Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sumário
Chamada para publicação

A revista Palimpsesto, qualificada como nível B3 pelo QUALIS da CAPES, receberá originais para suas edições de 2014/1 (Número 18) e de 2014/2 (Número 19) até 29/06/2014.

A revista é composta de cinco seções: Dossiê (parte temática), Estudos (parte genérica, que acolhe artigos cujos temas divergem daquele estabelecido para o Dossiê), Entrevista, Resenhas e Resumos de Teses e Dissertações. Os originais recebidos serão submetidos a parecer do Conselho Consultivo, formado por professores desta e de outras renomadas instituições de ensino superior.

O tema para o Dossiê da edição de 2014/1 (Número 18) será “O humor no universo literário: o riso como instrumento”. Para Monteiro Lobato, “humor é a maneira imprevisível, certa e filosófica de ver as coisas”. Por este viés, o humor simboliza uma nova forma de narrar costumes, comportamentos e emoções. Na literatura, o humor percorre obras de variados autores, desde Shakespeare a Douglas Adams; desde Gregório de Matos e Machado de Assis a Oswald de Andrade e Millôr Fernandes. Sendo assim, apresentamos a seguinte ementa: A manifestação do humor em textos ficcionais e de caráter documental; Humor e os gêneros literários; Humor e ironia; Humor e crítica social.

O tema para o Dossiê da edição de 2014/2 (Número 19) será "O humor da língua", segundo a seguinte ementa: Ironias, Quebra de Expectativa, Sonoridade das Palavras, Ambiguidade, Construções Sintáticas Inusitadas, Trocadilhos etc. Que recursos a língua nos oferece para fazer humor?

Todos os originais devem ser formatados de acordo com as normas para publicação encontradas neste website. 


topo

 

 
Palimpsesto 10

 

 
 
Universidade Estadual do Rio de Janeiro Instituto de Letras