MATRAGA


NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS / GENERAL GUIDELINES FOR SUBMISSION OF PAPER
 

 

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


Matraga, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, é uma publicação sênior, classificada no Qualis CAPES como A1. Acolhe artigos inéditos e resenhas de autores com titulação plena (doutorado), em todos os campos dos estudos literários, linguísticos e culturais. Os textos submetidos, devidamente desidentificados, são apreciados por pareceristas em sistema de avaliação cega e pelo Conselho Consultivo, que podem sugerir ao(s) autor(es) modificações de estrutura e de conteúdo.

Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês, e devem, necessariamente, atender às seguintes normas:

1. Envio da contribuição:
a) o trabalho deve ser remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) através do e-mail letrasmatraga@uerj.br;
b) além do envio por e-mail, o autor deve remeter duas cópias impressas do trabalho para o endereço assinalado no item 5;
c) o arquivo do trabalho deve ser encaminhado como anexo do e-mail, em formato “.doc” ou “.rtf (Word for Windows)”;
d) o texto não deverá conter a identificação do autor;
e) o autor deve encaminhar em separado uma mini-biografia com no máximo seis linhas, contendo nome; filiação institucional; cargo; titulação; últimas publicações e endereço de correspondência, telefone e e-mail atualizados. Essas informações devem ser enviadas tanto por e-mail (em arquivo anexado) como por correio regular, em folha separada do texto.
f) o texto deverá vir revisado pelo autor, em conformidade com a nova ortografia;
g) o autor deve verificar a conformidade da submissão às normas listadas abaixo. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas.

2. Partes e sequenciamento do texto:
a) título e resumo na língua na qual o artigo foi escrito (português, espanhol, francês ou inglês); o resumo não deve ultrapassar o máximo de 250 palavras;
b) palavras-chave (entre 3 e 5) na língua na qual o artigo foi escrito. As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico. Pede-se que o autor procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;
c) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção das resenhas;
d) título e resumo em inglês;
e) notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, usando­se o recurso automático do Word para notas de final de texto;
f) referências bibliográficas conforme a norma da ABNT mais recente (NBR 6023);
g) anexo(s) a critério do autor.

3. Formatação do Texto
a) a extensão máxima permitida para artigos é de 41.000 caracteres (incluindo as referências bibliográficas e as notas de final de texto), contados com o recurso “contar palavras” do MS-Word; para resenhas, mínimo de 6.300 e máximo de 10.500 caracteres.
b) formato papel A4;
c) o corpo do artigo deve ser redigido em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha dupla (2.0), alinhamento justificado, margens de 3.0 cm (esquerda, superior e inferior) e 2.0 cm (direita), parágrafos com recuo de 1.0 cm à esquerda;
d) as citações com mais de três linhas devem ter recuo à esquerda de 2.0 cm, fonte tamanho 11, entrelinha simples e constar em parágrafo próprio; aquelas com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “...”;
e) títulos de artigos, livros e obras de arte no corpo do texto devem aparecer em itálico, assim como expressões em língua estrangeira;
f) as indicações bibliográficas devem ser introduzidas no corpo do texto ou final da citação (não usar notas de rodapé) e conter o último sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data de publicação da obra e a página, quando necessário, conforme o exemplo: (NUNES, 2008, p. 32-44). Se o nome do autor estiver citado no corpo do texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Como por exemplo: KRAMSCH (2002, p. xx);
g) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinados pelo autor. O formato do arquivo de imagem deve ser JPEG ou TIF. Todos devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, identificados com título ou legenda e designadas no texto, de forma abreviada, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.). Pede-se aos autores que façam remissão às ilustrações pelo seu número, evitando-se expressões como “abaixo”, “acima” ou “a seguir”;
h) referências bibliográficas devem ser introduzidas após as notas explicativas, no final do texto, e obedecer às normas da ABNT; todas as referências citadas no corpo do texto devem necessariamente constar da lista final e vice-versa;
i) expressões latinas devem ser substituídas por expressões por­tuguesas equivalentes: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (somente idem);
j) todos os casos omissos nas presentes normas devem ser dirimidos pelas normas da ABNT em vigor.

4. Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

WISNIK, José Miguel. Cultura pela culatra. Teresa, São Paulo, v.1, n.1, p. 92-102, 1° semestre de 2000.

ROVIGHI, S.V. Ontologia existencial e filosofia da existência. In: ______. História da filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. Tradução por Ana Pareschi Capovilla. São Paulo: Loyola, 1999. Cap. 15, p. 397-412.

FURLANETTO, M.M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumento linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v.4, n.2, p. 249-279, jan./jun. 2004.

No caso de documentos on line, apresentar a URL entre os sinais < > , precedido da expressão “Disponível em:”, e finalizar com a data de acesso, como no exemplo extraído do manual da ABNT:

ENCICLOPÉDIA da música brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.uol.com.br/encmusical/>. Acesso em: 16 ago. 2001.

5. Dados postais:
MATRAGA
Programa de Pós-Graduação em Letras
UERJ - Instituto de Letras -11º andar
A/C: Conselho Editorial
Rua São Francisco Xavier, 524
20.559-900 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Email: letrasmatraga@uerj.br
Site: www.pgletras.uerj.br/matraga/

Informações:
E-mail: secretaria_pgletras@yahoo.com.br
Tel./Fax: (55-21) 2334 0633

Observações:
Originais não aprovados não serão devolvidos. Os colaboradores terão direito a dois exemplares da revista. Todas as ideias presentes nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

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GENERAL GUIDELINES FOR SUBMISSION OF PAPER


Matraga is a journal published by the Graduate Program in Letters at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). It welcomes original articles and reviews, in all areas of Literature, Language and Cultural studies, from contributors with doctoral degrees. Matraga operates a blind, peer-reviewed acceptance process. To facilitate it, authors are requested to ensure that all submissions are anonymous. The Editorial Board and reviewers may suggest changes to the structure and content of submitted manuscripts.

Manuscripts should be written in Portuguese, Spanish, English or French, and should be prepared and submitted according to the instructions that follow:

1. Submission guidelines
a) manuscripts should be submitted by the author (or one of the authors) to the e-mail address letrasmatraga@uerj.br;
b) in addition to submitting the manuscript via e-mail, the author should also send two printed copies of the manuscript to the address indicated in item 5, via regular mail;
c) the file should be sent to Matraga in “.doc” or “.rtf” format (Word for Windows), as an attachment to the e-mail;
d) submissions should be anonymous throughout the paper. Author’s name(s) and institutional affiliation should appear only on a detachable cover sheet;
e) each contributor should provide a brief biodata of up to six lines, including name; institutional affiliation; position; degrees; recent publications and updated contact information (address, telephone and e-mail);
f) manuscripts should be revised by the author(s) and conform to the New Orthographic Agreement if written in Portuguese;
g) each contributor should ensure that all guidelines and instructions to authors have been complied with before submitting a manuscript. Manuscripts not conforming to these guidelines will be returned.

2. Parts of the manuscript and their organization sequence
a) title and abstract in the same language of the article (Portuguese, Spanish, French or English); abstracts should not exceed 250 words;
b) key-words (from 3 to 5) in the same language of the article; key-words should, as much as possible, reflect current terminology in the area and be in the singular form, ordered from general to specific; if multi-word expressions need to be used, contributors should try to limit them to two-word expressions;
c) body of the paper, with sub-headings numbered from 1, except for reviews;
d) title and abstract in English;
e) end notes, limited to the minimum necessary; end notes should be inserted by means of MS-Word automatic resource for end note addition;
f) references, according to the most recent publication style guidelines by the Brazilian Technical Standards Association (ABNT ­NBR 6023);
g) appendices, according to the contributor’s criteria.

3. Manuscript formatting
a) articles should not exceed 41,000 characters (including references and end notes), counted by means of MS-Word “word count” resource; reviews should have from 6,300 (minimum) to 10,500 (maximum) characters;
b) paper size: A4;
c) texts should be formatted in font Times New Roman, point 12, double-spaced and aligned to both left and right margins (justified) throughout, and with 3cm for left hand, top and bottom margins; 2cm for right hand margin; paragraphs should be indented 1cm from left;
d) quotes with more than three lines should be indented 2cm from left, formatted in Times New Roman point 11, single-spaced, and show in a separate paragraph; those with less than three lines should appear within the text, between quotes: “…”;
e) titles of articles, books and artworks running in the text should be italicized, as well as expressions in foreign languages;
f) credit to other authors’ ideas should be given immediately after their inclusion or at the end of citations (footnotes should not be used) and contain the author’s last name in uppercase, comma, date of publication and page, whenever necessary, as shown in the example: (NUNES, 2008, p.32-44). In case the name of the author has already been mentioned in the body of the text, contributors should indicate, between parentheses, the data of publication and page, as shown in the example: KRAMSCH (2002, p. xx);
g) tables, figures and illustrations (photos, graphs etc.) should be copy ready and inserted in their proper location in the text by the author(s). Figures and illustrations must be in JPEG or TIF format. Each should be numbered from 1, according to its type, identified by a title or caption and briefly referred to in the body of the text (Figure 1, Figure 2, etc). Contributors should refer to the illustrations by their number, avoiding expressions such as “above”, “below” or “as follows”;
h) references should be inserted after the end notes, at the end of the text, and conform to the ABNT style manual; every reference cited in the text must be entered in the reference list and vice-versa;
i) for articles written in Portuguese, expressions in Latin should be replaced by their equivalent in Portuguese: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (somente idem);
j) any omissions in the present guidelines should be solved by reference to the most recent ABNT style manual.

4. References (according to ABNT)

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998.

WISNIK, José Miguel. Cultura pela culatra. Teresa, São Paulo, v.1, n.1, p. 92-102, 1° semestre de 2000.

ROVIGHI, S.V. Ontologia existencial e filosofia da existência. In: ______. História da filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. Tradução por Ana Pareschi Capovilla. São Paulo: Loyola, 1999. Cap. 15, p. 397-412.

FURLANETTO, M.M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumento linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v.4, n.2, p. 249-279, jan./jun. 2004.

In the case of online documents, contributors should include the URL between the symbols < >, preceded by the expression “Available at:” and followed by the date of access, as illustrated below:

Brazilian Encyclopedia of Music. São Paulo, 1998. Available at: <http://www.uol.com.br/encmusical/>. Last access: August 16, 2001.

5. Mailing address
MATRAGA
Programa de Pós-Graduação em Letras
UERJ - Instituto de Letras -11º andar
A/C: Conselho Editorial
Rua São Francisco Xavier, 524
20.559-900 -Maracanã -Rio de Janeiro -RJ -Brasil
E-mail: letrasmatraga@uerj.br
Site: www.pgletras.uerj.br/matraga/

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Tel./Fax: (55-21) 2334 0633

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Submitted manuscripts will not be returned. Contributors will receive two complimentary copies of the print issue in which their articles appear. All ideas present in the articles are their authors’ full responsibility.