUAS REGIÕES
- Vivian de Oliveira Quandt (UFRJ)
ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO NO ENSINO
- Vanessa Suzane Gonçalves dos Santos (UFPA/CAPES) & Germana Maria Araújo Sales (UFPA)
A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO LEITOR NOS PREFÁCIOS CAMILIANO
- Lorenna Bolsanello de Carvalho (UFMG/CAPES)
ENEM E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DE SABERES
- Dayhane Alves Escobar Ribeiro (UERJ) & Maria Teresa Tedesco (UERJ)
ESTRUTURAS DISCURSIVAS: O ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE PRÉ-VESTIBULANDOS
| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 11: ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS
Coordenação: Magda Bahia Schlee Fernandes (UERJ)
- Suelen Sales (UFRJ)
O PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO DO EDITORIAL JORNALÍSTICO DO RIO DE JANEIRO
- Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara (CEFET/RJ)
ANÁLISE DE DOCUMENTOS PORTUÁRIOS SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
- Michael Luiz de Freitas (UERJ)
A NARRATIVA NOS QUADROS DOS GRANDES MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E SUAS ANÁLISES POSSÍVEIS
- Cinara Monteiro Cortez (PUC-Rio)
AQUI X LÁ: POSICIONAMENTOS IDENTITÁRIOS EM PEQUENAS HISTÓRIAS CONTADAS POR ADOLESCENTES DE UMA ONG CARIOCA
- Cláudia A. Gavina da Cruz (PUC/RJ)
DE ALUNO A PROFESSOR: O CARÁTER MÚLTIPLO E HÍBRIDO DAS IDENTIDADES SOCIAIS
| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 12: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: IDENTIDADES, GÊNERO E EDUCAÇÃO
Coordenação: Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)
- Bruna Maria Silva Silvério (UFF)
A IDENTIDADE DO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA
- Liliene Maria Novaes Pereira da Silva (UFF)
LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: GÊNERO, SEXUALIDADE E FAMÍLIA
- Elir Ferrari de Freitas (UFF)
QUE HOMEM QUEREMOS? MÍDIA, FIADOR E INCORPORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM ETOS MASCULINO CONTEMPORÂNEO
- Larissa Zanetti Antas (Bolsista REUNI)
ANÁLISE DISCURSIVA DAS IDENTIDADES FEMININAS PRESENTES NAS TIRINHAS DA MAFALDA E O MOVIMENTO FEMINISTA
- Thiago da Silva Pinheiro (UFF) & Luciana M. Almeida de Freitas (UFF)
INSTRUÇÃO DE NOBREZA PARA TODOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA LIVRE EDUCAÇÃO DE ERASMO DE ROTTERDAM
| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 13: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: MÍDIA E POLÍTICA
Coordenação: Décio Rocha (UERJ)
- Rodrigo da Silva Campos (UERJ)
UM PERFIL DE LEITOR “EXPRESSO” POR MANCHETES DE JORNAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
- Cyntia Ramos de Lima
O LUGAR DO PECÚLIO SOB UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA
- Beatriz Adriana Komavli de Sánchez (UERJ)
A PEQUENA FAMÍLIA: DISCURSO DE 12 DE OUTUBRO DE 1968, PELA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ EQUATORIAL –UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
- Nathalia da Silva Pacheco (UFF)
SERRA É DO BEM: A CONSTRUÇÃO DO ETOS DE UM CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM PROGRAMAS DO HORÁRIO GRATUITO POLÍTICO ELEITORAL
| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 14: LINGUÍSTICA COGNITIVA
Coordenação: Sandra Bernardo (UERJ)
- Naira de Almeida Velozo (UFRJ)
DE ADVÉRBIO A MARCADOR DISCURSIVO: UM ESTUDO SOCIOCOGNITIVO DO “MAS”
- Rafael Rodrigues da Silva Cardoso (UFRJ/FAPERJ)
O FORMATIVO PETRO- E O CONTINUUM MORFOLÓGICO
- Valéria Nunes (UERJ)
ICONICIDADE E CORPORIFICAÇÃO EM SINAIS DE LIBRAS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA
- Ana Paula Ferreira (UERJ)
AS METÁFORAS CONCEPTUAIS DOS AMORES JUVENIS NO UMVERSO MASCULINO
- Paula Regina de A. Lessa (UFRJ)
ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS E ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES: REFLEXÕES PARA O GERENCIAMENTO DE SABERES
| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 15: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Coordenação: Zinda Vasconcellos (UERJ)
- Zinda Vasconcellos (UERJ)
O ESTATUTO DA PALAVRA COMO UNIDADE PRIVILEGIADA NO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO
- Rosiani Teresinha Soares Machado & Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE CRIANÇAS BILÍNGUES (PORTUGUÊS-ESPANHOL)
- Suzana Lima Vargas & Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin (UFJF/FAPEMIG)
AS ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS NO ENSINO DA ESCRITA E DA REESCRITA
- Elzilande da Paixão Nascimento (Universidade Nacional do Rosário)
ENTROU NUMA PERNA DE PATO E SAIU NUMA DE PINTO, QUEM QUISER QUE CONTE CINCO: A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DE CLASSES POPULARES ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
- Elizabeth Orofino Lucio (UFRJ/PPGE/LEDUC)
PROFESSOR DE LEITURA E ESCRITA: IMAGENS DO PRESENTE
| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 16: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: FORMAÇÃO DOCENTE
Coordenação: Vera Sant`Anna (UERJ)
- Giselle da Motta Gil (IFRJ-Volta Redonda)
ENTREVISTAS COM O COLEGIADO DAS LICENCIATURAS DA UERJ: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- André Lima Cordeiro (UERJ)
UM ESTUDO DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS PRESENTES NAS EMENTAS DE LINGUA ESPANHOLA NA UERJ
- Liliane Lima Pereira (UERJ) & Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)
ANÁLISE DE EMENTAS DE LITERATURA DO CURSO DE ESPANHOL DA UERJ
- Alice Moraes Rego de Souza (UERJ)
REFORMA DAS LICENCIATURAS EM LETRAS E PERFIL DE DOCÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA
- Charlene Cidrini (CEFET/RJ)
O TRABALHO DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 17: EXPLORANDO AS INTERFACES NO MINIMALISMO GERATIVISTA: QUESTÕES SOBRE PROCESSAMENTO E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Coordenação: Maria Cristina Name (UFJF)
- Cristina Name, Azussa Matsuoka & Carolina Garcia de C. Silva (UFJF)
SENSIBILIDADE DE BEBÊS E ADULTOS BRASILEIROS A PROPRIEDADES PROSÓDICAS DO PB
- Milene Cristine de Castro Teixeira Laguardia & Maria Cristina Name (UFJF)
CONTRIBUIÇÕES DAS DEPENDÊNCIAS NÃO ADJACENTES (DNA) NA INTERFACE FONÉTICA DO PM NAS ETAPAS INICIAIS DE AQUISIÇÃO LEXICAL
- Vanessa Cristina de Araújo & Cristina Name (UFJF)
O PAPEL DA PROSÓDIA NO PROCESSAMENTO SINTÁTICO DE SENTENÇAS ESTRUTURALMENTE AMBÍGUAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
- Luciana Teixeira (UFJF)
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE UMA TEORIA DA MENTE: INVESTIGANDO ASPECTOS CONCEPTUAIS, LEXICAIS, SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS EM TAREFAS DE CRENÇAS FALSAS
- Ana Paula da Silva (UFJF) e Luciana Teixeira (UFJF)
SOBRE O PAPEL DA LÍNGUA E A COMPREENSÃO DE CRENÇAS FALSAS DE 1ª ORDEM: BUSCANDO EVIDÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA TEORIA DA MENTE EM CRIANÇAS ADQUIRINDO O PB
| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
Sessão 18: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO EM IMAGENS: REFLEXÕES E ANÁLISE
Coordenação: Profa. Dra. Telma Domingues da Silva (UNIVAS)
- Telma Domingues da Silva (UNIVAS/ FAPEMIG)
FOTOS DE ACERVO: GESTOS DE INTERPRETAÇÃO ENTRE UM “PASSADO” E UM “PRESENTE”
- Tania Conceição Clemente de Souza (Museu Nacional – UFRJ)
GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E OLHAR(ES) NAS FOTOS DE CURT NIMUENDAJU: ÍNDIOS NO BRASIL
- Silmara Cristina Dela-Silva (UFF/FAPERJ)
MÍDIA, SUJEITO E SENTIDOS: UMA ANÁLISE DA IMAGEM EM PROPAGANDAS DE TELEVISÃO
- Greciely Cristina da Costa (UNIVAS)
A IMAGEM COMO LUGAR MATERIAL DE INSCRIÇÃO DE DISCURSIVIDADES: ENTRE A MEMÓRIA E A METÁFORA
- Maurício Beck (Pos-doc FAPERJ-UFF)
POR UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO CINEMA-DOCUMENTÁRIO: A QUESTÃO DA MORADIA, OS SENTIDOS E OS SUJEITOS NO ESPAÇO URBANO CARIOCA
| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 19: NÍVEIS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Coordenação: Ricardo Joseh Lima (UERJ)
- Anne Maggessy (UFRJ)
O ASPECTO ITERATIVO EM SENTENÇAS COM A PERÍFRASE “ESTAR” + GERÚNDIO NO PORTUGUÊS DO BRASIL E NO ESPANHOL DO MÉXICO
- Patricia Affonso de Oliveira (UFRJ)
O PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO NOS AFIXOIDES
- Elaine Alves Santos Melo (UFRJ)
UMA ANÁLISE DO OBJETO DIRETO NULO EM SENTENÇAS COM SE-INDEFINIDO NO PORTUGUÊS CARIOCA DO SÉCULO XIX
- Carlos Felipe Pinto (Universidade Tiradentes)
FORÇA ILOCUCIONÁRIA, CP CINDIDO E EFEITO V2 DE LÍNGUAS GERMÂNICAS
- Caio Castro da Silva (UFRJ) e Matheus Marques (UFRJ)
FORMAÇÕES LEXICAIS VIA SPLINTERS: UMA VISÃO MULTISSISTÊMICA
| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão20: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Coordenação: Mercedes Marcilese (UFF)
- Sabrina Anacleto (UFJF)
A CATEGORIZAÇÃO SINTÁTICA POR BEBÊS ADQUIRINDO O PB
- Danielle Novais Uchôa e Maria Cristina Name (UFJF)
SENSIBILIDADE DE BEBÊS DE 13 MESES AOS DETERMINANTES DO PORTUGUÊS DO BRASIL
- Ana Paula da Silva Passos Jakubów (UERJ)
O OBJETO DIRETO ANAFÓRICO NULO NOS DADOS DE AQUISIÇÃO BILÍNGUE PORTUGUÊS BRASILEIRO E INGLÊS
- Sammy Cardozo Dias (UERJ)
A COMPLEXIDADE SINTÁTICA E A AQUISIÇÃO DE VERBOS FACTIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
- Juliana Pacassini Alves & Luciana Teixeira (UFJF)
VER, SABER, PENSAR: O DESENVOLVIMENTO DE UMA TEORIA DA MENTE EM CRIANÇAS ADQUIRINDO O PORTUGUÊS BRASILEIRO
| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 21: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Coordenação: Vânia Dutra (UERJ)
- Andréa Pessoa dos Santos (UFF)
O GÊNERO DISCURSIVO COMO OBJETO PRIVILEGIADO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS
- Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ÊNFASE NO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS – UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
- Alexssandro Ribeiro Moura (UFG/CAPES)
POESIA E CINEMA: LINGUAGENS DIVERSAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- Vanessa Souza da Silva (UERJ)
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XXI
- Charleston de Carvalho Chaves (UERJ-CAPES)
OS USOS VERBAIS E OS VALORES DAS CONJUNÇÕES
| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 22: ANÁLISE DO DISCURSO III
Coordenação: Vera Sant’Anna (UERJ)
- Simone Sant'Anna - UFRJ/CAPES
FIGURAS DE LINGUAGEM NOS DISCURSOS POLÍTICOS DE DILMA ROUSSEFF
- Michele Barquete Ueda
AD DE AUTOAJUDA
- Jaqueline Nunes da Fonseca Cosendey (INES)
PONTUAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM COLUNAS DE OPINIÃO D'O GLOBO NA DÉCADA DE 1940 E NA ATUALIDADE
- Evandro de Melo Catelão (UFPR)
MOTIVOS E DESPEDIDAS: O DISCURSO SUICIDA SOB A PERSPECTIVA TEXTUAL/DISCURSIVA E RETÓRICA
- Gilberto Alves de Araújo (UFT)
O CELULAR EM SALA DE AULA: ANÁLISE DISCURSIVA DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE PROFESSOR E ALUNO
| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 23: ANÁLISE DE DISCURSO: DISPERSÃO DE TEXTOS E DE SENTIDOS
Coordenação: Profª. Drª. Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)
- Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)
LÍNGUA NACIONAL E LÍNGUA TRANSNACIONAL: A DUPLA DIMENSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ARGENTINA
- Isabel Cristina Rodrigues (UERJ/UFF)
PERCURSO ENUNCIATIVO DA PALAVRA “SISTEMA” EM TEXTOS DE LEIS SOBRE COTAS NA UNIVERSIDADE
- Décio Rocha (UERJ) & Bruno Deusdará (UERJ)
PALAVRAS QUE TECEM O REAL: PRÁTICAS DISCURSIVAS DE GREVE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
- Raphael dos Santos Miguelez Perez - UERJ / Fundação Japão
O ETOS DE AKIHITO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS ALOCUÇÕES DO IMPERADOR DO JAPÃO
- Rafael Schuabb
UMA COMPETÊNCIA IMAGÉTICA COMO PROPOSTA PARA A LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 24: PSICOLINGUÍSTICA EXPERIMENTAL
Coordenação: Erica Rodrigues (PUC-Rio)
- Igor de Oliveira Costa (LAPAL/PUC-Rio); Erica dos Santos Rodrigues (LAPAL/PUC-Rio) e Marina Rosa Ana Augusto (UERJ/LAPAL)
VERBOS METEOROLÓGICOS FLEXIONADOS NO PLURAL: EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS
- Simone da Silva Soares (UFF/CAPES)
ESTRATÉGIAS DE PROCESSAMENTO DE ESTRUTURAS AMBÍGUAS EM PORTUGUÊS: UM MODELO INTERATIVO
- Queila de Castro Martins (UERJ)
PROCESSAMENTO MENTAL DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM ESTRUTURAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEL INTERFERÊNCIA EM SENTENÇAS COM ELEMENTO MOVIDO
- Nély Silva da Motta Mesquita (PUC-Rio)
COMPREENSÃO LEITORA: UMA ANÁLISE PSICOLINGUÍSTICA
- Erica dos Santos Rodrigues e Juliana da Silva Neto ( LAPAL/PUC–RJ)
INTERFACE LINGUAGEM/VISÃO E A LEITURA DE GRÁFICOS
| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30
Sessão 25: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA ERA DIGITAL
Coordenação: Kátia Tavares (UFRJ)
- Claudio de Paiva Franco
VISOES DE NATIVOS DIGITAIS SOBRE O ENSINO
- Katia Cristina do Amaral Tavares
ENSINO DE LÍNGUA SEMI-PRESENCIAL NA UNVIERSIDADE
- Bruna Scheiner Gomes Pimenta
O OLHAR DISCENTE SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR
- Luciana Nunes Viter
INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30
Sessão 26: VARIAÇÃO E MUDANÇA
Coordenação: Valéria Chiavegatto (UGF)
- Laurie Martins e Patricia Fabiane Lacerda (UFJF)
MARCADORES DISCURSIVOS DERIVADOS DOS VERBOS DE PERCEPÇÃO VISUAL “OLHAR” E “VER”: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E DA GRAMATICALIZAÇÃO
- Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ/CNPq)
A VARIAÇÃO TU X VOCÊ NA POSIÇÃO DE OBJETO INDIRETO: RASTREANDO FATORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS EM CARTAS PESSOAIS CARIOCAS
- Érica Nascimento Silva (UFRJ)
A ALTERNÂNCIA ENTRE TU E VOCÊ E O PERFIL SOCIOLINGUÍSTICO DE UM CASAL NÃO ILUSTRE DE 1930
- Daniely Cassimiro de Oliveira Santos (UFRJ/CAPES)
ABORDAGEM VARIACIONISTA DA ORDENAÇÃO DE CLÍTICOS PRONOMINAIS NO PORTUGUÊS EUROPEU ESCRITO DOS SÉCULOS XIX E XX
- Camila de Souza (UFRJ) e Marina de Andrade (UFRJ)
A VARIAÇÃO DO ACUSATIVO DE 2ª PESSOA EM CARTAS PESSOAIS DOS SÉCULOS XIX E XX
| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30
Sessão 27: ANÁLISE DO DISCURSO III
Coordenação: Bruno Deusdará (UERJ)
- Gabriela Souto Alves (UFSM)
O VERNÁCULO BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE
- Anderson Salvaterra Magalhães (UFSM/FAPERGS)
DIMENSÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO VERNACULAR BRASILEIRA: ANÁLISE DIALÓGICA DAS APRESENTAÇÕES DAS EDIÇÕES DO VOLP
- Heloana Cardoso (UERJ)
A REPRESENTAÇÃO DE NEGROS E/OUANGOLANOS NOS SAMBAS DE ENREDO DA ESCOLA DE SAMBA VILA ISABEL
- Flávia Ribeiro Santoro Silva Malta
A METÁFORA COMO RECURSO DISCURSIVO EM MANCHETES DO ‘MEIA HORA’: UM ESTUDO DA TEXTUALIDADE
| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30
Sessão 28: ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES E CAMINHOS
Coordenação: Ilana da Silva Rebello Viegas (UFF)
- Ilana da Silva Rebello Viegas (UFF)
A INTERPRETAÇÃO NA SALA DE AULA: FORMAMOS LEITORES OU LEDORES?
- Adriano Oliveira Santos (UFF)
CHAMADA JORNALÍSTICA COMO INSUMO PARA PRÁTICAS DE LEITURAS E PRODUÇÃO TEXTUAL
- Anna Raphaella de Lima Marenco
PRODUÇÃO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
- Rosivaldo Gomes (PPGDAP/UNIFAP)
O USO DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA EM REDAÇÕES DE ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: A CONTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO
| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30
Sessão 29: ESTUDOS DA TRADUÇÃO
Coordenação: Ma. Alice Antunes (UERJ)
- Talita Serpa (União das Faculdades dos Grandes Lagos)
UM HABITUS TRADUTÓRIO PARA A ANTROPOLOGIA BRASILEIRA EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO BASEADO EM CORPORA DAS OBRAS DE DARCY RIBEIRO
- Elisangela Fernandes Martins (União das Faculdades dos Grandes Lagos)
A TRADUÇÃO DA OBRA INFERNO, DE PATRÍCIA MELO, PARA O INGLÊS: UM ESTUDO À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
- Felipe Barbosa de Aguiar (UERJ/Capes)
AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM ASLAN ATRAVÉS DE SUA FALA NO TEXTO TRADUZIDO
- Marcel Alvaro de Amorim (UFRJ)
HAMLET EM TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO: O CASO DOS QUADRINHOS BRASILEIROS
- Paula Diniz (PUC-RIO) e Érica Rodrigues (PUC-RIO)
TRADUÇÃO DE DPS COM MÚLTIPLA MODIFICAÇÃO: ANÁLISE EM TERMOS DE CUSTO DE PROCESSAMENTO E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS DURANTE O PROCESSO TRADUTÓRIO
| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30
Sessão 30: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: TRABALHO DOCENTE
Coordenação: Del Carmen Daher (UFF)
- Michele de Souza Santos Fernandes
O PROFESSOR DE ESPANHOL/LE DO ENSINO REGULAR E DO CURSO LIVRE DE IDIOIMAS
- Kelly Cristina da Silva Bandeira (UFF)
ENSINO E TRABALHO: FALAS DE UM PROFESSOR
- Claudia Duarte Abibe Fagundes
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DISCURSIVAS DE TRABALHADORES DOCENTES EM CONTEXTO BILÍNGUE NO BRASIL
- Denize Nogueira (UFF) e Jussara Brito (UFF)
SENTIDO, SAÚDE E TRABALHO DOCENTE: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UMA FERRAMENTA VIRTUAL
- Renata Guimarães Palmeira (UFF)
A IMPLANTAÇÃO DO TURNO ÚNICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR DOS CIEPS
| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 31: NOVAS TECNOLOGIAS
Coordenação: Kátia Tavares (UFRJ)
- Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho (UFRJ)
AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: A PERSPECTIVA DE PESQUISADORES EM RELAÇÃO À LINGUAGEM E À TECNOLOGIA
- Anamaria Pantoja Massunaga (UFRJ)
LETRAMENTO DIGITAL E PRÁTICAS SOCIAIS DE FÃS BRASILEIRAS EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Daniel de Augustinis Silva (UFRJ-Macaé)
VÍDEO GAMES E QUESTÕES DE LETRAMENTO: PERDA DE TEMPO OU CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO?
- Victor Brandão Schultz (UFRJ / CNPq)
CONSTRUÇÕES DO SIGNIFICADO DE "FALAR INGLÊS" EM UMA COMUNIDADE ONLINE DE PROFESSORES
- Silvane Gomes (CEFET, MG)
MULTILETRAMENTOS: UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA COMPOSTA POR DOCENTES
| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 32: LINGUÍSTICA HISTÓRICA, FILOLOGIA E LEXICOLOGIA
Coordenação: Monica Tavares Orsini (UFRJ)
- Mônica Tavares Orsini (UFRJ)
ESTUDO DIACRÔNICO DAS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO MARCADO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
- Mayara Nicolau de Paula ( UFRJ)
A ORDEM VS E SV NA DIACRONIA DO PORTUGUÊS EUROPEU
- Rachel de Oliveira Pereira (UFRJ)
O TRATAMENTO EM CARTAS AMOROSAS E FAMILIARES DA FAMÍLIA PENNA: UMA ANÁLISE DIACRÔNICA
- Johnnatan Ivens Antunes Nascimento (UFMG)
O MORFEMA INCOATIVO NO PORTUGUÊS E NO LATIM: UM CASO EXCLUSIVO DE EVOLUÇÃO DENTRE AS LÍNGUAS ROMÂNICAS
| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 33: LINGUISTICA DE CORPUS E SUAS INTERFACES
Coordenação: Tânia Shepherd (UERJ)
- Celso Fernando Rocha (UNESP) & Eliana Fochi (FATEC)
COMPILAÇÃO DE UM CORPUS DE REDAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA: DESCRIÇÃO DO USO DE “ONDE” E PROPOSTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
- Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
AVALIANDO A APRENDIZAGEM DE INGLÊS COM A LINGUISTICA DE CORPUS
- Jaime de Souza Junior (UERJ)
MEMES DA INTERNET E SUA PRODUTIVIDADE FUNCIONAL: INVESTIGANDO OS CONCEITOS ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
- Taiane Michele Ávila (UFSJ/CNPq) & Liliane Assis Sade (UFSJ)
USOS E FUNÇÕES DOS MARCADORES DISCURSIVOS EM INGLÊS SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E DA SEMIÓTICA SOCIAL
| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 34: ANÁLISE DO DISCURSO IV
Coordenação: Anna Elizabeth Balocco (UERJ)
- Lúcia Gonçalves de Freitas (UEG)
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM UM CARTAZ DE BALADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA E MULTIMODAL
- José Raymundo F. Lins Jr (UECE)
A GRAFITAGEM COMO DISCURSO POLÍTICO: A(COR)DA VOZ SILENCIADA!
- Vivian de Souza Pontes - FFLCH/USP
O DISCURSO E AS RELAÇÕES DE PODER
- Alexandre Cadilhe Jácome (UERJ/UCB/UNIFESO)
A LINGUAGEM SOBRE O TRABALHO: ORDENS DO DISCURSO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL MÉDICA
- Dayse Maria Pena (UFSJ) & Liliane Assis Sade (UFSJ)
A REPRESENTAÇÃO DO BRASIL NA MÍDIA NORTE-AMERICANA: A PROBLEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE
| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)
Local: SALAS do LIDIL - 11º andar
DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15
Sessão 35: ANÁLISE DO DISCURSO V
Coordenação: Cristina Giorgi
- Andrea Galvão de Carvalho (UERJ – EPS – CCAA – Yázigi)
A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO OLHAR DO DISCENTE
- Érica de Abreu Azevedo (UEC/CAPES)
O BRASIL SOB O OLHAR DE BARACK OBAMA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO NA PERSPECTIVA DE M. BAKHTIN
- Lucas Amaya (UFRJ/CAPES)
CYNTHIA: UMA CONSTRUÇÃO DÊITICA NO LIVRO I DE PROPÉRCIO
- Tamiris Vianna da Silva (CAPES/PPGEL – UNESP/IBILCE)
FÉ E DISCURSO: ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO DE CHICO XAVIER
- Simone Toschi Valerio
BATTLE OF CONCEPTS: UMA DISCURSIVIZAÇÃO DO TRABALHO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |