Clique para abrir a página da UERJ

| INICIAL | HORÁRIOS E SALAS | PROGRAMAÇÃO | CONTATO | INFORMAÇÕES ÚTEIS | JORNADAS ANTERIORES |
| INSCRIÇÕES | SUBMISSÕES | RESUMOS | PUBLICAÇÃO EM ANAIS |

 

Informações úteis

 

Os acessos à UERJ    Hotéis próximos    Onde comer    Bancos    A UERJ    O Rio de Janeiro



O Rio de Janeiro


Vista aérea do Cristo e Pão de Açúcar

O que fazer no Rio? Visite alguns lugares interessantes:

Monumento aos Pracinhas

Monumento aos Pracinhas

O Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecido como Monumento aos Pracinhas, localiza-se no Aterro do Flamengo. O monumento foi inaugurado em 1960, abriga e homenageia os restos mortais dos soldados brasileiros que haviam sido depositados no Cemitério de Pistóia, na Itália, à época. Atrás do Monumento, é possível caminhar pelo Aterro do Flamengo e Marina da Glória. Saiba mais.

Catedral Metropolitana do Rio

Catedral Metropolitana

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurada em 1979, ergue-se no centro histórico da cidade do Rio. Em estilo moderno, apresenta formato cônico, com 96 metros de diâmetro interno e capacidade para 20 mil pessoas em pé. A beleza da edificação, de linhas retas e sóbrias, deve-se aos vitrais coloridos rasgados nas paredes até à cúpula. Saiba mais.

Corcovado e Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor é um dos principais símbolos do país e de lá tem-se uma privilegiada vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro. Fica no morro do Corcovado, que possui 710 metros de altura e encontra-se no Parque Nacional da Tijuca. A estátua foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. O topo do morro permite uma vista do centro da cidade, do morro do Pão de Açúcar, da Lagoa Rodrigo de Freitas, das praia de Copacabana, Ipanema e Leblon, do hipódromo da Gávea, da enseada de Botafogo, do Aterro do Flamengo, do Maracanã e de vários bairros e favelas das zonas sul, norte e central da cidade. Saiba mais.

Pão de Açúcar e Morro da Urca

O morro do Pão de Açúcar é uma montanha sem vegetação em sua quase totalidade. Com mais de 600 milhões de anos, tem 395 metros de altura. É um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, circundado por um resquício de mata Atlântica. Quando o bondinho - projetado em 1908 - foi construído, só existiam dois no mundo: na Espanha e na Suíça. O sistema teleférico é dividido em duas etapas: uma até o Morro da Urca, onde ocorreram eventos histórios, como apresentações de Carmen Miranda, e outra até o morro do Pão de Açúcar, o pico mais alto. Saiba mais.

Jardim Botânico e Parque Lage

O Jardim Botânico do Rio Janeiro completou 201 anos em 13 de junho. Com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais, em 13 de junho de 1808, foi criado o Jardim de Aclimação por D. João VI. Em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto. O Jardim foi aberto à visitação pública após 1822. Na rota para o Jardim Botânico, encontra-se o Parque Lage, cuja história data de 1811. Em 1840, passa por um paisagismo que imprime à estrutura de seu projeto todo o romantismo encontrado em parques da Inglaterra. Em 1859, o parque passa para as mãos de Antônio Martins Lage, recebendo o nome de “Parque dos Lage”. O Parque foi tombado como patrimônio histórico e artístico e convertido em um parque público, onde funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Saiba mais do Jardim Botânico e Parque Lage.

Praia de Copacabana e Zona Sul

Copacabana é um dos bairros mais famosos do Rio. Localizado na zona sul da cidade, Copacabana tem formato de meia-lua e é apelidada de Princesinha do Mar devido a sua aura poética, famosa desde as décadas de 1930, 1940 e 1950. Bairro de boemia, glamour e riqueza, Copacabana deu origem a muitas músicas, livros, pinturas e fotografias, virando referência turística do Brasil. O bairro faz divisa com Lagoa, Ipanema, Botafogo e Leme, outros bairros da zona sul do Rio. Saiba mais sobre a paraia de Copacabana.

Museu Nacional e Quinta da Boa Vista

O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista e reúne os maiores acervos científicos da América Latina, laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem as exposições abertas ao público (cerca de três mil atualmente) são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas. Para ser utilizado como residência pela Família Imperial Brasileira, o palácio foi erguido por volta de 1803 em estilo neoclássico, sobre uma colina, da qual se tinha uma boa vista da baía de Guanabara – o que deu origem ao atual nome da Quinta. O parque público engloba, além do Museu Nacional do Brasil, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a Quinta da Boa Vista, o Museu Nacional e o Zoológico .

Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Saiba mais.

Arcos da Lapa

O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, conhecido como berço da boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos, construídos para funcionarem como aqueduto nos tempos do Brasil Colonial e que agora servem como via para os bondinhos que sobem o morro de Santa Teresa. Nos últimos tempos o paisagismo da Lapa sofreu significativas alterações. Saiba mais sobre a Lapa e Santa Teresa.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Em 1950 foi fundada a Universidade do Distrito Federal, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao longo desses anos, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país. Sua importância no cenário acadêmico nacional pode ser atestada pela qualidade da formação superior que oferece, pela produção científica de ponta, pelas centenas de projetos de extensão que desenvolve, pela promoção da cultura e pelos valiosos serviços prestados à população. Saiba mais.


 

voltar ao topo