MATRAGA


NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS / GENERAL GUIDELINES FOR SUBMISSION OF PAPER
 

 

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


Matraga, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, é uma publicação sênior, classificada no Qualis CAPES como A1. Acolhe artigos inéditos e resenhas de autores com titulação plena (doutorado), em todos os campos dos estudos literários, linguísticos e culturais. Os textos submetidos, devidamente desidentificados, são apreciados por pareceristas em sistema de avaliação cega e pelo Conselho Consultivo, que podem sugerir ao(s) autor(es) modificações de estrutura e de conteúdo.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês, e devem, necessariamente, atender às seguintes normas:

1. Envio da contribuição:
a) o trabalho deve ser remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) pelo sistema de submissão online, o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER/OJS), disponível a partir da página inicial da revista (http://www.pgletras.uerj.br/matraga ou www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga);
b) o cadastro e login são necessários tanto para a submissão online, quanto para o acompanhamento da submissão até sua aprovação. Se o autor ainda não tiver cadastro no sistema, será preciso criar um usuário e senha, clicando em "cadastro" no menu superior;
c) o arquivo do trabalho deve ser encaminhado em formato “.doc”, “docx” ou “.rtf (Word for Windows)”;
d) o texto não deverá conter a identificação do(s) autor(es). Os trabalhos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações no momento da submissão;
e) todos os campos dos metadados no sistema deverão ser preenchidos. No campo resumo da biografia (de 10 a 15 linhas), sugere-se utilizar o resumo do Currículo Lattes. No campo URL, caso o autor não tenha uma URL própria, é possível também utilizar a URL do Currículo Lattes;
f) o texto deverá vir revisado pelo autor, em conformidade com a nova ortografia;
g) o autor deve verificar a conformidade da submissão às normas listadas abaixo. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas.

2. Partes e sequenciamento do texto:
a) título e resumo na língua na qual o artigo foi escrito (português, espanhol, francês ou inglês); o resumo não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras;
b) palavras-chave (entre 3 e 5) na língua na qual o artigo foi escrito. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico. Pede-se que o autor procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;
c) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção das resenhas;
d) título, resumo e palavras-chave em inglês; e, no caso de artigo que não esteja em língua portuguesa, título, resumo e palavras-chave também em português;
e) notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, usando­-se o recurso automático do Word para notas de final de texto;
f) referências bibliográficas conforme a norma da ABNT mais recente (NBR 6023);
g) anexo(s) a critério do autor.

3. Formatação do Texto:
a) a extensão dos artigos deve ser de 35.000 a 41.000 caracteres com espaço (incluindo as referências bibliográficas e as notas de final de texto), contados com o recurso “contar palavras” do MS-Word; para resenhas, mínimo de 6.300 e máximo de 10.500 caracteres;
b) formato papel A4;
c) o corpo do artigo deve ser redigido em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha dupla (2.0), alinhamento justificado, margens de 3.0 cm (esquerda, superior e inferior) e 2.0 cm (direita), parágrafos com recuo de 1.0 cm à esquerda;
d) as citações com mais de três linhas devem ter recuo à esquerda de 2.0 cm, fonte tamanho 11, entrelinha simples e constar em parágrafo próprio; aquelas com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “...”;
e) títulos de artigos, livros e obras de arte no corpo do texto devem aparecer em itálico, assim como expressões em língua estrangeira;
f) as indicações bibliográficas devem ser introduzidas no corpo do texto ou final da citação (não usar notas de rodapé) e conter o último sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data de publicação da obra e a página, quando necessário, conforme o exemplo: (NUNES, 2008, p. 32-44). Se o nome do autor estiver citado no corpo do texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Como por exemplo: Kramsch (2002, p. xx);
g) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinados pelo autor. O formato do arquivo de imagem deve ser JPEG ou TIF. Todos devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, identificados com título ou legenda e designados no texto, de forma abreviada, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.). Pede-se aos autores que façam remissão às ilustrações pelo seu número, evitando-se expressões como “abaixo”, “acima” ou “a seguir”;
h) referências bibliográficas devem ser introduzidas após as notas explicativas, no final do texto, e obedecer às normas da ABNT; todas as referências citadas no corpo do texto devem necessariamente constar da lista final e vice-versa;
i) expressões latinas devem ser substituídas por expressões por­tuguesas equivalentes: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (somente idem);
j) todos os casos omissos nas presentes normas devem ser dirimidos pelas normas da ABNT em vigor.

4. Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
WISNIK, José Miguel. Cultura pela culatra. Teresa, São Paulo, v.1, n.1, p. 92-102, 1° semestre de 2000.
ROVIGHI, S.V. Ontologia existencial e filosofia da existência. In: ______. História da filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. Tradução por Ana Pareschi Capovilla. São Paulo: Loyola, 1999. Cap. 15, p. 397-412.
FURLANETTO, M.M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumento linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v.4, n.2, p. 249-279, jan./jun. 2004.
No caso de documentos on line, apresentar a URL entre os sinais < > , precedido da expressão “Disponível em:”, e finalizar com a data de acesso, como no exemplo extraído do manual da ABNT:
ENCICLOPÉDIA da música brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.uol.com.br/encmusical/>. Acesso em: 16 ago. 2001.



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Tel./Fax: (55-21) 2334 0633


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GENERAL GUIDELINES FOR SUBMISSION OF PAPER

 

Matraga is a journal published by the Graduate Program in Letters at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). It welcomes original articles and reviews, in all areas of Literature, Language and Cultural studies, from contributors with doctoral degrees. Matraga operates a blind, peer-reviewed acceptance process. To facilitate it, authors are requested to ensure that all submissions are anonymous. The Editorial Board and reviewers may suggest changes to the structure and content of submitted manuscripts.

Manuscripts should be written in Portuguese, Spanish, English or French, and should be prepared and submitted according to the instructions that follow:

1. Submission guidelines

a) manuscripts should be submitted online by the author (or one of the authors) to Open Journal System, available at the journal home page (www.pgletras.uerj.br/matraga ou www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga);
b) registration and login are required to submit items online and to check the status of current submissions. If author is not registered yet, it is necessary to create username and password by clicking the top menu "register";
c) the file should be sent in “.doc”, “docx” or “.rtf” format (Word for Windows);
d) submissions should be anonymous throughout the paper. The texts will be associated to the meta-data filled out at submission and will be recognized by the system. For this reason, it is indispensable to pay attention while filling out this information at the moment of your submission;
e) all meta-data information must be provided, including the Bio statement;
f) manuscripts should be revised by the author(s) and conform to the New Orthographic Agreement if written in Portuguese;
g) each contributor should ensure that all guidelines and instructions to authors have been complied with before submitting a manuscript. Manuscripts not conforming to these guidelines will be returned.

2. Parts of the manuscript and their organization sequence

a) title and abstract in the same language of the article (Portuguese, Spanish, French or English); abstracts should not exceed 250 words;
b) key-words (from 3 to 5) in the same language of the article; key-words should, as much as possible, reflect current terminology in the area and be in the singular form, ordered from general to specific; if multi-word expressions need to be used, contributors should try to limit them to two-word expressions;
c) body of the paper, with sub-headings numbered from 1, except for reviews;
d) title and abstract in English; and, if article is not in Portuguese, title and abstract also in Portuguese
e) end notes, limited to the minimum necessary; end notes should be inserted by means of MS-Word automatic resource for end note addition;
f) references, according to the most recent publication style guidelines by the Brazilian Technical Standards Association (ABNT ¬NBR 6023);
g) appendices, according to the contributor’s criteria.

3. Manuscript formatting

a) articles should not exceed 41,000 characters (including references and end notes), counted by means of MS-Word “word count” resource; reviews should have from 6,300 (minimum) to 10,500 (maximum) characters;
b) paper size: A4;
c) texts should be formatted in font Times New Roman, point 12, double-spaced and aligned to both left and right margins (justified) throughout, and with 3cm for left hand, top and bottom margins; 2cm for right hand margin; paragraphs should be indented 1cm from left;
d) quotes with more than three lines should be indented 2cm from left, formatted in Times New Roman point 11, single-spaced, and show in a separate paragraph; those with less than three lines should appear within the text, between quotes: “…”;
e) titles of articles, books and artworks running in the text should be italicized, as well as expressions in foreign languages;
f) credit to other authors’ ideas should be given immediately after their inclusion or at the end of citations (footnotes should not be used) and contain the author’s last name in uppercase, comma, date of publication and page, whenever necessary, as shown in the example: (NUNES, 2008, p.32-44). In case the name of the author has already been mentioned in the body of the text, contributors should indicate, between parentheses, the data of publication and page, as shown in the example: KRAMSCH (2002, p. xx);
g) tables, figures and illustrations (photos, graphs etc.) should be copy ready and inserted in their proper location in the text by the author(s). Figures and illustrations must be in JPEG or TIF format. Each should be numbered from 1, according to its type, identified by a title or caption and briefly referred to in the body of the text (Figure 1, Figure 2, etc). Contributors should refer to the illustrations by their number, avoiding expressions such as “above”, “below” or “as follows”;
h) references should be inserted after the end notes, at the end of the text, and conform to the ABNT style manual; every reference cited in the text must be entered in the reference list and vice-versa;
i) for articles written in Portuguese, expressions in Latin should be replaced by their equivalent in Portuguese: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (somente idem);
j) any omissions in the present guidelines should be solved by reference to the most recent ABNT style manual.

4. References (according to ABNT)

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

WISNIK, José Miguel. Cultura pela culatra. Teresa, São Paulo, v.1, n.1, p. 92-102, 1° semestre de 2000.

ROVIGHI, S.V. Ontologia existencial e filosofia da existência. In: ______. História da filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. Tradução por Ana Pareschi Capovilla. São Paulo: Loyola, 1999. Cap. 15, p. 397-412.

FURLANETTO, M.M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumento linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v.4, n.2, p. 249-279, jan./jun. 2004.

In the case of online documents, contributors should include the URL between the symbols < >, preceded by the expression “Available at:” and followed by the date of access, as illustrated below:

BRAZILIAN Encyclopedia of Music. São Paulo, 1998. Available at: <http://www.uol.com.br/encmusical/>. Last access: August 16, 2001.

 

Notes:

Contributors will receive two complimentary copies of the print issue in which their articles appear.

All ideas present in the articles are their authors’ full responsibility.



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For additional information, contact:
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