PORTUGUÊS | ENGLISH
[texto sólo en Portugués y inglés]
Título do projeto:
Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras sob perspectiva intercultural
Resumo:
Cresce no Brasil o número de pesquisas na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas bem como o reconhecimento de que o processo de internacionalização universitário deve-se dar através de investimentos na formação de professores e na ampliação de oportunidades de aprendizagem. Com o intuito de contribuir para a área, este projeto visa melhorar a formação de professores universitários, mestrandos e doutorandos brasileiros que juntos com pesquisadores da Alemanha irão desenvolver projetos que contribuirão de maneira ímpar para a área no Brasil através do intercâmbio acadêmico-científico, da mobilidade e da realização de eventos e publicações em conjunto. Os pesquisadores alemães aqui indicados destacam-se internacionalmente em suas áreas e suas contribuições teórico-metodológicas impulsionarão as pesquisas no Brasil a respeito da relação do ensino de cultura e língua, metodologia de ensino, desenvolvimento de material didático impresso e digital e uso de novas tecnologias.
O presente projeto congrega ações entre instituições de ensino de nível superior alemãs e brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e docência na área de formação de professores de idiomas, notadamente de alemão e português como língua estrangeira. Através dos convênios cujo trabalho é de relevante impacto acadêmico já existentes entre a UERJ e as universidades de Friedrich Schiller-Jena e Justus-Liebig-Universität Gießen, bem como como a Pädagogische Hochschule de Heidelberg e a Leuphana-Universität Lüneburg, pretende-se levar a cabo diversas atividades que promovam o intercâmbio de saberes e fomentem a formação dos futuros professores de alemão e português como língua estrangeira. Estão previstas missões de trabalho docentes e discentes, realização de eventos em conjunto em ambos os países, publicações em conjunto e docência nas universidades parceiras.
Universidades parceiras:
- Friedrich Schiller Universität-Jena / Institut für Deutsch als Fremd-und Zweitsprache und Interkulturelle Kommunikation
- Justus-Liebig-Universität Gießen / Institut für Romanistik
- Pädagogische Hochschule Heidelberg / Fakultät für Kultur- und Geisteswissenschaften
- Leuphana-Universität Lüneburg
- Universität Heidelberg / Romanisches Semina
versão em PDF para imprimir
Título do projeto:
Linguagem, Migração e Trabalho
Resumo:
A intensificação dos fluxos migratórios, nas últimas duas décadas, tem produzido demandas relevantes e atuais no mundo do trabalho, que viabilizam a inserção de pesquisadores da área de letras/linguística em equipes multiprofissionais para análise das situações concretas de trabalho, promoção da formação intercultural e impactos na produção literária e filosófica. O desafio compartilhado entre Estado e sociedade civil reside na elaboração de práticas de integração de refugiados nos contextos de trabalho e convívio social. Nessa direção, interessam a investigação de questões como a análise e a formação de coletivos de trabalho, a presença de estereótipos e estigmas nesses circuitos, a ampliação dos processos de formação para o trabalho são algumas das demandas já apresentadas ao grupo e seus reflexos na literatura e na filosofia. Considerando que poucos são os vínculos entre as ciências do trabalho e os estudos migratórios, a proposta de articulação aqui empreendida ressalta o caráter inovador das os pesquisadores que integram este projeto têm atuação em redes nacionais e internacionais de investigação nas interfaces linguagem/trabalho e literatura/filosofia e experiência em orientação, no âmbito do PPG Letras e Linguística, em dissertações e teses que versam sobre as referidas temáticas. Este projeto tem o objetivo de refletir sobre as relações entre a complexidade dos fluxos migratórios históricos e contemporâneos e as diferentes modalidades de inserção dos indivíduos no mundo do trabalho e universo intelectual. Para isso, o projeto propõe a aproximação teórica das ciências do trabalho e da ergologia com as discussões oriundas do campo das relações interculturais e das análises do discurso e das interações. O campo de análise e de intervenção se constituirá a partir da investigação conjunta dos processos migratórios voluntários e forçados e de seus efeitos nos sujeitos e nas comunidades de integração. Os resultados possibilitarão articulação teórica, formação de pesquisadores e produção em nível internacional, bem como relevância social oriunda das políticas de integração de imigrantes e refugiados, na atualidade e em perspectiva histórica.
Universidades parceiras:
- KøbenhavnUniversitet (Universidade de Copenhague, Dinamarca)
- Università della SvizzeraItaliana (Universidade da Suíça Italiana)
versão em PDF para imprimir
|