| INICIAL | PROGRAMAÇÃO | CONTATO | INFORMAÇÕES ÚTEIS | JORNADAS ANTERIORES |
| INSCRIÇÕES | SUBMISSÕES | RESUMOS | PUBLICAÇÃO EM ANAIS |
ÁLBUM DE FOTOS |

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS: | (1) | (2) | (3) | (4) | (5) | (6) |

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30
                                                                             
Sessão 1: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA I                                                 
Coordenação: Inés Miller (PUC-Rio)                                      

  1. Fabiany Carneiro de Melo (UFF/CNPq)
    LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 
  1. Leslie Mulico (UERJ)
    SISTEMAS COMPLEXOS, COGNIÇÃO E PEDAGOGIA: EMERGÊNCIA DA EXPRESSÃO ORAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE IL               
  1. Maria Cristina Giorgi  & Rosane Manfrinato de Medeiros Dias  (CEFET/RJ)
    ENSINO DE E/LE NO TURISMO: O GÊNERO CARTÕES POSTAIS
  1. Mariana Volpi Bonfim (Universidade Estadual Paulista)
    A AUTONOMIA NO CONTEXTO TELETANDEM INSTITUCIONAL E INTEGRADO
  1. Inés Kayon de Miller (PUC-Rio)/CAPES & Jessica Silva Barcellos (PUC-Rio)/CAPES
    NARRATIVAS DE PAISAGENS COMPARTILHADAS: UM ESTUDO DO DISCURSO CONSTRUÍDO POR PROFESSORES DE INGLÊS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO

 

| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 2: ABORDAGENS COGNITIVO-FUNCIONAIS       
Coordenação: Sandra Bernardo (UERJ)

  1. Alexsandra Ferreira da Silva (UFF)
    PADRÕES DE USO DA EXPRESSÃO “FOI QUANDO”: UM ESTUDO FUNCIONALISTA EM PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL
  1. Giselle Aparecida Toledo Esteves (UFRJ)
    EXPRESSÕES DAR/FAZER + SINTAGMA NOMINAL: UMA CATEGORIZAÇÃO À LUZ DA GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES
  1. Laís Gonçalves Natalino (UFSC)
    A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA NA ERA DO CONCEITO: UM ESTUDO SOBRE TEXTO, CONTEXTO E CULTURA
  1. Fabiana Silva de Souza (UERJ)
    MANCHETES DE JORNAL: PROJEÇÕES E MESCLAS
  1. Luana de Fatima Machado Ignacio (UERJ)
    METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAL NA COMPREENSÃO DE MANCHETES

 

| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 3: LINGUÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Coordenação: Ricardo Joseh Lima (UERJ)

  1. Raúl Cesar Gouveia Fernandes (FEI) & Durval Cordas (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)
    A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DE LEITORES: RESULTADOS PRELIMINARES DE SONDAGEM COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  1. Helcio Carlos de Oliveira Silva (UERJ)
    DOS PCN À SALA DE AULA: ANÁLISE DO TRABALHO COM A CRITICIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS
  1. Isadora Garcia e Costa & Ana Paula Marques Beato-Canato (UFRJ)
    REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE (PRÉ)INICIAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO EM UM PROJETO DE PESQUISA 
  1. Jardiene Leandro Ferreira (PIBIC/UFCG) & Denise Lino de Araújo (UFCG)
    APROVADOS NO ENEM 2010: ÍNDICES DE (IN)SUCESSO E PROCESSO DE INTEGRAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR DOS INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UFCG
  1. Ricardo Joseh Lima (UERJ); Elane Barreto dos Santos Ferreira (UERJ-UAB-CAPES) & Igor de Oliveira Costa (UERJ)
    CONSTRUÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM LINGUÍSTICA: INSTRUMENTOS QUE BUSCAM AUTONOMIA E INTERATIVIDADE NUMA PARCERIA ENTRE ENSINO PRESENCIAL E EAD

 

| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 4: FORMAÇÃO DE PROFESSORES             
Coordenação: Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UERJ)

  1. Sebastião Carlúcio Alves Filho (UFU)            
    A INFLUÊNCIA DO PNLD SOBRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO
  1. Paula Tatianne Szundy & Paula A. da Silva Campos (UFRJ)
    CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO CONTEXTO ESCOLAR ACERCA DA INTERDISCIPLINARIDADE
  1. Cristiane Manzan Perine (UFU)       
    UM ESTUDO CRENÇAS DE PROFESSORES FORMAÇÃO EM UM CONTEXTO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O INGREDE               
  1. Maria Helena Pavelacki Oliveira (Secretaria de Educação RS)
    CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO BÁSICO
  1. Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UERJ) & Evellyn Juliane da Rocha Brandão (UERJ)
    PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: REFLEXÕES SOBRE ORIENTAR E APRENDER A PESQUISAR

 

| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 5: ABORDAGENS CENTRADAS NO USO                 
Coordenação: Clarissa Bastos (PUC-Rio)                             

  1. Priscila Júlio Guedes Pinto (UFJF)
    O USO DE  (RE)FORMULAÇÕES POR UM INSPETOR DE POLÍCIA NOS INTERROGATÓRIOS POLICIAIS DE UMA DELEGACIA DA MULHER
  1. Laura Mendes Pires (UFRJ/Capes) 
    “HOMEM NÃO LIGA PRA ISSO”: A CONSTRUÇÃO E A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM UMA ANÁLISE DA FALA COTIDIANA EM INTERAÇÃO EM UM ALMOÇO DE FAMÍLIA
  1. Rafaela Dulce Maia & Roberta Fernandes Pacheco (UFJF)
    ENTREVISTA COM JOSÉ DIRCEU: UMA TENTATIVA DE RESTAURAÇÃO DE FACE
  1. Daniel Costa Junior (UFF/UFRJ)
    ESPECIFICIDADE FACTUAL NA DETERMINAÇÃO DO ATO DIFAMATÓRIO EM PROCESSOS JUDICIAIS
  1. Michelle Rubiane da Rocha Laranja (UNESP)
    A VIOLÊNCIA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NA OBRA DE LYGIA BOJUNGA: DIZER X FAZER

 

| topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES COMUNICAÇÕES COORDENADAS (1)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 6: ANÁLISE DO DISCURSO I                         
Coordenação: Lucia Ferreira (UNIRIO)                                                

  1. Ana Eugênia Nunes de Andrade & Telma Domingues da Silva (UNIVAS)
    ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010: MERGULHO NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO
  1. Cyntia Andrade (Univas)
    A MATERIALIDADE DO DISCURSO POLÍTICO NO TEXTO PUBLICITÁRIO: O SLOGAN EM UMA CAMPANHA ELEITORAL  MUNICIPAL
  1. Edinamária Mendonça (UNIRIO/CAPES)
    DA POSIÇÃO-SUJEITO ÀS TOMADAS DE POSIÇÃO: O JORNAL PACOTILHA NO CONTEXTO DAS COMEMORAÇÕES DO TRICENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE SÃO LUIS, CAPITAL DO MARANHÃO
  1. Fátima Almeida da Silva
    OS PARÊNTESES EM A HORA DA ESTRELA: ONIPOTÊNCIA, IMPOTÊNCIA OU VACILAÇÃO DO NARRADOR?
  1. Alexandre Marques Silva
    MENSAGENS PARA A NAÇÃO: CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IDENTIDADE LESTE TIMORENSE
  2.  

    | topo | ir para início da sessão (1) | voltar para quadro de programação |


    SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)

    Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

    DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15

    Sessão 7: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA II
    Coordenação: Graça Salgado (UFRRJ)

    1. Adriana Mendes Porcellato (UFMG)
      A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE MATERIAIS DE INGLÊS E ITALIANO

    1. Fabiana da Cunha Ferreira (UNIFA)
      AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO DE INGLÊS E ESPANHOL ELABORADAS PELOS PROFESSORES DE IDIOMAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

    1. Thamiris Oliveira de Araújo (PUC-RJ)
      AVALIAÇÃO DO ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA TÉCNICA: INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO DISCENTE, CRENÇAS E AFETO

    1. Charlene Cidrini (CEFET/RJ - PG UFF) e Fábio Sampaio Almeida (CEFET/RJ – PG UFRJ)
      NOVOS LETRAMENTOS E INTERATIVIDADE NAS AULAS DE E/LE: UMA PRÁTICA DIDÁTICA COM BLOGS

    1. Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra & Diego Fernandes Coelho Nunes (FFP/UERJ)
      AFETO E NARRATIVAS:LICENCIANDOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DE ENTENDIMENTOS SOBRE APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA

     

    | topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |


    SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)

    Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

    DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15

    Sessão 8 A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL E SUAS INTERFACES
    Coordenação: Anna Elizabeth Balocco (UERJ)                                                  

  1. Camila Brito dos Santos (UERJ)
    A HUMANIZAÇÃO DA PERSONAGEM BALEIA EM VIDAS SECAS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL
  1. Emanuel Cordeiro da Silva (UFRPE)
    A ORAÇÃO COMO REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS NAS PREVISÕES DE HORÓSCOPOS 
  1. Maria Pereira da Silva (PPGL/UFPE) e Michelle Leonor da Silva (PPGL/UFPE)           
    AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL PARA A LÍNGUA PORTUGUESA 
  1. Silvia Adélia Henrique Guimarães
    TRAZENDO À BAILA A VOZ QUE FOMENTA PESQUISAS EM LINGUAGEM: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO PROFESSOR-ORIENTADOR ATRAVÉS DO SISTEMA DE TRANSITIVIDADE
  1. Adriana Rodrigues de Abreu (PUC-Rio/Faperj)
    VOZES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DE REDAÇÕES

 

| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 9: ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Alexandre do Amaral Ribeiro (UERJ)

  1. Luiz Carlos Souza Bezerra (PUC/SP)
    A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO ESPECIAL
  1. Christiana Lourenço Leal (INES)
    O DISCURSO DIRETO NA NARRATIVA: A INFLUÊNCIA DA LIBRAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS
  1. Lucineide Machado Pinheiro (UFSP)
    A CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO SURDO
  1. Daniele Moura (UERJ / INES)
    O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO ENSINO DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 POR SURDOS

 

| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 10: LEITURA E ESCRITA  
Coordenação:  Ma. Teresa Tedesco (UERJ)                                       

  1. Thiago Maciel Guimarães & Wilton James Bernardo-Santos (UFS)
    A NATUREZA ESPACIAL DA ESCRITA: O TRABALHO COM TEXTOS JORNALÍSTICOS DE FUNÇÃO REFERENCIAL A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE SUAS REGIÕES
  1. Vivian de Oliveira Quandt (UFRJ)    
    ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO NO ENSINO
  1. Vanessa Suzane Gonçalves dos Santos (UFPA/CAPES) & Germana Maria Araújo Sales (UFPA)
    A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO LEITOR NOS PREFÁCIOS CAMILIANO
  1. Lorenna Bolsanello de Carvalho  (UFMG/CAPES)
    ENEM E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DE SABERES
  1. Dayhane Alves Escobar Ribeiro (UERJ) & Maria Teresa Tedesco (UERJ)
    ESTRUTURAS DISCURSIVAS: O ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM REDAÇÕES DE PRÉ-VESTIBULANDOS

 

| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 11: ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS    
Coordenação: Magda Bahia Schlee Fernandes (UERJ)                                 

  1. Suelen Sales (UFRJ)
    O PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO DO EDITORIAL JORNALÍSTICO DO RIO DE JANEIRO
  1. Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara (CEFET/RJ)
    ANÁLISE DE DOCUMENTOS PORTUÁRIOS SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
  1. Michael Luiz de Freitas (UERJ)
    A NARRATIVA NOS QUADROS DOS GRANDES MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO E SUAS ANÁLISES POSSÍVEIS
  1. Cinara Monteiro Cortez (PUC-Rio)
    AQUI X LÁ:  POSICIONAMENTOS IDENTITÁRIOS EM PEQUENAS HISTÓRIAS CONTADAS POR ADOLESCENTES DE UMA ONG CARIOCA
  1. Cláudia A. Gavina da Cruz (PUC/RJ)
    DE ALUNO A PROFESSOR:  O CARÁTER MÚLTIPLO E HÍBRIDO DAS IDENTIDADES SOCIAIS
                                                                                                 

 

| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (2)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 05/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 12: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: IDENTIDADES, GÊNERO E EDUCAÇÃO     
Coordenação: Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)                                                

  1. Bruna Maria Silva Silvério (UFF)
    A IDENTIDADE DO BRASILEIRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA
  1. Liliene Maria Novaes Pereira da Silva (UFF)
    LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: GÊNERO, SEXUALIDADE E FAMÍLIA
  1. Elir Ferrari de Freitas (UFF)
    QUE HOMEM QUEREMOS? MÍDIA, FIADOR E INCORPORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM ETOS MASCULINO CONTEMPORÂNEO
  1. Larissa Zanetti Antas (Bolsista REUNI)
    ANÁLISE DISCURSIVA DAS IDENTIDADES FEMININAS PRESENTES NAS TIRINHAS DA MAFALDA E O MOVIMENTO FEMINISTA
  1. Thiago da Silva Pinheiro (UFF) & Luciana M. Almeida de Freitas (UFF)
    INSTRUÇÃO DE NOBREZA PARA TODOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA LIVRE EDUCAÇÃO DE ERASMO DE ROTTERDAM

 

| topo | ir para início da sessão (2) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 13: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: MÍDIA E POLÍTICA            
Coordenação: Décio Rocha (UERJ)

  1. Rodrigo da Silva Campos (UERJ)
    UM PERFIL DE LEITOR “EXPRESSO” POR MANCHETES DE JORNAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
  1. Cyntia Ramos de Lima
    O LUGAR DO PECÚLIO SOB UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA
  1. Beatriz Adriana Komavli de Sánchez (UERJ)
    A PEQUENA FAMÍLIA: DISCURSO DE 12 DE OUTUBRO DE 1968, PELA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ EQUATORIAL –UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
  1. Nathalia da Silva Pacheco (UFF)
    SERRA É DO BEM: A CONSTRUÇÃO DO ETOS DE UM CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM PROGRAMAS DO HORÁRIO GRATUITO POLÍTICO ELEITORAL

 

| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 14: LINGUÍSTICA COGNITIVA      
Coordenação: Sandra Bernardo (UERJ)

  1. Naira de Almeida Velozo (UFRJ)
    DE ADVÉRBIO A MARCADOR DISCURSIVO: UM ESTUDO SOCIOCOGNITIVO DO “MAS”
  1. Rafael Rodrigues da Silva Cardoso  (UFRJ/FAPERJ)
    O FORMATIVO PETRO- E O CONTINUUM MORFOLÓGICO
  1. Valéria Nunes (UERJ)
    ICONICIDADE E CORPORIFICAÇÃO EM SINAIS DE LIBRAS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA
  1. Ana Paula Ferreira (UERJ)
    AS METÁFORAS CONCEPTUAIS DOS AMORES JUVENIS NO UMVERSO MASCULINO
  1. Paula Regina de A. Lessa (UFRJ)
    ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS E ARTICULAÇÃO DE ORAÇÕES: REFLEXÕES PARA O GERENCIAMENTO DE SABERES

 

| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 15: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Coordenação: Zinda Vasconcellos (UERJ)

  1. Zinda Vasconcellos (UERJ)
    O ESTATUTO DA PALAVRA COMO UNIDADE PRIVILEGIADA NO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO
  1. Rosiani Teresinha Soares Machado & Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)
    AQUISIÇÃO DA ESCRITA:UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NOS ERROS ORTOGRÁFICOS DE CRIANÇAS BILÍNGUES (PORTUGUÊS-ESPANHOL)
  1. Suzana Lima Vargas & Fernanda Vivacqua de Souza Galvão Boarin (UFJF/FAPEMIG)
    AS ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS NO ENSINO DA ESCRITA E DA REESCRITA
  1. Elzilande da Paixão Nascimento (Universidade Nacional do Rosário)
    ENTROU NUMA PERNA DE PATO E SAIU NUMA DE PINTO, QUEM QUISER QUE CONTE CINCO: A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DE CLASSES POPULARES ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
  1. Elizabeth Orofino Lucio (UFRJ/PPGE/LEDUC)
    PROFESSOR DE LEITURA E ESCRITA: IMAGENS DO PRESENTE

 

| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 16: ESTUDOS ENUNCIATIVOS: FORMAÇÃO DOCENTE   
Coordenação: Vera Sant`Anna (UERJ)                                                 

  1. Giselle da Motta Gil  (IFRJ-Volta Redonda)
    ENTREVISTAS COM O COLEGIADO DAS LICENCIATURAS DA UERJ: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  1. André Lima Cordeiro (UERJ)
    UM ESTUDO DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS PRESENTES NAS EMENTAS DE LINGUA ESPANHOLA NA UERJ
  1. Liliane Lima Pereira (UERJ) & Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna (UERJ)
    ANÁLISE DE EMENTAS DE LITERATURA DO CURSO DE ESPANHOL DA UERJ
  1. Alice Moraes Rego de Souza (UERJ)
    REFORMA DAS LICENCIATURAS EM LETRAS E PERFIL DE DOCÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA
  1. Charlene Cidrini (CEFET/RJ)
    O TRABALHO DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

 

| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 17: EXPLORANDO AS INTERFACES NO MINIMALISMO GERATIVISTA: QUESTÕES SOBRE PROCESSAMENTO E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO           
Coordenação: Maria Cristina Name (UFJF)                                                        

  1. Cristina Name, Azussa Matsuoka & Carolina Garcia de C. Silva (UFJF)           

SENSIBILIDADE DE BEBÊS E ADULTOS BRASILEIROS A PROPRIEDADES PROSÓDICAS DO PB                                        

  1. Milene Cristine de Castro Teixeira Laguardia & Maria Cristina Name (UFJF)
    CONTRIBUIÇÕES DAS DEPENDÊNCIAS NÃO ADJACENTES (DNA) NA INTERFACE FONÉTICA DO PM NAS ETAPAS INICIAIS DE AQUISIÇÃO LEXICAL
  1. Vanessa Cristina de Araújo & Cristina Name (UFJF)
    O PAPEL DA PROSÓDIA NO PROCESSAMENTO SINTÁTICO DE SENTENÇAS ESTRUTURALMENTE AMBÍGUAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
  1. Luciana Teixeira (UFJF)
    A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE UMA TEORIA DA MENTE: INVESTIGANDO ASPECTOS CONCEPTUAIS, LEXICAIS, SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS EM TAREFAS DE CRENÇAS FALSAS
  1. Ana Paula da Silva  (UFJF) e Luciana Teixeira (UFJF)
    SOBRE O PAPEL DA LÍNGUA E A COMPREENSÃO DE CRENÇAS FALSAS DE 1ª ORDEM: BUSCANDO EVIDÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA TEORIA DA MENTE EM CRIANÇAS ADQUIRINDO O PB

 

| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (3)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – MANHÃ – 10:30/12:30

Sessão 18: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO EM IMAGENS: REFLEXÕES E ANÁLISE
Coordenação: Profa. Dra. Telma Domingues da Silva (UNIVAS)

  1. Telma Domingues da Silva  (UNIVAS/ FAPEMIG)
    FOTOS DE ACERVO: GESTOS DE INTERPRETAÇÃO ENTRE UM “PASSADO” E UM “PRESENTE”
  1. Tania Conceição Clemente de Souza (Museu Nacional – UFRJ)
    GESTOS DE INTERPRETAÇÃO E OLHAR(ES) NAS FOTOS DE CURT  NIMUENDAJU: ÍNDIOS NO BRASIL
  1. Silmara Cristina Dela-Silva (UFF/FAPERJ)
    MÍDIA, SUJEITO E SENTIDOS: UMA ANÁLISE DA IMAGEM EM PROPAGANDAS DE TELEVISÃO
  1. Greciely Cristina da Costa (UNIVAS)
    A IMAGEM COMO LUGAR MATERIAL DE INSCRIÇÃO DE DISCURSIVIDADES: ENTRE A MEMÓRIA E A METÁFORA
  1. Maurício Beck (Pos-doc FAPERJ-UFF)
    POR UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO CINEMA-DOCUMENTÁRIO: A QUESTÃO DA MORADIA, OS SENTIDOS E OS SUJEITOS NO ESPAÇO URBANO CARIOCA

 

| topo | ir para início da sessão (3) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15                                                                                                          

Sessão 19: NÍVEIS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Coordenação: Ricardo Joseh Lima (UERJ)

  1. Anne Maggessy (UFRJ)
    O ASPECTO ITERATIVO EM SENTENÇAS COM A PERÍFRASE “ESTAR” + GERÚNDIO NO PORTUGUÊS DO BRASIL E NO ESPANHOL DO MÉXICO
  1. Patricia Affonso de Oliveira (UFRJ)
    O PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO NOS AFIXOIDES
  1. Elaine Alves Santos Melo (UFRJ)
    UMA ANÁLISE DO OBJETO DIRETO NULO EM SENTENÇAS COM SE-INDEFINIDO NO PORTUGUÊS CARIOCA DO SÉCULO XIX
  1. Carlos Felipe Pinto (Universidade Tiradentes)
    FORÇA ILOCUCIONÁRIA, CP CINDIDO E EFEITO V2 DE LÍNGUAS GERMÂNICAS
  1. Caio Castro da Silva (UFRJ) e Matheus Marques (UFRJ)
    FORMAÇÕES LEXICAIS VIA SPLINTERS: UMA VISÃO MULTISSISTÊMICA

 

| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15 

Sessão20:  AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM 
Coordenação: Mercedes Marcilese (UFF)

  1. Sabrina Anacleto (UFJF)
    A CATEGORIZAÇÃO SINTÁTICA POR BEBÊS ADQUIRINDO O PB
  1. Danielle Novais Uchôa e Maria Cristina Name (UFJF)
    SENSIBILIDADE DE BEBÊS DE 13 MESES AOS DETERMINANTES DO PORTUGUÊS DO BRASIL
  1. Ana Paula da Silva Passos Jakubów (UERJ)
    O OBJETO DIRETO ANAFÓRICO NULO NOS DADOS DE AQUISIÇÃO BILÍNGUE PORTUGUÊS BRASILEIRO E INGLÊS
  1. Sammy Cardozo Dias (UERJ)
    A COMPLEXIDADE SINTÁTICA E A AQUISIÇÃO DE VERBOS FACTIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
  1. Juliana Pacassini Alves & Luciana Teixeira (UFJF)
    VER, SABER, PENSAR: O DESENVOLVIMENTO DE UMA TEORIA DA MENTE EM CRIANÇAS ADQUIRINDO O PORTUGUÊS BRASILEIRO

 

| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15 

Sessão 21: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA  
Coordenação: Vânia Dutra (UERJ)

  1. Andréa Pessoa dos Santos (UFF)
    O GÊNERO DISCURSIVO COMO OBJETO PRIVILEGIADO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS
  1. Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)
    METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ÊNFASE NO ESTUDO  DOS GÊNEROS TEXTUAIS – UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
  1. Alexssandro Ribeiro Moura (UFG/CAPES)
    POESIA E CINEMA: LINGUAGENS DIVERSAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  1. Vanessa Souza da Silva (UERJ)
    O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XXI
  1. Charleston de Carvalho Chaves (UERJ-CAPES)
    OS USOS VERBAIS E OS VALORES DAS CONJUNÇÕES

 

| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15 

Sessão 22: ANÁLISE DO DISCURSO III 
Coordenação: Vera Sant’Anna (UERJ)

  1. Simone Sant'Anna - UFRJ/CAPES
    FIGURAS DE LINGUAGEM NOS DISCURSOS POLÍTICOS DE DILMA ROUSSEFF
  1. Michele Barquete Ueda
    AD DE AUTOAJUDA
  1. Jaqueline Nunes da Fonseca Cosendey (INES)
    PONTUAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM COLUNAS DE OPINIÃO D'O GLOBO NA DÉCADA DE 1940 E NA ATUALIDADE
  1. Evandro de Melo Catelão (UFPR)
    MOTIVOS E DESPEDIDAS: O DISCURSO SUICIDA SOB A PERSPECTIVA TEXTUAL/DISCURSIVA E RETÓRICA
  1. Gilberto Alves de Araújo (UFT)
    O CELULAR EM SALA DE AULA: ANÁLISE DISCURSIVA DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE PROFESSOR E ALUNO

 

| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 23: ANÁLISE DE DISCURSO: DISPERSÃO DE TEXTOS E DE SENTIDOS
Coordenação: Profª. Drª. Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)

  1. Angela Corrêa Ferreira Baalbaki (UERJ)
    LÍNGUA NACIONAL E LÍNGUA TRANSNACIONAL: A DUPLA DIMENSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ARGENTINA
  1. Isabel Cristina Rodrigues (UERJ/UFF)
    PERCURSO ENUNCIATIVO DA PALAVRA “SISTEMA” EM TEXTOS DE LEIS SOBRE COTAS NA UNIVERSIDADE
  1. Décio Rocha (UERJ) & Bruno Deusdará (UERJ)
    PALAVRAS QUE TECEM O REAL: PRÁTICAS DISCURSIVAS DE GREVE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
  1. Raphael dos Santos Miguelez Perez - UERJ / Fundação Japão
    O ETOS DE AKIHITO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS ALOCUÇÕES DO IMPERADOR DO JAPÃO
  1. Rafael Schuabb
    UMA COMPETÊNCIA IMAGÉTICA COMO PROPOSTA PARA A LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

 

| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (4)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 06/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 24: PSICOLINGUÍSTICA EXPERIMENTAL
Coordenação: Erica Rodrigues (PUC-Rio)

  1. Igor de Oliveira Costa (LAPAL/PUC-Rio);  Erica dos Santos Rodrigues (LAPAL/PUC-Rio) e Marina Rosa Ana Augusto (UERJ/LAPAL)
    VERBOS METEOROLÓGICOS FLEXIONADOS NO PLURAL: EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS
  1. Simone da Silva Soares (UFF/CAPES)
    ESTRATÉGIAS DE PROCESSAMENTO DE ESTRUTURAS AMBÍGUAS EM PORTUGUÊS: UM MODELO INTERATIVO
  1. Queila de Castro Martins (UERJ)
    PROCESSAMENTO MENTAL DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM ESTRUTURAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEL INTERFERÊNCIA EM SENTENÇAS COM ELEMENTO MOVIDO
  1. Nély Silva da Motta Mesquita (PUC-Rio)
    COMPREENSÃO LEITORA: UMA ANÁLISE PSICOLINGUÍSTICA
  1. Erica dos Santos Rodrigues e Juliana da Silva Neto ( LAPAL/PUC–RJ)
    INTERFACE LINGUAGEM/VISÃO E A LEITURA DE GRÁFICOS

 

| topo | ir para início da sessão (4) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30

Sessão 25: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA ERA DIGITAL
Coordenação: Kátia Tavares (UFRJ)

  1. Claudio de Paiva Franco
    VISOES DE NATIVOS DIGITAIS SOBRE O ENSINO
  1. Katia Cristina do Amaral Tavares
    ENSINO DE LÍNGUA SEMI-PRESENCIAL NA UNVIERSIDADE
  1. Bruna Scheiner Gomes Pimenta
    O OLHAR DISCENTE SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR
  1. Luciana Nunes Viter
    INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

 

| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30

Sessão 26: VARIAÇÃO E MUDANÇA
Coordenação: Valéria Chiavegatto (UGF)

  1. Laurie Martins e Patricia Fabiane Lacerda (UFJF)
    MARCADORES DISCURSIVOS DERIVADOS DOS VERBOS DE PERCEPÇÃO VISUAL “OLHAR” E “VER”: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA E DA GRAMATICALIZAÇÃO
  1. Thiago Laurentino de Oliveira (UFRJ/CNPq)
    A VARIAÇÃO TU X VOCÊ NA POSIÇÃO DE OBJETO INDIRETO: RASTREANDO FATORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS EM CARTAS PESSOAIS CARIOCAS
  1. Érica Nascimento Silva  (UFRJ)
    A ALTERNÂNCIA ENTRE TU E VOCÊ E O PERFIL SOCIOLINGUÍSTICO DE UM CASAL NÃO ILUSTRE DE 1930
  1. Daniely Cassimiro de Oliveira Santos (UFRJ/CAPES)
    ABORDAGEM VARIACIONISTA DA ORDENAÇÃO DE CLÍTICOS PRONOMINAIS NO PORTUGUÊS EUROPEU ESCRITO DOS SÉCULOS XIX E XX
  1. Camila de Souza (UFRJ) e Marina de Andrade (UFRJ)
    A VARIAÇÃO DO ACUSATIVO DE 2ª PESSOA EM CARTAS PESSOAIS DOS SÉCULOS XIX E XX

 

| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30

Sessão 27: ANÁLISE DO DISCURSO III
Coordenação: Bruno Deusdará (UERJ)

  1. Gabriela Souto Alves (UFSM)
    O VERNÁCULO BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE
  1. Anderson Salvaterra Magalhães (UFSM/FAPERGS)
    DIMENSÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO VERNACULAR BRASILEIRA: ANÁLISE DIALÓGICA DAS APRESENTAÇÕES DAS EDIÇÕES DO VOLP
  1. Heloana Cardoso (UERJ)
    A REPRESENTAÇÃO DE NEGROS E/OUANGOLANOS NOS SAMBAS DE ENREDO DA ESCOLA DE SAMBA VILA ISABEL
  1. Flávia Ribeiro Santoro Silva Malta
    A METÁFORA COMO RECURSO DISCURSIVO EM MANCHETES DO ‘MEIA HORA’: UM ESTUDO DA TEXTUALIDADE

 

| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30

Sessão 28: ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES E CAMINHOS
Coordenação: Ilana da Silva Rebello Viegas (UFF)

  1. Ilana da Silva Rebello Viegas (UFF)
    A INTERPRETAÇÃO NA SALA DE AULA: FORMAMOS LEITORES OU LEDORES?
  1. Adriano Oliveira Santos (UFF)
    CHAMADA JORNALÍSTICA COMO INSUMO PARA PRÁTICAS DE LEITURAS E PRODUÇÃO TEXTUAL
  1. Anna Raphaella de Lima Marenco
    PRODUÇÃO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA 
  1. Rosivaldo Gomes (PPGDAP/UNIFAP)
    O USO DAS ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA EM REDAÇÕES DE ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: A CONTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO

 

| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30

Sessão 29: ESTUDOS DA TRADUÇÃO
Coordenação: Ma. Alice Antunes (UERJ)

  1. Talita Serpa (União das Faculdades dos Grandes Lagos)
    UM HABITUS TRADUTÓRIO PARA A ANTROPOLOGIA BRASILEIRA EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO BASEADO EM CORPORA DAS OBRAS DE DARCY RIBEIRO
  1. Elisangela Fernandes Martins (União das Faculdades dos Grandes Lagos)
    A TRADUÇÃO DA OBRA INFERNO, DE PATRÍCIA MELO, PARA O INGLÊS: UM ESTUDO À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
  1. Felipe Barbosa de Aguiar (UERJ/Capes)
    AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO  PERSONAGEM ASLAN ATRAVÉS DE SUA FALA NO TEXTO TRADUZIDO
  1. Marcel Alvaro de Amorim (UFRJ)
    HAMLET EM TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO: O CASO DOS QUADRINHOS BRASILEIROS
  1. Paula Diniz (PUC-RIO) e Érica Rodrigues (PUC-RIO)
    TRADUÇÃO DE DPS COM MÚLTIPLA MODIFICAÇÃO: ANÁLISE EM TERMOS DE CUSTO DE PROCESSAMENTO E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS DURANTE O PROCESSO TRADUTÓRIO

 

| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (5)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – MANHÃ – 08:30/10:30

Sessão 30:  ESTUDOS ENUNCIATIVOS: TRABALHO DOCENTE
Coordenação: Del Carmen Daher (UFF)

  1. Michele de Souza Santos Fernandes
    O PROFESSOR DE ESPANHOL/LE DO ENSINO REGULAR E DO CURSO LIVRE DE IDIOIMAS
  1. Kelly Cristina da Silva Bandeira (UFF)
    ENSINO E TRABALHO: FALAS DE UM PROFESSOR
  1. Claudia Duarte Abibe Fagundes
    A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DISCURSIVAS DE TRABALHADORES DOCENTES EM CONTEXTO BILÍNGUE NO BRASIL
  1. Denize Nogueira (UFF) e Jussara Brito (UFF)
    SENTIDO, SAÚDE E TRABALHO DOCENTE: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UMA FERRAMENTA VIRTUAL
  1. Renata Guimarães Palmeira (UFF)
    A IMPLANTAÇÃO DO TURNO ÚNICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR DOS CIEPS

 

| topo | ir para início da sessão (5) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 31: NOVAS TECNOLOGIAS
Coordenação:   Kátia Tavares (UFRJ)

  1. Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho (UFRJ)
    AMBIENTES VIRTUAIS IMERSIVOS: A PERSPECTIVA DE PESQUISADORES EM RELAÇÃO À LINGUAGEM E À  TECNOLOGIA
  1. Anamaria Pantoja Massunaga (UFRJ)
    LETRAMENTO DIGITAL E PRÁTICAS SOCIAIS DE FÃS BRASILEIRAS EM AMBIENTES VIRTUAIS
  1. Daniel de Augustinis Silva (UFRJ-Macaé)
    VÍDEO GAMES E QUESTÕES DE LETRAMENTO: PERDA DE TEMPO OU CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO?
  1. Victor Brandão Schultz (UFRJ / CNPq)
    CONSTRUÇÕES DO SIGNIFICADO DE "FALAR INGLÊS" EM UMA COMUNIDADE ONLINE DE PROFESSORES
  1. Silvane Gomes (CEFET, MG)
    MULTILETRAMENTOS: UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA COMPOSTA POR DOCENTES 

 

| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 32: LINGUÍSTICA HISTÓRICA, FILOLOGIA E LEXICOLOGIA
Coordenação: Monica Tavares Orsini (UFRJ)

  1. Mônica Tavares Orsini  (UFRJ)
    ESTUDO DIACRÔNICO DAS CONSTRUÇÕES DE TÓPICO MARCADO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO 
  1. Mayara Nicolau de Paula ( UFRJ)
    A ORDEM VS E SV NA DIACRONIA DO PORTUGUÊS EUROPEU
  1. Rachel de Oliveira Pereira (UFRJ)
    O TRATAMENTO EM CARTAS AMOROSAS E FAMILIARES DA FAMÍLIA PENNA: UMA ANÁLISE DIACRÔNICA
  1. Johnnatan Ivens Antunes Nascimento (UFMG)
    O MORFEMA INCOATIVO NO PORTUGUÊS E NO LATIM: UM CASO EXCLUSIVO DE EVOLUÇÃO DENTRE AS LÍNGUAS ROMÂNICAS

 

| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 33: LINGUISTICA DE CORPUS E SUAS INTERFACES
Coordenação: Tânia Shepherd (UERJ)

  1. Celso Fernando Rocha (UNESP) & Eliana Fochi  (FATEC)
    COMPILAÇÃO DE UM CORPUS DE REDAÇÕES EM  LÍNGUA PORTUGUESA: DESCRIÇÃO DO USO DE “ONDE” E PROPOSTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 
  1. Gustavo Estef Lino da Silveira (UERJ)
    AVALIANDO A APRENDIZAGEM DE INGLÊS COM A LINGUISTICA DE CORPUS
  1. Jaime de Souza Junior (UERJ)
    MEMES DA INTERNET E SUA PRODUTIVIDADE FUNCIONAL: INVESTIGANDO OS CONCEITOS ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
  1. Taiane Michele Ávila (UFSJ/CNPq) & Liliane Assis Sade (UFSJ)
    USOS E FUNÇÕES DOS MARCADORES DISCURSIVOS EM INGLÊS SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E DA SEMIÓTICA SOCIAL

 

| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 34: ANÁLISE DO DISCURSO IV
Coordenação: Anna Elizabeth Balocco (UERJ)

  1. Lúcia Gonçalves de Freitas (UEG)
    VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM UM CARTAZ DE BALADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA E MULTIMODAL
  1. José Raymundo F. Lins Jr (UECE)
    A GRAFITAGEM COMO DISCURSO POLÍTICO: A(COR)DA VOZ SILENCIADA!
  1. Vivian de Souza Pontes - FFLCH/USP
    O DISCURSO E AS RELAÇÕES DE PODER
  1. Alexandre Cadilhe Jácome (UERJ/UCB/UNIFESO)
    A LINGUAGEM SOBRE O TRABALHO: ORDENS DO DISCURSO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL MÉDICA 
  1. Dayse Maria Pena (UFSJ) & Liliane Assis Sade (UFSJ)
    A REPRESENTAÇÃO DO BRASIL NA MÍDIA NORTE-AMERICANA: A PROBLEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE

 

| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |


SESSÕES DE COMUNICAÇÕES COORDENADAS (6)

Local: SALAS do LIDIL - 11º andar

DIA 07/12 – TARDE – 14:15/16:15

Sessão 35: ANÁLISE DO DISCURSO V
Coordenação: Cristina Giorgi    

  1. Andrea Galvão de Carvalho (UERJ – EPS – CCAA – Yázigi)
    A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO OLHAR DO DISCENTE
  1. Érica de Abreu Azevedo (UEC/CAPES)
    O BRASIL SOB O OLHAR DE BARACK OBAMA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO NA PERSPECTIVA DE M. BAKHTIN
  1. Lucas Amaya (UFRJ/CAPES)
    CYNTHIA:  UMA CONSTRUÇÃO DÊITICA NO LIVRO I DE PROPÉRCIO 
  1. Tamiris Vianna da Silva (CAPES/PPGEL – UNESP/IBILCE)
    FÉ E DISCURSO: ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO DE CHICO XAVIER
  1. Simone Toschi Valerio
    BATTLE OF CONCEPTS: UMA DISCURSIVIZAÇÃO DO TRABALHO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

 

| topo | ir para início da sessão (6) | voltar para quadro de programação |


 

 

 

CERTIFICADOS

Sessões de Comunicações Coordenadas com resumo (PDF)

Plenárias e Mesas-redondas

Sessões de Pôsteres

Lançamento de Livros e Conversa com Autores

Quadro da Programação